Uma ferramenta tão poderosa para aumentar as vendas não pode ser deixada de lado. Utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas é uma das melhores formas de lucrar mais.
Em um estudo realizado pela GetResponse em 2022, foi constatado que o Brasil possui:
- Taxa de abertura de e-mails de 13,97%;
- CTR – Taxa de cliques de 1,03%;
- CTOR – Taxa de cliques por abertura de 7,36%;
- Taxa de saída como lead (quando o lead se desinscreve) em seu e-mail de 0,12%.
Todos os dias as pessoas checam seus e-mails, enviam e-mails, e trabalham com e-mails.
Agora pense se você possuísse leads e, através do e-mail marketing, vendesse para eles. O quão bom seria, não é mesmo? Mas, você sabe vender para seus leads através do e-mail marketing?
Fique tranquilo(a), neste artigo iremos te ensinar a utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas do seu negócio.
Sumário
O que é e-mail marketing
Tudo o que for comunicado entre uma empresa e seus leads/clientes com o objetivo de informar, divulgar e vender, é e-mail marketing.
Sabe quando abrimos e-mails nos quais nos inscrevemos e recebemos conteúdos até que, por fim, uma oferta de um produto?
Isso é e-mail marketing.
Ou seja, atrair leads, manter uma comunicação direta e conexão através do e-mail para, por fim, vender.
Para fazer isso é preciso seguir alguns critérios com o objetivo de aproveitar ao máximo os leads de nosso negócio, e são estes critérios que você vai aprender neste artigo.
Como medir a taxa de abertura de e-mails
A taxa de abertura de e-mails é o resultado da divisão do número de pessoas que abriram o e-mail enviado pelo número de pessoas que receberam o e-mail.
Xpa : Xpr = N x 100
Xpa – Número de pessoas que abriram o e-mail;
Xop – Número de pessoas que receberam o e-mail;
N – Resultado da divisão;
x 100 – multiplique por 100 para obter a porcentagem.
É muito importante acompanhar a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail.
Ao saber a taxa de abertura dos e-mails enviados, é possível identificar se a campanha está performando bem e tomar as devidas ações.
Taxas de abertura de e-mail marketing ideais
É preciso ter uma referência de números para saber se a campanha de e-mail marketing está boa ou não, e são essas referências que você vai conferir agora.
- Ótimo – acima de 20%;
- Bom – entre 10% e 20%;
- Normal – entre 6 e 10% (é preciso melhorar para converter mais);
- Ruim – Abaixo de 6% (se continuar assim, a campanha não terá resultados satisfatórios, é necessário melhorar para atingir os resultados).
Procure manter sempre a taxa de abertura de seus e-mails entre 10% e 20%, assim sua campanha terá melhores resultados.
Como usar o e-mail marketing para aumentar as vendas
1 – Defina em sua estratégia o objetivo de cada e-mail
Não enviamos e-mails por enviar, todo e-mail tem um objetivo.
Em sua estratégia de e-mail marketing, é preciso definir o objetivo de cada e-mail, como:
- Informar;
- Entreter;
- Entregar alguma isca digital;
- Vender um produto.
Para a sua campanha de e-mail marketing possuir sucesso, é necessário que cada e-mail cumpra seu papel, e com o objetivo final de vender, o conteúdo dos e-mails precisa ser bem definido.
2 – Tenha uma chamada forte para incentivar a abertura dos e-mails
Ao enviar os e-mails, o que o lead precisa fazer primeiro é abri-los.
Para incentivar os leads a abrirem os e-mails, é necessária uma chamada forte para, quando houver o primeiro contato entre o lead e o e-mail, o lead o abrir.
A maioria dos e-mails são abertos nos celulares, e quando a notificação de e-mail chega ou quando o lead abre sua caixa de entrada, a chamada deve ser forte.
Para exemplificar, suponhamos que seu e-mail é para ensinar o lead a aumentar as vendas do negócio dele, logo, informá-lo.
Ao invés de utilizar como chamada “aumente as vendas do seu negócio”, utilize “aplique essa estratégia comprovada e eficaz para aumentar as vendas do seu negócio”.
Repare que a segunda chamada é mais forte que a primeira, desperta mais interesse e gera mais curiosidade de saber o que é.
Inclusive, a chamada principal é um dos fatores que interferem na taxa de abertura de e-mails.
Se a primeira chamada não for bem trabalhada, a taxa de abertura será ruim, por outro lado, se a primeira chamada for bem trabalhada, gera-se mais curiosidade e interesse em seus leads, aumentando a taxa de abertura. Outro fator muito importante é o conteúdo dos e-mails, mas isso você verá logo.
3 – Utilize parágrafos curtos
A legibilidade é extremamente importante para seus leads consumirem os conteúdos dos e-mails e tomarem a ação final.
Sem uma boa leitura, a tendência é sair do e-mail por parecer longo e bagunçado de se ler.
