O que fazer e o que não fazer no marketing de conteúdo

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Imagem de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo, como já temos artigos aqui no blog abordando sobre, é fundamental para a presença digital de qualquer negócio, sendo o responsável por trazer cada vez mais pessoas às redes sociais onde seu negócio está presente.

Muitos começam no marketing de conteúdo porque precisam criar e publicar conteúdos e não possuem verba para contratar um social media para fazer o marketing de conteúdo e a gestão das redes sociais.

Foi pensando nisso que trouxemos este conteúdo sobre o que fazer e o que não fazer no marketing de conteúdo, assim você possui uma direção para seguir e aproveitar ao máximo os conteúdos que serão publicados nas redes sociais do seu negócio.

O que fazer no marketing de conteúdo

O que fazer no marketing de conteúdo.

1 – Estabelecer objetivos

É preciso estabelecer objetivos que deseja-se alcançar com o marketing de conteúdo, isso porque criar conteúdo apenas por criar não leva um negócio a lugar nenhum.

O que você espera para o seu negócio ao criar conteúdos? Visitas? Tráfego? Mais vendas? Leads? 

É preciso saber exatamente quais os objetivos com o conteúdo para, dessa forma, criar conteúdos eficazes que alcancem estes objetivos.

2 – Estudar seu público-alvo

O público-alvo é o comprador do seu produto, por isso, conhecê-lo a fundo proporciona diferenças significativas no processo de criação de conteúdo, afinal, é preciso saber o que anseiam para entregar isso a ele.

Se você não conhece quem compra de você, não vai saber o que precisa para tomar a decisão de compra.

Para estudar seu público-alvo é preciso pesquisar o comportamento, o que consomem na internet, dores que possuem, objetivos que desejam alcançar, o que eles enxergam no produto que você vende e como o seu produto soluciona as dores dele. Para isso o recomendado é criar uma persona, a persona nada mais é que um avatar na forma mais perfeita do seu comprador.

3 – Crie e publique conteúdos de qualidade

Publicar conteúdos de qualidade é a principal maneira de se destacar no marketing de conteúdo, isso porque, quando o conteúdo possui qualidade, agrega positivamente a quem consome, gerando satisfação e, por isso, confiança, logo compram de você.

Conteúdos de qualidade são aqueles que de fato ajudam o público-alvo de forma gratuita, apresentando benefícios para ele.

Portanto, não crie conteúdos apenas por criar, alimente suas redes sociais com conteúdo de qualidade, nem que seja duas vezes ou uma vez por semana, mais vale conteúdos de qualidade publicados periodicamente, mesmo que em períodos maiores, do que conteúdos sem valor publicados todos os dias.

Uma orientação muito importante é pensar como o usuário vai consumir o conteúdo e como o conteúdo vai ajudá-lo. Pensar no “outro” é a melhor forma de fazer algo para o “outro”, neste caso o “outro” é o seu público-alvo.

4 – Promova o engajamento nas redes sociais

Seu perfil nas redes sociais, sejam elas quais forem (Instagram, YouTube, Facebook, etc.) precisa de engajamento para atrair novos usuários, seguidores e, consequentemente, compradores.

Para isso você pode promover o engajamento dentro das publicações, sem pagar nada por isso, e também pode promover suas publicações de forma paga, mas, se não há verba para promover suas publicações, então a melhor maneira é fazê-lo dentro das publicações.

Por exemplo, no Instagram, peça nas publicações para curtir, salvar para ver depois, compartilhar, enviar para um amigo e nos stories para reagir a um emoji que você colocar, responder enquetes, enviar perguntas e, em suma, utilize as mais diversas opções de engajamento com o seu público que a rede social permite.

Outro exemplo é o YouTube. Peça nos vídeos para que o usuário se inscreva e ative o sininho das notificações, deixar o gostei, compartilhar e seguir as redes sociais pelos links deixados na descrição do vídeo. 

Explore e ponha em prática as mais diversas formas de engajar com seu público, isso fará uma grande diferença nos resultados.

5 – Publicar periodicamente

Publicar periodicamente é outra ação que se deve tomar no marketing de conteúdo para alavancar seu negócio.

Ao publicar periodicamente, a plataforma recomenda seus conteúdos para mais pessoas além das que já seguem seu perfil, logo são mais potenciais usuários que entram em seu negócio e são convertíveis em vendas no final.

Como abordado anteriormente, o conteúdo deve ser de qualidade, então, mais basta publicar conteúdos de qualidade periodicamente a cada uma ou duas vezes na semana do que publicar todos os dias conteúdos sem qualidade.

