Uma estratégia de email marketing eficaz é capaz de aumentar bastante as suas vendas através do email.
Ao contrário do que muitos pensam, utilizar o email marketing como uma ferramenta para vender mais é totalmente possível. O email não morreu, longe disso, muitas pessoas abrem os emails todos os dias.
O email é um dos principais canais de comunicação que utilizamos diariamente, principalmente como ferramenta de trabalho onde enviamos emails para clientes e colegas de trabalho.
Em 2023, 4,03 bilhões de pessoas no mundo utilizam o email e a previsão dos especialistas é que este número cresça até 2024.
Isso se deve porque essa ferramenta possui um papel muito importante em nosso cotidiano e, por mais que você não consulte seus emails todos os dias, com certeza verifica sua caixa de entrada regularmente.
Através de uma estratégia bem elaborada, é possível captar muitos leads e convertê-los ao máximo possível através do email, e isso é feito com o email marketing.
Neste conteúdo, você vai aprender a criar uma estratégia eficaz de email marketing para aumentar suas vendas.
Sumário
O que é email marketing
Email marketing é uma estratégia visando utilizar o email como uma ferramenta para vender mais através do envio de emails para os leads.
Toda comunicação entre você e o seu lead, principalmente com o objetivo de vendas, está no que chamamos de e-mail marketing.
É muito importante que você utilize o e-mail marketing em seu negócio, afinal, uma ferramenta com um poder muito grande de alavancar suas vendas não pode ser deixada de lado.
Aprenda agora a criar uma estratégia de email marketing eficaz capaz de vender muito.
1 – Conheça o seu público alvo
É preciso saber quem compra de você, ou seja, é preciso conhecer o seu público alvo para enviar os melhores emails.
O email é uma ferramenta de comunicação, portanto, saber como seu público se comunica é fundamental para enviar mensagens que façam com que os leads se identifiquem com elas e tomem a ação desejada.
O conhecimento do seu público alvo para o sucesso da sua estratégia de email marketing é fundamental, portanto, estude bem o seu público e trabalhe nas mensagens dos emails com base nele.
2 – Possua um objetivo claro
O que você quer alcançar com sua campanha de email marketing?
Alguns empreendedores não se atentam a isso e deixam de utilizar o email marketing porque pensam que serve somente para vendas, enquanto gostariam de usar para outros objetivos.
Porém, apesar de vender mais ser o foco principal quando falamos de email marketing, é possível fidelizar clientes, atrair mais visitantes aos seus conteúdos, aumentar o número de seguidores nas redes sociais e muito mais.
Portanto, se você deseja, por exemplo, atrair visitantes para seus conteúdos em outras plataformas, o objetivo de vender mais não serve, e dessa forma sua estratégia de email marketing deve ser feita pensando em atrair mais visitantes para seus conteúdos em outras redes.
3 – Escolha uma plataforma de email marketing confiável
A plataforma que você vai utilizar para enviar seus emails e fazer sua estratégia de email marketing alcançar o objetivo dela deve ser confiável e segura.
Fique atento, por exemplo, as plataformas não muito conhecidas e duvidosas, pois podem utilizar sua lista de emails para furtar dados de seus leads, bem como outros malefícios.
Há plataformas gratuitas e confiáveis que você pode utilizar para trabalhar com email marketing, entretanto, as melhores opções são as pagas porque é possível ter uma lista de e-mails com mais contatos e possuem mais recursos.
Além disso, as plataformas pagas possuem mais segurança para sua lista e, se precisar de ajuda, o suporte também tende a ser melhor.
Inclusive, dependendo do plano, é possível ter uma lista de e-mails com contatos ilimitados, mas é claro que isso depende do tamanho do seu negócio e da sua necessidade.
Portanto, utilize uma plataforma confiável e segura para não ter problemas com seu negócio ao longo do tempo.
4 – Construa uma lista de contatos de qualidade
Captar contatos mais qualificados possíveis é muito importante para o sucesso da sua campanha de e-mail marketing.
Isso quer dizer que você deve captar leads que possuam alta chance de comprar de você quando enviar o e-mail de vendas, e para isso é preciso que você conheça o seu público, crie o conteúdo com base no seu público e conheça seu funil de vendas para destinar sua campanha a etapa ideal.
