Como usar o WhatsApp para aumentar as vendas do seu negócio

Publicado por Capsexpress em

Como usar o WhatsApp para aumentar as vendas.

Se tem uma ferramenta capaz de aumentar as vendas do seu negócio, ela é o WhatsApp. Usar o WhatsApp para aumentar as vendas do seu negócio é crucial, afinal, um aplicativo que praticamente todas as pessoas possuem no celular é o WhatsApp, e assim mantém contato com o vendedor a qualquer momento e em qualquer lugar.

Atualmente, não há justificativas para ficar de fora do uso do WhatsApp, é uma ferramenta que todos os negócios devem ter para manter contato com clientes e fechar vendas. 

Quando os usuários conseguem conversar pelo WhatsApp com o negócio que desejam, é possível sanar dúvidas e fechar vendas de forma rápida, e mesmo que o usuário não feche a venda no momento, é possível mandar mensagem para ele e lembrá-lo do produto que deseja, logo, não tem aquilo do cliente chegar em um negócio físico, pensar e nunca mais voltar para pensar novamente.

As facilidades que o WhatsApp proporciona em nossas vidas e em nosso cotidiano são tamanhas que acabou se tornando uma ferramenta indispensável para qualquer um, seja para conversar com a família, amigos, possuir um WhatsApp destinado apenas ao trabalho e para comprar e vender.

Qual WhatsApp usar para negócios

Imagemd e mensagem representando mensagem de WhatsApp.

A versão do WhatsApp que deve ser utilizada por empresas é o WhatsApp Business, esta versão é a destinada a negócios e permite ferramentas como:

  • Definir o segmento do negócio;
  • Inserção de catálogo de produtos;
  • Mensagens automáticas;
  • Promoção de recado;
  • Imagem de perfil e de fundo;
  • Gerenciar cobranças;
  • Adicionar o WhatsApp às contas do Facebook e do Instagram;
  • Mensagem de saudação e ausência;
  • Organizar conversas por etiquetas;
  • Dentre outras funções.

Benefícios do WhatsApp para negócios

Comunicação em tempo real

O WhatsApp permite responder clientes rapidamente, diminuindo o tempo de tomada de decisão dos mesmos, comunicação mais rápida e personalizada.

Contato direto em qualquer lugar

Com o WhatsApp, seu negócio tem acesso aos clientes de forma direta e também o contrário, assim, o cliente pode te mandar mensagens de onde estiver e seu negócio consegue mandar mensagens para ele, que as receberá de onde estiver, desde que possua internet, algo que hoje as pessoas têm nos celulares.

Economia de recursos e tempos

O WhatsApp permite a economia de recursos como gastos com contas telefônicas, já que é preciso apenas de Internet para utilizar o WhatsApp e, além disso, é um aplicativo gratuito, economia com gastos em espaços físicos, e economia de tempo, já que é possível conversar com o cliente e de prontidão resolver o que ele precisa, sem que ele necessite ir até a empresa para resolver seu problema.

Construção de relacionamento com o cliente

A conversa no WhatsApp é personalizada e você pode dar a atenção que ele precisa pelo celular, assim um relacionamento é construído por prazo, além disso, é possível fidelizar o cliente através deste relacionamento.

Seu conteúdo já vai continuar, mas antes, se inscreva em nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão. É de graça e rápido!

Sua inscrição não pode ser salva, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro do que acontece no CapsBlog

Como usar o WhatsApp para aumentar as vendas do seu negócio

1 – Possua um perfil empresarial

Utilize o WhatsApp Business, o WhatsApp feito para negócios e crie o perfil da sua empresa. 

Posteriormente, adicione a imagem do perfil e de fundo, crie o catálogo, defina mensagens de boas-vindas e ausência para quando não puder responder e sempre deixe claro que nas mensagens que você responderá o mais rápido possível.

2 – Compartilhe novidades em listas de transmissão

A lista de transmissão é uma lista onde você seleciona os contatos desejados e, assim, é possível enviar a mesma mensagem para todos os contatos sem ter que realizar o envio manual.