Ao escrever parágrafos curtos, a legibilidade melhora e a retenção do lead em seu e-mail aumenta.
A retenção do lead aumenta porque muitos deles vão fazer apenas uma leitura superficial, e se os parágrafos do seu e-mail estiverem longos, estes leads não vão dar atenção e vão sair rapidamente do e-mail.
Atente-se que parágrafos curtos não significam um e-mail pobre em conteúdo, e sim um e-mail com melhor legibilidade.
O que será feito é dividir o conteúdo escrito do e-mail em parágrafos menores para não cansar as vistas e desestimular a leitura.
4 – Personalize seus e-mails com imagens
Utilizar imagens na estrutura do e-mail desperta atenção no leitor.
Isso acontece porque a imagem é um elemento visual que desperta atenção, e a atenção é essencial para reter o lead em seu e-mail.
Como o lead já se encontra no e-mail, a tendência é que fique e faça a leitura, com isso, as chances de chegar ao final do e-mail e realizar o CTA (call to action – chamada para ação) são maiores.
Portanto, as imagens são elementos que tiram o seu e-mail da “pobreza de só conter palavras” e desperta a atenção no lead.
E muita atenção, não é para encher seus e-mails de imagens, isso acaba com o desejo de leitura.
A quantidade de imagens varia conforme o tamanho do seu e-mail, entretanto, caso fique em dúvida, não utilize mais que três imagens.
5 – Os e-mails precisam ser responsivos para todos os dispositivos
A maioria dos leads abre os e-mails no celular, entretanto, há aqueles que abrem no computador e até mesmo no tablet, e você precisa levar isso em consideração.
A responsividade dos e-mails é de extrema importância, pois se seu e-mail é responsivo apenas para celular, os leads que irão ver no computador ou tablet não conseguirão realizar a leitura.
A ausência de responsividade para diversos dispositivos compromete negativamente na legibilidade e, em consequência, nos resultados das suas vendas por e-mail marketing.
Por isso trabalhe na responsividade dos e-mails, eles precisam ser compatíveis com os diversos dispositivos.
6 – Envie conteúdos de qualidade
Se o conteúdo dos seus e-mails não agrega nada para seus leads, os mesmos não vão consumir mais seus e-mails.
Com o objetivo de utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas, entregar conteúdo de qualidade nos e-mails é fundamental para aquecer o lead, gerar reciprocidade e vender.
O conteúdo é um dos pilares importantes para um negócio online, e o e-mail marketing não escapa disso.
Quando o conteúdo é ótimo, as pessoas tendem a sempre consumir o que enviamos, e ao final, a taxa de conversão de leads em clientes aumenta.
Portanto, sempre que enviar algum conteúdo por e-mail, envie um conteúdo de qualidade, seja um conteúdo exclusivo para e-mail, um artigo de blog recém-publicado, um vídeo em seu canal no YouTube, uma postagem no Instagram e, resumindo, todo conteúdo enviado por e-mail deve ser excelente.
7 – Faça testes de horários para saber o horário ideal que seu público mais abre seus e-mails
Os testes de horários não podem ser deixados de lado, eles te mostram o horário em que seus e-mails mais tiveram aberturas.
Comece realizando seu teste pela manhã, depois a tarde e, em seguida, a noite.
Faça cada período do dia por uma semana, assim você terá mais dados de quando seus leads mais abriram seus e-mails e poderá realizar o envio dos próximos com base nisso.
Portanto, não deixe de realizar o teste de horário. Saber a hora certa para enviar o e-mail é saber a hora certa que seus leads convertem.
8 – Faça CTA’s chamativos
CTA vem do inglês que significa “call to action”, a tradução em portugués é “chamada para ação”.
A chamada para ação pode ser clicar em um link para assistir um vídeo, ver uma postagem no Instagram, ler um artigo de seu blog e, o seu objetivo final, realizar a compra.
Para qualquer CTA, é preciso que o mesmo seja chamativo e instigue o lead a realizar a ação desejada.
Então, por exemplo, ao realizar uma chamada para a compra do seu produto, ao invés de utilizar “clique para comprar”, trabalhe no CTA e utilize, por exemplo, “quero adquirir agora o (nome do seu produto)”.
Caso esteja com uma condição especial, como um desconto de 20%, por exemplo, é possível utilizar um CTA como “adquirir agora o (nome do produto) com 20% de desconto”.
O CTA é o que está entre o lead e o objetivo do e-mail, se não for bem trabalhado, você não alcança o objetivo.
Conclusão
Este artigo te ensinou a utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas através de 8 ações que precisam ser tomadas.
O e-mail é uma ferramenta muito utilizada e com alto poder de vendas, deixar o e-mail de lado é o mesmo que jogar fora parte de seu faturamento, afinal, através do e-mail marketing é possível vender muito.
Portanto, não deixe de utilizar o e-mail marketing para vender mais.