Confira os desafios e oportunidades de possuir um e-commerce

Assim como qualquer negócio, possuir um e-commerce apresenta desafios e oportunidades, e através de ambos é possível chegar ao sucesso neste ramo de negócios.

Como sempre abordamos, o e-commerce cresceu bastante desde seu surgimento e vem crescendo cada vez mais, afinal, há benefícios para ambas as partes, tanto a consumidora quanto a fornecedora (o dono do e-commerce).

Receio ao começar neste ramo é normal assim como em qualquer outro. Negócios possuem riscos e desafios, mas sempre encontramos ambos em qualquer negócio.

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Contudo, o desafio anda ao lado da oportunidade. Toda oportunidade há desafios a serem vencidos, o que precisa ser feito é reconhecer as oportunidades, agarrar a elas e saber a melhor forma de enfrentar os desafios para garantir o crescimento saudável do negócio.

No ambiente digital há constantes mudanças pelas quais os negócios precisam se adaptar a fim de garantir a integridade e continuar gerando resultados positivos, e isso se aplica diretamente a possuir uma loja virtual.

A adaptação é uma das chaves para o sucesso dos negócios, e como a internet é um ambiente que possui frequentes mudanças, é necessário se adaptar e trabalhar com elas.

Neste artigo, além de conferir quais as oportunidades e quais os desafios, sua leitura será detalhada do início ao fim.

Portanto, vamos te explicar em palavras por palavras o que cada um representa, quais os benefícios das oportunidades e como contornar os desafios.

Continue sua leitura e confira agora quais são os desafios e oportunidades de possuir um e-commerce.

Oportunidades de possuir um e-commerce

Fácil acessibilidade

No dia a dia das pessoas é difícil conciliar o tempo, tornando em muitas das vezes complicada a tarefa de visitar lojas, porém vai além disso.

Acontece que uma loja virtual fica 24 horas no ar, não é preciso sair de casa, e mais, pode ser visitada pelo usuário no próprio celular e em qualquer lugar em que se encontre.

Dessa forma o e-commerce torna-se mais cômodo para realizar compras. Dentre os diversos fatores que implicam para pessoas não realizarem compras em lojas físicas, possuir um shopping nas mãos é um grande benefício.

Portanto, compras em qualquer lugar do país podem ser realizadas em sua loja online a qualquer dia e qualquer horário, assim vendas não são perdidas, muito pelo contrário, é possível vender mais.

Perder vendas em um feriado, por exemplo, não é um problema para um e-commerce, preocupar em fechar a loja e reabrir somente no outro dia em um determinado horário muito menos.

Logo, vender por uma loja virtual é possível a qualquer momento, não importam as circunstâncias.

Crescimento contínuo

Crescer o e-commerce e vender mais é um desejo que o empreendedor acorda e vai dormir com ele, e trabalhar para isso é necessário.

Com um e-commerce, o crescimento contínuo se torna menos complicado, isso se deve ao fato das possibilidades de crescer uma loja virtual.

É possível utilizar as redes sociais e vender por elas através de estratégias, inclusive realizar anúncios nas diversas mídias digitais, como exemplos:

  • Google;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook.

E as estratégias são várias por ser um negócio digital, portanto explorar os diversos meios possíveis de crescimento online é mais que possível.

Como estamos falando do ambiente digital, este é um ambiente onde as pessoas estão concentradas mesmo que estejam espalhadas pelo país, e com o direcionamento certo é possível vender para todo o Brasil através da internet.

Logo, atingir e impactar cada vez mais pessoas e fazer com que comprem de sua loja virtual é uma forma de crescimento totalmente possível, o que torna uma grande oportunidade de possuir um e-commerce.

Relacionamento mais próximo com o cliente

A interação via internet é maior porque pode ser feita em qualquer momento.

O cliente não precisa ir à loja física para solucionar o problema, através da internet e com um celular apenas é possível sanar qualquer empecilho.

Contudo, vai além disso, através de um e-commerce é possível manter um contato mais próximo com o cliente. Isso porque o pós-venda é mais fácil como dito anteriormente e também porque é possível captar o contato do cliente, como o e-mail, e dessa forma o cliente se torna um lead.

Quando o cliente se torna um lead, o relacionamento fica mais próximo e é possível mandar e-mails de ofertas, novidades e conteúdos. 

