Começar um e-commerce é trabalhar em um ramo de negócios bastante eficaz e capaz de prover muitos lucros, afinal, estamos falando de um ramo bastante promissor e sólido.
Para você ter ideia, segundo um estudo realizado pela NuvemShop, no primeiro trimestre de 2023, pequenos e médios e-commerces movimentaram R$ 703 milhões no Brasil!
Estamos falando de uma quantia de quase um bilhão de Reais movimentado apenas por e-commerces pequenos e médios, não grandes.
Este valor representa um aumento de 23% em relação ao primeiro trimestre de 2022, ou seja, crescer é uma tendência do comércio eletrônico.
Segundo a ABCOMM, a previsão de faturamento para o e-commerce nacional é de R$ 204,27 bilhões.
Agora preste muita atenção, se você deseja começar um e-commerce, este conteúdo contém o passo a passo que precisa ser seguido logo no início para começar com o pé direito.
Isto significa que vender vai levar menos tempo e o processo de crescimento será otimizado.
Portanto, não comece um e-commerce sem ler e aplicar este conteúdo.
Sumário
Como começar um e-commerce com o pé direito e vender muito!
1 – Defina o nicho de mercado
O nicho é o ramo de atuação do negócio, por exemplo, nicho de emagrecimento, nicho de saúde do sono, saúde dos cabelos, nicho de brinquedos, nicho de livros, e por aí vai.
Se ainda não sabe em qual nicho atuar, para fazer essa definição, é preciso entender qual o seu forte.
Por exemplo, se você possui afinidade com tecnologia, pode vender produtos deste ramo, como aparelhos celulares, notebooks, computadores, fones para ouvido, etc.
Por outro lado, se já sabe onde vai atuar, então siga para uma pesquisa de mercado detalhada.
Em ambos os casos é preciso estudar o mercado e acompanhar as tendências, isso porque quem inova sai na frente.
O mercado não é estagnado, os consumidores estão sempre buscando inovações, e oferecer isso a eles é colocar dinheiro em seu negócio.
Ficar por dentro das demandas e tendências é trivial para sempre oferecer o que possui volume de vendas e se destacar da concorrência.
E falando em concorrência, outro ponto fundamental para começar um e-commerce rumo ao sucesso é estudar os seus concorrentes, ou seja, o que eles estão fazendo, porque e como estão fazendo.
Essas respostas levam a outra, porque as pessoas compram do concorrente.
As informações coletadas te mostrarão o que pode ser otimizado, e consequentemente vão encurtar seu caminho porque vão evitar erros.
2 – Defina seu público-alvo
O público-alvo é composto por seus compradores, logo, defini-los vai otimizar as estratégias de marketing e eficiência nas vendas, uma vez que permitirão uma segmentação mais precisa, sendo possível atrair bastante leads qualificados.
Um erro que não deve ser cometido é atirar para todos os lados. E-commerces que começam assim tendem a não possuir sucesso, e e-commerces que em algum momento fazem isso tendem a diminuir a eficiência das estratégias e possuem baixo volume de vendas.
Para fazer uma boa definição de público-alvo, o recomendado é construir uma persona.
A persona é o formato ideal do seu cliente, dessa forma é possível atingir um nível de precisão elevado do seu público-alvo e acertar direto no alvo.
Vender muito é possível se as vendas são destinadas a quem compra, de resto será prejuízo para o negócio.
3 – Defina o modelo do negócio
Existem três modelos para se trabalhar com e-commerce, são eles:
Marketplace
Marketplaces são sites que hospedam vários e-commerces, como o Mercado Livre, Shopee, Amazon, Netshoes e outros.
Pode ser vantajoso porque há toda uma estrutura pronta que inclui segurança de pagamentos, garantia para o cliente, para o vendedor e opções de patrocinar o produto dentro do marketplace.
Por outro lado, não é possível personalizar a sua loja, bem como há taxas que precisam ser pagas ao marketplace a cada venda realizada.
Dropshipping
O dropshipping consiste em não possuir estoque do produto, você compra de um fornecedor, o estoque fica com o fornecedor e quando ocorrerem vendas, o fornecedor realiza o envio para o consumidor final.
