Como escolher a embalagem ideal para alcançar o público certo

Publicado por erick em

Sabia que é muito importante escolher a embalagem ideal do seu produto e existem critérios para isso? É normal que fiquemos perdidos, mas neste artigo, você vai aprender como escolher a embalagem ideal para seu produto e, dessa forma, alcançar o público comprador e vender para ele.

Imagem de embalagem de produto.

Escolher as embalagens de um produto é essencial para atingir o público certo, isso serve para qualquer produto, no entanto, utilizaremos aqui os encapsulados como exemplo. 

Suplementos encapsulados possuem um grande alcance de públicos de diversos nichos, seja emagrecimento, exercícios físicos, beleza e outros. 

É essencial que a embalagem do encapsulado se conecte e converse de forma clara com seu público a ser atingido, isso porque a embalagem é o contato inicial que o consumidor tem com o encapsulado, portanto, a embalagem precisa atrair o consumidor, representar a imagem da marca e também aumentar a divulgação do encapsulado, já que o visual é essencial.

Claro que a qualidade do encapsulado é importante, mas pense… “Por que alguém compraria um encapsulado se o primeiro contato que ele tem com o produto (embalagem) é ruim?”

E não se preocupe, neste artigo, a Capsexpress vai te ensinar como escolher a embalagem ideal para alcançar o público certo e, claro, faremos detalhadas explicações de cada informação apresentada. Então, continue lendo este artigo!

Mas então, como escolher a embalagem ideal para alcançar o público certo? 

Estrutura da embalagem 

A estrutura da embalagem é primordial para começar a trabalhar na embalagem do seu encapsulado.

E quando nos referimos a estrutura, estamos falando de informações como:

  • Quantidade de cápsulas;
  • Peso;
  • O que a embalagem contém (neste caso, cápsulas);
  • Função da embalagem;
  • É necessário alguma proteção? (Como armazenar em ambiente seco, livre de luz solar);
  • Ingredientes;
  • Modo de uso;
  • Contraindicação (se houver);
  • Informações da empresa que fabricou os encapsulados, como CNPJ, endereço, e outras;
  • Data de fabricação;
  • Data de validade;

É aqui que você define todas as informações que serão contidas na embalagem.

Seguindo, você precisa de:

Um design autêntico para a sua embalagem 

O design é fundamental para que, assim, o produto tenha a “cara do consumidor” e converse com o público destinado ao consumo.

Se o design for ruim, a impressão que vai ficar (as primeiras impressões são as que ficam) é de que os encapsulados também são ruins, e não é isso que você quer passar ao consumidor, certo?

O consumidor precisa ver na embalagem a qualidade do produto. 

Um estudo feito pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) mostrou que 75% das empresas que investiram no design de suas embalagens registraram um aumento em suas vendas e 41% conseguiram reduzir seus custos, e indo mais além, o estudo ainda confirmou que entre produtos semelhantes, os consumidores optaram por escolher os que possuem a embalagem mais atraente

Sendo assim, invista em um design autêntico, um design exclusivo seu.

Defina cores, logotipo, fontes das letras e, muito importante, contrate um designer gráfico para isso. Somente um profissional da área pode auxiliar você no processo da aparência da sua embalagem e fazer o design da sua embalagem da melhor qualidade.

Tenha em mente a praticidade 

Na hora de construir a embalagem, tenha em mente a praticidade, portanto, não exagere no formato da embalagem.

E aqui, como estamos falando de encapsulados, tenha preferência por frascos de tamanho conciso, ou seja, frascos não muito grandes mas não muito pequenos.

Não muito grandes para não ocupar muito espaço quando o consumidor for armazenar, e não muito pequenos para o consumidor não perder facilmente o produto e não dar muito valor à ele (a tendência é perder as coisas mais pequenas e dar menos valor, visto que coisas consideravelmente grandes chamam mais a atenção, visualmente dizendo). Portanto, embalagens concisas são o ideal.

