O YouTube é uma plataforma de vídeos com alto poder de alcance, e para alcançar usuários e fazer com que se tornem clientes, é preciso criar conteúdo para o YouTube que faça os usuários quererem assistir seus vídeos.
Sumário
Porque utilizar o YouTube
Por ser uma plataforma com alto poder de atrair usuários, fazer com que se tornem inscritos em seu canal e acompanhar seus vídeos, outros benefícios estão presentes ao utilizar o YouTube.
Um canal no YouTube é altamente benéfico para os negócios.
Confira abaixo os principais benefícios de possuir um canal e criar conteúdo para YouTube:
- Audiência em grande escala;
- Conteúdo em vídeo buscável;
- Atração de pessoas para seu negócio com os vídeos;
- Reconhecimento.
Os vídeos são muito importantes para seu negócio online, e vender seu produto/serviços através de vídeos no YouTube é totalmente possível ao criar vídeos de qualidade.
Aprenda neste artigo a criar conteúdo para YouTube e vender através dos seus vídeos.
1 – Saiba para quem você vai se comunicar
Quem vai assistir seus vídeos?
É importante, ao criar conteúdo para YouTube, saber quem é o espectador que vai te assistir.
É necessário saber como você deve se comunicar, qual a duração média que seu público assiste a um vídeo, o que dizer e como dizer, e também saber quais os assuntos relevantes para seu público.
Os vídeos devem seguir interesses do seu público comprador, se você não se comunica como eles se comunicam, então não vão sentir que seu negócio é para eles.
Dessa forma, conheça seu público e deixe seus conteúdos a “cara” do seu público.
2 – Planeje seu conteúdo
O seu conteúdo deve ser planejado de acordo com o seu público e o que buscam.
Para vender, é preciso que seu conteúdo ajude quem o assiste, e isso é feito através do planejamento do mesmo.
Portanto, separe os temas que seu público possui interesse, crie tópicos relevantes e, em seguida, crie títulos envolventes.
O conteúdo de cada vídeo deve ser condizente com os títulos, então, saiba primeiramente o que você vai abordar e crie um bom título para o seu vídeo.
Não deixe de planejar o seu conteúdo, conteúdo não se cria por criar, criamos conteúdos de valor que vão agregar positivamente ao usuário, e através do seu conteúdo de qualidade é que você vende.
Se você possui dificuldades para ter ideias de temas, um bom site que vai te ajudar é o Answer The Public.
Neste site você digita um tema, pesquisa e é apresentado várias ideias de conteúdos com base no tema pesquisado.
3 – Tenha em mente que os primeiros 5 segundos são decisivos
Os primeiros 5 segundos do seu vídeo decidem se o usuário vai ou não ficar em seu vídeo.
Portanto, nada de enrolar, fazer uma apresentação longa ou utilizar estes 5 segundos para vender, o usuário não vai comprar.
Você deve começar seu vídeo despertando a atenção do usuário.
Um exemplo, caso seu vídeo ensina as pessoas a ganhar dinheiro com e-commerce e o título é “utilize essas estratégias para vender mais em sua loja virtual”, o que você não deve fazer logo no início é dizer “Olá, eu sou fulano, tenho x anos, trabalho com e-commerce…”.
Ao invés disso, diga “Já imaginou faturar até 50% a mais do que você fatura hoje em sua loja virtual? Neste vídeo eu vou te ensinar como”, e após essa introdução chamativa, você se apresenta.
É preciso reter o usuário em seu vídeo logo no início, caso contrário, ele vai sair e você perdeu um potencial lead/cliente.
4 – Possua linguagem simples e de fácil entendimento
O conteúdo para YouTube deve ter uma linguagem fácil de entender, portanto, deve ser simples.
Isso não significa que sua comunicação deve ser pobre, significa que os que assistem devem entender o que você diz.
Entretanto, é muito importante ressaltarmos que sua comunicação também depende do seu público.
Então, suponhamos que você vende um curso de aperfeiçoamento para engenheiros civis. A comunicação do seu vídeo deve ser voltada para engenheiros civis, afinal, são eles que vão comprar seu produto.
Dessa forma, não adianta tentar “traduzir” termos técnicos da área para pessoas que não são da engenharia por dois motivos: elas não vão comprar seu produto e também não vão assistir seu vídeo.
O importante é você se comunicar de acordo com seu público alvo e transmitir as informações de forma clara e objetiva.
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5 – Defina as chamadas para ação do seu vídeo
As chamadas para ação são pedidos que você faz para o usuário em seu vídeo.
Podem ser um pedido para deixar o like, inscrever no canal, acompanhar suas redes sociais e até mesmo comprar o seu produto acessando o link na descrição.
É muito importante que as chamadas para ação do seu vídeo não estejam muito no início e nem muito no final.
Isso porque, caso você utilize os primeiros 5 segundos do seu vídeo para pedir algo, não é possível mais impactar o usuário e sua taxa de saída poderá aumentar.
Ao final do vídeo, pedir para comprar, por exemplo, pode não ser muito eficaz porque a tendência dos usuários do YouTube é sair sem assistir o vídeo até o final.
Portanto, ao decorrer do seu vídeo, realize as chamadas para ação do seu vídeo, principalmente se for para receber uma isca digital ou comprar seu produto.
6 – Grave e edite o vídeo
Ao gravar o vídeo, certifique-se de possuir um ambiente iluminado, não poluído visualmente, para isso uma parede de cor neutra ao fundo ou a construção de um cenário próprio para os seus vídeos é ideal.
Além disso, possui um bom áudio, é possível utilizar microfones de lapela ou até mesmo o do celular, mas o ambiente deve ser silencioso.
Uma orientação muito eficaz para gravar seu vídeo é treinar antes de realizar a gravação, para isso, estude o roteiro e grave um vídeo teste, assista-o, veja o que pode melhorar e grave o vídeo final.
Essa prática, ao longo do tempo, faz com que você se torne mais “natural” em seus vídeos, principalmente se você está gravando seu primeiro vídeo, e sua comunicação e modo em que se porta no vídeo vão melhorando.
O primeiro vídeo nunca é o melhor, mas é importante gravá-lo para perder a dificuldade de falar diante da câmera.
Outra etapa muito importante é a edição do seu vídeo.
Se você não sabe editar vídeos, contrate um editor profissional.
Um vídeo bem editado promove:
- A qualidade visual, com isso a sua identidade visual dos vídeos;
- Retenção de pessoas;
- Eliminação dos erros;
- Melhora do fluxo das informações;
- Otimização do tempo do conteúdo.
- Portanto, possua uma edição profissional.
7 – Escreva a descrição
A descrição serve como um complemento para seu vídeo e precisa estar alinhada ao conteúdo principal, ou seja, o vídeo.
Por mais que muitos usuários não façam a leitura da descrição, ela é de extrema importância para ranquear seu vídeo e para colocar informações adicionais, como os links das suas redes sociais, link da página de captura e o link do seu produto.
Conclusão
O conteúdo para YouTube, portanto, vídeos, com o objetivo de vendas, deve ser bem elaborado e estruturado para atingir o público ideal e impactá-lo, e com isso gerar conversões.
O que você aprendeu neste conteúdo são as etapas principais para criar conteúdo para YouTube que vende, portanto, não deixe de aplicá-las.