E-commerce (ou “comércio eletrônico” em português) é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones. Seguindo alguns passos é possível ter um e-commerce de sucesso. Confira!
Não é segredo que, ao longo dos anos, o varejo se transformou junto com os clientes. Hoje, as pessoas buscam novas formas de consumir e prezam muito por praticidade e segurança.
Comprar pela internet tornou- se um hábito cada vez mais comum entre os consumidores. De 2011 até 2017, o faturamento das compras on-line subiu de R$18,7 milhões para R $47,7 milhões no Brasil, e R$ 262 bilhões de reais em 2022.
O curioso é que, mesmo assim, mais de 60% das lojas virtuais fecham, e em um curto período, geralmente em menos de 1 ano!
Chega a ser estranho a rua mais movimentada do mundo, que é a Internet, possuir lojas que fecham em um período tão curto.
O principal erro? A falta de planejamento. E para empreender no mercado digital, abrir uma loja virtual, que é o caso do e-commerce, é necessário que se tenha planejado alguns pontos importantes do seu negócio para lhe ajudar na sua jornada de empreendedor, e até mesmo para evitar erros, principalmente no início.
Nesse post, a Capsexpress separou para você os 6 Passos principais para ter um Ecommerce de sucesso.
Mas, antes de estruturar um ecommerce de sucesso, você deve ter um bom plano de negócios e um produto ou linha de produtos já estabelecida, ter plena confiança de seus fornecedores e um bom esquema de logística, porque dentro de um negócio, isso porque todas as ações se completam.
Por isso, sugerimos que você pegue papel e caneta, e maratona os artigos do blog, aqui você encontra conteúdo de valor sobre empreendedorismo, estratégia, marketing e negócios, tudo para estruturar um negócio lucrativo e sustentável!
Confira 6 passos principais para ter um e-commerce de sucesso.
Sumário
Passo 1: Defina um nicho de mercado para você atuar
Pode parecer algo simples, e é. Mas o problema é que muitos iniciantes escolhem o nicho com base no “achar que nicho tal é mais lucrativo”.
Muitos dos iniciantes que fazem isso acabam se surpreendendo e percebendo que não é naquele nicho que ele quer atuar logo depois que já estruturou o negócio. E consequentemente, se frustram.
Então… Como escolher o nicho de mercado ideal?
Caso você já saiba em qual nicho quer atuar, ótimo, mas mesmo assim, dê uma olhada nos tópicos abaixo:
- Qual a minha vocação?
- O que quero fazer na vida das pessoas?
- Pesquise diferentes nichos de mercado.
- Veja o que outros empreendedores estão fazendo, como estão fazendo, qual o posicionamento, postura e relação com o cliente (não é para você copiar).
E para concluir, saiba que qualquer nicho vende, a internet é a rua mais completa e movimentada do mundo, é nela que a maioria das pessoas buscam soluções para seus problemas.
Saiba também que, quando você escolhe um nicho no qual você gosta de trabalhar, as coisas ficam muito mais fáceis, mas, caso você opte por um nicho no qual você está escolhendo apenas por achar que dá mais dinheiro… CUIDADO! Se prepare bastante para aguentar o tranco, porque pode ser o que você não esperava que fosse.
Todo nicho de mercado vende, o que te destaca são seus diferenciais, as estratégias utilizadas para alcançar e atender a demanda do publico desejado.
Passo 2: Conheça e entenda o seu cliente
Conhecer e entender não são as mesmas coisas. Você pode conhecer tal coisa, mas, você sabe como ela funciona?
Para abrir um e-commerce, é necessário que você conheça e entenda o seu cliente. Para isso, segue abaixo alguns tópicos para você responder que vão te ajudar no conhecimento e entendimento do seu cliente:
- Qual meu nicho?
- O que eu vendo?
- Meu cliente é homem, mulher ou ambos?
- Qual a dor do meu cliente?
- O que o meu produto faz para solucionar essa dor?
- Qual a faixa etária do meu cliente?
- Qual a renda (monetária) do meu cliente?
- Por que o meu cliente compraria esse produto de mim e não de outra pessoa? (Em outras palavras, qual o seu diferencial no mercado?)
Respondendo a essas perguntas, você pode conhecer e entender o seu cliente, consequentemente, selecionar a pessoa certa que vão comprar o(s) seu(s) produto(s).
Passo 3: Produza conteúdo de valor para as redes sociais
Escolha uma marca ou empresa que você conheça e a pesquise no Instagram ,por exemplo. Ela está lá, não está? Gerar conteúdo é totalmente essencial!
O e-commerce já deixou de ser apenas uma loja com preços e produtos, é preciso mais que isso para ter bons resultados. E é aqui que você precisa gerar conteúdo de valor. “E sim, já te adianto que é necessário produzir conteúdo”. Por que? Pelos seguintes motivos:
- Quando você vende produto(s) na internet, as pessoas querem ver detalhadamente como ele é, o que ele resolve, dicas, ideias, como fazer tal coisa com tal produto, como usar tal produto, o que essa marca tem mais para oferecer (aí você vende mais).
Produzir conteúdo é de longe um dos pontos principais para ter um E commerce de sucesso. Você interage com seu público, gera conexão, cada vez mais pessoas conhecerão sua marca e cada vez mais você vai vender.
Passo 4: Tenha estratégias, elas são suas aliadas para sempre!
Você pode ter o melhor produto do mundo e gerar o melhor conteúdo do mundo, mas sem estratégias, não adianta absolutamente nada.
