Como iniciar um negócio de sucesso em 8 passos

Publicado por Capsexpress em

Iniciar um negócio de sucesso é o que todos os empreendedores buscam no início da jornada.

Há pessoas que pensam que dedicar bastante tempo nos negócios é a chave para começar um negócio de sucesso, e em partes, estão corretas.

Homem de negócio carregando um troféu

Porém, é preciso entender que apenas dedicar a maior parte do seu tempo não é o que vai fazer seu negócio crescer, e sim utilizar o seu tempo com qualidade, dedicando ao que realmente importa.

Portanto, mais vale horas bem trabalhadas que passar praticamente o dia inteiro perdido nas tarefas.

Neste artigo, você vai aprender a iniciar um negócio de sucesso em 8 passos. Ao final, vai saber exatamente o que fazer para iniciar seu negócio sem se perder em meio a tantas tarefas que o empreendedor possui.

Passo 1 – Defina seus objetivos

Quais são seus objetivos com seu negócio? O que você almeja para o futuro? Quais são suas metas iniciais?

Essas perguntas devem ser respondidas primeiro, e depois você deve seguir com o desenvolvimento do seu negócio.

Um erro muito comum de empreendedores iniciantes é começar um negócio sem objetivos traçados, apenas com a mentalidade de ganhar dinheiro.

Ganhar dinheiro todo mundo quer, mas e os seus objetivos? Onde ficam?

Sem traçar objetivos e metas, as chances de você se perder no desenvolvimento do seu negócio são grandes.

Isso porque, sem um resultado para alcançar, o “ganhar dinheiro” se torna insignificante, afinal, em qual lugar você quer chegar?

Seria o mesmo que pegar seu carro e sair dirigindo sem um destino.

Portanto, defina seus objetivos e deixe claro o que você almeja, um negócio de sucesso precisa de uma finalidade.

Passo 2 – Faça o plano de negócios

O plano de negócios é o documento onde todos os passos são descritos para a criação do seu empreendimento e para alcançar os objetivos desejados.

Sem um plano de negócios, os objetivos não servem de nada.

Para exemplificar, seria o mesmo que você querer se mudar para uma casa maior, mas não traçar o que precisa ser feito para fazer essa mudança.

O plano de negócios é fundamental para a criação do seu negócio, sem ele você não tem o passo a passo para atingir os resultados que deseja.

Passo 3 – Selecione seus produtos ou serviços

Saber exatamente os produtos ou serviços que você vai vender é de extrema importância para iniciar um negócio.

Um tiro no escuro é não saber com clareza tudo o que o negócio vai vender e depois sempre fazer alterações no catálogo, isso é péssimo porque impacta diretamente nas finanças.

Um negócio, para dar certo, precisa estar alinhado com o que vai vender.

Não adianta, hoje, negociar com o fornecedor a compra de determinados produtos e amanhã decidir vender mais produtos e realizar uma nova compra de produtos, gerando gasto de capital.

Ou então decidir vender menos produtos, gerando certa confusão com o fornecedor.

É preciso saber o que você vai vender, e o mesmo ocorre com serviços, visto que para algumas prestações de serviços são necessárias estruturas de organização complexas que podem se colapsar com a indecisão do catálogo de serviços oferecidos.

Portanto, tenha na ponta do lápis os produtos ou serviços que serão ofertados em seu negócio, e através da expansão do mesmo, você vai realizando alterações no catálogo se for necessário.

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Passo 4 – Defina seu público comprador 

imagem de público comprador entrando em uma loja

Quem compra de você é quem coloca dinheiro em seu negócio, e saber aos detalhes quem entra de mãos vazias e sai de mãos cheias é fundamental para direcionar seu negócio ao seu público comprador.

Atirar para todos os lados e querer pegar todo mundo é um grande erro ao iniciar um negócio.

Não vai acontecer de você selecionar seus produtos ou serviços sem critério algum e os mais diversos públicos virão a comprar, é preciso definir um público comprador que vá consumir o que você tem a ofertar.

A criação de uma persona, ou seja, um avatar do seu comprador na forma mais perfeita, ajuda bastante a definir o seu público.

