Não é novidade que a Capsexpress está constantemente engajada em oferecer soluções e resultados satisfatórios aos seus parceiros, e a novidade de agora é o nosso podcast, o Capscast.
Além de todas as soluções que a empresa oferece para os empreendedores que resolveram investir no mercado de suplementos e encapsulados, a empresa tem se comprometido em trazer informações valiosas sobre o mercado de produtos físicos na internet, informações estas que somente 16 anos de experiência, unidos a uma equipe de profissionais excelentes e bem desenvolvidos podem produzir.
O Capscast é um podcast produzido pela equipe de especialistas da Capsexpress, trazendo uma salada de frutas do mercado digital, com muitos insights valiosos para quem quer começar a investir neste mercado!
Caneta e papel em mãos, vamos fazer um resumo do que foi abordado no primeiro episódio do Capscast que foi ao ar no igtv do instagram e está disponível nas principais plataformas, Spotify, Soundcloud e também no Anchor.fm.
A primeira edição do podcast foi apresentada pelos heads Vinicius Guzzo, head comercial, Julio Oliveira, especialista na fabricação de produtos naturais, e Estevão Calheirana, administrador geral da empresa e idealizador da marca Capsexpress.
Um time de especialistas que compõem a equipe Capsexpress, eles não se intitulam gurus em uma determinada área, mas sim profissionais que se comprometem em se desenvolver nas áreas de necessidade do empreendimento e do público, com foco maior no impacto positivo que a empresa gera em seus clientes.
Portanto, compartilharam informações úteis e experiências validadas de um jeito informal e descontraído, sem promessas irreais ou sem a intenção de ofertar nada além de seu conhecimento, e mais, direto ao ponto!
Sumário
Um pouco da história da empresa
A Capsexpress é uma empresa pioneira na indústria de encapsulados, produtos alimentares e terceirização de marca no mercado digital.
Fabricante de suplementos para todo o Brasil e também para fora do país, com 16 anos de experiência no mercado e de indústria de alimentos, e 8 anos especializados em encapsulados.
O foco central da empresa é oferecer soluções e resultados para quem quer investir neste mercado.
Sua vasta experiência e constante especialização da equipe resultou em uma estrutura organizacional sólida e estendida, que tem como missão criar produtos inovadores que proporcionem melhor qualidade de vida aos consumidores e qualidade de distribuição para seus clientes.
Mas, junto com isso, todas as soluções e facilidades necessárias antes de criar um produto, como pesquisas, registros de marca , desenvolvimento do produto, logística e muito mais.
Dentro da estratégia de facilitar esta caminhada para os empreendedores, surgiu a iniciativa de um podcast que traz informações realmente relevantes e úteis, que façam a diferença na sua jornada empreendedora!
Empreendedorismo, experiências, produtos novos…
O que você precisa saber para iniciar no mercado digital de encapsulados?
Pulando a parte burocrática de abertura de empresa que é essencial mas não compete a Capsexpress, se faz necessário ter um propósito claro ao redor da sua ideia principal, ou seja, as razões pelas quais você deseja desenvolver este produto, as soluções que ele trará para o público consumidor e para sua empresa, ou você.
Esta etapa tem início fazendo uma boa pesquisa de mercado para descobrir as principais dores e necessidades de um determinado público, esta pesquisa nem sempre requer grande mobilização, é possível realizar através de ferramentas como o Google Trends, uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente a partir de uma palavra chave.
A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado, facilitando assim a descoberta das necessidades de um determinado público.
Uma outra forma é utilizar o Google Forms, uma ferramenta de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google.
Os usuários podem usar o Google Forms para pesquisar e coletar informações sobre outras pessoas e também pode ser usado para questionários e formulários de registro, ou seja, fazer pesquisas que vão fornecer informações diretamente da fonte interessada, seu público.
E aí está a parte principal, o centro do seu negócio deve ser sempre o foco no consumidor, é imprescindível conhecer a fundo seu cliente ideal, e isso se dá definindo primeiramente o nicho de mercado, ou seja, um determinado público, uma parcela de um mercado consumidor, em que os compradores podem claramente ser identificados por suas necessidades específicas.
Por exemplo:
Nicho Fitness: Grupo de pessoas que se interessam por exercícios físicos, alimentação saudável, emagrecimento, boa forma e produtos relacionados a este tema.
Leia também “Como identificar nichos de mercado para seu produto físico”.
Mas, definir o nicho nos dá um panorama mais generalizado, além do nicho é importante ter uma persona bem definida e mapeada, ou seja, uma ilustração realística da pessoa ideal para consumir o seu produto, para assim ter a ideia principal de um produto que atenda as necessidades deste público.
Com a ideia principal de produto definida, se faz necessário o desenvolvimento da marca, da identidade visual do produto, que fala diretamente com o público alvo.
E por fim, estabelecer os canais de comunicação entre empresa e consumidor, como vai se comunicar, com quais linguagens, de quais formas, tudo isso faz parte de uma única estratégia de criação, desenvolvimento, divulgação e distribuição do seu produto.