6 – Esteja aberto a mudanças, novidades e otimizações

Pode ser que mesmo com o trabalho prévio antes de começar a definir os conteúdos que serão publicados eles não performem bem, portanto uma reestruturação será precisa.

Não tenha medo do novo, se for preciso fazer mudanças, agregar novidades e trabalhar em otimizações dentro do seu conteúdo, faça-os. 

Dessa forma você sempre entregará o melhor para quem consome seu conteúdo, com isso melhores resultados virão.

E vamos combinar que ficar estagnado em algo que não está dando certo não é o caminho para bons resultados, não é mesmo?

Portanto, sempre que preciso, reestruture e mude para entregar o melhor que puder ao seu público.

Agora que abordamos o que fazer no marketing de conteúdo, confira o que NÃO se deve fazer no marketing de conteúdo, isso vai evitar erros e otimizar os seus resultados.

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O que NÃO fazer no marketing de conteúdo

Imagem de o que não fazer.

1 – Copiar conteúdos de outros perfis

Esse é um erro que muitos cometem, e talvez não na intenção de copiar por ter algo já pronto, mas sim por pensar que se deu certo para o outro também vai dar certo para ele.

Acontece que além de ser antiético copiar conteúdos, é um grande erro para os resultados do seu negócio porque não o destaca dos outros. Isso faz com que seu negócio não tenha autenticidade e não apresenta inovações dentro da proposta que possui.

Um dos pontos-chave ao criar conteúdo é entregar inovações e autenticidade, se seu negócio copia conteúdo não entrega nenhum dos dois, visto que não está trazendo novidades por estar copiando algo pronto e não possui autenticidade, pois é algo que não foi criado, e sim copiado.

Portanto, crie os conteúdos, não copie, no início pode até ser que atraia seguidores, mas a longo prazo os resultados serão altamente negativos.

2 – Comprar seguidores

“Na intenção de transmitir credibilidade e autoridade, foi lá e comprou milhares de seguidores para o perfil do Instagram… Grande erro.”

A compra de seguidores só atrapalha o crescimento do seu negócio, visto que são contas falsas que não vão interagir com seus conteúdos, e isso faz a plataforma entender que o conteúdo não é relevante, ora, há muitos seguidores, mas nenhum interage, só pode ser irrelevância no que é publicado.

Isso gera penalização em seu perfil por parte da plataforma, deixando de recomendar seu conteúdo para seu público verdadeiro.

Portanto, não compre seguidores, a criação de conteúdo é um investimento a longo prazo que deve ter o tempo respeitado, mas os resultados serão altamente benéficos.

E lembre-se que robôs não possuem cartão para passar e comprar seu produto.

3 – Não acompanhar o desempenho do conteúdo

O não acompanhamento do desempenho do conteúdo gera perdas de otimizações que poderiam ser feitas para entregar de forma mais aproveitável ao seu público.

Confira como está a entrega do conteúdo, como seus seguidores estão interagindo com ele e o que pode ser otimizado.

Lembre-se de estar sempre aberto ao novo, e quando for preciso não hesite em realizar mudanças e otimizações.

4 – Não produzir conteúdo

Pode ser um pouco contraditório falar de não produzir conteúdo quando se fala de marketing de conteúdo, mas essa é exatamente uma das ações que não devem ser realizadas quando se quer produzir conteúdo.

O raciocínio é bem intuitivo, se você quer promover seu negócio e alcançar resultados, o conteúdo é um dos pilares importantes para isso, basta entrar em alguma rede social e buscar o perfil daquela empresa grande em um determinado nicho que as pessoas sempre compram, ela está nessas plataformas publicando conteúdos, não está?

Pois então, o conteúdo é fundamental para atrair compradores. 

Não queremos também comparar um negócio menor com uma determinada empresa gigante há anos no mercado, o que queremos passar para você é que o conteúdo, independentemente do negócio, deve estar presente nas estratégias de impulsionamento.

A ausência da produção de conteúdo não gera visibilidade do seu negócio, hoje as empresas estão presentes no online. Pode ser que uma loja nem possua estabelecimento físico, mas está ali no Instagram, por exemplo, publicando conteúdo e vendendo bastante. 

Produza conteúdos, gere visibilidade e venda.

Conclusão

Este conteúdo abordou e explicou o que você deve fazer e não fazer no marketing de conteúdo para alcançar os melhores resultados possíveis.

Principalmente para quem está começando, não ter uma direção para seguir é normal, sendo comum que não saibam quais ações tomar e quais não tomar.

Errar é comum, mas conhecer para minimizar os erros e maximizar os acertos é uma tarefa que deve ser feita previamente para saber qual direção seguir.

Categorias: Marketing

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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