Como utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas

Publicado por Capsexpress em

Uma ferramenta tão poderosa para aumentar as vendas não pode ser deixada de lado. Utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas é uma das melhores formas de lucrar mais.

Em um estudo realizado pela GetResponse em 2022, foi constatado que o Brasil possui:

  • Taxa de abertura de e-mails de 13,97%;
  • CTR – Taxa de cliques de 1,03%;
  • CTOR – Taxa de cliques por abertura de 7,36%;
  • Taxa de saída como lead (quando o lead se desinscreve) em seu e-mail de 0,12%.

Todos os dias as pessoas checam seus e-mails, enviam e-mails, e trabalham com e-mails.

Agora pense se você possuísse leads e, através do e-mail marketing, vendesse para eles. O quão bom seria, não é mesmo? Mas, você sabe vender para seus leads através do e-mail marketing?

Fique tranquilo(a), neste artigo iremos te ensinar a utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas do seu negócio.

O que é e-mail marketing

Tudo o que for comunicado entre uma empresa e seus leads/clientes com o objetivo de informar, divulgar e vender, é e-mail marketing.

Sabe quando abrimos e-mails nos quais nos inscrevemos e recebemos conteúdos até que, por fim, uma oferta de um produto?

Isso é e-mail marketing.

Ou seja, atrair leads, manter uma comunicação direta e conexão através do e-mail para, por fim, vender.

Para fazer isso é preciso seguir alguns critérios com o objetivo de aproveitar ao máximo os leads de nosso negócio, e são estes critérios que você vai aprender neste artigo.

Como medir a taxa de abertura de e-mails

A taxa de abertura de e-mails é o resultado da divisão do número de pessoas que abriram o e-mail enviado pelo número de pessoas que receberam o e-mail.

Xpa : Xpr = N x 100

Xpa – Número de pessoas que abriram o e-mail;

Xop – Número de pessoas que receberam o e-mail;

N – Resultado da divisão;

x 100 – multiplique por 100 para obter a porcentagem.

É muito importante acompanhar a taxa de abertura de suas campanhas de e-mail.

Ao saber a taxa de abertura dos e-mails enviados, é possível identificar se a campanha está performando bem e tomar as devidas ações.

Taxas de abertura de e-mail marketing ideais

É preciso ter uma referência de números para saber se a campanha de e-mail marketing está boa ou não, e são essas referências que você vai conferir agora.

  • Ótimo – acima de 20%;
  • Bom – entre 10% e 20%;
  • Normal – entre 6 e 10% (é preciso melhorar para converter mais);
  • Ruim – Abaixo de 6% (se continuar assim, a campanha não terá resultados satisfatórios, é necessário melhorar para atingir os resultados).

Procure manter sempre a taxa de abertura de seus e-mails entre 10% e 20%, assim sua campanha terá melhores resultados.

Como usar o e-mail marketing para aumentar as vendas

1 – Defina em sua estratégia o objetivo de cada e-mail

Não enviamos e-mails por enviar, todo e-mail tem um objetivo.

Em sua estratégia de e-mail marketing, é preciso definir o objetivo de cada e-mail, como:

  • Informar;
  • Entreter;
  • Entregar alguma isca digital;
  • Vender um produto.

Para a sua campanha de e-mail marketing possuir sucesso, é necessário que cada e-mail cumpra seu papel, e com o objetivo final de vender, o conteúdo dos e-mails precisa ser bem definido.

2 – Tenha uma chamada forte para incentivar a abertura dos e-mails

Ao enviar os e-mails, o que o lead precisa fazer primeiro é abri-los.

Para incentivar os leads a abrirem os e-mails, é necessária uma chamada forte para, quando houver o primeiro contato entre o lead e o e-mail, o lead o abrir.

A maioria dos e-mails são abertos nos celulares, e quando a notificação de e-mail chega ou quando o lead abre sua caixa de entrada, a chamada deve ser forte.

e-mail marketing e aumentar as vendas

Para exemplificar, suponhamos que seu e-mail é para ensinar o lead a aumentar as vendas do negócio dele, logo, informá-lo.

Ao invés de utilizar como chamada “aumente as vendas do seu negócio”, utilize “aplique essa estratégia comprovada e eficaz para aumentar as vendas do seu negócio”.

Repare que a segunda chamada é mais forte que a primeira, desperta mais interesse e gera mais curiosidade de saber o que é.

Inclusive, a chamada principal é um dos fatores que interferem na taxa de abertura de e-mails.

Se a primeira chamada não for bem trabalhada, a taxa de abertura será ruim, por outro lado, se a primeira chamada for bem trabalhada, gera-se mais curiosidade e interesse em seus leads, aumentando a taxa de abertura. Outro fator muito importante é o conteúdo dos e-mails, mas isso você verá logo.

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3 – Utilize parágrafos curtos

A legibilidade é extremamente importante para seus leads consumirem os conteúdos dos e-mails e tomarem a ação final.

