O dropshipping é um modelo de ecommerce em que muitos empreendedores fazem fortunas, este modelo de ecommerce é o futuro das compras online, futuro este que está se tornando presente a cada dia que passa.
Neste artigo vamos abordar o dropshipping nacional e como não perder dinheiro no dropshipping nacional.
Ao realizar essa leitura, você vai descobrir o que deve-se fazer para possuir um bom e-commerce trabalhando com dropshipping nacional e, ao seguir o que será mostrado, sem dúvidas não verá seu capital indo por água abaixo sem retorno nenhum.
Por ficar cada vez mais popular entre aqueles que desejam possuir um negócio online de produtos físicos e sem precisar possuir estoque, muitas pessoas se aderem ao dropshipping nacional sem saber com profundidade onde estão pisando, e com isso acabam perdendo dinheiro.
E antes de darmos continuidade, é importante citarmos a diferença entre dropshipping e dropshipping nacional.
Dropshipping é o termo utilizado para definir um modelo de e-commerce onde o fornecedor dos produtos não necessariamente está no Brasil, podendo estar em qualquer lugar do mundo, e o vendedor, ou seja, o responsável por divulgar os produtos e vender também pode estar em qualquer lugar do mundo.
Quando as vendas são realizadas no e-commerce do vendedor, o fornecedor é avisado e é responsável por fazer o envio da mercadoria para o endereço do comprador.
Neste caso chamamos este dropshipping de dropshipping internacional.
O foco deste artigo é no dropshipping nacional, ou seja, o dropshipping realizado no território brasileiro, onde o vendedor e o fornecedor atuam, e claro, onde os produtos estão.
Este modelo nacional diferencia-se do internacional apenas por ambas as partes que atuam estarem no mesmo país, neste caso, no Brasil.
Feita esta explicação de ambos os modelos de dropshipping’s, vamos começar com o tema principal.
Sumário
Como não perder dinheiro no dropshipping nacional.
Há uma série de fatores que levam as pessoas a perderem dinheiro no dropshipping. Possuir um e-commerce pode parecer fácil, afinal, não é preciso estoque, então não há muito com o que se preocupar.
Porém, este pensamento está errado, não possuir estoque é um dos benefícios do dropshipping.
Na verdade, ao mesmo tempo que os fatores que levam as pessoas perderem dinheiro no dropshipping nacional estão bem mais a fundo, eles são também fatores que podem parecer pouco relevantes, mas fazem uma diferença absurda no seu ecommerce.
O seu foco é os clientes, sem seus clientes você não vende, e é em torno dos clientes que a maioria dos fatores giram e você verá isso ao longo da sua leitura.
Estude bem sobre o mercado
Para atuar em qualquer mercado é preciso antes estudar sobre ele.
A finalidade de estudar sobre o mercado de atuação é conhecer mais a fundo, identificar vantagens, desvantagens, problemas que poderão surgir e estar preparado através do conhecimento adquirido para contornar os problemas identificando a melhor solução.
Trabalhar com dropshipping nacional requer estudo, você precisa conhecer bem onde está pisando para não cometer erros sem saber identificar as soluções.
Esteja antes de tudo preparado para atuar neste mercado e manter seu e-commerce saudável e crescente ao longo do tempo.
Defina e conheça o público comprador do seu ecommerce – Não queira vender tudo para todos
Montar uma loja virtual e vender produtos para apenas vender não traz dinheiro, afinal, se alguém busca por um produto de beleza e encontra em seu site o produto procurado e diversos outros produtos que não são de beleza, a tendência desse usuário é sair do seu site sem comprar.
Isso acontece porque o usuário não vai sentir confiança em seu e-commerce, e para isso você precisa definir seu nicho de atuação.
Reflita, se o precisa de um produto de beleza e encontrou este produto mais produtos como roupas, acessórios, brinquedos, livros e outros, seu e-commerce fica uma bagunça e ele não consegue distinguir o ramo de atuação do mesmo.
E como estamos falando de mercado, há outros e-commerce’s que vendem apenas produtos do ramo de beleza e são mais organizados e atrativos ao usuário, assim ele deixa de comprar de você e procura outra loja virtual.
Portanto, para atrair clientes específicos e vender cada vez mais para um determinado público, tenha uma loja virtual focada em produtos apenas de um segmento.
