Como usar o mapa da empatia para desenvolver o produto certo.

Publicado por erick em

Você sabe para que serve o mapa da empatia? Por que é importante? Quais os benefícios gerados por ele? Acompanhe este conteúdo para descobrir essa ferramenta poderosa para os negócios.

Empresário apertando a mão do cliente. Mapa da empatia.

Sabemos que investir em um modelo de negócio White Label, que é a terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído, é uma opção sustentável e lucrativa para começar um negócio com baixo investimento.

Porém, este sucesso depende do desenvolvimento do produto certo, e de desenvolvimento, a Capsexpress entende, mas, além de desenvolver, nosso compromisso é facilitar a sua caminhada empreendedora.

Por isso, preparamos este artigo que ensina como desenvolver o produto certo para o mercado, através de uma tradicional mas pouco conhecida ferramenta, o mapa da empatia. 

Vamos partir do princípio que, para desenvolver um bom produto é imprescindível que se tenha feito um estudo detalhado do mercado que pretende adentrar, ou mesmo do mercado que já atua.

Porém, tendo em vista que pretende inserir um novo produto, torna-se fundamental fazer uma reavaliação para que seja desenvolvido um modelo de negócios e um produto que caia no gosto do seu cliente final, e para isso é necessário uma série de etapas, como branding do próprio produto, as estratégias de alcance e o estudo detalhado da sua persona.

Aprenda a usar esta ferramenta desenvolvida por especialistas do mercado de marketing e comunicação  que possibilita fazer um estudo profundo de seu cliente ideal, tornando mais fácil criar estratégias de alcance e desenvolver o produto certo.

Primeiramente…

A primeira etapa que um empresário deve passar ao investir em um negócio, é desenhar junto à equipe um modelo de negócios, conhecido como business model canvas, e neste modelo é definido o segmento de clientes que a empresa irá atender.

Apesar da maior parte dos empreendedores começar pelo produto ou serviço (oferta de valor), esse não é a forma mais adequada de começar o seu negócio.

Isso porque, somente com um estudo profundo e detalhado da persona, é que uma empresa especializada será capaz de desenvolver um produto a prova de falhas, e não só isso, mas incorporando esta estratégia ao plano de negócios, é possível definir melhor suas estratégias de oferta de valor, canais, relacionamento e fontes de receitas.

O que é mapa da empatia

Imagem pessoa com sacolas de compra representando público-alvo.

Mapa da Empatia é um material utilizado por profissionais de marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos e estratégias de alcance, para conhecer melhor o seu cliente. 

O mapa de empatia foi criado pela consultoria de design XPLANE, como parte da Metodologia Canvas para modelos de negócios. 

Segundo o fundador da XPLANE, Dave Gray, o instrumento visual foi criado para ajudar as equipes a compreender profundamente seus clientes e aprimorar a experiência do usuário.

A partir do mapa da empatia é possível detalhar a personalidade do cliente e compreendê-la melhor.

O mapa da empatia faz 6 perguntas para identificar seu público-alvo e, assim, conhecer seus sentimentos, dores e necessidades.

Portanto, é uma ferramenta que aprofunda o detalhamento da persona, e assim como no estudo da persona, quanto mais rico em detalhes, melhor será a performance do seu produto desenvolvido.

Imagine adentrar na mente do seu público-alvo, compreender o que ele deseja e, assim, oferecer produtos, serviços e atendimento mais adequados.

Parece improvável, mas, em certa medida, isso já pode ser feito por meio de algumas ferramentas. Uma delas é o mapa da empatia, recurso utilizado para desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele.

Em tempos conflituosos, você já deve ter ouvido que “o mundo precisa de mais empatia”.

Isso porque esse sentimento que descreve a habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele, permite ver situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma, evitando embates desnecessários.

Agora, imagine tirar esses sentimentos do plano das ideias e colocá-los sobre o papel, dividindo-os em categorias como dores, necessidades e sentimentos, em quadrantes que facilitam a visualização. 

É assim que funciona o mapa da empatia. Como o próprio nome diz, a ideia é detalhar a personalidade do cliente para compreendê-la.

Entenda o mapa da empatia

O mapa de empatia pode ser desenhado em uma lousa, flip chart, papel sulfite ou no computador. Quando feito em papel, é comum que seja preenchido com post-its.

Qualquer que seja o suporte escolhido, ele deve ser dividido dessa forma: 

Como você pode ver, o mapa da empatia é dividido na parte de cima em quatro perguntas relacionadas ao seu cliente. Elas serão detalhadas mais adiante:

  • O que pensa e sente? 
  • O que escuta? 
  • O que fala e faz? O que vê?

E na parte de baixo:

  • Quais são as dores dele? 
  • Quais são seus ganhos? 

Como fazer um mapa da empatia em 6 passos

Pessoas trabalhando no mapa da empatia.