Há vantagens e desvantagens como qualquer outro modelo, porém é uma boa opção se não possui uma logística avançada, principalmente se o espaço para estoque se faz ausente.
E-commerce próprio
Um e-commerce próprio é basicamente ser dono do site onde os produtos estarão disponíveis para venda, em outras palavras, você o dono da loja virtual e o responsável pelo estoque.
Enquanto trabalhar com marketplace é como estar presente em um edifício comercial onde várias empresas possuem escritórios, trabalhar com dropshipping é comprar os produtos do fornecedor e o fornecedor fica encarregado dos envios, o e-commerce próprio é diferente.
Aqui há espaço para personalização do site, não é preciso pagar tarifas de vendas, porém é preciso possuir controle do estoque, o que implica em possuir ou produtos físicos, local para armazenamento e cuidar da logística.
4 – Domínio e hospedagem do site
O domínio é o nome do seu site acompanhado da desinência, por exemplo, o “.com”, “.com.br”, “.net”.
Então, ainda como exemplo, fica “nomedosite.com.br”. É fortemente recomendado possuir como nome do site o nome da sua loja.
Já sobre a desinência, fica a critério, porém o .com.br é o mais recomendado já que estamos no Brasil e é o mais comum.
A hospedagem é onde o seu site vai ficar hospedado, para isso é necessário escolher uma hospedagem de site.
Há diversas hospedagens no mercado, como Hostinger, HostGator e GoDaddy. Também é preciso fazer uma análise para definir a melhor para o seu e-commerce.
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5 – Design e navegação
Começar um e-commerce e pecar no design e na navegação é perder vendas.
O design do seu e-commerce precisa ser atrativo e limpo, ou seja, precisa ser chamativo aos olhos do usuário e não poluído porque isso faz com que ele saia e não compre.
Outro ponto importante é navegação, ela precisa ser responsiva, deve funcionar tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, além disso, todos os links e botões devem funcionar perfeitamente.
Trabalhe nestes pontos antes de traçar estratégias de vendas, assim seu site estará apto para receber os usuários prontos para comprar de você.
6 – Ofereça diversos meios de pagamento
Quando estamos na rua e vemos algo que queremos muito e já estamos prontos para comprar, mas a loja apenas aceita dinheiro e não cartão, não conseguimos comprar e a loja perde a venda.
O que queremos dizer é que hoje há diferentes formas de pagamento disponíveis e devem ser implementadas no e-commerce, como pix, cartão de crédito e débito, boleto, PayPal, compra com dois cartões e por aí vai.
Perder vendas por não possuir diferentes formas de pagamento é altamente prejudicial, até mesmo porque em algum momento terão de ser implementadas, e começar um e-commerce proporcionando diferentes formas de pagamento é fundamental.
7 – Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente deve ser levado em conta e precisa ser excelente logo no início para proporcionar satisfação, fidelização do cliente e reconhecimento de marca.
Por isso tenha um retorno rápido e ágil com foco na solução do problema do cliente, não demore dias para responder e nem procrastine para resolver o problema.
Além do mais, tenha um atendimento humanizado se colocando no lugar do cliente e tentando entendê-lo.
8 – Trabalhe no marketing digital
As estratégias de marketing são as responsáveis por atrair o seu público comprador, e ele deve ser colocado em foco na hora da elaboração das estratégias.
Estar presente em diversos canais de comunicação é fundamental para atrair cada vez mais pessoas e vender cada vez mais, por isso, utilize, no mínimo:
- YouTube;
- Blog de conteúdo;
- Instagram;
- Facebook para anúncios.
Caso o investimento inicial não seja alto, esteja presente ao menos no YouTube, Instagram e blog de conteúdo (é possível criar um blog dentro do site do e-commerce).
Assim você garante uma boa presença digital logo no início.
Conclusão
Começar um e-commerce é iniciar um negócio lucrativo com demandas altas e crescimento contínuo, contudo, é preciso começar da maneira correta para garantir, no início, um bom crescimento ao decorrer dos trabalhos.
Este conteúdo te mostrou os oito passos fundamentais que devem ser aplicados logo no início para iniciar um bom e-commerce, se pecar em um deles, pode ser que os resultados não sejam bons e demorem mais para aparecer.
Trabalhe bem no início, dedique-se, assim você terá um bom retorno em vendas!