O mercado digital vem ganhando cada vez mais espaço. As pessoas estão cada vez mais conectadas a Internet e este se tornou o novo modo de fazer negócios.
Mas se engana quem acredita que o mercado digital é somente para serviços digitais, pelo contrário, é a forma mais eficaz de comunicação com o mundo, e te possibilita vender absolutamente tudo.
Os negócios fora do mundo digital perdem grandes oportunidades, além de ser mais difícil serem encontrados e de relacionarem com seus públicos.
Os consumidores buscam cada vez mais na internet produtos e serviços.
Portanto, negócios que não possuem um site nem participam de alguma plataforma estão cada vez mais em desvantagem comercial.
Confira a seguir o que é um negócio digital, quais transformações ele vem sofrendo e quais as vantagens deste mercado.
O avanço da tecnologia transformou a forma de fazer negócios, facilitou a livre comunicação, bem como os processos de gestão dentro das empresas.
Foi uma transformação quase total que trouxe ao longo do tempo diversas mudanças nas formas tradicionais de negociar, e as projeções são ainda maiores.
Talvez esta seja uma das principais vantagens do mercado digital, os avanços não param!
Durante a pandemia, o mercado digital teve suas transações comerciais mantidas graças aos canais virtuais de vendas.
De acordo com dados do movimento Compre&Confie, foram mais de 20 milhões de novos consumidores que compraram online pela primeira vez no país, um grande marco para o mercado digital.
Esse crescimento já era algo que vinha acontecendo mesmo antes da pandemia.
Porém, com esses acontecimentos, isso se disseminou ainda mais e manteve a continuidade do giro econômico.
O que antigamente era feito da forma tradicional e limitada, hoje é muito mais amplo e fácil com muitas funcionalidades e facilidades, como acessar a conta bancária, marcar uma consulta médica, fazer uma reserva, gerir sua agenda e principalmente comprar e vender.
Hoje, existem no mundo todo, milhares de ferramentas como softwares, apps e sistemas que fazem quase todo tipo de operação online.
Quanto mais a tecnologia aumenta, mais favorável para o mercado digital, e as empresas que sabem aproveitar as oportunidades e estão atentas às inovações, surfam na crista da onda do mercado digital.
Mas, antes de entender o que é um negócio digital e quais as vantagens deste mercado, temos que enfatizar que existem pontos que são cruciais para o sucesso de qualquer negócio, e que independente dos avanços tecnológicos, não mudam jamais
Sumário
Qualidade de produto e bom atendimento
Não tem muito valor sua marca ser a número um em tecnologia e não cumprir os princípios básicos de crescimento de uma empresa.
Afinal, as pessoas ainda são pessoas, apesar de fazerem negócios online, e o produto final atender suas necessidades e expectativas de forma efetiva, dentro destas necessidades estão um excelente e eficaz atendimento ao cliente e qualidade incontestável de produto.
O que é o mercado digital?
Mercado é lugar, espaço no qual as pessoas compram, vendem e trocam diversos tipos de itens, lugar de livre negociação.
O mercado digital é a mesma coisa, porém, no ambiente digital e com infinitas possibilidades e ferramentas, através da internet.
O alcance é infinito, e este mercado utiliza as tecnologias para operar e avançar.
Um exemplo disso é o mercado de produtos físicos, suplementos alimentares e nutracêuticos, que, antigamente eram comercializados somente em farmácias, e seus diversos benefícios não eram popularmente conhecidos.
Atualmente, a tecnologia possibilita ao investidor ter uma marca de encapsulados somente operando no mercado digital.
Inclusive, conta com empresas como a Capsexpress, que faz todo processo de desenvolvimento, fabricação e logística do seu produto, com as melhores tecnologias, enquanto você se concentra em gerir sua marca.
O crescimento de usuários da Internet no Brasil e no mundo é diário, e o mercado digital é cada vez mais vantajoso para quem quer investir e crescer.
Uma coisa leva a outra
Empresas de todo segmentos são beneficiadas com o mercado digital, o que trás um aumento cada vez maior dentro do mercado digital.
Uma coisa leva a outra, empresas de tecnologias avançam e favorecem empresas que oferecem produtos, que investem em empresas de marketing, e este mercado é cada vez mais alimentado.
Negócios grandes e pequenos vêm se favorecendo dos avanços do mercado digital.
Mercado este que é casado com o marketing digital, senti mais uma evolução do mercado.
Todo investidor, iniciante ou pioneiro, pode se beneficiar deste mercado para favorecer seus negócios, a chave é a preparação.
Investir em conhecimento é a chave do sucesso de qualquer negócio, mas fundamentalmente no mercado digital.
Como usar o mercado digital a favor da minha marca
As transformações digitais vão além da tecnologia
Tudo mudou, desde a forma de se relacionar até a forma de entrega de serviços e produtos, e sendo uma empresa nova no mercado, ou uma tradicional empresa, pode e deve se beneficiar do mercado digital.
Estar atento a novas tecnologias, frequentar feiras do seu nicho, fazer network, e principalmente entender minuciosamente como sua empresa pode oferecer soluções às dores e necessidades do seu público, e aliar-se às inovações do mercado para oferecer estas soluções.
Basicamente, o mercado digital possibilita às empresas fazer uma ligação entre problemas e soluções, e estas soluções representam crescimento e rentabilidade para sua empresa.
Isso pois, as pessoas em geral estão dispostas a pagar por algo que gere valor real para elas, e que resolva uma dificuldade comum.