Se desejar vender outros produtos de outros ramos, monte outros e-commerce’s, desde que você dê conta de administrar.
Pesquise bons fornecedores nacionais
Os fornecedores são os responsáveis por realizar o envio do produto até o cliente.
Escolher bons fornecedores é de extrema importância para o seu ecommerce, seus fornecedores precisam ser confiáveis, precisam cumprir com as entregas dos produtos, os produtos também precisam estar em boas condições quando chegarem ao consumidor.
Além disso, procurar bons fornecedores não está limitado apenas em serem confiáveis. Os fornecedores que você escolher precisam possuir preços justos para ambas as partes.
Acontece que quando uma venda é realizada, seu fornecedor ganha e você também, e como ambos terão seus deveres, ambos precisam ganhar valores justos.
Você não pode e nem deve sair no prejuízo, e para isso não acontecer e seu negócio não vir a faturar pouco, escolha fornecedores confiáveis e com valores justos de forma que ambas as partes saem ganhando.
Tenha um site bem trabalhado e atrativo ao cliente
Os visitantes precisam acessar seu site de produtos e nele ficar, procurar produtos, e, ao final, comprarem de você. Ou seja, você precisa reter seus visitantes no seu site, e isso é feito através de um site bem trabalhado.
Não só o visual importante, mas a copy do site também importa.
Possuir uma página inicial bem elaborada e chamativa é essencial porque é através dela que muitos visitantes terão o primeiro contato com o seu site.
Possuir a língua português do Brasil também é de extrema importância, afinal, você está trabalhando com dropshipping nacional.
As páginas de venda dos seus produtos também são de extrema importância, é nela que o usuário vai passar o cartão, então, além de possuírem um design excelente, precisam de uma copy excelente.
Descreva o produto com bastantes detalhes, para que serve, como vai ajudar o consumidor, insira características, e tudo o que for relevante e venha a quebrar as objeções dos consumidores.
Possua fotos bem feitas, imagens de diferentes ângulos, e precisam também estar bem inseridas na página e trabalhe bem nas edições.
Tudo isso é muito importante porque não adianta investir no site do seu negócio se ele não for bem construído, você só vai perder dinheiro.
Quem chegar ali não vai ter vontade de ficar e comprar de você se você não oferece um ambiente online chamativo e intuitivo, e você só terá perdido capital no investimento realizado para ter seu e-commerce no ar.
Tenha presença nas redes sociais do seu negócio
Estar presente nas redes sociais do seu negócio é fundamental para ampliação de marca e fechamento de mais vendas, com isso seu negócio também cresce.
Criar uma estratégia de conteúdo, mostrar os produtos do seu ecommerce e sempre atualizar seus seguidores é de extrema importância para o crescimento do seu negócio.
Trabalhar nas mídias digitais, sejam elas site/blog, Instagram, Facebook, canal no YouTube e outras é fundamental e, acima de tudo, é tráfego grátis, são possíveis compradores que você atrai, e quanto mais gente entra em seu negócio, mais vendas você pode efetuar.
E não estamos descartando o investimento em anúncios, inclusive veremos logo a seguir, o que você precisa entender é que quanto mais você trabalha para conseguir tráfego grátis, mais pessoas você atrai, mais vendas você realiza e mais seu negócio cresce.
Invista em tráfego pago
Os anúncios do seu ecommerce em diversas mídias são importantes para converter usuários em clientes.
Você precisa anunciar para o público certo nas mídias certas para conseguir converter o máximo possível de usuários em clientes, para isso o ideal é que você possua um bom gestor de tráfego.
E o tráfego pago aliado ao tráfego orgânico é um alto poder que seu e-commerce possui de vender e crescer cada vez mais!
Conclusão
Como vimos aqui, o dropshipping nacional é uma modalidade de ecommerce onde o fornecedor e o vendedor estão no mesmo país, que neste caso é o Brasil.
Para não perder dinheiro com dropshipping nacional há alguns fatores a seguir a fim de trabalhar para que o foco no cliente seja o principal, afinal sem clientes não há vendas.
É preciso levar em consideração a experiência que você quer proporcionar aos seus clientes quando chegarem ao seu e-commerce, essa experiência deve ser positiva fazendo com que a venda seja concluída e que voltem a comprar de você.
Se você seguir o que te mostrei aqui, com certeza não vai perder dinheiro ao possuir seu e-commerce trabalhando com dropshipping nacional.