Como desenvolver uma marca forte no mercado digital

Ler um título assim pode assustar no início, pelo fato de que desenvolver uma marca, ou trabalhar o  branding de um determinado produto ou serviço, pode parecer algo muito profundo e didático, e de fato é.

Imagem vetor desenvolver uma marca.

Mas pode se tornar mais fácil desde que sigamos todas as etapas na criação de uma empresa, como plano de negócios, desenvolvimento de marca, produto, equipe, marketing, logística, etc.

Mas ainda nos dias de hoje,  é  muito comum que as pessoas confundam os conceitos de marca e logomarca.

Uma logomarca é a representação gráfica de uma marca, um elemento fixo de identidade visual  que é naturalmente associado à empresa ou produto, e é uma das etapas essenciais  no desenvolvimento da sua marca.

Devemos sempre compreender que todas as etapas se completam para ter um negócio bem fundado e de sucesso, aqui no blog da Capsexpress você encontra direcionamento para o mundo dos negócios, porque  nossa missão é ver você empresário crescer,evoluir e prosperar com o mercado.

Por isso vamos entender hoje como desenvolver uma marca forte no mercado digital, mas antes já se inscreve na lista de emails e receba em primeira mão conteúdos como este que facilitam sua jornada empreendedora! 

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Você sabia que, mesmo que você já tenha uma ideia pré definida de produto a ser desenvolvido na cabeça, esta etapa se torna muito mais fácil e assertiva quando se faz um desenvolvimento, ou processo de branding e rebranding na sua empresa ou marca? 

Mas já vamos começar esclarecendo que o processo de desenvolvimento de uma marca vai  muito além de elementos visuais, como slogan, nome, cores e mídias, na verdade este é o último (apesar de essencial), passo no processo de desenvolvimento.

Uma marca que tem a pretensão de se estabilizar no mercado deve ir muito além dos produtos que oferece, uma marca forte deve proporcionar experiências que criam conexões reais e duradouras  com o público, e comunicar crenças, valores e ideais, que representam este público!

 O que é marca

marca

substantivo feminino  1.ato ou efeito de marcar.

2.
Traço, sinal, impressão deixada por alguém ou algo.

Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato, e a manutenção dela, conhecida como branding, é o processo de gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral.

Portanto, é criar estratégias de movimentos que definem como a marca é vista e lembrada, como indica a definição no dicionário: Ato ou efeito de marcar.

Ter uma marca bem pensada e direcionada para os interesses do consumidor, com um branding bem trabalhado, com certeza é um competitivo atraente no mercado digital de produtos físicos, onde nascem e morrem diariamente muitas empresas e produtos do segmento.

Acontece que a maioria das pessoas acreditam que basta ter um bom produto que ele se destacaram, mas essa verdade é irreal, já que o comportamento de compra do consumidor mudou, e hoje as pessoas exigem experiência de compra ao adquirir produtos e serviços, e esta experiência só será possível se a empresa desenvolver uma marca estratégica ! 

Maioria das empresas no país não dura 10 anos, e 1 de 5 fecha após 1 ano.

Como desenvolver uma marca forte no mercado digital

Imagem vetor desenvolver marca no mercado digital.

1 – Pense no seu propósito pessoal 

Ao criar uma marca, sua motivação real, são somente os lucros? Você tem algum sonho ou ideal a ser realizado através deste empreendimento? Quais são? Você se identifica com alguma dor que seu produto resolve? Quer mudar ou melhorar a vida das pessoas através do seu produto? 

Essas questões são importantes, não só para a criação da sua marca, mas para que você se sinta realizado ao empreender, o que contribui (e muito) para o sucesso de uma empresa e marca. 

Sua empresa deve ter claro e definido quem ela é para então se comunicar com seu mercado e clientes, portanto recisa primeiro se conhecer.

Uma marca é construída pelas pessoas que trabalham nela, seus fundadores e colaboradores, as habilidades e qualidades de cada um, por isso é importante descobrir qual a real natureza de funcionamento da sua empresa antes de inseri-la no mercado. 

2 – Faça uma pesquisa minuciosa de mercado,

Estude a fundo seus concorrentes, seus parâmetros de lucros e ganhos, e principalmente seu público alvo.

A pesquisa de mercado nada mais é do que um planejamento para a coleta de dados e geração de ideias  que lhe darão fundamentos para o processo de análise e tomada de decisão final an hora de investir em determinado negócio. 

As pesquisas te ajudam a entender o que os consumidores precisam, do que gostam, quais ambientes são favoráveis, quais aspectos sua marca deve aderir para se enquadrar, entre outros detalhes fundamentais para a fundação de uma marca. 

Devemos enfatizar aqui que  não importa muito o tamanho de sua empresa ou investimento, realizar uma pesquisa de mercado é questão essencial no mundo tão competitivo em que estamos. Não obter dados para tomar as melhores decisões para seu negócio significa pular de um avião sem paraquedas. 

3 – Reconheça e mapeie seu público alvo.

De uma maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Sem estabelecer a sua definição, as ações que você projetar só darão resultado por um golpe de sorte. Seu público alvo deve ter as seguintes características em comum:

  • Faixa etária
  • gênero
  • Escolaridade
  • Faixa de renda
  • Classe social
  • Localização
  • Hábitos de consumo

Resumidamente, o seu público-alvo tem características comuns relacionadas a esses fatores.