Enfatizamos aqui que, para obter resultados realmente satisfatórios, tanto para sua empresa quanto para os consumidores, o centro da sua estratégia e planejamento deve ser o consumidor, ter em mente de que forma este produto agrega a vida das pessoas, quais soluções e vantagens ele oferece.
Uma estratégia de negócios voltada somente para os lucros, tende a fracassar com o tempo, e gerar insatisfações tanto para o público quanto insatisfações pessoais ao idealizador, portanto o foco principal deve ser no valor que o seu produto agrega na vida dos seus clientes.
Como fazer para escolher o produto ideal para este público?
Aqui nos aprofundamos na ideia inicial da pesquisa de mercado, e a dica do expert é se espelhar em tendências internacionais, principalmente dos Estados Unidos.
Infelizmente é constatado que os Estados Unidos estão sempre à frente do nosso mercado em diversas áreas, e uma boa estratégia é pesquisar e descobrir quais produtos são tendências e sucessos por lá para trazer em primeira mão aos consumidores nacionais, sempre visando as soluções que pode oferecer.
Outra opção é fazer pesquisas de concorrência, analisar as dores que os produtos concorrentes não resolvem e, também, idealizar benefícios além dos já oferecidos pela concorrência.
Por exemplo, se você define o nicho fitness, e resolve desenvolver um produto emagrecedor, um adendo a sua fórmula seria nutrientes que suprem as perdas dentro do processo de emagrecimento, sempre com foco em oferecer maiores soluções e vantagens, agregando o que já existe, aprimorando o desenvolvimento e as soluções oferecidas.
É necessário ter visão baseada em recursos, ou seja, olhe para o que você tem na mão, seus conhecimentos, contatos e experiências, um nicho que você já esteja inserido de forma direta ou indireta, não necessariamente profissionalmente, algum hobbie, algo que você de alguma forma se identifique e tenha propriedade e afinidade.
É importante saber o que você vende e pra quem vende. Isso facilita sua caminhada de desenvolvimento de produto e estratégias de comunicação com seu público e transmite autoridade, o que já te deixa um passo a frente da sua concorrência.
Resumindo, se empenhe em descobrir quais produtos podem ser diferenciais no mercado, e que realmente façam sentido.
Como descobrir produtos relevantes no mercado
Para descobrir quais produtos podem ser relevantes no mercado é importante saber o que as pessoas falam sobre assuntos relacionados ao mercado ou produto que você deseja desenvolver.
Existem sites e plataformas que você pode utilizar para acompanhar o que é tendência e o que os produtores e consumidores falam a respeito destes mercados.
Alguns exemplos indicados pelos especialistas são a Monetizze, Perfect Pay e Braip, que são plataformas de afiliados e produtores, e nelas é possível coletar dados importantes e relevantes para o desenvolvimento da sua marca.
uma outra forma é coletar nos marketplaces clássicos, como exemplos o Mercado Livre e Amazon, e procurar pelos mais vendidos, observar dados de vendas, criativos e forma de promoção.
Buscar estes dados de fora, como citado anteriormente, pode ser uma boa opção para trazer as tendências internacionais, uma boa forma é através do site eBay, um marketplace pioneiro nos Estados Unidos.
Temos ainda uma extensa linha de possibilidades para o empresário obter as informações mais relevantes no momento de idealizar e desenvolver um produto para o mercado . Observamos que é importante sempre se basear em fatos realistas e verdadeiros.
O preço
Neste momento é importante abordar alguns pontos.
Primeiro a abordagem de custeio de absorção, que consistem em medir todos os custos de operação, traçar um ponto de equilíbrio e criar um produto que dê a margem de lucro desejada.
Outra forma seria precificar o seu produto através do custeio baseado em atividades ou custeio ABC, sendo este um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos.
Essa metodologia permite mensurar com mais exatidão as despesas e os custos indiretos como produção, logística e vendas, mas a desvantagem é que, se os custos de operação saírem do planejado, a conta não fecha.
Existe ainda uma outra forma de precificação, a disposição de pagar, que consiste em fazer pesquisas e definir quanto o seu consumidor final está disposto a pagar por este produto, ou seja, mais uma vez nos deparamos com a importância do consumidor ser o centro da sua estratégia.
Analisando estas estratégias, percebemos que é possível fazer a precificação com base nas atividades e custos e acabar deixando uma margem de lucro na mesa por falta de informação relevante.
É fundamental juntar todos os custos, como burocracias do CNPJ, produção, logística e marketing, e sempre focar na solução que este produto vai oferecer, e definir um preço condizente com o público e a marca!
É essencial estar por dentro das necessidades e preferências do seu publico, para desenvolver uma marca e produto coerente e realmente necessário no mercado em questão!
Este foi o resumo do primeiro episódio do podcast, o Capscast, mais um oferecimento da Capsexpress, um conteúdo de valor, que possui como missão aumentar a sua assertividade dentro do seu empreendimento, indiferente de ser no mercado digital, o conteúdo é relevante a qualquer empreendedor.
Acreditamos que o mercado precisa de pessoas preparadas e bem informadas, e está comprometida e engajada em compartilhar experiências, agregar valor e otimizar a experiência dos nossos clientes empreendedores.