E muita calma, estratégia não significa pegar todo o seu capital e investir em anúncios. Os anúncios te trazem vendas sim, e é uma estratégia, o parêntese aqui é que se o seu e-commerce estiver no início, muito provavelmente seu capital não está nas alturas e você precisa levar o seu negócio adiante com apenas esse capital.
Então, o ideal é que você possua estratégias mais enxutas, como um Instagram para o seu e-commerce, e aí sim, quando você possuir conteúdo no seu Instagram (é totalmente grátis postar conteúdo lá), você investe em anúncios.
E, por que especificamente sobre anúncio? Pois é uma ideia que todo empreendedor tem, e os iniciantes apostam nisso, principalmente no início.
Mas, anúncios e somente anúncios não irão te dar resultados a longo prazo, e se derem, além de demorar muito mais, pode não ser o que você esperava. Por esse motivo, no “Passo 3” deste artigo você leu a importância de gerar conteúdo.
Estratégia não se resume em anúncio, existem várias outras que você pode utilizar a seu favor, mas para isso, é necessário que você já tenha passado pelos passos número 1 e número 2.
Passo 5: Terceirize
Terceirizar não é gastar dinheiro, é investir dinheiro. Talvez no início você não tenha como terceirizar devido ao capital, mas a medida que seu e-commerce for crescendo, invista em terceirizações.
Você pode terceirizar, por exemplo, designers, copywriters, empresa de gestão, empresa de marketing, serviços de transporte, e vários outros.
Você não é obrigado a fazer tudo sozinho por muito tempo, invista em terceirizações, os benefícios são enormes, e podemos listar aqui alguns deles:
- Melhor planejamento e aplicação das estratégias: Uma empresa de marketing pode elaborar e aplicar as estratégias ideias para você, afinal, no “passo 4” você leu a importância das estratégias no seu e-commerce.
- Melhor controle e armazenamento de estoque: Contratando uma empresa para controlar e armazenar o seu estoque, você não precisa usar um espaço pessoal para isso, lhe proporcionando mais segurança dos produtos, e claro, melhor organização.
- Maior qualidade de serviço: Com cada tarefa designada para o melhor profissional ou empresa, a qualidade dos serviços do seu E Commerce sobe, pois cada coisa será feita da forma ideal.
Passo 6: Fique de olho nas métricas, afinal, os números não mentem.
Os números são muito importantes no seu negócio, eles que vão determinar se seu e-commerce está indo bem ou mal, se eu lucro está lá em baixo, ou pior, se você está saindo no prejuízo, é hora de ver e rever onde você está errando, se seu lucro está lá em cima, se preocupe em aumentar cada vez mais.
Métricas que devem ser analisadas em seu e-commerce
- Custo de aquisição de clientes (CAC): O CAC é basicamente a soma do valor total investido para que o cliente chegue ao seu E Commerce dividido pelo número de clientes adquiridos. Se o seu CAC for baixo, ótimo, sua estratégia para adquirir clientes está funcionando muito bem, se for alto, pare, veja e reveja sua estratégia e/ou o preço dos produtos do seu E Commerce.
- Taxa de rejeição: A taxa de rejeição é responsável pelas pessoas que saíram do seu E Commerce sem interagir com ele. Com ela, é possível ver quais páginas do seu site precisam de melhorias.
- Taxa de conversão: A taxa de conversão te mostra quanto dos visitantes de seu E Commerce estão comprando seus produtos. Se ela for baixa, é hora de ligar o alerta, descobrir onde você está errando e consertar. Para descobrir a taxa de conversão, utilize a seguinte fórmula:
Nvc / Nv = (resultado) x100
-> Nvc = Número de visitantes que compraram (ou número de conversões)
-> Nvt = Número total de visitantes
-> Multiplique por 100
Exemplificando: O seu E Commerce obteve 88 visitantes e 60 vendas, descobrindo a taxa de conversão:
60 / 88 = 0,68
0,68 x 100 = 68
A taxa de conversão do seu E Commerce foi de 68%.
- Taxa de aprovação de pedidos: É a taxa que calcula a porcentagem entre pedidos que foram recebidos e os pedidos que foram pagos. Caso ela esteja baixa, pode ser porque o pagamento foi no boleto, ou o cliente obteve problemas com a operadora do cartão de crédito, dificilmente será porque algo não o agradou. Portanto, quanto maior forem as formas de pagamento, melhor. Para calcular a taxa de aprovação de pedidos, utilize a fórmula:
Pg/Pr = (resultado) x100
-> Pg = Total de pedidos pagos
-> Pr = Total de pedidos recebidos
-> Multiplique o resultado por 100
Exemplificando: Seu E Commerce obteve um total de 90 pedidos, desses 90 pedidos, 48 foram pagos. Descobrindo a taxa de aprovação de pedidos:
48 / 90 = 0,53
0,53 x 100 = 53%
A taxa de aprovação de pedidos do seu E Commerce foi de 53%.
- Abandono de carrinho: É a taxa de desistência de compra. Alguns fatores comuns que a causam são o valor do frete e as formas de pagamento. Em relação ao valor do frete, não tem muito o que fazer, mas caso seu E Commerce estiver em um centro comercial, a taxa de frete para o comprador é mais atrativa, e caso o valor do produto seja menor que o valor do frete, pode ser uma causa da desistência da compra, principalmente se o valor do produto for baixo. Agora, em relação às formas de pagamento, deixe visível quais as formas de pagamento que o seu E Commerce aceita.
Nunca deixe de analisar as métricas, elas que te contam como está indo o seu E Commerce.
Conclusão
Para ter um e-commerce de sucesso, é necessário muito trabalho, foco e dedicação. Com este artigo, você pode conferir os principais passos que devem ser seguidos para que seu E Commerce dê certo, principalmente se ele estiver no início.