Trabalhar como afiliado é o desejo de muitos empreendedores que procuram flexibilidade de horários, ganhos escalados, trabalhar de casa e possuir mais tempo no dia a dia. Neste artigo vamos te responder quanto custa começar no marketing de afiliados e mais, vamos te dar valores, números.
Sabemos que a profissão de afiliado não é fácil, não é como muitos gurus do marketing de afiliados dizem por aí. É necessário esforço, trabalho, dedicação e persistência principalmente no início.
Não queremos te desencorajar a entrar nesta profissão, afinal, se você já a estudou e sabe como é e tem vontade de seguir nela, só depende de você para acontecer, o que queremos te falar é que não vai ser mamão com açúcar, nem no início e nem depois que você já estiver consolidado. E uma das dúvidas que muitos possuem é quanto custa começar no marketing de afiliados.
Essa dúvida é comum, e já iniciamos dizendo que um bom capital será necessário para realizar o investimento inicial. Por mais que você já tenha visto por aí conteúdos afirmando que é possível começar de graça com um perfil no Instagram, um canal no YouTube apenas, essa não é a melhor maneira de entrar neste mercado. O certo é construir logo de início uma estrutura eficaz, uma estrutura que ao longo do seu trabalho vai te trazer vendas no automático.
E não se preocupe, vamos te explicar a seguir o que é essa estrutura e porque ela é importante.
Contudo, como você está construindo uma estrutura para o seu negócio, isso vai demandar investimento inicial, assim como qualquer outro negócio que deseja colher bons frutos em um período de tempo não muito longo (não existe dinheiro da noite para o dia, nem vai existir quando você consolidar seu negócio no marketing de afiliados).
Feita a introdução e pontuados alguns itens, vamos começar… Afinal, quanto custa começar no marketing de afiliados?
Sumário
É necessário trabalhar com uma estrutura completa logo de início
Sim. É necessário logo de início trabalhar com uma estrutura completa. Estar presente em alguns canais de comunicação será essencial, e não somente em um canal de comunicação.
Utilizando como exemplo, possuir apenas um perfil no Instagram para começar os negócios, pense que, enquanto você está presente somente naquele perfil de Instagram bem no início falando de um assunto que muitas outras pessoas também estão falando, há várias pessoas presentes em um canal no YouTube, no Instagram, anunciando em uma página do Facebook, utilizando um site próprio onde há artigos relacionados ao nicho de atuação, captando emails de leads para vender mais, anunciando no Google, YouTube e… Enfim, deu para captar?
O que estamos lhe dizendo é que, por mais que este tipo de concorrente já esteja consolidado, você quer chegar ao nível dele e até mesmo ultrapassar ele, correto? Mas com apenas um perfil no Instagram vai demorar bastante e você pode até acabar se frustrando no caminho.
Esse concorrente conseguiu se consolidar porque ele possui uma estrutura para trabalhar como afiliado, e essa estrutura é responsável pelos ganhos no marketing de afiliados. E é com essa estrutura que você deve começar logo de início.
Afinal, o que é uma estrutura?
Uma estrutura é a base do seu negócio, como o nome já diz, é o que o sustenta.
Essa estrutura consiste nas engrenagens que vão fazer seu negócio funcionar, e essas engrenagens por sua vez são as plataformas que você vai utilizar para trabalhar como afiliado.
Uma estrutura completa de para trabalhar como afiliado é composta pelas seguintes plataformas:
- Canal no YouTube;
- Perfil no Instagram;
- Página no Facebook para anunciar;
- Site próprio;
- Plataforma de email marketing;
- Google Ads para anunciar nas plataformas Google (as mais comuns são Google e YouTube).
Essa é a composição de uma estrutura para trabalhar como afiliado e é com ela que você deve começar.
Sabemos que você está aqui para saber principalmente sobre valores, e nós vamos falar sobre eles já já, entretanto, continue sua leitura e entenda agora o porquê de usar essas plataformas, quais os benefícios que elas te proporcionam.
Quais os benefícios de uma estrutura?
Canal no YouTube
O canal no YouTube serve para você postar vídeos sobre o seu nicho, e com frequência de postagens mais anúncios, seu canal tende a crescer, atrair novas pessoas e as chances de vender aumentam.
Sem contar também que é possível levar seu público do YouTube para outra plataforma, como o Instagram ou uma página de captura para captar emails, para isso você vai precisar de uma isca digital. Se você não sabe qual isca fazer, recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer”.
Perfil no Instagram
Compartilhar conteúdo do seu nicho de forma rápida, em imagens e vídeos utilizando todas as ferramentas do Instagram é essencial para atrair público. No Instagram também é possível vender e levar seu público para outras plataformas assim como o YouTube.
O grande diferencial do Instagram e também ponto positivo é que nele é possível fazer uma interação maior com seu público, é possível interagir diretamente com seu público, ter um contato maior e estar presente de forma mais rápida, todos os dias inclusive.
