Como aumentar o valor do serviço sem perder o cliente

Publicado por Capsexpress em

Aumentar o valor do serviço sem perder o cliente é um desejo que todos os prestadores de serviços possuem.

Quando fornecemos um serviço, com o passar do tempo ficamos mais experientes e é mais que justo recebermos um valor proporcional ao conhecimento, a execução do serviço e a experiência que adquirimos cada vez mais.

Aumentar o valor do serviço é uma ação que, para quem deseja crescer no ramo em que atua, é totalmente necessária para lucrar mais possuindo uma jornada de trabalho mais confortável.

Como aumentar o valor do serviço sem perder o cliente

O medo de muitos empreendedores, principalmente freelancers, é aumentar o valor do serviço e por isso perder clientes.

Acontece que aumentar o valor do serviço sem perder clientes é totalmente possível e inclusive você deve fazer isso, mas para isso você precisa estar seguro de que seu serviço realmente vale o valor que você deseja passar a receber.

Aumentar o valor do seu serviço sem entregar melhorias para o cliente faz com que seus clientes vão embora e não recomendem seu trabalho e, mais que isso, não retornem à você novamente.

O que vamos te ensinar neste artigo é como aumentar o valor do serviço sem perder clientes. Nele irá conferir o que é preciso ser feito para não perder seus clientes e receber mais deles de forma que o que você faz agregue ao negócio deles e, também, ao seu.

Antes já deixamos claro que pode ser que alguns clientes se incomodem com o aumento do valor, e para isso há algumas orientações que você também verá ao decorrer da sua leitura.

Portanto, você ainda vai saber como lidar com aquele cliente que não quer pagar mais para receber um serviço melhor seu que possui alto poder de agregar ao negócio dele e atingir melhores resultados.

Como aumentar o valor do serviço sem perder clientes

Analise a qualidade do seu serviço atual – O que você pode melhorar?

Como é a qualidade do serviço que você entrega atualmente?

O primeiro de tudo a se fazer é reconhecer a qualidade atual do serviço para identificar o que é possível melhorar, ou seja, o que você está fazendo que precisa de melhorias e como você deve fazer essa melhoria.

Como você está buscando aumentar o valor do seu serviço, este aumento precisa ser condizente com a qualidade entregue.

Identifique pontos fracos em seu serviço, pontos que se você melhorar agregarão bastante no resultado entregue ao cliente e que de fato justificam o aumento.

Esta é uma tarefa que pode ser difícil para alguns, afinal é normal que acreditamos que trabalhamos muito, entregamos ótimos resultados e ganhamos pouco, mas sempre há algo a melhorar, e aí sim essa melhoria vai fazer com que você ganhe mais.

Se especialize para cobrar mais

Investir em cursos e treinamentos é uma ótima maneira de melhorar o que pode ser melhorado e além disso você consegue uma especialização a mais, o que agrega bastante ao seu trabalho.

Por exemplo, você é web designer e já trabalha com design para páginas de vendas. 

Caso faça curso voltado para o design de páginas de vendas que foque em como o design pode gerar altas conversões, é possível que você coloque em seu portfólio o certificado deste curso e, por isso, receber mais.

Colocar no portfólio os seus certificados é de extrema importância pois, dessa maneira, possíveis novos clientes que chegarem ao seu portfólio verão que você tem o certificado e sabe o que faz, e este é um ponto positivo para fechar novos clientes com valores maiores.

Com a especialização você ganha mais conhecimento, consegue entregar um trabalho que irá gerar mais resultados ao seu cliente e, consequentemente, pode cobrar um valor maior por isso.

Opte por cursos que possuem certificados. Dependendo do serviço que você presta, é possível fazer cursos online, mas dê preferência para os que possuem certificados.

Isso pois assim você consegue mostrar ao seu cliente que de fato concluiu um curso que te gerou mais conhecimento e, este conhecimento a mais vai trazer melhores resultados ao negócio do cliente.

Aperfeiçoe seu posicionamento

O seu posicionamento deve ser aperfeiçoado. Nada de amadorismo, sempre foque no profissional.

Seja nas redes sociais, nas conversas com os clientes, em seus trabalhos… Seu posicionamento deve ser de um profissional.

Isso engloba: 

  • Possuir uma comunicação clara;
  • Trabalhar melhor nas redes sociais do seu negócio, ou seja, passar um profissionalismo a mais em seus conteúdos;
  • Entregar um trabalho feito com mais atenção;
  • Não abaixar o valor dos serviços porque simplesmente o cliente não quer pagar o valor total (você verá ainda nesta leitura como lidar com clientes assim);
  • Tudo o que você fizer, faça bem feito, faça com profissionalismo. Dessa forma seu posicionamento se torna de um profissional e obtém-se mais um ponto a seu favor para aumentar o valor do seu serviço.

