O que é storytelling e como aplicá-lo para vender mais

Publicado por Capsexpress em

Pessoas conversando representando storytelling.

Vender seus produtos ou serviços através da narração de histórias persuasivas é uma forma excelente para cativar seu público. Storytelling nada mais é que utilizar o contar de histórias para vender.

Pense em uma história contada em um livro sobre o personagem que passa dificuldades, mas com a vontade de querer uma vida melhor, utiliza dos meios que possui para ir mais além.

A história possui início, meio e fim. No início, é mostrado ao leitor a vida do personagem, suas dores e necessidades.

No meio da história há o desenvolvimento, onde o personagem passa a buscar alternativas para melhorar sua situação, onde, detalhadamente, é mostrado ao leitor os processos de melhoria.

Já no final da história, é apresentado ao leitor a vida do personagem após fazer de tudo para conseguir melhorar ela, e ele conseguiu, fez o que podia com os recursos que tinha.

Uma história de superação foi contada, uma história onde alguém, com dificuldades, conseguiu melhorar de situação.

Em outras palavras, contar histórias é uma maneira excelente de vender. No exemplo utilizado, apenas pegamos de base que, ao utilizar histórias, cativamos pessoas.

Assim, pessoas que estão passando pela mesma situação que o personagem, podem se identificar com a história e também fazer o que puder para melhorar sua situação.

Isto é, utilizar a história para entrar na mente do leitor. Se o exemplo acima fosse um vídeo e nele houvesse a recomendação de um treinamento para mudar de vida, as pessoas comprariam.

O que é storytelling no marketing digital

Utilizado por diversas empresas, storytelling, no marketing digital, é contar histórias com o objetivo de vender, fazendo com que o usuário se identifique com a história e decida que a solução que está sendo vendida é para ele.

Muitos denominam o storytelling como um gatilho mental, contudo, é preferível chamar de estratégia, uma vez que não são apenas palavras que causam um efeito rápido na mente do usuário.

Portanto, storytelling é a estratégia para transmitir informações e ideias com persuasão e envolvimento, conectando o público-alvo com o seu negócio de forma emocional e impactante.

Seres humanos e storytelling

Nós, seres humanos, sempre contamos histórias, seja para um amigo, parente, colega de trabalho e afins, sempre gostamos de ser ouvidos e sempre ouvimos histórias dos outros.

Pense, por exemplo, em uma conversa de bar entre amigos e cada um deles falando como foi o dia. 

Cada um fala na sua vez e, ao terminar de contar, os amigos ouvintes dão suas opiniões e fazem comentários.

Ou então em casa, com um familiar, onde contamos sobre as dificuldades que estamos passando na faculdade, no trabalho.

Nosso parente nos escuta, muita das vezes senta ao nosso lado e ouve o que temos a dizer, em seguida, nos aconselha para enfrentar a dificuldade da melhor maneira possível.

Isso é storytelling, estamos a todos os momentos contando fatos, acontecimentos, ocorrências passageiras ou não. Estamos sempre contando histórias.

Inclusive, há estudos que mostram que contar histórias ativa a região do cérebro de tomada de decisões, pensamento analítico, emoções e memórias.

Isso é simplesmente excelente para vender!

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Benefícios em usar storytelling

Envolvimento

Ao contar histórias há um envolvimento maior do seu público com seu negócio, isso se deve ao fato da identificação do usuário com a história e, como você verá mais para frente, da capacidade de fazê-lo imaginar situações que gostaria de viver.

Memorização

Contar história nos faz lembrar de quem contou e da história. 

Por exemplo, você deve se lembrar daquela história que um amigo seu te contou sobre um encontro que teve, ou das histórias de sua mãe de quando era criança.

Você lembra de quem contou e das histórias contadas. Nos negócios acontece o mesmo, porém há a possibilidade de vender.

Empatia

Utilizar o storytelling promove a empatia, isto é, mostra que você entende o que seu público está passando, em outras palavras, seu público entende que você o compreende.

Compramos com quem mais nos identificamos, portanto, há um sentimento de empatia envolvido e isso ajuda bastante a vender.

Maior compreensão

As histórias permitem que os usuários compreendam de forma mais aprofundada a mensagem passada, promovendo a conscientização e vendas.

Tipos de storytelling

Pessoal

Contar uma história sobre você abordando o que passou, suas dores e necessidades e o que fez para resolver os problemas que tinha é uma história pessoal.

Este tipo de história é bastante utilizada por donos de negócios e por negócios cuja figura principal é o dono, por exemplo, um canal seu no YouTube.

