Utilizar o Instagram como um dos canais de comunicação do seu negócio é super importante, podemos inclusive dizer que é uma plataforma essencial de ser utilizada, e ideias de reels são fundamentais para criar esses vídeos poderosos para seu negócio.
A visibilidade é fundamental para aumentar seus seguidores e vender mais, e os reels proporcionam justamente isto, o Instagram mostra seus reels para mais pessoas.
Dessa forma, com mais pessoas conhecendo seus vídeos, podem também conhecer sua conta, seguir, tornando seguidores ativos e comprar de você.
Sumário
O que são reels
Os reels são vídeos curtos (de 14 a 90 segundos) que são publicados no Instagram.
Estes vídeos promovem um bom alcance da sua conta quando feitos de maneira que cativam o usuário.
Um dos pontos positivos de utilizar reels é justamente este, o alcance, porque o Instagram entrega estes vídeos a mais pessoas, sendo possível investir na criação e publicação deles já esperando um alcance maior.
Porém, para cumprirem sua função corretamente, é preciso destinar bons conteúdos a eles e publicar de forma frequente.
Publicar de forma frequente não significa que precisam ser publicados todos os dias, na verdade, é preciso de uma consistência, como, por exemplo, duas vezes, três vezes na semana.
Reels para negócios
Cada negócio é um negócio, podendo se diferenciar em nichos, por exemplo, um negócio do nicho de marketing digital não vai abordar os mesmos assuntos que um negócio do nicho de musculação.
Contudo, há ideias semelhantes que podem ser aplicadas nos diversos tipos de nichos e é isso que você já vai conferir.
Outro ponto interessante é aplicar os produtos que seu negócio vende dentro do nicho do seu negócio, isto é, fazer reels com seu produto aplicado, por exemplo, tutoriais, orientações e mostrar o produto, e por aí vai.
Confira 8 ideias de reels para aumentar seus seguidores no Instagram e vender mais!
1 – Tutoriais rápidos
Dentro do seu nicho, separe temas que podem ser utilizados como tutoriais rápidos e faça reels sobre eles.
Por exemplo, “Como fazer receita tal para ganhar (benefício)”.
Aqui também é um bom tema para mostrar como utilizar o seu produto. Então, em um vídeo rápido, mostre seu produto e ensine como fazer o uso correto.
Vídeo assim tiram a dificuldade de entendimento do possível cliente, transmitindo com mais clareza como é o seu produto, para que serve e como utilizar.
2 – Orientações
Dentro das ideias de reels para o Instagram, não poderiam faltar as orientações.
Seu negócio com certeza é autoridade dentro do seu nicho, então, separar algumas orientações importantes e eficazes para mostrar ao seu público em forma de um vídeo curto é excelente para ganhar seguidores qualificados e vender.
Como, por exemplo, “5 orientações para ganhar (benefício)”.
As orientações são como as dicas, contudo, utilizar a palavra “Orientações” é mais aconselhável porque transmite ao usuário mais autoridade.
Pense que, dessa forma, você não está entregando uma dica qualquer, está orientando o usuário em determinada situação, é assim que eles vão pensar (mesmo que de forma inconsciente ou indireta).
3 – Antes e depois
Mostrar o antes e depois da utilização dos seus produtos por clientes seus nos reels é excelente para que o público veja que seu produto realmente funciona.
Para isso, é interessante gravar um áudio para o vídeo e contar a trajetória daquele cliente, desde o que estava passando, como conheceu seu negócio, o que mais chamou a atenção antes de comprar e o que o fez comprar seu produto.
Reels mostrando o antes e depois também despertam no usuário a vontade de aproveitar os benefícios e alcançar os resultados que o cliente mostrado no vídeo aproveitou e alcançou.
Dessa forma você ganha seguidores engajados porque querem obter os mesmos resultados, assim, ao ter esses seguidores em seu perfil, as chances de vender para eles são altas.
4 – Mostre bastidores
Os bastidores do seu negócio permitem uma conexão maior dos usuários com o seu negócio porque mostram como os trabalhos são feitos até que chegue ao consumidor final.
Por exemplo, mostre desde quando o pedido é feito até o processo de postagem na transportadora ou Correios, mostre também alguns processos internos, por exemplo, como é feita a criação de conteúdo, atendimento ao cliente e outros.
Reels de bastidores geram conexão e transparência, dois pontos altamente positivos para seu negócio.
5 – Compare produtos
Dentre as ideias de reels para aumentar seus seguidores no Instagram e vender mais, a comparação de outros produtos com o seu é fundamental porque é possível, através destes vídeos curtos, mostrar porque o seu produto é melhor.
Mas atente-se que não é para deixar a marca do outro produto aparente, muito menos não é preciso ter o produto em mãos.
Com uma imagem do outro produto desfocada ou até mesmo sem a imagem do produto é possível fazer a comparação.
Nos vídeos de comparação, destaque o que seu produto possui que o outro não possui, mostre as qualidades do seu produto e as inferioridades do outro, compare os preços.
Se o seu produto for mais caro, destaque que essa diferença é um investimento e está barato pelo que entrega.
As comparações mostram aos usuários que o seu produto é uma excelente escolha dentro da proposta que possui e cumpre o que promete.
6 – Responda às principais dúvidas
É possível responder às dúvidas pelos reels bem como pelos stories, contudo, fazendo isso através dos reels, as dúvidas são mostradas para mais usuários, o que atrai novos seguidores ao seu perfil.
Podem ser dúvidas das caixinhas de perguntas que, após serem respondidas nos stories, você baixa o storie da dúvida respondida e transforma em um reel, assim esse vídeo roda pelo Instagram e é entregue para o seu público.
7 – Mitos e verdades
Com certeza, há mitos que cercam seu nicho e deixam a cabeça das pessoas que compõem seu público cheia de dúvida.
Então, fazer reels desmistificando estes mitos contando a verdade, além de mostrar ao usuário que não é daquela forma que funciona, ainda cativa quem assistiu por mostrar a verdade, seja ela boa ou ruim.
Portanto, faça reels mostrando os mitos e qual a verdade por trás deles, como funcionam e o que fazer.
Se possível, mostre como seu produto desmistifica estes mitos com o funcionamento dele.
8 – Vídeos de provas sociais
Poste provas sociais nos reels de clientes que enviaram em forma de vídeos, ou seja, peça ao seu cliente para enviar um vídeo abordando como foi o uso do produto, o que o produto fez, como mudou para melhor a vida e o que ele achou no geral.
Após, edite o vídeo, corte partes para a duração ficar mais curta e caber na duração dos reels, melhore a imagem, qualidade e poste nos reels.
Assim, quem chegar em seu perfil pode ver estes vídeos e confirmar a aprovação do produto por pessoas que o utilizaram e estavam passando pelo mesmo problema e, com o seu produto, resolveu o problema.
Considerações finais
As ideias de reels mostradas aqui servem para os diversos nichos de negócios, podendo ser aplicadas nos mais variados empreendimentos que possuam presença no Instagram.
Investir nos reels é fundamental para o crescimento do seu perfil e consequentemente vender mais, além disso, estes vídeos agregam positivamente ao seu negócio, enfatizando a autoridade que possui.