Informe seu cliente que o valor vai aumentar

O cliente precisa saber que o valor do seu serviço irá aumentar para planejar a fim de pagar o novo valor.

Então nada de aumentar o valor do serviço hoje e amanhã avisar seu cliente do aumento que passará a valer do momento em que você o avisou, o cliente precisa de tempo.

Caso seu contrato seja mensal, recomendamos que você dê um prazo de 60 dias.

Se você atua como freelancer, dependendo da quantidade de trabalhos que seu cliente pede e te paga ao término desses trabalhos, veja uma quantidade de trabalhos que é adequada e viável para você receber o que recebe hoje e avise-o que a partir de tal dia o valor irá aumentar.

Por exemplo, avalie e dependendo da sua avaliação, avise-o que a partir de duas semanas o valor do seu trabalho irá aumentar, e faça isso com essas duas semanas de antecedência.

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Como lidar com o cliente que não está disposto a pagar a mais por seu trabalho.

Explique os novos benefícios que serão proporcionados

É normal que fiquemos com o pé atrás quando temos que pagar a mais por algo sem saber exatamente pelo que estamos pagando, ou seja, “o que este valor a mais vai me trazer de bom?”.

O que você deve é explicar para o seu cliente os novos benefícios que serão proporcionados ao negócio dele com o valor aumentado. 

Para isso use sua postura profissional e também deixe-o a par que você realizou um curso novo, uma nova especialização, e inclusive você pode até mandar o certificado para o cliente.

Dessa forma o cliente vai entender que você ganhou mais conhecimento e, como já tem experiência no negócio dele, o que você vai fazer com mais especialização ou fazer algo novo vai acrescentar e muito no negócio dele.

A pergunta a ser respondida do seu cliente neste tipo de situação é “o que eu vou ganhar?”.

Negocie valores

Se seu cliente ainda chorar mais um pouco pelo valor a mais é possível negociar, desde que seja válido para você e os trabalhos não vão te sobrecarregar e estejam de acordo com o valor negociado.

Você pode sim negociar com seu cliente. 

Se, por exemplo, você presta serviços de designer gráfico e tem um contrato mensal com seu cliente de R$ 600,00 somando todos os trabalhos como designer que você presta à ele e deseja aumentar para R$ 800,00 , veja se é válido negociar para R$ 750,00 , R$ 700,00.

Veja um valor bom para você e que não vá te sobrecarregar.

E indo mais além nessa negociação para aumentar o valor do serviço sem perder o cliente, você pode apresentar sua proposta de R$ 800,00 com as incrementações novas e, se ele “chorar”, negocie um valor menor mas também tire um pouco do que você vai fazer.

Afinal, o cliente está reduzindo um valor e você também pode reduzir algo em seu trabalho, mas é importante que você tenha consciência de que o que você vai tirar não pode gerar impactos negativos nos resultados atuais. Ainda é preciso que seja entregue um bom trabalho com resultados melhores que o atual.

Se o cliente não ceder, demita-o

“Demitir” o cliente, termo este bastante usado pelos empreendedores que não prestam mais os serviços para um determinado cliente, pode sim ser benéfico para você e seu negócio.

É só avaliar, veja: você se especializou, ou seja, investiu dinheiro em seu conhecimento para entregar resultados melhores, teve todo um tempo para realizar a especialização, vai entregar resultados melhores para seu cliente, resultados estes que trarão mais retorno para o negócio do seu cliente, e o cliente não deseja pagar mais por isso por qualquer motivo que seja.

Ok, é direito dele não pagar mais por isso. Mas é um direito seu também não querer prestar mais serviços ao cliente assim que o contrato se encerrar ou então, dependendo do contrato (cláusulas), você pode avaliar se é viável encerrar antes do término.

Isso porque o tempo gasto com este cliente poderia estar sendo utilizado com outro cliente que pagaria o valor reajustado.

Mas claro, avalie se é viável demitir o cliente e, dependendo, o melhor é terminar o contrato antes ou continuar com o cliente até conseguir novos clientes que paguem o valor reajustado.

Conclusão – Como aumentar o valor do serviço sem perder o cliente

Neste artigo você conferiu como aumentar o valor do serviço sem perder o cliente através de o que fazer e com descrições detalhadas de como fazer.

É necessário uma justificativa para aumentar o valor do seu serviço, ninguém quer pagar mais sem saber o que irá receber em troca.

Pode ser uma tarefa complicada o começo, afinal de início é normal acreditarmos que entregamos ótimos resultados e merecemos receber mais por isso, e sim, isso é verdade, mas é verdade também que seu cliente tem sede de resultados melhores e seu serviço pode proporcionar isto a ele, mas você precisa identificar o que e como melhorar o que precisa ser melhorado e/ou implementado em seu serviço.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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