Como sempre falamos por aqui no blog quando o assunto é afiliado, trabalhar nesta profissão é o desejo de muitas pessoas que buscam obter liberdade de horários, ganhos maiores e, em suma, ser donas do próprio negócio. Agora, você vai conferir as vantagens e desvantagens de vender produtos físicos como afiliado para decidir trabalhar ou não neste ramo.
Para os que escolhem vender produtos físicos como afiliados, é necessário conhecerem as vantagens e desvantagens de vender este tipo de produto.
Como tudo neste mundo, vender produtos físicos como afiliado possui o lado bom e o lado não tão bom, portanto, conhecer as vantagens e desvantagens de vender produtos físicos como afiliado vai lhe proporcionar esclarecimentos para entrar neste ramo já sabendo o que esperar.
E muita atenção, não estamos dizendo que você deve ou não se afiliar a produtos físicos, isso porque quem vai decidir é você conforme o que verá neste conteúdo.
Portanto, estamos trazendo um conteúdo imparcial sobre promover produtos físicos como afiliado, entretanto, uma coisa é possível dizer com certeza, vender produtos físicos como afiliado gera retorno assim como vender produtos digitais.
Então, sem delongas, vamos para o conteúdo principal.
Sumário
Vantagens de vender produtos físicos como afiliado
1 – Grande variedade de nichos
Os produtos físicos possuem uma alta variedade de nichos disponíveis, e há vários marketplaces que possuem vários produtos físicos dos mais variados nichos possíveis.
A ampla categoria de nichos lhe permite obter mais escolhas de o que vender e para quem vender.
Contudo, o ideal é que você trabalhe em um nicho que tenha mais experiência ou afinidade, entretanto, se está entrando neste mercado agora e não sabe qual nicho escolher, faça uma longa pesquisa, pois nichos não faltam quando se trata de produtos físicos.
2 – Tangibilidade
Os consumidores tendem a adquirir produtos físicos com mais entusiasmo porque, quando comparados aos digitais, os produtos físicos podem ser tocados e manuseados, independente de qual for.
Então, podemos destacar a tangibilidade como vantagem de se afiliar e vender produtos físicos, isso porque, com o seu trabalho de promover as vendas, tendem a atrair compradores entusiasmados e ansiosos para possuir o produto em mãos.
Mas claro, o marketing por trás do seu negócio possui um grande peso nisso, então não espere vender sem possuir um bom marketing.
3 – Marcas consolidadas tornam a venda mais fácil
Se afiliar a produtos de marcas já conhecidas e consolidadas no mercado é um fator que tende a facilitar as suas vendas como afiliado.
Isso porque, quando uma marca já possui peso e você está promovendo um produto dela, as pessoas tendem a possuir mais confiança, além disso, como sabem da existência da marca e também sabem que possui bons produtos, “passar o cartão” para algo que ela terá de esperar alguns dias para receber se torna menos complicado.
Outro ponto é que, quando a marca do produto já é conhecida, há mais pessoas procurando por este determinado produto, atraindo consumidores mais conscientes para a compra.
Mas muita calma, vender produtos, assim como somente vender produtos como afiliado apenas de marcas conhecidas, pode tornar o seu trabalho como promotor de vendas online mais complicado.
Isso porque, como a marca já é conhecida, vários afiliados estão vendendo este mesmo produto, então, se possível, possua produtos similares.
É totalmente possível vender produtos de marcas conhecidas e consolidadas, mas para isso um trabalho maior será necessário.
4 – Comissões maiores
Não é regra porque depende bastante do produto, contudo, produtos físicos tendem a possuir comissões maiores, isso devido a alguns fatores como:
- Preço mais elevado;
- Custos;
- Reconhecimento da marca;
- Alta concorrência.
Então, vender produtos físicos como afiliado apresenta esta vantagem de, geralmente, receber comissões mais altas, contudo, como dito, não é regra.
5 – Upsell
Aqui a tangibilidade entra, pois, ao realizar o upsell de um produto no checkout, ou antes dele, o cliente possui em mente que pode levar um produto melhor por um valor a mais.
Com isso, a comissão do afiliado será mais alta, e o upsell para produtos físicos é uma estratégia excelente para lucrar mais.
6 – Menor taxa de reembolso
Ao comprar um produto físico, diferente do que ocorre no digital, o consumidor possui mais informações do produto e, inclusive, enxerga como é o produto através de imagens e vídeos, o que não necessariamente ocorre com os digitais.