Portanto, não deixe de definir o seu público comprador, saber quem compra para direcionar seus esforços a este público é o que deve ser feito para vender.

Passo 5 – Pesquise e estude o mercado

O concorrente só se torna seu inimigo quando o que você oferta faz seus clientes irem até o concorrente.

A concorrência não vai falir seu negócio se você pesquisar o mercado e estudá-lo.

É preciso analisar o que os concorrentes estão oferecendo, como estão oferecendo e o que estão fazendo.

Entretanto, não é para você copiar, é para você fazer diferente e melhor.

O mercado está cheio de oportunidades, e é claro, ninguém inventa a roda, mas pesquisar e estudar o mercado vai te fazer abrir a mente e identificar oportunidades no seu setor para fazer melhorias e iniciar um negócio de sucesso.

As pessoas estão em constante busca para solucionar seus problemas, e quem solucionar da melhor forma com o melhor custo benefício, sai ganhando.

Portanto, pesquise e estude como está o mercado. Entregar o que já entregam e como entregam não vai agregar ao seu negócio.

Passo 6 – Organize as finanças

Problemas financeiros podem ser evitados com organização e planejamento.

gif de dinheiro caindo

Com uma boa organização financeira você possui menos problemas e dores de cabeça.

Além disso, é possível realizar investimentos para que seu negócio cresça de forma saudável.

Para organizar as finanças, defina o capital inicial para começar seu negócio e reserve uma quantia para imprevistos.

Também, crie uma gestão financeira dedicada a cuidar apenas do fluxo de dinheiro que entra e sai e para tomar decisões de investimentos, anote todos os gastos e acompanhe para saber o que cortar ou reduzir.

Por fim, nunca deixe de acompanhar de perto as finanças como um todo.

Fazer uma injeção de dinheiro sem planejamento e não deixar de acompanhar as finanças é um erro que pode custar muito caro (no sentido literal), sacrificando a saúde financeira do seu negócio.

Portanto, não deixe de organizar as finanças do seu negócio já no início, iniciar um negócio de sucesso com as finanças bagunçadas é sacrificar seu sonho de empreender.

Passo 7 – Contrate bons colaboradores

Os colaboradores são muito importantes para sua empresa, tão importantes que devem ser escolhidos a dedo.

Para começar um negócio bem-sucedido é preciso formar uma equipe “de ponta” para fazê-lo crescer.

Colaborador ajudando outro a atingir resultado

Os colaboradores devem estar alinhados ao DNA da empresa, é preciso escolher pessoas compatíveis com as atividades que vão realizar e com a essência do negócio.

Acima de tudo, é preciso escolher pessoas competentes para trabalhar para você, afinal, um colaborador deve gerar retorno a empresa, caso contrário, é apenas um gasto que seu negócio possui.

Se você não sabe identificar os melhores candidatos para formar sua equipe, contrate uma empresa especializada em recursos humanos para fazer a seleção, é um investimento que vale a pena.

Passo 8 – Invista em marketing

O marketing do seu negócio é fundamental para atrair clientes e gerar demanda para seus produtos ou serviços, além disso, o marketing bem-sucedido é capaz de construir uma forte imagem para o seu negócio.

Alcançar mais pessoas, criar vínculo com clientes, fidelizar clientes e alcançar o sucesso do seu negócio é possível através do marketing.

Investir em marketing é fundamental para sempre vender cada vez mais.

Portanto, não deixe de investir em marketing, se possível, contrate uma agência especializada.

Começar um negócio e investir em marketing é imprescindível para alcançar o sucesso.

Conclusão

Iniciar um negócio de sucesso é, para muitos, andar no escuro, porém, há ações que devem ser tomadas logo no início para garantir a construção de um negócio sólido e saudável.

Essas ações você acabou de aprender nos 8 passos que mostramos para iniciar um negócio de sucesso.

Ao começar qualquer empreendimento é normal nos sentirmos perdidos, porém, ao aplicar os 8 passos que você aprendeu neste artigo, com certeza seu início será mais proveitoso.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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