Como o atendimento online impacta nos resultados das suas metas

Publicado por Capsexpress em

Como o atendimento online impacta nos resulatdos das suas metas

O atendimento é muito importante para o seu e qualquer negócio, afinal, é ele que vai fazer com que um potencial cliente se torne cliente, é o atendimento que vai fazer com que a pessoa que está sendo atendida feche a compra. Mas, sabia que o atendimento online impacta de forma positiva nos resultados das suas metas?

Quando o seu negócio possui um atendimento online eficiente, as suas metas são impactadas de forma positiva, e isso porque é na internet que a maioria das pessoas estão!

O atendimento online é uma das peças chaves para o movimento do seu negócio, e sim, ter o atendimento online do seu negócio agrega diversos benefícios a ele), e é exatamente isso que vamos te mostrar neste artigo.

Então, se seu negócio está na internet (e se está, confira o nosso artigo “Quais plataformas utilizar para vender seu produto desenvolvido na Capsexpress”), nem que seja uma simples página em alguma rede social que você utiliza para divulgar e vender seus produtos e/ou serviços, realizar o atendimento de quem chega ao seu negócio através da internet é essencial. E a partir de agora, descubra o porquê!

O que é o atendimento online

O atendimento online é simplesmente realizar o atendimento de pessoas que chegam ao seu negócio pela internet, seja pelo site do seu negócio, Instagram, Facebook e qualquer outra rede social na qual  o seu negócio esteja presente.

Este atendimento consiste em tirar dúvidas, informar sobre o produto e/ou serviço, ajudar no pós venda, solucionar problemas, e afins.

O que acontece é que a internet está evoluindo cada vez mais, e os fins para que a utilizamos também vão se transformando, se antes o consumidor precisava de ir até a loja física esperar por um atendimento, hoje ele pode mandar um e-mail, um chat no Instagram, mandar uma mensagem pelo WhatsApp.

Se o atendimento não for possível na hora, ele não precisa parar o que estava fazendo e gastar horas do seu dia para um atendimento, pois com o atendimento online tudo se torna mais prático para ele e para o seu negócio, consequentemente, para você.

E claro que, melhor que ter um atendimento online ao cliente é ter o melhor atendimento online possível ao cliente, e é por isso que o atendimento online impacta nos resultados das suas metas.

Benefícios do atendimento online

Praticidade para você e para o seu cliente

O atendimento online traz diversos benefícios para o seu negócio, entre eles está a praticidade para você e para o seu cliente.

Isso porque, pense comigo, se você realiza o atendimento online com o seu cliente, e seja lá qual for o assunto do atendimento, de forma online gasta-se menos tempo para realizar o atendimento e se torna mais prático.

Isso porque o cliente não precisa ir até você para que o atendimento seja realizado, e você pode ter a praticidade de respondê-lo onde estiver e quando puder (só não demore para realizar o atendimento).

Agilidade na resolução de problemas

Os problemas que o consumidor pode vir a enfrentar com o produto/serviço adquirido é intrínseco ao que se refere em possuir um negócio. 

Problemas surgem, e problemas precisam ser resolvidos. Mas se o consumidor precisa de se deslocar até o seu negócio para resolver um problema, além de ele não estar nos seus bons dias por estar com um problema, torna-se mais desgastante.

Por outro lado, com um simples atendimento online, pelo WhatsApp mesmo, é possível resolver o problema que ele tem dependendo do caso, ou instruí-lo melhor em quais os próximos passos ele deve dar para que o problema seja resolvido.

Ampliação das oportunidades de negócios e mais vendas

Sim. Possuir um atendimento online amplia as oportunidades de negócios e você vai entender agora o porquê.

Imagine que alguém que precisa do seu produto e/ou serviço procura no Google ou se depara com um anúncio do Instagram de um negócio que resolve o problema dele. Concorda que ele, ao menos, vai cogitar entrar em contato para saber mais informações sobre o que ele acabou de ver?

E mais, ele pode inclusive já entrar em contato na hora ou, se houver a opção de compra online no site da empresa (em caso de produtos), ele pode comprar o produto ali, na hora mesmo.

Agora imagine se fosse a sua empresa, o seu negócio, que aparecer para ele, seria bom não é mesmo? E mais, da mesma forma que você impactou essa pessoa, você pode impactar várias, fazer com que várias pessoas entrem em contato e fechem a compra com você, simplesmente possuindo um atendimento online.

E em fechamento de vendas, o atendimento online impacta nos resultados das suas metas, e vamos abordar isso agora. 

Impactos positivos para as suas metas

O atendimento online impacta e muito as suas metas. Claro que temos que ter em mente que o atendimento online não serve somente para vender, mas vender é um dos benefícios de possuir um atendimento online.

