A identidade visual da sua marca impacta nas vendas do produto final fazendo com que o cliente se sinta atraído a comprar o seu produto.
E quando falamos em identidade visual, falamos além de, por exemplos, logotipo e logomarca.
Estamos falando aqui de todo o conjunto de diversos fatores que fazem com que sua marca gere confiança, segurança, desejo de compra e, por fim, a venda.
Neste artigo vamos abordar todo esse conjunto e vamos te ensinar também a como construir uma identidade visual para o seu negócio.
Seguindo o que será abordado, sua marca irá gerar mais vendas para o seu negócio.
Sumário
Saiba qual é o seu público alvo
Saber qual é o seu público alvo é fundamental para começar a construir a identidade visual do seu negócio, afinal de contas, é esse público que vai comprar de você.
Veja abaixo três etapas básicas para definir seu público alvo e, assim, dar o pontapé inicial para construir sua identidade visual.
- Qual é a idade do sue público alvo?
- Qual a renda monetária?
- Qual o problema que possuem que seu produto vai solucionar?
Quanto mais você souber sobre o seu público alvo, mais rápido e eficaz você vai começar a construir a identidade visual do seu negócio.
Um exemplo, se seu público alvo são homens de 25 a 35 anos que possuem uma renda de até R$5.000,00 mensais, e seu produto é voltado para o ganho de massa muscular, faz sentido utilizar cores voltadas para o rosa?
Ou seria melhor utilizar cores como preto, amarelo, laranja…?
É por isso que você precisa saber sobre o seu público alvo, este é o ponto de partida para a construção da identidade visual da sua marca.
Agora que você já sabe sobre o seu público alvo, vamos para o segundo ponto, a seleção das cores.
As cores da sua identidade visual
As cores da sua identidade visual devem refletir o que o seu negócio vende.
Um exemplo disso é, se seu negócio vende encapsulados de emagrecimento, você pode escolher uma paleta de cores voltada para o verde, pois o verde transmite saúde.
Mas muita calma, significa que você não pode usar a cor roxa? Não, não significa isso. Por isso abordamos acima qual é o público alvo do seu negócio.
Caso esteja vendendo para mulheres, por exemplo, você pode usar a cor roxa, mas não é regra.
O que queremos te passar neste tópico é basicamente para escolher cores que refletem o que sua marca vende, no exemplo citado acima, em caso de vendas de produtos de emagrecimento, o verde pode ser utilizado, pois sua marca, em primeiro lugar, vende saúde.
Você pode utilizar o site da Adobe para explorar paletas de cores, mas o mais recomendado é que você consulte um designer profissional, que tenha experiência em construção de identidade visual e faça uma consultoria com ele, assim seu negócio terá a certeza que está transmitindo o que ele vende.
Com o seu público alvo definido e as cores também, é hora de escolher a sua logomarca e logotipo.
Logomarca e logotipo
Logotipo é a parte escrita da logomarca, e logomarca é a parte visual, entretanto, seu negócio não é obrigado a ter ambas, um exemplo disso é a Coca-Cola, que possui a representação de grafia e representação visual em uma única “peça”.
É preciso trabalhar com um designer gráfico profissional para encontrar os visuais ideais para a sua logomarca e logotipo.
É possível fazer sozinho, mas não é o ideal.
O ideal é que você apresente ideias para o designer gráfico e, a partir daí, vocês constroem juntos esta etapa da identidade visual.
Se você não possui ideias de imediato, estimule a sua criatividade, pesquise na internet, inspire-se e leve para o seu designer.
E por que isso? Por que não deixá-lo fazer sozinho?
Você pode até o deixar fazer sozinho, mas desde que seja um designer profissional, com experiência na área de desenvolvimento e criação de logomarcas e logotipos.
Entretanto, se você possui ideias, não deixe de apresentar a ele, vai facilitar bastante o processo de criação e o resultado será mais satisfatório.
Marketing – Presença nas mídias digitais
O marketing tem tudo a ver com a identidade visual do seu negócio e o impacto que ela possui nas vendas do produto.
Um marketing bem feito e bem trabalhado é essencial para as vendas do seu negócio.
A presença em mídias sociais como Instagram, site/blog, Facebook, YouTube e outras, estão ligadas diretamente a identidade visual do seu negócio, e essa identidade visual precisa estar bem estabelecida, bem estruturada e bem trabalhada.
Ótimos exemplos são as artes para o perfil no Instagram do seu negócio. Suas artes precisam “casar” com o(s) seu(s) produto(s).
A parte visual do perfil do seu negócio precisa estar alinhada ao que seu negócio vende, bem como as artes das páginas do seu site, Facebook e qualquer outra mídia digital que seu negócio esteja presente.
Embalagens
Abordar as embalagens é muito importante. Quem vende produtos físicos próprios precisa saber do impacto que suas embalagens possuem nas vendas.
A embalagem é muito importante porque é ela que vai transmitir ao seu consumidor o desejo de compra quando ele estiver com o produto na mão, em caso de vendas por meios digitais é a mesma coisa.
O design da sua embalagem precisa passar ao consumidor todas as informações necessárias, bem como conversar com ele, ou seja, sua embalagem precisa conversar com o seu público alvo.
Por isso, recomendamos fortemente que leia nosso artigo “Como escolher a embalagem ideal para alcançar o público certo”.
Este é um artigo importantíssimo que aborda somente a embalagem do seu produto.
Como construir a identidade visual do meu negócio?
Como abordado durante este artigo, há duas formas, você mesmo pode fazer, o que não recomendamos, ou pode contratar um designer profissional, com experiência na área de desenvolvimento de identidade visual para negócios, e desenvolver junto a ele toda a parte visual do seu negócio.
O que podemos concluir de “como a identidade visual da sua marca impacta nas vendas do produto final?”
A identidade visual que, junto com outros fatores do seu negócio, vai levar o seu cliente a realizar a compra.
A identidade visual precisa ser bem trabalhada, gerar confiança, segurança, desejo de compra e vendas.
Portanto, a identidade visual é a comunicação entre seu negócio e seus clientes.
Uma identidade visual bem trabalhada é certeira para um negócio que transmite “o que realmente é” para seus consumidores.
A construção da identidade visual do seu negócio é de fundamental importância, afinal, ela é uma das peças-chave para um negócio lucrativo.
Seu produto pode resolver da forma mais eficaz possível o problema do seu cliente, mas sem uma identidade visual bem trabalhada, não vai servir de nada.
Nós, brasileiros, somos muito visuais, prezamos pela boa qualidade nas partes visuais dos produtos que compramos.
Você compraria um encapsulado pela internet em que o visual onde ele está não é bem trabalhado?
Portanto, construa sua identidade visual e trabalhe bem nela.