É importante criar a lista de transmissão com base nos produtos que os clientes adquiriram, portanto, se de 50 clientes 20 compraram o mesmo produto ou semelhantes, crie uma lista de transmissão com estes 20 clientes e assim que alguma novidade chegar que pode interessá-los, envie essa novidade na lista de transmissão.

Isso porque, imagine que seu negócio vende roupas masculinas e femininas, assim, as mulheres que adquiriram roupas femininas devem estar em uma lista de transmissão diferente da dos homens, que compraram roupas masculinas, afinal, são públicos diferentes.

3 – Responda assim que possível

Não deixe o cliente/usuário esperando! Responder seus clientes o mais rápido possível é um dos requisitos ao usar o WhatsApp para aumentar as vendas do seu negócio.

Por ser um meio de contato que permite facilidades, ficar esperando horas ou até mesmo dias é cansativo para quem aguarda, inclusive, o usuário pode comprar de outro negócio se você demorar para respondê-lo, e quando responder já será tarde.

Uma boa orientação é contratar um funcionário ou terceiro para realizar o atendimento dos clientes pelo WhatsApp e outros meios de contato.

Contudo, faça isso quando os recursos estiverem disponíveis, se seu negócio ainda é pequeno e você consegue responder sem atraso, continue assim até que seja viável realizar uma contratação.

4 – Ofereça suporte pós-venda

Através do WhatsApp é possível realizar o suporte pós-venda para auxiliar o cliente e resolver eventuais problemas que possuir.

A vantagem de utilizar o WhatsApp para o suporte pós-venda quando comparado ao email é que não é necessário procurar as solicitações dos clientes em meio a tantos emails de assuntos variados.

Dessa forma, o tempo de espera do cliente é menor e dar o suporte se torna muito mais fácil, uma vez que o WhatsApp permite uma conversa mais rápida e possibilita o uso de recursos como chamadas de vídeo, de voz, envio de imagens, vídeos e áudio.

5 – Poste produtos e novidades no status

Utilizar o status para postar imagens e vídeos de produtos e novidades é essencial para mostrar aos clientes, que possuem o costume de visualizar status dos contatos, o que pode interessar a eles.

Este é um recurso muito importante, portanto, não é recomendado que o utilize para compartilhar mensagens de “bom dia, boa tarde e boa noite”, ou outros conteúdos que não possuem finalidade de promover seu negócio. 

Isso porque, quando conteúdos que não promovem seu negócio são postados no status, os clientes habituados a ver seus status não verão mais porque o conteúdo postado em grande frequência não os interessa, assim, quando postar algo que poderia fechar vendas o retorno não virá.

6 – Deixe o WhatsApp do seu negócio no Facebook e Instagram

Muitos usuários podem vir do Facebook e principalmente do Instagram para tirar dúvidas, perguntar se o produto está disponível e comprar.

Dessa forma, deixe o seu WhatsApp disponível nessas plataformas e até em páginas de vendas no seu site, se houver. Isso vai facilitar o processo de compra do cliente e aumentar as suas vendas.

7 – Preste atenção às mensagens dos seus clientes

Quando seus clientes enviarem mensagens, leia com atenção e, se mandarem áudios, ouça-os. 

É muito importante se atentar às mensagens para não deixar escapar nenhuma informação relevante e até mesmo para entender o que o cliente está solicitando e como você vai poder ajudá-lo da melhor maneira possível.

Além disso, faça o uso da cordialidade e da formalidade ao atender uma solicitação, portanto, se o cliente perguntar algo, não envie apenas um “Sim” ou “Não”, envie o “Sim” ou o “Não” e explique, detalhe o que quer dizer.

Ainda, pergunte o que for preciso, não hesite em extrair informações que julgar necessárias, e claro, explique também o porquê das perguntas.

Conclusão

Usar o WhatsApp para aumentar as vendas do seu negócio é uma maneira muito eficaz de lucrar mais. 

As pessoas sempre utilizam o WhatsApp, é um aplicativo aberto todos os dias por elas, e estar onde estão inúmeras vezes ao dia é crucial.

É importante utilizar o WhatsApp Business, pois este é destinado a negócios, e para vender pelo WhatsApp, siga o que acabou de aprender.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *