Transformando desafios em lucro – Capscast S3 EP12

Em mais um episódio do Capscast, nosso podcast da salada de frutas a qual é o mercado digital, trouxemos um conteúdo bastante relevante, e o tema principal é transformar desafios que abrangem possuir uma empresa em lucro.

Da esquerda para a direita: Mauro, Vinicius e Julio.

O convidado para este episódio do Capscast é o Mauro Santos, CEO da Medical San, e vamos falar sobre ideias, negócios e inovação. Tivemos como host o Vinicius Guzzo e o co-host, o Julio.

Mauro é CEO do Grupo Medical San, empresa com unidade em Estrela, Rio Grande do Sul, que trabalha no segmento de equipamentos para estética. Sua trajetória profissional começou em 2004, trabalhando com vendas, sua grande paixão.

A Medical San está em todos os estados do Brasil por meio de distribuidores e representantes, possuindo inclusive operações em outros países como Chile, Peru, Argentina e Costa Rica.

Início e trajetória

Os pais de Mauro começaram a empresa em 2004, na garagem da casa deles, e trabalhavam no segmento de ortopedia. Em 2010, Mauro percebeu que o mercado estava sofrendo uma transformação para a estética, onde clientes não queriam mais os equipamentos ortopédicos, e sim estéticos.

Na época, o produto mais caro vendido pela Medical San era uma lâmpada de infravermelho para reabilitação e inflamação, custava R$ 300,00, já os produtos buscados pelos mesmos clientes estavam na faixa de R$ 3.000,00, dez vezes mais o ticket.

No primeiro momento houve uma dificuldade em fazer essa migração, mas aos poucos a ideia foi se concretizando no modelo de compra e revenda.

Em 2012 um fenômeno surgiu, veio para ficar e a tendência era crescer, como aconteceu, tratava-se da internet, onde as pessoas começaram a pesquisar produtos e comprar pela internet. 

Como o trabalho de Mauro era artesanal, onde deslocava-se até o cliente, inclusive possuía custos. Para cada 10 visitas, 3 negócios eram fechados. 

Mauro então reuniu sua família e apresentou duas opções, ou iam para a internet, mas sem entender, ou então fabricariam o próprio produto, o que entendiam menos ainda. Porém, para Mauro, quem tem visão cria o futuro, quem não tem nada conforme a maré.

A decisão então foi ir para a internet, decisão essa que o fez sair da zona de conforto e trabalhar com algo novo. Foi preciso trabalhar nas condições que tinha para ter condições melhores. Nos últimos seis meses do processo de migração, Mauro perdeu todos os fornecedores.

A primeira licença para atuar foi fornecida no dia 1 de agosto de 2015, essa certificação é do INMETRO e da ANVISA.

Com a certificação em mãos, Mauro começou a ligar para possíveis clientes. Depois de muitas ligações, um cliente abriu as portas para a Medical San.

Mauro então pegou um voo para Americana, cidade de São Paulo, apresentou os produtos e o cliente ficou com eles e os colocou para distribuição, até hoje são parceiros.

Em 2016, a empresa vendia 40 unidades por mês, em 2017 passou para 70 unidades e em 2018 a Medical San passou a vender 200 unidades, já em 2019 haviam oito produtos no portfólio com 420 unidades vendidas por mês.

Em 2021, a Medical San passou a vender mil unidades por mês, inclusive de produtos com tickets muito maiores.

Mauro desejava como diferencial possuir produtos que fossem um meio, mas apresentar atributos que fossem além dos produtos. Como exemplo, o primeiro produto que lançaram de ondas de choque não havia limites de consumíveis, os demais produtos no mercado havia limites de consumíveis, como uma determinada quantidade de disparos e, posteriormente, era preciso trocar, o produto de Mauro não havia esse limite.

Com isso, de primeira vista, o cliente enxergava que era dinheiro no bolso dele próprio, porque depois de um determinado período não seria necessário comprar um aplicador novo. 