Tenha em mente que seu consumidor procura o produto ideal para ele, e esse produto ideal pode ser o seu, mas se você dificultar as coisas para ele, ele vai dificultar para você não comprando o seu produto.

Qualidade do produto (extra, mas importante) 

Apesar de termos citado que você deve acrescentar as informações do produto, precisamos destacar aqui que a qualidade do produto é essencial (abordamos isso brevemente no início deste artigo), portanto, destaque a qualidade do seu produto. 

E preste muita atenção, a informação a seguir é uma lição de marketing que você pode aplicar no seu negócio e, assim, fazer toda a diferença, inclusive, se aplica aqui na embalagem do seu produto.

Todos temos o lado impulsivo e o lado lógico, você pode oferecer o que for, criar o maior desejo no seu cliente, atingir bem o lado impulsivo do cliente, mas sempre há aquela pergunta na cabeça de quem vai comprar “Estou dando meu dinheiro a troco de que?”, e é aqui que entra a qualidade do seu produto.

Deixe claro e de forma direta e não muito grande (para assim caber na embalagem) qual é a qualidade do seu produto, o benefício que aquele produto vai proporcionar ao cliente. 

Não se esqueça disso, todos temos o lado impulsivo e o lado lógico, portanto, não esqueça de mencionar a qualidade do seu encapsulado. E abordado isso, vamos dar continuidade.

Embalagens com durabilidade são essenciais 

A durabilidade das embalagens é essencial, isso porque a embalagem passa por diversos locais até chegar na mão do consumidor final, afinal, você não quer embalagens frágeis que colocam em risco a qualidade do seu produto.

Portanto, as embalagens devem evitar, como exemplos, ação de agentes externos, umidade, luz solar e fatores que podem prejudicar o seu produto.

E pense que, ao longo do tempo, ou seja, no longo prazo, vai ficar mais caro atender as reclamações dos consumidores e substituir o produto do que investir em embalagens com ótima durabilidade.

Não escolha embalagens caras, mas preze pela qualidade 

Você não deve escolher embalagens de qualidade inferior, mas também não deve escolher embalagens caras.

Pode não fazer sentido de início mas vai fazer agora. Quando você compra embalagens caras, por mais irrisório que seja o valor individual, como exemplo um frasco, esse valor vai aumentar bastante ao comprar as embalagens em grande quantidade, e quem vai ser prejudicado por isso é você, afinal, quando esse produto chegar ao consumidor final ele vai ter que pagar por isso, e pode achar caro, acabando não comprando, e, consequentemente, não pagando.

E aqui vai uma observação, sabemos que o valor pode ser irrisório, mas leve em consideração todos os processos pelos quais seu produto passa até chegar no consumidor final, você não quer gastar caro, mas não quer ter problemas.

Onde fazer as embalagens dos seus encapsulados e suplementos?

Com a gente, com a Capsexpress!

Fazemos seus encapsulados e  aqui, as nossas embalagens possuem alta qualidade e tem a sua marca. Nossos segmentos são:

  • Frascos;
  • Blister;
  • Pacotes de chás;
  • Shakes;
  • Conta gotas;
  • Spray;

Acesse a página inicial da Capsexpress e faça a cotação do seu suplemento!

Conclusão 

A embalagem é o primeiro contato que o consumidor tem com o seu produto, portanto é necessário que a embalagem seja informativa, atrativa, de fácil manuseio, com durabilidade mas não cara.

Com as informações apresentadas neste artigo, esperamos que a dúvida “Como escolher a embalagem ideal para alcançar o público certo?” esteja completamente sanada.

No entanto, para você não ter problemas relacionados à embalagem e ao seu produto, nós da Capsexpress te convidamos a desenvolver seu suplemento com a gente.

Trabalhamos com a fabricação de diversos segmentos de suplementos da mais alta qualidade possível e, todas as etapas, inclusive a seleção das embalagens possuem alta atenção e qualidade.

E para concluir, não deixe de apresentar a melhor qualidade possível da embalagem como um todo para o seu público.


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