O Facebook é uma plataforma com bastantes usuários.
No Brasil, a plataforma conta com 127 milhões de usuários, sendo que destes, 120 milhões acessam o Facebook via dispositivos móveis.
Então, será que por este números ainda compensa utilizar o Facebook para vender como afiliado?
Há os pontos positivos em vender como afiliado pelo Facebook, como também há os negativos.
Inclusive, uma das reclamações que os afiliados possuem ao falar sobre o Facebook para vendas é o constante bloqueio de contas de anúncios pagos, o que faz com que seja necessário contingências de contas, ou seja, sempre ter contas reserva para continuar anunciando.
Ainda que muitos afiliados ganhem dinheiro pelo Facebook, neste conteúdo você vai conferir se ainda compensa usar o Facebook para vender como afiliado.
Para isso, primeiramente vamos falar dos pontos positivos e negativos de utilizar o Facebook para promover produtos como afiliado.
Sumário
Pontos positivos de utilizar o Facebook para vender como afiliado
1 – Grande audiência
Como o Facebook possui bastante usuários, como abordado no início deste conteúdo, a audiência é grande, como grande parte do seu público comprador está por lá, seria a plataforma ideal para vender seus produtos como afiliado.
2 – Valor relativamente baixo para anunciar
Apesar de alguns produtos serem proibidos e, mais ainda, o Facebook bloquear contas de anúncios, dependendo do nicho e dos produtos vendidos isso pode ser mais difícil de acontecer.
Anunciar no Facebook ADS é relativamente mais barato que em outras plataformas, como o Google ADS, por exemplo.
E este custo mais baixo para anunciar, aliado a grande audiência que o Facebook possui, pode gerar bons retornos em vendas.
Complementando, o Facebook permite variados formatos de anúncios, como carrosséis, vídeos e imagens.
3 – Grupos
É possível entrar em grupos no Facebook e interagir com os membros, o que acaba sendo mais uma maneira de divulgar o seu trabalho.
Além disso, é possível criar seu próprio grupo, onde pessoas interessadas em seu nicho podem entrar, participar e interagir, gerando também mais notoriedade e visibilidade ao seu trabalho.
4 – Acompanhamento detalhado de métricas
O Facebook conta com um sistema de métricas bastante completo, o que contribui para a otimização da segmentação, servindo também para conhecer melhor quem compra o seu produto, ou seja, o seu público comprador.
Isso é muito vantajoso, pois é possível se aproximar cada vez do seu público comprador, e em caso de anúncios, há a vantagem de gastar menos e vender mais.
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Pontos negativos de utilizar o Facebook para vender como afiliado
1 – Desatenção do usuário
Os usuários do Facebook, a todo momento, estão rodeados de informações dentro da plataforma, e isso pode gerar uma dispersão do usuário que está em seu conteúdo.
Por exemplo, vão nas notificações e não retornam em seu conteúdo, ou então rolam a tela e não voltam.
Essa desatenção ocorre com todo mundo, é só você ir em seu Facebook e conferir o que há de novo, navegar por lá, depois você vai ver que nem vai se lembrar de algum produto que viu, e se lembra, é muito vagamente.
2 – Tempo para crescimento
No Facebook leva mais tempo para crescer organicamente quando comparado a outras plataformas, por exemplo, o YouTube e Instagram.
Portanto, você precisará se dedicar mais para crescer no Facebook, enquanto poderia utilizar este tempo para investir em outra plataforma.
3 – Risco de sofrer bloqueio de conta
Com bastante sinceridade, você não deve trabalhar com o “e se minha conta for bloqueada?”, e sim como “minha conta vai ser bloqueada, o que preciso já ter pronto para continuar meus trabalhos”.
Para contextualização, estamos falando de uma plataforma que bloqueia bastante contas de afiliados, principalmente de anúncios.
Claro que é possível que sua conta não sofra bloqueio, mas as chances de isso acontecer são muito baixas que é melhor possuir um plano traçado para aplicar quando sua conta for bloqueada, como contas de contingência.
4 – Mudanças no algoritmo
Todas as redes sociais passam por mudanças de algoritmos frequentemente, contudo, algumas plataformas sofrem mudanças mais bruscas que outras, como o Facebook, por exemplo.
Então, usar o Facebook para vender como afiliado pode fazer com que suas publicações sofram mudanças repentinas de engajamento, mesmo que você publique de forma periódica.
Então… Ainda compensa usar o Facebook para vender como afiliado?
A resposta para essa pergunta é “depende”, e vamos contextualizar isso.
Quando não compensa usar o Facebook para vender como afiliado
A partir do que vimos nos pontos positivos e negativos de usar o Facebook para vender como afiliado, se você busca uma plataforma sólida a fim de crescer, gerar confiança, credibilidade e reconhecimento de marca, então não é uma boa ideia utilizar o Facebook.
Isso porque vai demorar bastante para alcançar isso e, quando alcançar, sua conta pode ser bloqueada, inclusive pode ser bloqueada antes de alcançar estes objetivos.
Este é outro ponto importante que precisa ser levado em consideração.
Logo, oempo e energia que você estará destinando ao Facebook para crescer organicamente poderia ser utilizado em outras plataformas onde, de fato, é possível crescer de forma mais sólida, mesmo que anunciando.
Se você busca uma plataforma para anunciar sem passar por problemas relacionados a bloqueio de contas, o Facebook definitivamente não é uma boa opção.
Contudo, caso você tenha contas reservas para continuar anunciando, o retorno pode ser grande, mas sua conta vai ser bloqueada novamente e você precisará ir para outra.
Quando compensa usar o Facebook para vender como afiliado
Compensa utilizar o Facebook para vender como afiliado quando você deseja ter uma página e perfil apenas como complemento do seu negócio, podendo compartilhar publicações do Instagram diretamente no Facebook, sem desenvolver publicações exclusivas para ele.
Inclusive, não conte com o Facebook para vender, utilize apenas como complemento para seu negócio em outras redes sociais, deixando links do YouTube, Instagram, blog e outras plataformas de seu negócio.
Compensa também utilizar o Facebook quando deseja anunciar seus produtos como afiliado, segmentando as campanhas e possuindo contas reservas.
Na ausência de contas reservas, quando sua conta for bloqueada, não haverá por onde continuar anunciando.
Conclusão
O principal motivo que faz com que muitos afiliados desistam do Facebook para trabalhar é a instabilidade que nele se encontra, uma vez que hoje sua conta pode estar ativa e, de uma hora para outra, todo o trabalho é perdido.
Para concluir este conteúdo, se você possui tempo e recursos limitados, não destine suas energias ao Facebook.
Mas, se possui uma estrutura para trabalhar mais completa, então é possível utilizar o Facebook para vender como afiliado e lucrar bastante.