Página no Facebook para anunciar
Falando de forma muito transparente com você, utilizar o Facebook para atrair público e vender no orgânico com a postagem de conteúdo é um processo demorado, um processo que não compensa o esforço, pois vai demorar muito e os resultados não serão satisfatórios.
Não é que o Facebook morreu para os afiliados, apenas há uma forma de vender muito melhor do que utilizar o Facebook para vender através de conteúdos no orgânico, e essa forma é através dos anúncios.
Você deve possuir um perfil e página no Facebook com a finalidade de anunciar, e sim, você deve postar conteúdos, mas não com o intuito defender por eles. A postagem de conteúdos no Facebook será para aquecer a página e a manter na ativa, mas não para vender através destes conteúdos.
A finalidade principal de estar presente no Facebook é anunciar, fazer anúncios de venda direta para a página de vendas do produto que você divulga como afiliado e/ou anúncios para captar emails de leads e manter contato com eles também através do email.
Site próprio
Com um site próprio é possível criar páginas de vendas próprias do produto que você vende a fim de se destacar dos demais e fazer um trabalho bem feito (quando a página de vendas é ruim), é possível criar páginas de captura de emails, anunciar no Google Ads e, principalmente, publicar artigos, assim como nós da Capsexpress fazemos no nosso site.
Os artigos são essenciais a longo prazo para o crescimento do seu negócio, com eles é possível aparecer na rede de pesquisa do Google de forma orgânica através de um bom SEO, e até mesmo vender através dos seus artigos recomendando o produto através deles.
Plataforma de email marketing
O email marketing é fundamental para captar emails de leads e manter contato através do email com eles. Com o ele, é possível divulgar novidades sobre seu nicho, divulgar conteúdos novos, vender e outros.
A função principal é criar uma estratégia de email que, no final, o seu lead venha a comprar de você.
Google Ads
Com o Google Ads é possível realizar anúncios no serviços Google, como Google, YouTube, Gmail, e todas as ferramentas Google que são permitidas anunciar.
Você como afiliado vai utilizar mais para o YouTube e mais ainda para o Google, podendo fazer anúncios diretos para a página de vendas, página de captura e artigos do seu site.
E sobre os valores…
Criar uma conta nestas plataformas e até mesmo atuar no YouTube, Instagram e Facebook é totalmente grátis, você terá de investir para anunciar, mas isso muda para algumas plataformas como o seu site próprio e o email marketing.
Então… Quando custa começar no marketing de afiliados? Vamos falar dos valores de cada plataforma uma por uma.
- YouTube – Grátis;
- Perfil no Instagram – Grátis;
- Página no Facebook para anunciar – Grátis;
- Site próprio – você deve pesquisar e observar qual a melhor hospedagem de site para você, mas os valores podem variar de R$ 150,00 a R$ 380,00 em boas hospedagens. Ambos os valores equivalem a um ano de hospedagem de site, ou seja, paga-se uma vez e tem o site hospedado por 1 ano até a renovação;
- Plataforma de email marketing – você pode utilizar plataformas gratuitas para começar, mas não recomendamos por serem muito limitadas. Um bom plano em uma plataforma de email marketing completa pode variar de R$ 197,00 por mês a R$ 397,00 por mês.
- Google Ads – Grátis para criar a conta.
E agora, como você terá de anunciar em algum momento ainda no seu início, bons valores mensais de campanhas de anúncios para começar são:
- Anunciar no Instagram – R$ 300,00;
- Anunciar no Facebook R$ 300,00;
- Anunciar no Google Ads – R$ 500,00.
- Lembrando que os valores podem mudar e as estratégias de anúncios serão feitas por você.
Na somatória total por um mês, você investiria cerca de:
- Hospedagem para site próprio – R$ 380,00;
- Plataforma de email marketing – R$ 397,00;
- Anúncios no Instagram – R$ 300;
- Anúncios no Facebook – R$ 200,00;
- Anúncios no Google ADS – R$ 500,00.
- No total, em um mês seu investimento inicial será de: R$ 1777,00.
Lembrando que todos os valores podem ser alterados de acordo com sua estratégia e com as plataformas que você optar contratar os serviços.
Conclusão
Neste artigo, o quanto custa começar no marketing de afiliados, chegamos a conclusão que é preciso trabalhar com uma estrutura completa logo de início para colher bons resultados em um período de tempo menor.
O valor que chegamos para um mês gira em torno de R$ 1777,00 , entretanto, pode mudar de acordo com a estratégia que você utilizar, plataformas que contratar e, se incluir serviços de profissionais como designer, copywriter, gestor de tráfego e afins, esse valor também pode mudar.
Se engana que trabalhar como afiliado possuindo uma estrutura completa não exige um investimento inicial, neste artigo pudemos concluir que é totalmente o oposto, é necessário investir sim, assim como qualquer outro negócio, se você quer entrar de cabeça no marketing de afiliados e realizar vendas, você terá de investir.