Capscast – Tudo sobre o mercado da beleza no Brasil

Se você atua no mercado da beleza ou pretende atura, neste episódio do Capscast, nosso podcast da salada de frutas do mercado digital, abordamos sobre o mercado da beleza no Brasil, o terceiro maior consumidor de estética do mundo, e trouxemos um experiente para abordar este assunto. Confira!

Da esquerda para a direita: Dênis Barnes, Vinicius Guzzo e Julio.

Este é um mercado enorme, muito lucrativo e possui muito para crescer ainda. 

O nosso convidado é o Dênis Barnes, profissional de estética, temos como host o Vinicius e como co-host o Julio.

Começando – Um geral sobre o mercado

Dênis, fisioterapeuta de formação, trabalha no mercado da estética já há 17 anos, e diz que o mercado cresce não apenas com o consumo dos tratamentos, mas também com os profissionais que atuam no mercado.

Foi Dênis que levou o curso de estética para a Univates (Universidade do Vale do Taquari) e foi por quase 10 anos o coordenador do curso.

A principal atuação de Dênis dentro da estética é em tecnologias de tratamento, destacando a celulite, gordura, flacidez e depilação.

A dor do público de Dênis é alteração que vão tratar dentro da clínica, e para isso possui equipamentos, desde mais caros até de valores menores.

Dênis destaca que a maioria do seu público é feminino e precisa entrar no mercado com uma boa formação, isso porque é necessário possuir o conhecimento do equipamento, do nutracêutico, do cosmético e conhecer do problema.

No mercado, faltava a discussão do problema, onde apenas o tratamento era enfatizado, mas sem o diagnóstico não é possível receitar o remédio, Dênis mudou isso, trouxe a enfatização também do problema para o mercado.

O mercado de estética no Brasil é novo e precisa de mais pesquisas, inclusive, na Beauty Fair, um evento de profissionais e produtos de beleza, Dênis vai levar pesquisas na área de depilação sobre o efeito rebote e queimaduras, mostrando como evitá-los.

Vinicius contextualiza que o mercado de suplementos no Brasil traz muitas novidades do que acontece no exterior, ou seja, são lançadas lá fora e vem para cá, e pergunta para Dênis se em sua área de atuação também é assim.

Dênis destaca que o Brasil é referência mundial em tecnologia de tratamento, inclusive vai ministrar um curso de depilação em Portugal, ou seja, um profissional daqui indo para forma ensinar, fora os convites para ir a outros países que já recebeu para ministrar cursos de depilação.

A tecnologia de ponta está aqui e os profissionais daqui são referências mundialmente.

O que acontece no exterior é que há tecnologia, os países compram tecnologia de estética de outros países, mas é uma tecnologia bloqueada, “engessada”, onde não é possível fazer a programação desejada no equipamento.

Isso ocorre por alguns motivos, como falta de conhecimento do próprio fabricante e falta de conhecimento de profissionais.

Dênis destaca que, por exemplo, no mercado da depilação, quando a tecnologia entrou, os equipamentos eram muito potentes que começaram a causar prejuízos como muitas queimaduras nos pacientes, e por este medo começaram a diminuir a potência dos equipamentos.

Porém, com isso surgiu outro problema. Quando há um equipamento com potência baixa, transforma-se uma luz de alta potência em luz de baixa potência, ocasionando crescimento de cabelo em pacientes que buscam a depilação para diminuir os pelos, ou seja, o efeito rebote.

Dênis ainda destaca que no Brasil isso ocorreu desde alguns anos, onde equipamentos nacionais eram fabricados com baixa potência, e destaca que este medo faz sentido para trazer mais segurança, porém é preciso olhar para os profissionais habilitados a chegarem em bons resultados.

Hoje, Dênis é crítico ao mercado por este motivo, sua visão, como ele diz, é que não tem problema em bloquear a máquina para os profissionais sem formação específica, mas quando se faz isso, a fabricante tira da profissional qualificada a entrega de seu bom resultado.

Uma maneira de contornar isso é a possibilidade de desbloquear a máquina através da assinatura de um termo específico, mostrando a formação adequada para o profissional atuar com o equipamento em potência maior.

Má profisisonais no mercado – Como prejudicam?

O co-host Julio entra na questão do mercado negro na estética, onde profissionais não habilitados desempenham as funções de um profissional de estética, acarretando prejuízos aos pacientes.

Dênis confirma que este mercado existe por uma falta de controle da formação de profissionais que podem ou não atuar em determinada área e até mesmo que podem ou não atuar em determinados equipamentos.

O que poderia existir também é uma padronização em equipamentos que exigem parâmetros para trabalhar, pois em diferentes cursos as alunas aprendem de uma maneira, mas ao chegar no mercado se deparam com outros tipos de equipamentos, então uma padronização seria ideal.