De marca

Utilizar marcas grandes para contar histórias é excelente para mostrar o início daquela marca, as dificuldades que surgiram e como a marca passou por essas dificuldades e se tornou gigantesca.

Por exemplo, a Apple, quando Steve Jobs deixou a empresa para focar em outra, mas, depois de um tempo, foi contratado novamente.

De cliente

Contar uma história de um cliente seu é ótimo para transmitir confiança ao seu público, pois mostra a eles que alguém com as mesmas necessidades e problemas adquiriu o que você vende e ficou satisfeito.

Funciona como uma prova social, porém a história é desenvolvida, é um depoimento que pode ser contado por você.

De imaginação

A imaginação não é inventar qualquer coisa e entregar ao usuário, pelo contrário.

Suponhamos que seu negócio é do nicho de marketing digital e ensina pessoas a trabalhar no ambiente digital.

É possível, por exemplo, em um vídeo seu no YouTube, colocar o usuário para imaginar como a vida dele pode ser daqui a dois, três anos, veja:

“E para você que não sabe se vai se dar bem neste mercado, imagine acordar todos os dias com calma, sem precisar se preocupar com trânsito para chegar ao trabalho, ter que ouvir seu chefe gritar com você, aguentar muita pressão e desaforo para, no final do mês, ganhar muito menos do que você merece.

Imaginou? Então, imagine agora com sua família, tomando um café da manhã com tranquilidade e sabendo que está proporcionando uma vida melhor para quem vive ao seu lado.”

Este tipo de storytelling é bastante usado porque cria na mente do usuário uma imagem de suas necessidades e dores resolvidas.

No caso acima, ter mais tempo com a família e conseguir sair do trabalho CLT, possuindo mais conforto, dinheiro e qualidade de vida.

E como abordamos a memorização, o usuário que assistir a este seu vídeo no YouTube e se imaginar nessa situação vai lembrar de você.

Indo mais além, ele foi impactado e uma conexão com ele foi criada, assim, há mais chances de vender seu produto para ele.

Como utilizar o storytelling para vender

Storytelling para vender.

1 – Entenda as dores do seu público e como ele se comunica

Para contar histórias persuasivas, é preciso entender as dores do seu público e como ele se comunica, pois, assim, é possível contar histórias sobre o que ele está passando e da maneira que ele entende.

Lembre-se, storytelling é focar nas dores, necessidades, persuasão e resolução.

2 – Defina, previamente, em quais conteúdos serão utilizados

No YouTube e no blog, por exemplo, é possível fazer um storytelling de maior duração, já no Instagram, de menor duração.

É preciso definir em quais conteúdos o storytelling será aplicado, isto é, em qual vídeo, em qual postagem do Instagram, em qual artigo de blog. 

Dessa forma, é possível trabalhar no storytelling para encaixar no conteúdo.

3 – Defina o storytelling

Qual tipo e qual história você deseja contar, por exemplo, em determinado vídeo do YouTube? Uma história pessoal? De imaginação? 

Defina também a história a ser contada, escreva-a e faça otimizações. Muito cuidado com exageros, muito exagero torna a história uma ilusão.

Lembre-se, a história deve ter início, meio e fim.

4 – Adapte o storytelling para a plataforma

Após a definição da plataforma e do storytelling bem como sua escrita, faça a adaptação para a plataforma onde será publicado.

Se for no Instagram, por exemplo, em um post carrossel, é preciso que seja conciso e direto ao ponto, caso contrário, será preciso encher as imagens de textos, o que vai fazer com que os usuários o ignorem.

Para o YouTube, por exemplo, durante o vídeo, é possível desenvolver a história com mais detalhes, já que é uma plataforma de vídeos longos.

A adaptação é muito importante para impactar o usuário na rede social escolhida.

5 – Comece com a moral da história

Em alguns casos, começar com o objetivo final de contar a história ajuda bastante a manter o usuário no conteúdo e entender a história.

Então, comece, por exemplo:

“Veja, vou te contar um caso que aconteceu comigo que me mostrou que era apenas eu fazendo isso que meus problemas seriam resolvidos”.

Conclusão

Storytelling é uma estratégia basatnte eficaz para aumentra as vendas porque cria uma conexão com seu público-alvo ao mesmo tempo que o impacta.

Sempre contamos histórias e sempre ouvimos histórias, contudo, elas também podem ser utilizadas para vender, isso, como você viu, é feito através dos diversos tipos de storytelling.

Categorias: Marketing

Capsexpress

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