Em outras palavras, para produtos físicos, há uma “certeza” maior do que esperar ao adquirir o produto, e para os digitais, apenas comprando e acessando o produto é possível, mesmo que haja a descrição do mesmo.
Isso contribui para uma menor taxa de reembolso, visto que, quanto maior a certeza, mais consciência na hora da compra.
Sem contar que a devolução para os produtos físicos são mais complicadas, o que faz com que os consumidores pesquisem mais antes da compra.
Essas são as principais vantagens de vender produtos físicos como afiliado. Antes de irmos para as desvantagens, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão. É de graça!
Desvantagens de vender produtos físicos como afiliado
1 – Publicidade restrita
Começamos com essa desvantagem, pois, como afiliado, seu trabalho é fazer a publicidade do produto para vendê-lo, e saber disso será muito importante.
As plataformas como Instagram, Google, Facebook e YouTube possuem políticas rígidas quando se trata de venda de produtos, e os produtos físicos são os mais atingidos por essas políticas, principalmente os suplementos.
Portanto, como afiliado de produtos físicos, você deve ficar atento às suas publicações, bem como anúncios, porque, caso saia da linha, é possível perder a publicação ou até mesmo o anúncio, e no caso de perda de anúncio, você perdeu também dinheiro.
Ainda é possível que seu perfil nas redes sejam penalizados sofrendo queda de engajamento, mas isso tudo é o menos pior quando comparados a perda da conta, tendo então que criar outra do zero.
Atente-se que é totalmente possível anunciar produtos físicos, e não são todos que são barrados pelas regras rígidas, mas para produtos físicos, como suplementos, produtos de cunho íntimo e outras categorias, as regras são mais pesadas e você deve trabalhar de acordo com elas.
Portanto, antes de começar a anunciar e publicar, leia as regras das plataformas e pesquise o que pode e o que não pode.
2 – Estoque do produtor limitado
Você não possui controle do estoque, afinal, você é afiliado. Então é possível que uma campanha de anúncios esteja rodando e de uma hora para outra os produtos acabam.
Com isso, a campanha não servirá mais para vender, afinal os produtos acabaram, então é preciso atenção neste quesito para não perder dinheiro com produtos que acabaram no estoque.
Apesar de ser difícil de acontecer quando um produto vende bem, isso, pois o produtor sempre vai desejar ter estoque deste produto, não é impossível, e perder dinheiro tem um peso maior do que ganhar dinheiro.
Logo, como afiliado de produtos físicos, fique atento para não anunciar e nem rodar campanhas nas quais os produtos acabaram.
3 – Não depende de você, e sim do produtor
O recebimento do produto no estoque bem como a logística de entrega dependem do produtor, portanto, como no item citado acima, você não tem controle dessas operações.
Dessa forma, caso algo dê errado, como a fabricante atrasar envios para o estoque ou a logística atrasar o envio do produto para o cliente, você, além do produtor, tem de arcar com as consequências.
Conclusão
As principais vantagens e desvantagens de vender produtos físicos como afiliado foram abordadas neste conteúdo, então, caso esteja indeciso se deve ou não vender produtos físicos como afiliado, se baseie no conteúdo que você acabou de ler.
E muito importante, não há melhor nem pior, ou seja, não é melhor vender produtos digitais do que físicos como não é melhor vender produtos físicos que digitais.
Isso porque depende bastante de como você quer trabalhar, com o que quer trabalhar, com qual ramo possui mais afinidade e facilidade e, acima de tudo, quais seus objetivos com seu negócio.
Exemplificando, se você quer vender suplementos como afiliado, possui conhecimentos para isso, está a par do que acontece no mercado, sabe qual público quer atingir, mas acha que não vai dar certo porque há desvantagens e decide ir para os produtos digitais onde não possui conhecimentos necessários, então estará perdendo seu tempo e poderá perder dinheiro.
Entenda que todo negócio possui riscos, está e sempre estará para nascer um negócio lucrativo que não há riscos.
Finalizando, este conteúdo, ao mostrar as vantagens e desvantagens de vender produtos físicos como afiliado, te proporcionou base para entrar ou não neste mercado, e para essa decisão, coloque seus objetivos e, em suma, o que você almeja com seu negócio para fazer a escolha.