Situações que levam uma marca a fracassar nos negócios e o que fazer

Publicado por Capsexpress em

Imagem de homem de negócios em frente a uma fenda no chão presentando o insucesso da marca.

O sucesso de um negócio depende de vários fatores, e esses fatores são os empreendedores que possuem a responsabilidade de lidar com eles da melhor maneira possível para gerar bons resultados, já a marca está totalmente ligada ao negócio.

Em muitas das vezes, durante as tomadas de decisões, os empreendedores se equivocam “achando” que aquela é a decisão correta, porém não é, principalmente quando o clima na empresa já está agravado por resultados não satisfatórios.

Mas fato é que nenhum negócio fracassa ou muito menos caminha ao fracasso devido apenas a um erro, é um erro que, acompanhado de outros, levam a insatisfação do sucesso.

A marca é responsável por conferir identidade aos produtos vendidos, sem ela os produtos são apenas produtos, como, por exemplo, um iPhone da Apple. Sem a maçã mordida atrás seria apenas mais um celular, porém a maçã proporciona identidade ao produto.

Outro exemplo, você, sem seu nome, você é apenas mais um ser humano, mas seu nome é a sua identidade.

Marca e negócio estão diretamente ligados, a marca é o que tem por dentro o negócio, e quando falamos de marca, falamos de negócio.

Sua marca pode ser negativamente afetada pelo seu negócio ao passar por situações ruins. Pense em uma marca famosa que durante um período esteve envolvida em situações não agradáveis, as pessoas sempre vão lembrar do ocorrido.

Assim, a marca também carrega a imagem do negócio, portanto, há vários fatores por trás responsáveis por dignificar uma marca.

Neste conteúdo vamos apresentar algumas situações que levam uma marca a fracassar nos negócios e o que fazer para evitar essas situações.

1 – Falta de diferenciação

A diferenciação no mercado gera o desejo nos consumidores de comprarem de você, se a sua marca não apresenta nenhuma diferença, então não tem o porquê comprar de você.

Perceba que sempre que compramos algo pela primeira vez de um vendedor diferente dos quais já estamos habituados a comprar, é porque algo nos levou a comprar ali, se já fazíamos o consumo de outra marca e paramos de comprar dela, é porque alguma novidade foi nos apresentada, seja ela grande ou pequena.

Um exemplo muito simples e prático são os homens que possuem o costume de sempre cortar o cabelo com um barbeiro. Se ele sempre corta com o mesmo profissional, é porque alguma novidade foi-lhe apresentada, como um atendimento melhor, espaço de espera mais confortável e ambientação mais aconchegante.

A diferenciação no mercado é importante para atrair clientes e principalmente para torná-los clientes fiéis, a fidelidade rende bons frutos a longo prazo, afinal, o mesmo cliente sempre vai voltar para comprar de você.

Para proporcionar diferenciação a sua marca, procure observar o que os seus concorrentes estão fazendo e assim fazer diferente em seu negócio, não é para copiar, é para trazer algo que não possuem no negócio deles e implementar no seu.

2 – Falta de programas de fidelidade

Ganhar um cliente é excelente, mas ganhar a fidelidade do cliente é melhor ainda. 

Um cliente fiel vai sempre colocar dinheiro em seu negócio, agora pense em vários clientes fiéis e, ao mesmo tempo que clientes fiéis compram, novos clientes chegam e se tornam fiéis. Ótimo, não é mesmo?

Por isso é importante possuir um programa de fidelidade, mas para implementar um em seu negócio e fazer com que clientes comprem os produtos da sua marca e tornem a comprar novamente, é preciso ver a capacidade do seu negócio, isso porque não adianta proporcionar um programa mais robusto se o financeiro não vai dar conta.

Exemplos de programas de fidelidade são: 

  • Brindes;
  • Comprar determinada quantidade de produtos e ganhar um;
  • Cupom de desconto para a próxima compra depois da primeira;
  • Desconto de determinada porcentagem acima de compras de determinado valor.

Atente-se a um ponto importante, programa de fidelidade não é proporcionar coisas para o cliente e levar prejuízo, é entregar algo a mais a fim de conquistar suas voltas em seu negócio e comprar novamente.

Antes de continuarmos, inscreva-se em nossa newsletter fique por dentro das nossas novidades. É muito simples, muito rápido e grátis.

Sua inscrição não pode ser salva, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro do que acontece no CapsBlog

3 – Fornecedor displicente

Possuir um fornecedor displicente, ou seja, aquele que não cumpre com o contrato, é um peso muito grande para o negócio que afeta diretamente a sua marca, afinal, se você não consegue atender a demanda do seu público, então não consegue vender, logo está perdendo dinheiro.

É preciso escolher com muita cautela e critério o negócio responsável por ser o fornecedor do seu, esse é um papel muito importante, porque sem um fornecedor você não tem o que vender.

Pesquise o histórico da empresa, busque por avaliações, veja as condições do contrato e analise com calma. 

Agora, se o fornecedor começou cumprindo a função que possui, mas depois fez descaso, então é hora de cancelar o contrato e procurar outro fornecedor, certifique-se de que o contrato possui cláusulas de cancelamento por não cumprimento mútuo, podendo cancelar sem custos e multas, sendo importante analisar o contrato previamente.

4 – Não precificar corretamente

Definir o preço dos produtos que carregam a sua marca é fundamental para o sucesso do seu negócio, afinal, é com seus produtos precificados corretamente que seu negócio não vai amargar nenhum prejuízo.

Precificações erradas podem ocorrer por empreendedores pensarem que está barato de mais ou caro de mais, quando, na verdade, o certo é fazer toda uma contabilidade envolvendo todos os custos e o lucro que deseja ser obtido, além disso, o preço precisa estar na realidade do produto.

Não adianta vender um carro popular com preço de carro de luxo e nem um carro de luxo com preço popular, no primeiro cenário ninguém vai comprar, no segundo o prejuízo se torna presente.

Saiba que a precificação correta é imprescindível para bons resultados, e sem ela seu negócio estará às cegas.

Conclusão

Marca e negócios estão diretamente ligados, um faz parte do outro. Situações que podem levar uma marca a fracassar nos negócios devem ser evitadas, e para isso é preciso planejamento principalmente de longo prazo.

Neste conteúdo você conferiu 4 situações principais que levam uma marca a fracassar nos negócios e o que fazer para não levar a sua marca para estes caminhos, portanto se atente às situações e siga o recomendado.

Não espere deixar as coisas começarem a colapsar para tomar uma atitude.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *