Reduzir o abandono de carrinhos no e-commerce é o ideal para qualquer dono de loja virtual que deseja aumentar as conversões.
O abandono de carrinhos, quando em taxa elevada, é prejudicial à loja virtual, mas pode ser reduzido através de ações para serem tomadas dentro da loja virtual.
Antes de continuarmos nosso conteúdo, se você sofre com uma taxa alta de abandono de carrinhos em seu e-commerce, então é porque algo não está indo bem, e é preciso consertar o mais rápido possível.
Sumário
O que é o abandono de carrinhos?
O abandono de carrinhos é quando o usuário adiciona produtos para comprar em uma loja virtual e, por algum motivo, não efetua a compra, dessa forma, os produtos ficam no carrinho de compra, pois o usuário não chegou a etapa final da compra.
É normal que todo e-commerce possua uma taxa de abandono de carrinhos.
As pessoas deixam de concluir a compra por motivos que só elas sabem quais, portanto, sua loja virtual sempre terá uma taxa de abandono de carrinhos.
Entretanto, é necessário ficar atento a taxa de abandono de carrinhos em seu e-commerce, se está alta, é preciso reduzi-la.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Opinion Box, a taxa de abandono de carrinhos no e-commerce chega a 78%, e 15% dos usuários realizam a prática frequentemente.
Para os varejistas online, reduzir o abandono de carrinhos é um dos desafios de possuir um e-commerce.
Para reduzir o abandono de carrinhos no e-commerce, é preciso, primeiramente, conhecer os motivos que levam os usuários a abandonar o carrinho de compras.
Principais motivos que ocasionam o abandono de carrinhos
- Checkout complicado;
- Custos ocultos;
- Não responsividade para mobile;
- Obrigatoriedade de criação de conta de usuário na loja virtual;
- Valor alto do frete.
Estes são os motivos principais que levam os usuários a abandonar o carrinho de compras.
Confira agora como reduzir o abandono de carrinhos em seu e-commerce e lucrar mais.
1 – Simplifique o processo de checkout
O checkout é o ponto final da compra, é a etapa onde o usuário preenche as informações de pagamento, como nome, endereço, opção de pagamento, número do cartão, e outras.
Um checkout complicado é um fator que eleva a taxa de carrinhos abandonados em seu e-commerce.
Quando o processo de compra começa a ficar complicado, a tendência é que os usuários saiam sem realizá-la, isso porque praticidade é o que as pessoas buscam ao comprar pela internet.
Um checkout que exige muitas informações (além das necessárias), passagem por diversas páginas, carregamento de páginas, checkouts com layout confuso, e em suma, tudo o que torna o processo de compra complicado, estimula a saída do usuário.
Para simplificar seu checkout, dê preferência a uma página para o processo de checkout, sem que o usuário precise ir de uma página a outra, peça somente informações necessárias, não utilize pop-ups no checkout, possua um design limpo e um layout simples.
Essas ações irão tornar seu checkout mais simples e reduzirão a taxa de abandono dos seus carrinhos.
2 – Seja transparente quanto aos custos
Ninguém gosta de ver um produto na vitrine da loja virtual por um valor e, ao chegar na página do produto ou no checkout, ter custos ocultos.
Um exemplo disso é, em um e-commerce de roupas, possuir custos em cada tamanho das peças.
Estes custos devem ser transparentes, não podem ser deixados para o checkout, por exemplo.
Colocar um aviso abaixo da imagem do produto escrito “o preço pode alterar conforme o tamanho da peça”, e também, ao selecionar o tamanho desejado, o preço deve ser alterado para o consumidor na página do produto.
Portanto, os custos ocultos são péssimos para a loja virtual. Estes custos devem estar visíveis, isso é importante para diminuir o abandono de carrinhos.
3 – Responsividade é fundamental
A responsividade da sua loja virtual para os diversos dispositivos é de extrema importância.