E se sua meta para determinado período era de, por exemplo, 2.000 (duas mil) vendas, com o atendimento online você pode alcançar essas duas mil vendas e até mesmo ultrapassar este número no mesmo período.

Isso ocorre pois, com o marketing do seu negócio bem trabalhado, mais pessoas vão chegar ao seu negócio, e mais pessoas chegando ao seu negócio, as portas das oportunidades de negócios se abrem, e consequentemente mais vendas podem ser realizadas, e dessa forma, o atendimento online impacta nos resultados das suas metas.

Já falamos dos benefícios de possuir um atendimento online, agora vamos abordar os tipos de um atendimento online, ou mais especificamente, o que utilizar para realizar um bom atendimento online.

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Tipos de atendimento online

Atendimento online via WhatsApp

Você pode utilizar o WhatsApp (do seu negócio) para realizar o atendimento online. É uma forma muito prática e rápida, o WhatsApp permite que a conversa flua de uma maneira muito eficaz e seu atendimento possui uma qualidade que tem a capacidade de agregar ao seu negócio.

E para realizar atendimentos online pelo WhatsApp, dê preferência por utilizar o WhatsApp Business, esta é a versão do WhatsApp para negócios.

Atendimento online via Chat do Instagram (Direct)

Sim, é totalmente possível realizar atendimentos pelo direct do Instagram, entretanto, é mais aproveitado para pessoas novas que chegam ao seu negócio ou que já realizaram a aquisição de um produto e/ou serviço no seu negócio e precisam tirar dúvidas, precisam de um pós venda… E o ideal é que você leve essa pessoa para um canal de comunicação mais prático, como o WhatsApp, por exemplo.

Atendimento online via Telegram

Apesar de não ser tão usual, até mesmo pelo fato de a maioria das pessoas não possuírem este aplicativo instalado e, consequentemente, não utilizar, o Telegram é uma ótima maneira de realizar atendimentos online e até mesmo criar grupos com seus clientes, para, por exemplo, fazer a pré-venda de um produto novo que está prestes a chegar ao seu negócio.

Mas, se seu objetivo é uma conversa mais fluida, resolução rápida de problemas e assuntos diretos, talvez o Telegram não se adeque às suas necessidades.

Atendimento online via chat no próprio site

Sabe quando você entra em um site, visita alguma página e está lá um ícone, que geralmente se encontra no canto inferior direito, e através deste ícone é possível conversar com algum atendente do site para tirar dúvidas, obter mais informações, e, em alguns casos, alguns sites apresentam até respostas automáticas?

Pois é, estamos falando deste chat aqui, e este chat pode ser o divisor de águas para você que vende seus produtos no seu site.

Pense bem… “Se a pessoa está na página de vendas do meu produto e possui alguma dúvida sobre o produto, é melhor para ela entrar diretamente no chat ou então ligar, mandar um e-mail, até mesmo iniciar uma conversa no WhatsApp, ou então digitar a dúvida o chat e ser respondida rapidamente (sim, para casos de vendas de produtos a resposta precisa ser rápida, muitas empresas contratam assistentes virtuais para realizar essa tarefa)?”.

Mandar no chat e ser respondido rapidamente sem dúvidas é a melhor opção para essa pessoa que possui uma objeção que a está impedindo de realizar a compra.

Atendimento online via E-mail

Por mais óbvio que pareça, o e-mail é uma ótima forma de realizar  atendimento online. Seu cliente entra em contato pelo e-mail, e assim que possível ele obtém uma resposta da sua parte, ou vice-versa.

Atendimento online via chats com respostas automáticas

Saiba antes que, respostas automáticas não servem para “Bom dia, tudo bem? Não estamos atendendo agora, você pode esperar um pouquinho? Obrigado”. Servem para direcionar o consumidor até a possível resolução do seu problema, como sanar uma dúvida, ou então, se não for possível, encaminhá-lo para um atendimento online com algum atendente.

Exemplos disso é o chat do site. Você pode direcionar o consumidor através de caixinhas de opções onde ele precisa, e, se no final de todo o processo o problema dele não for resolvido, aí sim você pode encaminhá-lo para o atendimento direto, como o WhatsApp, onde uma pessoa real, um ser humano, passa a atendê-lo.

Conclusão

Pudemos ver que o atendimento online proporciona diversos benefícios ao seu negócio, impacta nos resultados das suas metas de forma positiva, e vimos também os diferentes canais de comunicação nos quais é possível realizar um bom atendimento online.

Se você ainda não faz o atendimento online, ou até faz mas comete alguns deslizes, é hora de repensar isso e começar a trabalhar e investir no atendimento online do seu negócio, afinal, através dele é possível fazer com que seu negócio cresça e possua uma boa qualidade no atendimento!

E sabia que a maioria das pessoas preferem ser atendidas de forma online? Pois então, está aí um bom motivo para realizar atendimentos de forma online.

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Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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