Como se tornar referência no seu mercado

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Como se tornar referência em seu mercado

Este artigo é para todos os empreendedores iniciantes e até mesmo para os que já estão mais consolidados e querem saber como se tornar referência no seu mercado de atuação.

Acontece que este é um tema essencial para qualquer empreendedor que busca solidez em sua marca, negócios duradouros e cada vez mais crescimento empresarial. Afinal, quando nos tornarmos referência em nosso negócio passamos a ser mais vistos e mais procurados.

Pense que o que seu negócio oferece vários outros também oferecem, então por que alguém deve comprar de você se tem outro que oferece o mesmo? E em algumas vezes, até mais barato?

Isso é resolvido quando você se torna referência, pois as pessoas te olham diferente de como olham para os demais.

Então, acompanhe este artigo até o final que vamos te ensinar a se tornar referência no seu mercado!

Conheça bem o seu público

Conhecer bem o público parece meio óbvio, e realmente é. Mas atualmente, muitos empreendedores erram justamente aqui.

Por quererem alcançar muito mais pessoas de uma vez só, acabam não definindo o público comprador de forma correta, e as coisas já começam a dar errado logo no início. 

Outro erro é não saber se comunicar com o público alvo. Não se fala com jovens de 18 a 25 anos da mesma forma que se fala com pessoas mais velhas, de 40 a 60 anos, por exemplo. E claro, outras informações também são relevantes dependendo do mercado de atuação. 

Um exemplo, se você vende suplementos de emagrecimento para um determinado público, como mulheres de 25 a 35 anos, você não vai falar da mesma forma para o público comprador composto por homens de 25 a 35 anos que buscam o ganho de massa muscular.

Portanto, quanto mais você souber sobre o seu público, melhor. Das etapas mais básicas até as mais avançadas, como status civil, renda monetária mensal, e por aí vai.

Possua um atendimento diferenciado

Ter um atendimento diferenciado com seus clientes vai muito além de oferecer um cafezinho na hora que chegam até você para comprar de você.

É preciso que, do início ao fim, você possua um atendimento impecável seja presencial ou digital, mostre exatamente o que seu produto e/ou serviço fazem de forma que o consumidor fique com vontade de fechar a venda com você devido ao que você traz de benefícios para ele, não simplesmente porque ele precisa do seu produto e/ou serviço.

Além do mais, ofereça um pós-venda de qualidade, faça-o sentir como se tivesse que pagar para ter aquele pós-venda.

Um pós-venda de qualidade é o que muitos negócios não possuem, alguns simplesmente ignoram a existência do consumidor depois que o negócio é fechado, e aqui já é um passo maior sem fazer esforço para se sobressair e começar a se tornar referência no seu mercado.

Se possível, tenha diversas formas de pagamento e, caso também seja possível, seja flexível nas negociações com seus clientes quando precisar, assim, eles sempre vão lembrar de você quando precisarem do seu produto e/ou serviço, afinal, você o ajudou.

Tenha presença digital ativa

Estar presente nas mídias digitais em 2023, século XXI, não é mais uma questão de escolha, é essencial para que seu negócio seja visto por mais e mais pessoas. Seja ele físico ou digital, esteja presente ativamente nas mídias sociais de forma estruturada. 

Se seu negócio é online, aí que não tem como discutir essa questão, mas se é físico, pense que a presença do seu negócio nas mídias digitais é como se fosse a vitrine online do que você oferece, e ali você tem um alto poder de possuir mais oportunidades de negócio e, consequentemente, fechar mais vendas, lucrar mais, crescer mais e construir sua referência em seu mercado de atuação.

Ter uma presença digital ativa só traz benefícios para o seu negócio!

Invista em marketing

Investir é marketing é alcançar novas pessoas e fazer seu negócio crescer cada vez mais. Um bom exemplo de investimento em marketing é o que citamos acima “Tenha presença digital ativa”. Uma presença digital ativa é trabalhar e investir em marketing. 

Indo um pouco mais além no assunto das mídias digitais, você pode investir em anúncios no Instagram, Facebook, Google e YouTube, por exemplo. 

Outros exemplos que podemos citar de investimentos em marketing são (caso seu negócio seja físico):

Panfletos:

Com os panfletos você divulga seu negócio para mais pessoas e detalha exatamente o que ele é de forma breve, concisa.

Folders:

Os folders são mais trabalhados que os panfletos. É um material em dobras muito utilizado em lançamentos, apresentações corporativas e apresentações de produtos e/ou serviços.

Cartões de visitas:

Os cartões de visitas são aqueles cartõezinhos que possuem a logo do negócio, o telefone de contato, as redes sociais e geralmente uma frase que descreve o negócio.

Outdoors:

Se seu capital já está mais alto, é benéfico alugar um outdoor para divulgar seu negócio. Os outdoors são aqueles anúncios grandes que vemos na cidade e na estrada. 

Não deixe de investir em marketing, é ele que vai mostrar cada vez mais seu negócio para mais pessoas!

Estude a concorrência

Estudar a concorrência e ficar de olho nela é muito importante. Isso porque você quer fazer diferente da concorrência, mas só é possível se souber exatamente o que eles estão fazendo, onde estão errando e onde estão acertando, não para fazer igual, mas para fazer diferente. 

Pegue os pontos fortes da concorrência e analise, em seguida, compare com os seus, talvez seja hora de dar uma melhoradinha no que você está fazendo.

Em seguida, pegue os pontos fracos da concorrência, analise e veja como poderiam ser melhorados. Não cometa estes erros no seu negócio e veja como contornar estes pontos fracos e transformá-los em pontos fortes, se servir, aplique ao seu negócio.

A concorrência é que diz o porque as pessoas estão indo em outros negócios que não sejam o seu, e como você quer mais pessoas no seu negócio consumindo de você, é preciso estudar a concorrência.

E mais, se diferenciando da concorrência, você já sai na frente para se tornar referência no seu mercado de atuação. E é aqui que entra no nosso próximo ponto.

Inove

Busque inovação para o seu negócio. O que você está fazendo hoje que pode ser melhorado? O que posso agregar de valor ao meu negócio que vai fazer com que as pessoas busquem por ele?

Tenha essas perguntas em mente, busque sempre inovar para melhorar a experiência do seu cliente em seu negócio.

Inclusive, temos um excelente artigo que vai te ensinar a criar tendências através das necessidades dos consumidores.

E lembre-se, é necessário inovar para renovar.

Conclusão

Este artigo te mostrou as etapas principais para se tornar referência no seu mercado. 

Abordamos a importância de conhecer bem o público, possuir um atendimento diferenciado, ter presença digital ativa, investir em marketing, estudar a concorrência e inovar. Basicamente, são estes pontos que vão fazer com que você se torne referência no seu mercado.

E saiba também que, se tornar referência no mercado de atuação não é feito às pressas, é necessário dedicação, esforço e muita mão na massa, mas os resultados são excelentes.

Cada vez mais negócios são abertos, negócios que, em tese, solucionam os mesmos problemas, mas o modo com que seu negócio vai solucionar os problemas dos seus clientes é o que diferencia você do restante. 

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Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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