O Instagram é uma ferramenta poderosa de vendas e quem que deseja gerar visibilidade, impacto, divulgação e vendas precisa trabalhar com Instagram para negócios.
Os seus clientes possuem em mãos um aparelho onde abrem o Instagram muitas vezes ao dia e interagem dentro dele. A utilização dessa rede social mudou bastante com o passar do tempo, não utilizamos o Instagram somente para compartilhar fotos e ver fotos de amigos e parentes, utilizamos também para seguir empresas, conhecer novos produtos e comprar.
Sumário
Estruturação do perfil
Estruturar o perfil do seu negócio no Instagram é a primeira etapa para começar os trabalhos, então, se ainda não há um perfil no Instagram do seu negócio, crie, pois este conteúdo vai te ensinar a estruturá-lo, porém, se seu negócio já possui um perfil no Instagram, publicações e seguidores, mas não está estruturado, siga o que será abordado aqui e estruture quanto antes.
A estruturação do perfil do seu negócio no Instagram trata-se de prepará-lo para receber os usuários que compõem o seu público, fazer com que se tornem seguidores e vender.
Porém, antes de tudo tenha em mente que as pessoas consomem os mais variados conteúdos na internet, e hoje o Instagram, além de ser uma ferramenta de uso pessoal, onde pessoas compartilham fotos pessoais, é utilizado como loja virtual.
Confira agora como estruturar o perfil do seu negócio no Instagram e torná-lo apto para receber visitantes, seguidores e vender!
1 – Defina o nome de usuário
O nome de usuário no Instagram é diferente do nome da página. Enquanto o nome da página pode ser qualquer um, o nome de usuário deve ser único, então, caso alguém já esteja utilizando o nome que você deseja, é preciso escolher outro.
O nome de usuário deve refletir o nome do seu negócio, mas pode ter modificações porque pode ser que outro usuário já esteja utilizando-o, além disso, não pode possuir acentos e deve ser escrito sem espaços, como exemplos:
- “nomedoseunegocio”
- “nomedoseunegocio_”
- “nome_doseu_negocio”
- “nomedoseunegocio0”
Essas modificações com o “_” e o número servem para diferenciar seu nome de usuário de outra página caso ela esteja usando o mesmo nome.
Teste combinações, mas deixe-as de forma que fiquem mais limpas possível, sem muitos símbolos e números.
2 – Possua imagem de perfil
A imagem de perfil do seu negócio no Instagram deve ser, de preferência, a logo da sua marca, se seu negócio possui o seu rosto, ou seja, você trabalha com o seu nome, então deve ser uma foto sua. A imagem do perfil é a que vai identificar visualmente o seu negócio no Instagram.
3 – Faça destaques dos seus produtos ou serviços
Mais uma etapa findamental de utilizar o Instagram para negócios é destacar o que seu negócio vende, crie um destaque intitulado de “Produtos” ou então, “Serviços” dependendo do que seu negócio oferece.
Esses destaques permitem um contato mais próximo do seu público com o que você oferta, permitindo-o também conhecer melhor e até mesmo fechar vendas pelos destaques.
É muito importante fazer destaques, assim, quem chegar no perfil do seu negócio pode conferir de forma rápida o que seu negócio oferece.
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4 – Escreva uma bio atraente
A bio do perfil é o texto que fica abaixo do nome do negócio, nela deve conter uma breve descrição do que seu negócio faz, para isso, utilize a criatividade, cada negócio é um negócio.
Descreva o que sua empresa faz, utilize emojis para destacar e fornecer impacto visual e deixe informações importantes como localização.
Também é preciso que a bio contenha um link, de preferência um link onde leva para todos os links das mídias onde o seu negócio está presente, como YouTube, Facebook, Blog, site de vendas e WhatsApp para contato. Para isso existem alguns sites onde é possível criar uma árvore de links, o linktree é um deles.
5 – Faça as primeiras publicações
Comece as primeiras publicações no perfil do seu negócio, para isso, é necessário já começar com conteúdos de valor, ou seja, conteúdos que realmente impactam os usuários, é de extrema importância para trabalhar com o Instagram para negócios.
Os primeiros conteúdos são fundamentais para começar a direcionar suas publicações a quem realmente interessa por elas, ou seja, para o seu público-alvo.
Comece com publicações de imagens únicas, carrosséis e reels, a combinação desses tipos de publicações aumentarão o alcance do perfil do seu negócio.
Não publique apenas “por publicar”, se fizer isso você vai atingir público desqualificado que não possui interesse em seu negócio, e assim vai prejudicar seu alcance e engajamento logo no início.
6 – Invista em um design atraente
O design das suas publicações precisam ser atraentes, devem conversar com a identidade visual do seu negócio de modo que fique claro para os visitantes que aquela publicação se trata do seu negócio.
Começar com um design atraente contribui bastante para o maior alcance do seu público e principalmente para retê-lo em seu perfil, visto que um design chamativo e atraente transmite profissionalismo, confiança e autoridade.
O design é fundamental para impactar os visitantes que chegam em seu perfil no Instagram, portanto, investir nele é essencial.
Se possível, contrate um designer gráfico para realizar a criação do design das suas publicações, é um investimento que trará retorno principalmente a longo prazo.
7 – Promova o engajamento nas publicações
Um público engajado é o que todo perfil de Instagram precisa ter, isso inclui curtir as publicações, compartilhar, salvar e comentar.
Para isso, instigue seu público a curtir suas publicações, a salvá-las para ver depois e a comentar nelas. Mas cuidado, não peça tudo isso em todas as publicações, em uma publicação peça para curtir, em outra para salvar e em outra para comentar o que achou.
É possível fazer isso nas legendas, sendo a forma mais fácil principalmente para publicações de imagens únicas e na última imagem do carrossel quando se tratar de publicações com mais de uma imagem.
É importante que seu público interaja com suas publicações para aumentar o alcance delas, e logo no início, durante a estruturação do perfil do seu negócio no Instagram, é preciso fazer isso.
Conclusão
Para vender pelo Instagram é preciso estruturar o perfil do seu negócio, essa estruturação consiste na preparação do perfil para receber o seu público, seguidores e vender.
Fazer um trabalho bem feito logo de início é fundamental para obter bons resultados em qualquer plataforma digital, e o Instagram não escapa disso.
Ao seguir os 7 itens abordados neste artigo, o perfil do seu negócio no Instagram estará apto para receber seu público-alvo, retê-lo e vender para ele.
Não deixe de estruturar seu perfil, começar com o pé direito fará bastante diferença nos resultados.