O conteúdo também deve estar alinhado à etapa do funil de vendas que você está captando os contatos. Não adianta entregar um conteúdo meio de funil e querer captar leads de fundo de funil, por exemplo.
Por fim, busque captar leads de forma orgânica e de forma paga, assim você pode captar mais contatos e as chances de converter mais são maiores.
5 – Possua copies chamativas em seus emails
As copies são os textos que seus emails possuem, em outras palavras, as copies fazem parte do trabalho de copywriting, a escrita de textos publicitários e persuasivos que chamem a atenção do leitor com um objetivo dentro da publicidade.
Para os seus email gerarem impacto aos leads e funcionarem, o texto que possuem devem ser chamativos a leitura, caso contrário, o lead vai apenas rolar seu email para baixo e não vai ler, porque não vai ter vontade.
Como exemplo, para o email de vendas, é péssimo, pois nem cogitar em acessar a página do seu produto o lead vai, visto que não realizará a leitura.
Para os emails enviados antes do email de vendas, também é muito ruim, caso as copies não sejam chamativas, a tendência é que leads se desinscrevam de sua lista de emails e/ou nem abram mais os seus emails.
Portanto, é muito importante que as copies dos seus emails sejam chamativas, dessa forma você consegue reter os leads em seus emails e fazê-los consumir o seu conteúdo.
6 – Possua CTA em seus emails
CTA, “Call to Action”, ou seja, Chamada para Ação, é fundamental ser adicionado em todos os seus emails.
Os CTA ‘s nada mais são que pedir para o lead realizar algo, como ir até um artigo de blog seu, assistir um vídeo no YouTube e até mesmo comprar.
São importantes porque seus emails precisam ter um objetivo, mandar email só por mandar é um erro muito grande, e é através dos emails que você vai aquecer os seus leads para comprarem de você.
Se você não envia emails que levam o lead a um conteúdo seu, como um vídeo no YouTube, um artigo de blog, um lembrete para uma live e a chamada para assistir essa live em uma plataforma, então seus emails não estão aquecendo os leads.
Quando seus leads não são aquecidos, se tornam leads frios, ou seja, leads que não vão consumir seus conteúdos porque você não os envia e, por isso, não vão comprar de você, afinal, você só lotou a caixa de email deles sem nada que agrega positivamente a eles.
Dessa forma, possua CTA em seus emails, eles são fundamentais para aquecer os seus leads e mostrar a eles que o que você oferece possui qualidade e vai ajudá-los.
Para isso, tenha em mente que você precisa ajudar e agregar algo positivo aos seus leads através de seus emails.
7 – Mantenha uma frequência consistente de emails
Uma estratégia de email marketing eficaz precisa que os emails sejam enviados com constância, isto significa que você não pode deixar de enviar emails aos seus leads por muito tempo e depois voltar a enviá-los.
Mas preste atenção, não significa que lotar a caixa de entrada dos seus leads com 3 emails por dia é o que deve ser feito, muito pelo contrário.
Se você envia 3 emails por semana, mantenha essa constância de 3 emails por semana, isso é fundamental para manter a abertura de email dos seus leads, porque se você deixa de mandar os emails, seus leads acostumam a não os abrir, e quando você mandar, não vão abrir.
8 – Teste e otimize
Realizar testes e otimizar os seus emails com base nos testes realizados é importante para alcançar o sucesso da sua campanha de email marketing.
Testes como melhor dia para mandar email, melhor horário, quantidade de emails enviados durante a semana e até mesmo tipos de conteúdos enviados durante a semana são bastante importantes para uma estratégia de email marketing eficaz.
Com base no resultado dos seus testes, otimize seus emails para alcançarem ótimos resultados.
Conclusão
O email marketing é uma estratégia de marketing que consiste em vender através do email.
Para uma estratégia eficaz de email marketing capaz de vender muito, é preciso seguir os itens abordados neste artigo.
Não enviamos emails por enviar, todo email possui um objetivo e todo email deve ser construído para atingir o objetivo dele e, em seguida, o objetivo final da sua campanha de email marketing, vender mais.