Instagram para negócios: Como estruturar o perfil para vender mais

O Instagram é uma ferramenta poderosa de vendas e quem que deseja gerar visibilidade, impacto, divulgação e vendas precisa trabalhar com Instagram para negócios.

Instagram para negocios.

Os seus clientes possuem em mãos um aparelho onde abrem o Instagram muitas vezes ao dia e interagem dentro dele. A utilização dessa rede social mudou bastante com o passar do tempo, não utilizamos o Instagram somente para compartilhar fotos e ver fotos de amigos e parentes, utilizamos também para seguir empresas, conhecer novos produtos e comprar.

Estruturação do perfil

Estruturar o perfil do seu negócio no Instagram é a primeira etapa para começar os trabalhos, então, se ainda não há um perfil no Instagram do seu negócio, crie, pois este conteúdo vai te ensinar a estruturá-lo, porém, se seu negócio já possui um perfil no Instagram, publicações e seguidores, mas não está estruturado, siga o que será abordado aqui e estruture quanto antes.

A estruturação do perfil do seu negócio no Instagram trata-se de prepará-lo para receber os usuários que compõem o seu público, fazer com que se tornem seguidores e vender. 

Porém, antes de tudo tenha em mente que as pessoas consomem os mais variados conteúdos na internet, e hoje o Instagram, além de ser uma ferramenta de uso pessoal, onde pessoas compartilham fotos pessoais, é utilizado como loja virtual.

Confira agora como estruturar o perfil do seu negócio no Instagram e torná-lo apto para receber visitantes, seguidores e vender!

1 – Defina o nome de usuário

O nome de usuário no Instagram é diferente do nome da página. Enquanto o nome da página pode ser qualquer um, o nome de usuário deve ser único, então, caso alguém já esteja utilizando o nome que você deseja, é preciso escolher outro.

Nome de usuário para Instagram para ne´gocios.
Nome de usuário da Capsexpress no Instagram.

O nome de usuário deve refletir o nome do seu negócio, mas pode ter modificações porque pode ser que outro usuário já esteja utilizando-o, além disso, não pode possuir acentos e deve ser escrito sem espaços, como exemplos:

  • “nomedoseunegocio”
  • “nomedoseunegocio_”
  • “nome_doseu_negocio”
  • “nomedoseunegocio0”

Essas modificações com o “_” e o número servem para diferenciar seu nome de usuário de outra página caso ela esteja usando o mesmo nome.

Teste combinações, mas deixe-as de forma que fiquem mais limpas possível, sem muitos símbolos e números.

2 – Possua imagem de perfil

A imagem de perfil do seu negócio no Instagram deve ser, de preferência, a logo da sua marca, se seu negócio possui o seu rosto, ou seja, você trabalha com o seu nome, então deve ser uma foto sua. A imagem do perfil é a que vai identificar visualmente o seu negócio no Instagram.

Imagem de perfil para Instagram.
Imagem de perfil do Instagram da Capsexpress.

3 – Faça destaques dos seus produtos ou serviços

Mais uma etapa findamental de utilizar o Instagram para negócios é destacar o que seu negócio vende, crie um destaque intitulado de “Produtos” ou então, “Serviços” dependendo do que seu negócio oferece.

Destaques do perfil para Instagram para negócios.
Imagem de perfil da Capsexpress.

Esses destaques permitem um contato mais próximo do seu público com o que você oferta, permitindo-o também conhecer melhor e até mesmo fechar vendas pelos destaques.

É muito importante fazer destaques, assim, quem chegar no perfil do seu negócio pode conferir de forma rápida o que seu negócio oferece.

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4 – Escreva uma bio atraente

A bio do perfil é o texto que fica abaixo do nome do negócio, nela deve conter uma breve descrição do que seu negócio faz, para isso, utilize a criatividade, cada negócio é um negócio.

Descreva o que sua empresa faz, utilize emojis para destacar e fornecer impacto visual e deixe informações importantes como localização.

Também é preciso que a bio contenha um link, de preferência um link onde leva para todos os links das mídias onde o seu negócio está presente, como YouTube, Facebook, Blog, site de vendas e WhatsApp para contato. Para isso existem alguns sites onde é possível criar uma árvore de links, o linktree é um deles.

Bio com link para Instagram.
Bio com link do perfil da Capsexpress no Instagram.

5 – Faça as primeiras publicações

Comece as primeiras publicações no perfil do seu negócio, para isso, é necessário já começar com conteúdos de valor, ou seja, conteúdos que realmente impactam os usuários, é de extrema importância para trabalhar com o Instagram para negócios.

Os primeiros conteúdos são fundamentais para começar a direcionar suas publicações a quem realmente interessa por elas, ou seja, para o seu público-alvo.

Comece com publicações de imagens únicas, carrosséis e reels, a combinação desses tipos de publicações aumentarão o alcance do perfil do seu negócio.

Não publique apenas “por publicar”, se fizer isso você vai atingir público desqualificado que não possui interesse em seu negócio, e assim vai prejudicar seu alcance e engajamento logo no início.

6 – Invista em um design atraente

O design das suas publicações precisam ser atraentes, devem conversar com a identidade visual do seu negócio de modo que fique claro para os visitantes que aquela publicação se trata do seu negócio.

Começar com um design atraente contribui bastante para o maior alcance do seu público e principalmente para retê-lo em seu perfil, visto que um design chamativo e atraente transmite profissionalismo, confiança e autoridade.

O design é fundamental para impactar os visitantes que chegam em seu perfil no Instagram, portanto, investir nele é essencial.

Se possível, contrate um designer gráfico para realizar a criação do design das suas publicações, é um investimento que trará retorno principalmente a longo prazo.

7 – Promova o engajamento nas publicações

Um público engajado é o que todo perfil de Instagram precisa ter, isso inclui curtir as publicações, compartilhar, salvar e comentar.

Para isso, instigue seu público a curtir suas publicações, a salvá-las para ver depois e a comentar nelas. Mas cuidado, não peça tudo isso em todas as publicações, em uma publicação peça para curtir, em outra para salvar e em outra para comentar o que achou.

É possível fazer isso nas legendas, sendo a forma mais fácil principalmente para publicações de imagens únicas e na última imagem do carrossel quando se tratar de publicações com mais de uma imagem.

É importante que seu público interaja com suas publicações para aumentar o alcance delas, e logo no início, durante a estruturação do perfil do seu negócio no Instagram, é preciso fazer isso.

Conclusão

Para vender pelo Instagram é preciso estruturar o perfil do seu negócio, essa estruturação consiste na preparação do perfil para receber o seu público, seguidores e vender.

Fazer um trabalho bem feito logo de início é fundamental para obter bons resultados em qualquer plataforma digital, e o Instagram não escapa disso.

Ao seguir os 7 itens abordados neste artigo, o perfil do seu negócio no Instagram estará apto para receber seu público-alvo, retê-lo e vender para ele.

Não deixe de estruturar seu perfil, começar com o pé direito fará bastante diferença nos resultados.

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