Como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas

O marketing de conteúdo está presente em tudo o que consumimos na internet, sendo essencial para fazer os usuários se tornarem leads e converter, portanto, o marketing de conteúdo anda junto do funil de vendas, e criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas é essencial para possuir uma alta taxa de conversão.

O que é funil de vendas

O funil de vendas é uma representação que nos mostra as etapas de quem entrou em nosso negócio, se tornou lead, se interessou pelo negócio e, por fim, converteu.

O funil de vendas é dividido em etapas, são elas:

  1. Topo do funil;
  2. Meio do funil;
  3. Fundo do funil.

O comprador passa por todas essas 3 etapas do funil de vendas, afinal, se comprou, chegou no fundo do funil.

O responsável por fazer o usuário passar o cartão é o conteúdo para cada etapa do funil de vendas.

Cada etapa necessita de uma abordagem de conteúdo específica, não adianta entregar um conteúdo topo de funil para quem está no meio ou fundo.

Neste artigo, você vai conferir como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas de forma detalhada e exemplificada. 

Como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas

O objetivo é otimizar sua abordagem de conteúdo com o seu público, afinal, você conseguirá criar conteúdos para quem está em cada etapa do seu funil de vendas.

Como criar conteúdo para o topo do funil (ToFu)

O conteúdo para o topo do funil de vendas serve para atrair visitantes. Quem consome este tipo de conteúdo não está a procura de algo específico, apesar de muitos realizarem pesquisas.

Este conteúdo é essencial para a captação de leads, afinal, uma vez que você atraiu visitantes, é ideal torná-los leads do seu negócio.

Quem está no topo do funil precisa ser impactado por seu conteúdo já que não conhece seu negócio.

Exemplos de conteúdos para o topo do funil

Artigos de blog

Criar artigos de blog é uma ótima forma de atrair visitantes topo de funil e torná-los leads, isso porque grande parte deste público está realizando pesquisas no Google.

Os artigos devem responder dúvidas, informar os usuários e impactá-los. Não tente vender produtos ou serviços nestes artigos porque quem está no topo do funil ainda não possui a intenção de compra.

Exemplos de artigos topo de funil:

  • 5 benefícios do marketing digital que você precisa conhecer
  • Como fazer [tal coisa] sem passar por [problema]
  • Porque deixar de lado essas práticas fará bem ao seu negócio
  • 5 coisas que te atrapalham a vender e como se livrar delas

O objetivo de artigos de conteúdo para o topo do funil é despertar interesse e informar para, em consequência disso, converter os visitantes em leads.

Redes sociais

Os conteúdos para as redes sociais, como Instagram e Facebook, devem seguir a mesma essência dos artigos de blog, porém adaptados para as tais plataformas.

As redes sociais são ótimas para atrair público topo de funil, afinal, as pessoas estão nas redes sociais consumindo conteúdos cada vez mais, e uma ótima forma de atingi-las em massa é fazer anúncios.

Os conteúdos das redes sociais devem possuir o objetivo de despertar o interesse nos usuários.

Confira abaixo algumas ideias de conteúdo topo de funil para as redes sociais:

  • Conteúdo viral – a fim de entreter e informar o usuário. Este conteúdo deve seguir o seu nicho;
  • 3 formas de captar mais clientes;
  • 5 dicas para [alguma dor do seu público]

Aproveitamento de conteúdo

Você pode utilizar seus conteúdos de uma plataforma, como os artigos do seu blog, para criar conteúdo para outra plataforma, como vídeos no YouTube.

O aproveitamento de conteúdo é muito eficaz para atingir usuários em diversas plataformas.

Como criar conteúdo para o meio do funil (MeFu)

No topo do funil, o objetivo era despertar interesse nos usuários para se tornarem leads, uma vez que se tornaram leads seus, é hora de aquecê-los.

Os conteúdos para o meio do funil são mais específicos e diretos. É no meio do funil que seu público tem a certeza de que possui um problema e precisa resolvê-lo.

Estes problemas são as dores, e seu conteúdo do meio do funil deve ajudá-lo a resolver essa dor, você precisa mostrá-lo que há uma saída.

O conteúdo precisa ser mais aprofundado, mais denso que o conteúdo do topo do funil, e você deve criá-los possuindo em mente que seus usuários já possuem um maior conhecimento, que possuem uma dor e precisam resolvê-la.