Através de suas críticas construtivas, Dênis conversa com donos de fábricas de equipamentos, por exemplo, e os chama a atenção para a profissional que investiu muito dinheiro, às vezes até mesmo dinheiro que não possuía, em equipamentos novos e estes equipamentos não entregam o que a profissional realmente precisa, em outras palavras, não permitem que a profissional dê o seu 100% no equipamento.

Dênis também já trabalhou no Ministério da Educação atuando nas provas de ENAD e como professor, realizando reconhecimentos de cursos.

Nisso ele já viu de tudo, desde universidades muito sérias até dificuldades de profissionais que possuem dificuldade para atuar no mercado por falta de docentes capacitados.

Faturamento

Dênis ministra cursos online de estética, e seu objetivo é acelerar os ganhos das profissionais que trabalham nessa área, visto que 80% hoje não tiram para elas mais que 5 mil Reais.

Para obter um bom faturamento, são necessários:

  • Resultado;
  • Marketing, posicionamento;
  • Saber precificação e gestão;
  • Marketing.

O marketing foi e é fundamental para Dênis. Durante 17 anos trabalhou na universidade, possuía uma boa estabilização, mas saiu para investir em seu negócio como professor de estética onde ministra cursos online, e destaca que seu faturamento aumentou 10 vezes mais, e isso graças ao marketing.

O posicionamento é fundamental para os negócios, e Dênis é uma das provas disso.

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Marketing – Giro do negócio que proporciona o capital

Dênis “chegou” ao marketing quando viu que havia profissionais atuando na área, mas eram profissionais ruins que bombaram devido ao marketing.

Isso o incomodou, visto que alguém que não possuía 10% do conhecimento que ele possui estava vendendo bastante, isso ocorreu devido ao marketing, e foi neste momento que Dênis entrou no mercado para espalhar seu conhecimento.

As dificuldades surgiram, como, por exemplo, falar diante das câmeras, mas contornar elas foi fundamental para que Dênis chegasse onde está hoje.

Dênis já escreveu 3 livros sobre estética, proporcionando para profissionais da estética mais conhecimento, impactando então sua vida profissional de forma positiva.

Atualmente, Dênis está mais ativo na docência, portanto, atuando como professor realizando também testes e protocolos diferentes em laboratórios com alunos.

Mais sobre o mercado

Segundo Dênis, participar da Beauty Fair, o maior evento de beleza das Américas, proporciona mais contato com inovações e tecnologias de todas as áreas da beleza, bem como o próprio mercado em si.

É um evento de muito valor, propiciando trocas de ideias, networking e conhecimento.

Críticas dentro do mercado

Dênis busca sempre proporcionar críticas construtivas no mercado, porém, ainda há muitos profissionais e empresas que “falam mal” sobre os outros.

Outro ponto que Dênis destaca que há dentro do mercado são influencers que se passam por professores, mas deixa claro que não é contra influencers.

Os problemas são os influencers que se passam por professores e vendem cursos que, dentro dos cursos, vendem determinados produtos, ou seja, são pagos por determinadas para promover seus produtos e utilizam do curso, o que deveria ser um meio de ensino para aprimorar a qualificação, para vender o equipamento.

Mais uma vez, a crítica de Dênis não é contra o influencer, os influencers são importantes, a crítica é contra influencers que se passam por professores para vender produtos através de cursos que não possuem a finalidade da aprendizagem.

Marketing digital e as profissionais

O mercado da beleza para as profissionais com o marketing digital estão lado a lado, para se destacar é preciso obter posicionamento, isso é feito através do marketing, e criar conteúdo para as redes sociais.

Dênis diz que os medos das profissionais são, por exemplo, não gravar vídeos e não saber o que falar. Para contornar estes problemas é preciso praticar a gravação de vídeos, já em relação ao conteúdo, é possível criar conteúdos através de informações adquiridas ao decorrer da formação, de livros e outros conteúdos.

Há uma grande oportunidade no marketing digital para as profissionais da beleza, portanto, é preciso começar a se posicionar nele.

Uma dica que Dênis compartilha em relação ao marketing é acompanhar os grandes profissionais no mercado, não é necessário comprar cursos, apenas acompanhar para conhecer mais sobre posicionamento e, se porventura, terceirizar o marketing, saber comprar a empresa responsável pelo seu marketing através do entendimento de como funciona.

Finalmentes

Muito obrigado por sua leitura deste conteúdo. Abordar sobre o mercado de beleza para as profissionais que atuam neste mercado ou para quem quer atuar neste mercado é fundamental, e aprender com o Dênis Barnes será um grande diferencial em sua carreira.

Ouça o podcast no Spotify!

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