Dessa forma, criar maneiras de solucionar problemas que já persistem por muito tempo é uma oportunidade de inovação e tanto.
Procure inovar
Procure inovar ao oferecer soluções para problemas que são antigos.
Pense em serviços como Netflix, Pix, Airbnb e muitos outros que oferecem soluções efetivas às necessidades das pessoas com o uso da tecnologia.
São necessidades sempre presentes que já tinham soluções, porém, o avanço da tecnologia otimizou as mesmas soluções.
E conforme o mercado digital avança, algumas empresas avançam rapidamente, enquanto outras ficam obsoletas.
É possível que cada vez mais soluções surjam, aproveite as oportunidades e tendências para se crescer com este mercado.
Tendências e mudanças do mercado digital
Analytics
Na internet existe livre demanda e livre oferta, e todo o tipo de pessoas acessam esta “avenida movimentada”.
Um avanço tecnológico que proporciona muitas vantagens para as empresas são as ferramentas de análise online de métricas e indicadores de desempenho, ou KPIs.
Estas ferramentas possibilitam alcançar as pessoas certas e medir os esforços e ações, otimizando o desempenho da empresa.
É fundamental que o empresário saiba medir estas ações.
Mesmo que exista a possibilidade de pagar um especialista, o administrador deve sempre estar atento às métricas do seu negócio.
Economia compartilhada
A economia compartilhada é outro modelo de negócios que surgiu com o uso mais amplo da internet como canal de negócios.
As pessoas se deram conta de que compartilhar bens, serviços e experiências muitas vezes sai mais barato e é mais interessante do que comprar algo sozinho.
Na era social, onde tudo é feito para ser exposto, o mercado digital encontrou um nicho lucrativo e que explora o desejo das pessoas de se sentirem parte de algo maior.
Inteligência artificial
A inteligência artificial contribui para sistemas cada vez mais sofisticados em instituições de todo tipo.
Seja para realizar tarefas importantes, como operações administrativas, ou lançar campanhas de marketing melhores, a inteligência artificial tem papel de destaque no mercado digital.
A tendência é que esse papel aumente consideravelmente nos próximos anos a medida que as soluções de IA avançam e se tornam mais populares.
Terceirização de processos
Essa tendência vem ganhando um bom espaço.
Muito além da redução de custos, a terceirização pode facilitar investimentos em tecnologia e garantir competitividade para o negócio.
Algumas vantagens como custo baixo, agilidade de produção e logística e muitas outras vantagens que a terceirização oferece, tudo possibilitado através das tecnologias de gestão e comunicação.
SEO por Rich Questions
O SEO é baseado em técnicas para melhor posicionamento dos conteúdos nos buscadores.
Além disso, para que os materiais apareçam em boas posições no Google, é preciso ficar ligado nas atualizações e nas carências específicas de cada usuário.
Somente assim será possível atender às demandas individuais.
Para suprir essa necessidade, surgiu o SEO através de Rich Questions (perguntas ricas).
Esse recurso visa responder, com assertividade, àquela pergunta do usuário.
Alguns exemplos são:
Como fazer tal coisa?
Quando começar a se exercitar?
Como aprender um idioma em seis meses?
Esteja ciente das questões mais relevantes e procuradas pelo público de seu nicho. A palavra-chave é personalização.
Bitcoin e outras criptomoedas
O Bitcoin faz parte das chamadas criptomoedas, e veio para remodelar o uso da internet como canal comercial.
Depois das suspeitas iniciais geradas pelo uso da moeda no mercado negro, já existem muitas pessoas investindo tempo e dinheiro na exploração dessa nova forma de realizar pagamentos.
O conceito do Bitcoin pode ser explorado até na produção de conteúdo de forma segura, e tende a ser cada vez mais utilizado como forma de validar transações que exigem um nível superior de proteção à fraude.
Estas são só algumas das inovações que o mercado digital oferece.
Que o mercado digital é bastante atrativo e oferece diversas vantagens não há dúvidas, mas não se aplica a todas as formas de negócios.
Por isso, é necessário que os negócios mais tradicionais se adaptem a esta nova realidade, para se posicionar de forma favorável.
A Transformação Digital não é só uma nova realidade mas sim uma necessidade.
Uma empresa que não está posicionada de alguma forma no mercado digital, está desfavorecida.
Para de adaptar a este novo mercado são necessárias algumas ações, como ter uma estratégia multicanal de comunicação efetiva com estratégias de conteúdo que alcancem o público alvo da sua empresa e estabeleçam uma conexão.
Ainda, é importante estar sempre atento às inovações, investir em conhecimento e treinamento da equipe, investir em estratégias de marketing digital e ter um conceito de adaptação constante nas políticas da empresa.
Cerca de 70% da população brasileira está conectada. São mais de 126 milhões de pessoas fazendo parte da transformação digital.
A perspectiva é que as vendas online em 2021 dobrem em relação há apenas cinco anos!
E-commerces e plataformas de vendas movimentam grande parte da economia.
Criar uma boa presença no mercado digital é fundamental para o crescimento da sua empresa, e para isso invista nas ferramentas certas e garanta um bom posicionamento para conquistar resultados excelentes.
Conclusão
O mercado digital oferece infinitas possibilidades de negócios e crescimento para sua empresa, basta estar sempre conectado com as oportunidades e inovações e investir nas ferramentas e conhecimento necessário para estar sempre bem posicionado neste mercado que não para de crescer.
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