Sem uma boa leitura, a tendência é sair do e-mail por parecer longo e bagunçado de se ler.

Ao escrever parágrafos curtos, a legibilidade melhora e a retenção do lead em seu e-mail aumenta.

A retenção do lead aumenta porque muitos deles vão fazer apenas uma leitura superficial, e se os parágrafos do seu e-mail estiverem longos, estes leads não vão dar atenção e vão sair rapidamente do e-mail.

Atente-se que parágrafos curtos não significam um e-mail pobre em conteúdo, e sim um e-mail com melhor legibilidade.

O que será feito é dividir o conteúdo escrito do e-mail em parágrafos menores para não cansar as vistas e desestimular a leitura.

4 – Personalize seus e-mails com imagens

Utilizar imagens na estrutura do e-mail desperta atenção no leitor.

Como utilizar o e-mail marketing para vender mais

Isso acontece porque a imagem é um elemento visual que desperta atenção, e a atenção é essencial para reter o lead em seu e-mail.

Como o lead já se encontra no e-mail, a tendência é que fique e faça a leitura, com isso, as chances de chegar ao final do e-mail e realizar o CTA (call to action – chamada para ação) são maiores.

Portanto, as imagens são elementos que tiram o seu e-mail da “pobreza de só conter palavras” e desperta a atenção no lead.

E muita atenção, não é para encher seus e-mails de imagens, isso acaba com o desejo de leitura.

A quantidade de imagens varia conforme o tamanho do seu e-mail, entretanto, caso fique em dúvida, não utilize mais que três imagens.

5 – Os e-mails precisam ser responsivos para todos os dispositivos

A maioria dos leads abre os e-mails no celular, entretanto, há aqueles que abrem no computador e até mesmo no tablet, e você precisa levar isso em consideração.

A responsividade dos e-mails é de extrema importância, pois se seu e-mail é responsivo apenas para celular, os leads que irão ver no computador ou tablet não conseguirão realizar a leitura.

A ausência de responsividade para diversos dispositivos compromete negativamente na legibilidade e, em consequência, nos resultados das suas vendas por e-mail marketing.

Por isso trabalhe na responsividade dos e-mails, eles precisam ser compatíveis com os diversos dispositivos.

6 – Envie conteúdos de qualidade

Se o conteúdo dos seus e-mails não agrega nada para seus leads, os mesmos não vão consumir mais seus e-mails.

Com o objetivo de utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas, entregar conteúdo de qualidade nos e-mails é fundamental para aquecer o lead, gerar reciprocidade e vender.

O conteúdo é um dos pilares importantes para um negócio online, e o e-mail marketing não escapa disso.

Quando o conteúdo é ótimo, as pessoas tendem a sempre consumir o que enviamos, e ao final, a taxa de conversão de leads em clientes aumenta.

Portanto, sempre que enviar algum conteúdo por e-mail, envie um conteúdo de qualidade, seja um conteúdo exclusivo para e-mail, um artigo de blog recém-publicado, um vídeo em seu canal no YouTube, uma postagem no Instagram e, resumindo, todo conteúdo enviado por e-mail deve ser excelente.

7 – Faça testes de horários para saber o horário ideal que seu público mais abre seus e-mails

Os testes de horários não podem ser deixados de lado, eles te mostram o horário em que seus e-mails mais tiveram aberturas.

Comece realizando seu teste pela manhã, depois a tarde e, em seguida, a noite.

Faça cada período do dia por uma semana, assim você terá mais dados de quando seus leads mais abriram seus e-mails e poderá realizar o envio dos próximos com base nisso.

Portanto, não deixe de realizar o teste de horário. Saber a hora certa para enviar o e-mail é saber a hora certa que seus leads convertem.

8 – Faça CTA’s chamativos

CTA vem do inglês que significa “call to action”, a tradução em portugués é “chamada para ação”.

A chamada para ação pode ser clicar em um link para assistir um vídeo, ver uma postagem no Instagram, ler um artigo de seu blog e, o seu objetivo final, realizar a compra.

Para qualquer CTA, é preciso que o mesmo seja chamativo e instigue o lead a realizar a ação desejada.

Então, por exemplo, ao realizar uma chamada para a compra do seu produto, ao invés de utilizar “clique para comprar”, trabalhe no CTA e utilize, por exemplo, “quero adquirir agora o (nome do seu produto)”.

Caso esteja com uma condição especial, como um desconto de 20%, por exemplo, é possível utilizar um CTA como “adquirir agora o (nome do produto) com 20% de desconto”.

O CTA é o que está entre o lead e o objetivo do e-mail, se não for bem trabalhado, você não alcança o objetivo.

Conclusão

Este artigo te ensinou a utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas através de 8 ações que precisam ser tomadas.

O e-mail é uma ferramenta muito utilizada e com alto poder de vendas, deixar o e-mail de lado é o mesmo que jogar fora parte de seu faturamento, afinal, através do e-mail marketing é possível vender muito.

Portanto, não deixe de utilizar o e-mail marketing para vender mais.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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