Agora você já tem mais clareza sobre o que é o mapa da empatia. Mas, como aplicá-lo na prática? Isso pode ser feito em 6 passos.

Passo 1 – O que vê?

Esse primeiro quadrante fala dos estímulos visuais que sua pessoa recebe. Tente responder a perguntas como:

  1. Como é o mundo em que a pessoa vive?
  2. Como são seus amigos?
  3. O que é mais comum no seu cotidiano?

Passo 2 – O que ouve?

Aqui, pense no que sua pessoa ouve não somente no sentido sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe de fontes diversas, como meios de comunicação.

Procure responder perguntas como:

  • Quais pessoas e ideias influenciam a pessoa?
  • Quem são seus ídolos?
  • Quais suas marcas favoritas?
  • Quais produtos de comunicação consome?

Passo 3 – O que pensa e sente?

São as ideias que seu produto ou serviço desperta na mente dos consumidores.

Como a pessoa se sente em relação ao mundo? Quais as suas preocupações? Quais são os seus sonhos?

Passo 4 – O que ela fala e faz?

Esse item diz respeito ao consumo do produto ou serviço, desde quando a pessoa toma a decisão de comprá-lo. Para entender o que sua pessoa fala e faz, preste atenção ao comportamento dela: ao discurso que faz e ao que pratica. Responder perguntas como essas pode ajudar:

  • Sobre o que sua persona costuma falar?
  • O que fala e faz?
  • Quais seus hobbies?
  • Como age?

  Passo 5 – Dúvidas e obstáculos

  • Corresponde às dúvidas e obstáculos que o seu público precisa superar para consumir seu produto.
  • Do que sua pessoa tem medo?
  • Quais suas frustrações?
  • Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?

 Passo 6 – Quais suas necessidades

Tem relação com o que você pode colocar em prática para surpreender seu público-alvo, mostrando possibilidades. Questione-se sobre:

  • O que é sucesso para sua persona?
  • Onde ela quer chegar?
  • O que acabaria com seus problemas?

O mapa da empatia ajuda a nos colocarmos no lugar dos clientes de um negócio. A ferramenta exercita reflexões sobre o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve para ajudar no desenho do modelo de negócio de uma empresa.

Por meio dele, é possível se colocar no lugar do público e saber exatamente como ele pensa, o que ele gosta, o que ele faz no seu dia a dia e como ele interage com outras pessoas no seu ambiente.

Quando for preencher o mapa, você não pode levar em conta os seus interesses e gostos pessoais. É preciso pensar como usuário. Portanto, se você julgar necessário, crie uma conversa com um cliente real, para coletar as informações diretamente com ele.

Afinal, o mapa da empatia só funciona se você realmente for empático.

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Benefícios do mapa da empatia

Imagem representando benefícios.

Fazer o uso desta ferramenta que parece tão simples, mas que ao mesmo tempo traz informações riquíssimas para fortalecer a criação da sua marca, desenvolver o produto ideal e ainda tem papel ativo na divulgação da sua marca e produto, proporcionando diversos benefícios para a empresa.

É uma ferramenta de fácil leitura

As informações que constituem o mapa da empatia devem, em geral, já serem conhecidas pela empresa.

Toda estratégia de marketing começa com uma definição de buyer persona. Além disso, as práticas de atendimento buscam superar as expectativas dos clientes, certo?

Porém, o mapa da empatia ajuda a melhorar a leitura dessas informações, já que elas são distribuídas visualmente. Esse tipo de estímulo visual prático pode favorecer bastante os insights de quem analisa o mapa.

Proporciona melhorias no atendimento ao cliente

Com as informações do mapa da empatia, sua empresa pode rever as práticas de atendimento e buscar melhorias, sempre com um objetivo principal, fazer do cliente o centro das atenções e, assim, encantá-lo.

Esse conhecimento sobre seus pensamentos e sentimentos é essencial para estabelecer um vínculo mais humano.

Ajuda a compreender o comportamento do usuário

Para os times de planejamento, marketing e vendas, o mapa da empatia também é um excelente recurso para compreensão do comportamento do usuário.

Afinal, trata-se de uma análise profunda e detalhada das características da persona, que certamente é válida para alinhar ainda mais as ações da empresa com as expectativas do público e garantir vantagem competitiva.

Tem um baixo custo convidativo

Por fim, vale a pena ressaltar que a elaboração de um mapa da empatia tem baixíssimo custo.

Conclusão

Neste conteúdo você conferiu esta ferramenta incrível que possibilita mapear informações importantes a respeito de seus clientes, para assim desenvolver o produto ideal.

Com o mapa da empatia, você e sua empresa se tornaram especialistas no seu cliente final , tendo muito mais facilidades e insights no momento de criar um modelo de negócio sustentável e lucrativo, campanhas de publicidade e marketing e desenvolver os produtos ideais, a prova de falhas.


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