4 – Crie uma ou mais personas

As personas são avatares que representam minuciosamente seu consumidor, seus desejos, suas dores, seus gostos.

Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é esse cliente ideal, o que ele faz e do que ele gosta.

Assim, foi criada a persona, ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso.  O cliente é o foco de qualquer negócio. Nenhuma empresa será bem-sucedida sem clientes.

Uma pessoa bem definida te possibilita enviar a mensagem certa para as pessoas certas, desenvolver a marca certa, o produto certo! 

A persona leva uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo, pois envolve:

  • Características pessoais;
  • Poder aquisitivo;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Interesses;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Informações profissionais; 
  • Problemas que enfrenta;
  • Onde costuma comprar;
  • Desejos;
  • Frustrações;
  • Crenças;
  • O tipo de conteúdo que costuma consumir;
  • Quem influencia sua tomada de decisões.

5 – Determine o propósito, missão, valores e visão da empresa, e traços de personalidade dela,

Uma marca deve ter traços que a diferenciam, que deixem marcas na mente do consumidor.

Sua marca é uma marca conservadora? moderna? jovem? idealista? informal?

Uma maneira de olhar para sua marca é como se ela fosse uma pessoa. Como ela seria? Que tipo de personalidade seria atraente para seus clientes?

Essas informações podem servir de base para definir sua voz nas mídias sociais e o tom de todo o seu material criativo, tanto visual quanto escrito. Portanto, liste estas características.

6 – Defina e comunique de forma clara e assertiva o posicionamento da sua marca

Posicionamento é o lugar que uma marca ocupa nos corações e mentes de seus clientes, diferenciando-se da concorrência.

O que sua marca faz de diferente e melhor que o resto do mercado para que ela ganhe a preferência de seus clientes?

O posicionamento retrata um benefício ou atributo em que sua empresa é superior, como a qualidade, o atendimento, a tecnologia empregada ou a rapidez, entre muitos outros.

Escolha o nome que melhor represente sua marca, nesta hora é coerente fazer mais pesquisas, ter certeza que o nome não existe, e já é hora de considerar registrar sua marca para evitar dores de cabeça futuras.

Como dito no início do artigo, uma marca é muito mais do que o nome, é a personalidade, as ações, propósito, posicionamento e que  darão  significado a ela no mercado.

Mas, mesmo assim, um dos primeiros grandes compromissos que você tem é criar o nome, porque ele terá impacto no logotipo, domínio, marketing e também no registro da marca.

Opte por um nome comercial que seja difícil de imitar e ainda mais difícil de confundir com outras marcas existentes no mercado. Se você pretende expandir as linhas de produtos, dê à marca um nome mais generalizado.

6 – Defina os elementos visuais da sua marca, devemos começar pela escolha das cores.

As cores não apenas definem a aparência da sua marca, mas também transmitem a mensagem que você quer comunicar e mantêm a coerência da marca em todas as situações de uso.

Opte por cores que o diferenciam dos concorrentes diretos, assim, você evita que os consumidores se confundam, procure cores mais sóbrias que não tendem a “passar” com a época, e se tornar fora de moda, procure atrelar as cores a personalidade da sua marca. 

Escolha fontes que representam bem sua marca, busque fontes que combinem entre si, e que sejam de fácil leitura. 

Escreva um slogan atrativo, que revela alguns atributos ou propósito da marca de forma resumida e de fácil entendimento, ele será muito valioso para colocar na sua bio das redes sociais, ou no cabeçalho do seu site, no seu cartão de visita, ou em qualquer outro lugar onde você precisa causar um grande impacto com poucas palavras.

7 – Crie um logotipo

Este é, provavelmente, uma das primeiras coisas em que se pensa na hora de construir uma marca, e há uma boa razão para isso, afinal de contas, o logotipo é “a cara” da sua empresa e a representa em todas as ocasiões.

O logotipo ideal apresenta um desenho único que pode ser reconhecido com facilidade e utilizado em todos os tamanhos desejados (um detalhe sobre o qual muitas vezes não se pensa).

É desejável desenvolver logo, sub logo e marca d’água, estes formatos vão te dar mais flexibilidade de acordo com a  necessidade e nunca deixando de lado a identidade visual da marca.  

Identidade visual é o estabelecimento de elementos gráficos como logotipo, cores e fontes que identificam a marca e a tornam única.

Com uma identidade visual bem desenvolvida, o consumidor consegue identificar o propósito, os valores e até mesmo a personalidade da empresa.

Além disso, o fácil reconhecimento da marca ajuda a estabelecer autoridade e relevância da empresa no mercado.

A identidade visual fortalecida e coerente influencia o consumidor, que passa a se identificar com a marca e confiar no produto ou no serviço oferecido.

Conclusão

Não é fácil, mas perfeitamente possível desenvolver uma marca no mercado digital, seguindo os fundamentos que você acabou de aprender e sempre adequando cada um as particularidades da sua empresa.

Assim, você perceberá que, após estas etapas, você reconhece sua marca, o público reconhece, e se torna mais fácil desenvolver produtos, campanhas de marketing, e quaisquer tipos de ações dentro da empresa.  

E lembre-se sempre que, o sucesso de uma marca depende unicamente do compromisso que ela tem com a satisfação do cliente,  pois o cliente é o foco de qualquer negócio.  Nenhuma empresa será bem-sucedida sem clientes.

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