Outro exemplo é o laser de depilação da Medical San, o único no Brasil com 4 comprimentos de onda. Isso significa que o equipamento vai pegar o pelo em todas as fases e trabalhar todos os fototipos, assim é possível trabalhar os diversos tipos de pelos, como os da axila, do peito e da perna. Assim há uma depilação definitiva mais eficaz e mais rápida.

Mauro resume que tudo o que foi construído é para gerar valor, e hoje a Medical San é uma solução no mercado para o segmento de estética.

Você também pode ouvir o podcast!

Sucesso

Mauro enfoca que o sucesso não é algo que se compra, é algo que se aluga, e o preço é pago diariamente.

Isso porque hoje você pode estar no sucesso, amanhã ninguém garante que você vai estar. Um exemplo disso é em 2010, quando havia uma empresa-líder no segmento em que Mauro trabalhava, porém, atualmente, a Medical San ultrapassou essa empresa há tempos.

Quando uma empresa apresenta uma inovação, até mesmo dentro de algum processo interno dela, não somente em produto, coloca-se mais um tijolo na construção para alcançar um determinado objetivo que a empresa possui.

 A empresa que não inova, é como se tirasse dois tijolos por dia, porque ela para de evoluir, passando a dar passos para trás.

Essa metáfora descreve muito bem o porquê é importante buscar inovações, a cada dia que passa há uma inovação, e quem não procura se destacar inovando, fica atrasado.

Aprendizagem

Mauro carrega muitos aprendizados adquiridos ao longo dos anos em sua carreira profissional, por exemplo, Mauro carrega cada vitória alcançada.

Um ensinamento compartilhado por ele no podcast é ir até o limite no trabalho, afinal, por exemplo, vamos até o limite com os amigos, no trânsito as pessoas vão até o limite e tiram as outras do sério, então por que não ir até o limite também no trabalho? 

Mauro também destaca que a empresa que é milionária, ele não. Após aprender com os erros gastando dinheiro da empresa, Mauro recebe salário e bônus para atingir os resultados, porém, os zeros à direita são da empresa, segundo ele, a empresa tem que estar melhor que ele.

“O sucesso não serve para ser consumido, serve para gerar perpetuação”.

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Investimento

O investimento possui diversas facetas, uma delas são as pessoas. Investir em pessoas certas é fundamental, isso porque as pessoas certas não se movem apenas por dinheiro, mas sim por projetos e propósitos.

Quanto não há recursos para trazer pessoas certas para o seu projeto, é preciso se aproximar de pessoas certas, de pessoas que já fizeram o que você ainda não fez.

Maiores dificuldades para quem está começando

Um erro que muitas pessoas cometem quando começam é querer fazer tudo quando não precisa fazer tudo, há tempo para tudo.

Um exemplo é ter um escritório de contabilidade na empresa quando é mais viável pagar um valor menor para um escritório fazer a contabilidade por fora.

Em outras palavras, as pessoas querem verticalizar negócios que não estão prontos para verticalizar.

Um conselho que Mauro deu no podcast é, para quem está começando, utilize a estrutura dos outros, portanto, terceirize o que puder, assim você já utiliza o que está comprovado e, assim, alavancar o seu negócio.

Liderança de equipe

Cultura é algo que se constrói porque tem a ver com pessoas, a parte mais complexa de um negócio, implementar um fluxo de processos não é a parte mais complicada, o mais complicado é fazer as pessoas o entenderem.

Mauro trabalha esclarecendo as regras, expectativas e as colocando de maneira clara. Para trabalhar com ele são necessários assiduidade, competência e caráter.

Mas acima de tudo, a cultura tem a ver com quem lidera, o quanto essa pessoa inspira e o tem para dar de exemplo aos outros.

Por fim

Este episódio do Capscast nos mostra que, apesar das dificuldades, precisamos trabalhar para transformá-las em lucro através do que temos em mão, e assim criar condições para obter mais recursos.

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