O processo de abertura de uma empresa não é nenhum bicho de sete cabeças. Entretanto, existem medidas importantes que precisam ser cumpridas. Dessa forma, criamos esse artigo para você descobrir o passo a passo de como abrir uma empresa.
Sumário
O que você precisa saber antes de abrir uma empresa
Ao abrir uma empresa, você já está concretizando o seu objetivo. Dessa forma, o seu sonho já está se tornando realidade.
Mas, até chegar nesse ponto, existe uma série de questões a ser analisadas e estudadas. A ideia é que a iniciativa não seja frustrada e os esforços e investimentos envolvidos não tenham sido em vão.
Entre outras coisas, é necessário avaliar se existe um perfil empreendedor.
É importante conhecer suas principais características, saber como escolher seus sócios, estudar o mercado no qual vai entrar, estabelecer um plano de negócios, definir suas metas, prever os custos iniciais, planejar uma reserva de capital e escolher o regime de tributação adequado.
Também existem diversos pontos para os futuros empresários ficarem atentos, pontos que muitos empreendedores experientes gostariam de ter descoberto antes.
Um deles é que aprender com os erros dos outros é mais vantajoso do que aprender com os seus próprios erros. Portanto, é necessário saber observar e tirar proveito.
Outro ponto importante é conhecer o seu cliente, pois isso é mais importante do que conhecer o seu próprio produto.
Dessa forma, esteja pronto para monitorar sua concorrência. Além disso, é preciso também obter ajuda especializada. Neste aspecto, um escritório de contabilidade é muito importante para cuidar dos setores fiscais e trabalhistas da empresa.
Documentos necessários para registra a empresa
A formalização do seu negócio é o primeiro passo para o início das suas atividades empresariais, mas é necessário ficar atento para realizar corretamente todas as inscrições, licenças e alvarás necessários.
Mesmo após ter em mãos o CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, e estar inscrito na Previdência Social, há uma série de licenças, registros e alvarás municipais e estaduais que você precisará ter em mãos para funcionar legalmente.
A falta de algum desses documentos poderá atrasar ou até inviabilizar a abertura do seu empreendimento.
Lembre-se que para cada ramo de atividade e/ou forma de constituição escolhida para abrir sua empresa, você precisará de autorizações distintas.
A legislação do município e do estado onde sua empresa será instalada também pode exigir inscrições específicas. Por isso é importante consultar um contador que conheça a legislação local.
Para auxiliar nesse importante passo empresarial, segue abaixo o que você precisa para abrir uma empresa:
Passo 1 – Encontre um contador para abrir e manter a sua empresa
Este profissional é o responsável por organizar seus negócios e manter tudo em dia e dentro da lei, além de aprender mais sobre gestão e controle das finanças.
Passo 2 – Elabore um Contrato Social
A elaboração do contrato social irá definir as participações de capital de cada um dos sócios do empreendimento, bem como definir quais serão as atividades da empresa e seu funcionamento.
Passo 3 – Registre sua empresa na junta comercial
A partir desse registro é que sua empresa passará a existir oficialmente e deve ser feito antes da obtenção do CNPJ.
Contudo, apesar de não oferecer autorização para sua empresa começar a funcionar, é requisito essencial para prosseguir no processo de legalização dela.
Lembre-se que você precisará realizar previamente uma consulta do nome empresarial escolhido, para verificar se já não existe outra empresa registrada com ele.
Passo 4 – Adquira o alvará de localização e funcionamento
Ele é a autorização final que lhe permite abrir as portas do seu negócio. Para o obter, você precisa comprovar na prefeitura da sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade de sua empresa. Essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.
Passo 5 – Faça a sua Inscrição Estadual
Essa inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela que você recebe a sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais
As autorizações dos órgãos de vistoria são requisitos essenciais para conseguir o seu alvará de funcionamento. São bastante variáveis e dependem do ramo de atividade, local de instalação e até mesmo do porte de sua empresa. Entre as inscrições e licenças mais comumente exigidas, estão as seguintes:
- Licença ambiental;
- Licença sanitária;
- Vistoria de comprimento das normas de segurança
Além das inscrições e licenças municipais e estaduais, algumas atividades exigem a inscrição em órgãos federais, como o ministério do turismo, ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, polícia federal, entre outros.
É essencial que você consulte um contador, que é a pessoa mais indicada para te orientar em todas as licenças e inscrições que sua empresa irá precisar de acordo com seu ramo de atividade e demais características.
Conclusão
Neste conteúdo, abordamos os principais passos para você abrir uma empresa, portanto, se você está prestes a abrir um negócio, siga estes 5 passos abordados aqui com rigor, assim, o processo de abertura da sua empresa será mais otimizado.
E para finalizar, não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter, dessa forma você fica por dentro de todos os conteúdos, e é de graça.