Ao fazer isso, além de manter um relacionamento com o cliente, as chances do mesmo comprar novamente aumentam, afinal, agora ele também é um lead e você possui o contato para fazer com que ele compre novamente em sua loja virtual.

Você acabou de conferir as oportunidades principais de possuir um e-commerce, e dando sequência às oportunidades e desafios de possuir um e-commerce, confira os desafios de manter uma loja virtual.

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Desafios de possuir um e-commerce

Logística

De fato, essa parte de possuir uma loja virtual é um desafio que deve ser 

contornado, e para isso é essencial entender primeiro quais os principais problemas de logística que podem surgir.

A logística é fundamental para uma loja virtual, afinal o cliente realiza a compra em seu e-commerce para receber o produto em casa, portanto há uma logística presente.

A logística se torna um desafio, pois a loja é virtual, portanto os principais problemas que podem surgir são:

Lidar com devoluções de produtos

Por lei, o comprador, após o recebimento do produto, possui 7 dias de arrependimento, podendo devolver o produto por qualquer motivo.

Isso porque o comprador não teve contato físico prévio com o produto, apenas pôde avaliar o produto através de imagens e/ou vídeos na internet, e caso o produto não supere as expectativas do comprador e/ou o comprador se arrependa do produto, 7 dias são garantidos a ele para fazer a devolução sem custos nenhum.

Envios

Realizar o envio dos produtos no prazo é essencial, portanto é uma tarefa que deve ser feita com bastante atenção.

É necessário separar os produtos certos para os destinos certos e dentro do prazo. Não atrasar as entregas é essencial e muito menos enviar produtos errados. 

Ao firmar este compromisso com seu e-commerce, este desafio, após o início dos trabalhos, se torna fácil de contornar.

Problemas nos envios do produto

Caso o produto seja extraviado, haja atraso por parte da transportadora/Correios, algum defeito seja causado durante o transporte e, em suma, ao surgimento de qualquer problema de envio, você é o responsável e deve amparar o consumidor.

Os problemas de envio, dependendo da gravidade como um dano causado durante o transporte, se torna um prejuízo ao seu negócio, entretanto o consumidor não pode ficar com prejuízo para si.

Boas orientações para evitar problemas de logística são:

  • Se houver devoluções, arque com elas sem exagerar o problema;
  • Realizar o envio dos produtos quanto antes para chegar no prazo estipulado;
  • Embalar os produtos corretamente e conferir antes da realização da postagem;
  • Caso não opte pelos Correios, contrate uma transportadora de confiança;
  • Se surgir problemas de atraso entre em contato com o consumidor quanto antes.

Reduzir os abandonos de carrinhos

Abandonos de carrinhos são muito comum nos e-commerces, e o usuário que navega por sua loja virtual possui motivos para abandonar o carrinho.

Este é um desafio que pode ser contornado captando o e-mail do usuário, assim, após 3 horas do acesso do usuário em seu site, enviar um e-mail lembrando-o da compra não concluída aumenta as chances de vender para este usuário que não concluiu a compra.

Outra estratégia que ajuda bastante na recuperação de carrinhos abandonados caso não tenha como captar o e-mail do usuário é fazer o remarketing.

Entretanto, há outras estratégias que ajudam bastante a reduzir o abandono de carrinhos.

Destacar da concorrência

Sem dúvidas um grande desafio. Destacar da concorrência leva tempo e muito trabalho, afinal, sobressair de negócios que já estão consolidados há um bom tempo no mercado não é tarefa fácil, mas não impossível.

Trabalhe com o foco no consumidor, inove e renove sempre, esteja sempre atento ao seu público e fique por dentro das novidades, além disso, procure aprimorar seu e-commerce cada vez mais.

Com o trabalho focado no consumidor e otimizando seu e-commerce, este desafio se torna prazeroso e se destacar será inevitável.

Conclusão

Neste artigo você conferiu os desafios e oportunidades de possuir um e-commerce, e assim como qualquer negócio, possuir e manter de forma saudável uma loja virtual há oportunidades e desafios.

As oportunidades e os desafios andam lado a lado e, para crescer, lucrar mais e se destacar, agarrar as oportunidades e enfrentar os desafios é essencial para um e-commerce.

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