Você já deve ter feito os cálculos para saber se um produto físico é rentável. Ainda bem! Porque isso te trouxe para esta etapa importante, a identificação do nicho de mercado em que você vai atuar.
Sumário
Mercado x Nicho
(Amplitude=concorrência)
Bom, você sabe mas vale lembrar que quanto mais amplo for o seu mercado, você irá concorrer com mais produtos, e quanto mais nichado, maior será a probabilidade de você encontrar o “oceano azul” (nicho de mercado sem concorrência e mais lucrativo).
Quem sabe identificar nichos e atender as necessidades e gerar valor para estes nichos consegue crescer e se estabelecer no mercado.
Forças
Então, uma das primeiras coisas a se observar quando se está buscando um mercado é a força dos concorrentes e a ameaça de novos entrantes.
Isso tudo pode ser visto previamente em uma análise de SWOT, em que você compara mercados e nichos e os coloca em comparação de lucratividade e concorrência.
Usando ferramentas simples para gerar grande valor
Uma das minhas estratégias na formação de produtos físicos é procurar nas pesquisas relacionadas do Google, palavras que tem a ver com a dor do consumidor, após isso você pode ir para o Google Trends a fim de possuir dados mais estruturados a respeito do assunto.
Uma das pesquisas relacionadas que eu achei mais intrigante é como nutrir o cabelo, eu poderia pesquisar qualquer outro tipo de pergunta, como exemplos:
- como tratar…;
- como melhorar…;
- melhorando o…;
- impotência de…;
- déficit de…;
Enfim, qualquer coisa que remeta a uma dor do consumidor.
Agora indo ao Google Trends, podemos verificar o volume de pesquisa e o número de pessoas interessadas em resolver os problemas de, neste caso, nutrição capilar.
O mais legal do Google Trends é que você ainda pode comparar com o volume de busca de outras palavras chaves, assim é possível identificar melhor o nicho de mercado que quer atender.
Um aspecto a se analisar também é onde estão os clientes que quero atender neste nicho, onde está o maior volume de procura por esta solução de nutrir o cabelo.
Podemos perceber que as procuras por “como nutrir o cabelo” estão, basicamente, em São Paulo.
Muito além de uma breve busca
Eu recomendo que você use essas ferramentas por base e não como informações únicas para seu investimento, afinal de contas, existem vários sinônimos que você deve abordar na sua pesquisa de mercado online, como exemplos:
- “Nutrição capilar”;
- “Por que meu cabelo é seco”;
- “Como se livrar de pontas duplas”;
- “Como hidratar meu cabelo”;
As possibilidades são quase infinitas nas variações das palavras que você irá procurar, mas essa pesquisa proporciona uma base de informações de mercados que possuem demanda em comparação com mercados onde não tem demanda.
Um bom local para gerar as perguntas relacionadas ao produto é o AnswareThePublic. Este site forma as perguntas e frases em forma de árvore e coloca o ícone mais escuro para as mais procuradas e o mais claro para as menos procuradas, assim você pode ater sua pesquisa de forma mais concentrada nas frases e perguntas mais procuradas.
Oceano azul x Oceano desértico (What?) “Do que adianta estar em um oceano azul se lá não tiver alimento?!” – é importante encontrar um nicho onde o consumidor precisa ser atendido e não um lugar onde não tenha demanda alguma somente por não haver concorrência.
Quando devo começar?
Agora que você sabe como identificar nichos de mercado, saiba que existem infinitos nichos jamais explorados e que guardam seus tesouros para o próximo empreendedor.
Basta ter a coragem e agir para atender esses consumidores de forma que gere valor e que os ajude nas suas dores.
Cada dia que passa e você deixa esses nichos sem ser atendidos, novos entrantes estão buscando por eles para extrair o tesouro desses mercados.
Vamos agir
Nós temos algumas indicações para você que deseja fazer um produto físico único. Entre em contato com nosso time e vamos te indicar fornecedores de suplementos, cosméticos, logística e eletrônicos. Tudo para você que quer sair do papel e empreender online!