Em outras palavras, da mesma forma que sua loja virtual funciona no computador, deve funcionar em dispositivos mobile.
Isso porque, em alguns casos, quando não é feita a responsividade do site para os diversos aparelhos, ao navegar na loja virtual pelo celular, informações podem não aparecer em toda a tela do celular, imagens podem sair cortadas, e outras.
Sua loja virtual deve funcionar perfeitamente tanto em desktop quanto em dispositivos móveis, principalmente porque os usuários efetuam compras, em sua maioria, pelo celular.
4 – Não tenha como obrigatoriedade a criação de conta de usuário para comprar
Muitos usuários deixam de comprar porque a loja virtual tem como requisito a criação de uma conta de usuário.
É possível estimular o usuário a criar uma conta oferecendo um cupom de desconto, por exemplo, entretanto, de preferência, não tenha como requisito em seu e-commerce a criação de uma conta.
O usuário enxerga este processo como algo demorado, e assim, a praticidade que ele procura não existe em sua loja virtual.
Por mais que muitos e-commerces, inclusive famosos, tenham como requisito a criação de conta de usuário, este processo faz com que você tenha mais abandono de carrinhos em sua loja virtual.
Portanto, estimule o usuário a criar uma conta através de benefícios, mas não como requisito para comprar em sua loja online.
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5 – Ofereça frete grátis quando possível e tenha um parceiro logístico
O alto valor do frete é um dos fatores que possuem alta influência no abandono de carrinhos da sua loja virtual.
Para contornar este problema, quando e se possível, ofereça frete grátis, assim, por mais que o produto possua um valor mais alto, ainda será menor caso o usuário fosse pagar o frete.
Outra solução excelente para você implantar é possuir um parceiro logístico, ou seja, contratar uma transportadora para realizar os envios e entregas dos seus produtos aos clientes.
Em muitos casos, os Correios possuem um frete alto e isso pode ser contornado contratando uma transportadora.
Entretanto, certifique-se de que a transportadora é de confiança e cumpre os prazos de entrega.
Por fim, reduzir o valor do frete e até mesmo fornecer frete grátis torna o valor da compra final mais atrativo ao usuário, e a tendência do abandono de carrinhos é diminuir.
6 – Mostre confiança e segurança em seu e-commerce
Muitos usuários abandonam o carrinho por não se sentirem seguros para realizar a compra.
A fim de contornar este problema, mostre provas sociais, ou seja, depoimentos de clientes que já compraram tal produto e se ficaram satisfeitos (você deve pedir a eles), possua o certificado SSL em seu site, mostre requisitos de segurança que seu site tem e informe que a compra é segura.
Dessa forma, você gera confiança no usuário que está prestes a realizar a compra em seu e-commerce e reduz o abandono de carrinhos.
7 – Faça o remarketing
Outra maneira de reduzir o abandono de carrinhos é fazer o remarketing.
O remarketing é uma estratégia que consiste em mostrar novamente o produto ao usuário que o colocou no carrinho de compras, mas não comprou.
É possível fazer o remarketing pelo próprio Google, para isso você deve instalar o pixel de remarketing em seu site e no Google ADS.
O remarketing pelo Google ADS é pago, mas gera um bom retorno.
A outra forma é fazer pelo email do usuário caso o mesmo possua uma conta em sua loja virtual ou inseriu o email dele em algum campo antes de realizar a compra, como no checkout, por exemplo.
Por fim, o remarketing é uma estratégia que funciona bastante para recuperar os carrinhos abandonados.
Conclusão
O abandono de carrinhos no e-commerce é normal, seu e-commerce sempre terá uma taxa de abandono de carrinhos.
Porém, é possível reduzi-la através de ações que você deve tomar em seu site.
Este conteúdo abordou as formas mais eficazes para reduzir o abandono de carrinhos em sua loja virtual e aumentar as conversões.
Identifique o que sua loja virtual ainda não possui para reduzir os carrinhos abandonados e coloque em prática, caso já possua, otimize.