Exemplos de conteúdos para o meio do funil

Iscas digitais

As iscas digitais são excelentes conteúdos para o meio do funil. Como o seu público possui consciência da dor, as iscas ajudam bastante seus leads a solucionarem a dor.

E lembrando que as iscas digitais são conteúdos 100% gratuitos, você pode entregá-las para os seus leads e pode usá-las para captar leads que possuem consciência da dor, ou seja, converter usuários meio de funil em leads.

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Alguns exemplos de iscas são:

E-books

Os e-books são livros digitais fáceis de fazer e de grande valor para o público.

Os e-books devem possuir conteúdos mais objetivos, dependendo do que será abordado, não é uma boa ideia fazer um e-book extenso.

Minicurso

Para ensinar seu público algo que precisam, é possível fazer um mini curso e entregar um conteúdo prático que agregue valor a quem consome.

Os minicursos possuem alto poder de despertar o desejo de compra do produto final (já vamos falar sobre isso) porque são vídeos em que você ensina seus leads a obterem um resultado desejado.

Artigos de blog

Já abordamos artigos de blog, porém, para o topo do funil. Os artigos de blog para o meio do funil devem ser mais extensos, mais densos.

A finalidade destes artigos é abordar temas mais específicos de forma mais detalhada, por isso devem ser mais trabalhados.

Abaixo listamos alguns exemplos de artigos de blog para o meio do funil de vendas.

  • Como fazer a primeira venda como afiliado;
  • Como criar um do zero com baixo investimento inicial;
  • Como desenhar personagens de forma fácil;
  • Como resolver [tal problema] no meu site.

Os temas, é claro, dependem do seu nicho, porém, são temas mais específicos que devem ser abordados de forma mais densa.

Estes artigos podem ter ofertas de vendas, isso porque no meio do funil o público já possui consciência do problema e estão dispostos a pagar para solucionar, mas para isso o conteúdo deve ser ótimo.

Como criar conteúdo para o fundo do funil (BoFu)

O fundo do funil, chamado de BoFu (Bottom of the Funnel, em português Fundo do Funil) consiste na etapa final em que o lead se encontra, essa etapa final leva a compra do seu produto.

Aqui o seu lead já possui consciência da dor e já conhece o seu produto, por isso ele está prestes a comprar o que você vende.

Nem todos os leads que entraram para o funil através do topo chegam até a fundo, muitos saem do funil, sendo importante criar conteúdos excelentes para reter a maior quantidade de leads possível em seu funil de vendas.

Os conteúdos destinados ao fundo do funil devem ser focados na venda, portanto, trabalhar bem na persuasão é essencial.

Aqui é vai ou não vai, é mostrar ao lead que, adquirindo o que você vende, os problemas serão totalmente solucionados.

Você verá que alguns conteúdos, na verdade, são estratégias para o lead converter, contudo, aplique-as para aumentar a taxa de conversão.

Exemplos de conteúdos para o fundo do funil

Conteúdos Review

Os conteúdos review são aqueles em que o produto é analisado em um vídeo, artigo e até mesmo em postagens de redes sociais.

Este tipo de conteúdo é ótimo para despertar desejo de compra no lead porque ele pode ver, de forma detalhada, o produto, dessa forma, a tomada de ação se torna mais decisiva.

Destaque que o produto possui garantia

Avise ao lead que o produto possui garantia e caso não o satisfaça, o mesmo pode pedir o reembolso completo do valor pago em até um número específico de dias.

Isso é ótimo para gerar confiança e credibilidade, aumentando a taxa de conversão dos leads.

Ofereça cupons de desconto no produto

Oferecer descontos para os primeiros que compram de você é uma forma de aumentar as vendas, gerando reciprocidade e, acima de tudo, aumentando a vontade de comprar pelo fato de poder adquirir seu produto por um valor menor.

Ofereça frete grátis

Oferecer frete grátis quando possível é uma ótima maneira de converter leads. 

Se o frete for uma objeção para a compra, você acaba com ela ao fornecer o frete grátis para o comprador.

Dependendo do caso, vale a pena lucrar um pouco menos no produto para suprir o valor do frete, mas isso é feito para aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, o volume das vendas.

Conclusão

Produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas é essencial para captar mais leads e aumentar a taxa de conversão.

Levar o máximo de leads para o fundo do funil só é possível através do conteúdo, e cada etapa do funil de vendas exige uma abordagem diferente.

Neste artigo você aprendeu a produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas, sendo elas topo, meio e fundo do funil.

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