Neste episódio da nossa salada de frutas do mercado digital, ou seja, o Capscast, nosso podcast da Capsexpress, temos como host o Vinicius Guzzo, co-host Julio e como convidado trouxemos o Daniel, dono da Haga7, uma empresa de logística em São Paulo.
Daniel está no mercado desde 2019 e trabalha com a gente desde 2020, temos uma parceria já de três anos, e neste episódio vamos abordar o tema otimização do tempo de entrega.
Segundo Daniel, a Haga7 é mais que uma empresa de logística, é uma parceira dos produtores, e como estão no mercado digital desde 2019, conhecem o que os novatos precisam e possuem recursos e conhecimento.
Inclusive, Daniel diz que até ajudam a desenvolver produtos, ofertas, na parte de impostos, procurando ser um pilar importante no empreendimento do produtor, não apenas uma empresa de logística que realiza envios.
Sumário
Você também pode ouvir o nosso podcast se preferir 😉.
Para um jogo de longo prazo, é necessária uma boa fábrica, um bom produto e uma boa logística, pois como o cliente compra um produto que não possui qualidade e como vai comprar novamente se a primeira experiência com a logística foi ruim?
Daniel ainda destaca que, normalmente, o prazo de postagem do produto leva até 5 dias, mas sua empresa realiza a postagem para envio logo no dia seguinte, o que é um grande diferencial.
Vinicius destaca que trabalhar com Daniel é muito simples, pois é fácil entrar em contato e as resoluções são bem rápidas.
Atualmente, a Haga7 trabalha apenas com os Correios, e há um tempo chegou a trabalhar com outra empresa de envios, mas não atendia todas as regiões e acontecia extravios.
E como a Haga7 está na cidade de Piracicaba, São Paulo, no coração do Brasil, os envios são mais rápidos e é possível enviar para todas as regiões do país.
Daniel já foi produtor e nessa época não fazia logística, porém, por já trabalhar como produtor, conhece algumas dores deste mercado, e segundo ele são o tempo de postagem, qualidade da embalagem que chegava ao cliente e o suporte do produtor com a logística que muitas das vezes era lento.
A Haga7 trabalha com gente sobrando, ou seja, trabalham com mais pessoas, isso porque, às vezes alguns produtos possuem uma alta demanda e logo diminuem, então possuir uma equipe preparada e bem treinada é fundamental para garantir a excelência do serviço prestado.
Processo interno
Há um colaborador responsável pelas impressões, outro responsável pela separação do produto e outro pela separação dos kits dos produtos.
Chegada do pedido e saída
O sistema é integrado com a plataforma de pagamento do cliente, assim que a venda é realizada, gera-se o código de rastreio e vai para a plataforma do cliente, nisso o cliente recebe um e-mail informando a realização da venda e do código de rastreio. Este processo leva apenas 40 minutos, e todas as vendas realizadas até meia-noite já possuem a remessa fechada e o envio é realizado no dia seguinte.
Para as vendas fechadas no Mercado Livre através de contas que possuem coleta, há um colaborador encarregado de ir até a agência do Mercado Livre e fazer a postagem do produto.
Suporte inicial
Geralmente, no primeiro contato de um potencial cliente com a Haga7, Daniel costuma realizar o atendimento em chamada de vídeo, isso porque, como já conhece as dores, pode realizar um atendimento melhor.
Produtos ativos
O foco atual da Haga7 são produtos nutracêuticos, pois possuem maior conhecimento, contudo atendem produtores de cosméticos e vendedores que trabalham com marketplaces.
Galpão
A Haga7 está a procura de um local maior para realizar as atividades, mas atualmente trabalham em uma área total de 250 metros quadrados, porém Daniele está a procura de uma área de 700 metros quadrados.
Daniel destaca que abrir uma empresa em outro estado possui desafios, ele, por exemplo, sempre foi do sul, e ir para São Paulo fez com que deixasse sua cidade para trás, mas, com isso, conheceu outras pessoas e outras culturas.
A escolha da cidade de Piracicaba foi feita devido a um parceiro que ele já conhecia desde 2020, este parceiro trabalhava como afiliado e vendia bem, com isso os dois se juntaram e criaram um produto.
Com os resultados, Daniel teve a ideia de ir para Piracicaba, comentou com seu parceiro e assim tomou a decisão de ir, e seu parceiro ajudou bastante, foi ele que encontrou o local da empresa, e, resumindo, Daniel já foi com a operação toda em funcionamento.
A partir do terceiro produto que Daniel criou, ele começou a fazer a logística, e neste meio tempo, Daniel e um parceiro fizeram um produto e, com isso, vendeu o seu próprio produto e o que fez em conjunto com o parceiro.
Este parceiro de Daniel começou a fazer novos produtos, a demanda aumentou e começaram a vir indicações de outros produtores que precisavam de logística. Inclusive, Daniel começou o marketing da Haga7 no final do ano passado porque antes não conseguia atender mais demandas.
Próximos passos da Haga7
A Haga7 pretende continuar com o padrão de qualidade e cada vez melhorar, estruturar mais com o local, equipe e investimentos que já estão sendo feitos em tecnologia e, em suma, sempre entregar para o produtor o que é interessante para ele a fim de ter um negócio a longo prazo.
Para Daniel, é melhor investir seu tempo e energia na logística do cliente do que fazer um produto próprio, porque assim ele gera valor para o cliente e consegue desempenhar sua função da melhor forma possível.
Portanto, o cliente da Haga7 terá acesso a todo empenho e conhecimento que a empresa possui.
Como Daniel começou no digital
Foi no início de 2019 ao visualizar um anúncio que continha a chamada “Ganhe dinheiro na praia”, no sentido de trabalhar pelo computador e ganhar dinheiro em qualquer lugar, como na praia, e antes disso Daniel trabalhava como ajudante de entregas de bebidas para bar.
A partir deste anúncio, Daniel começou a estudar, adquiriu um curso para entender como o mercado funcionava e, em meados de 2019, Daniel conversou com um parceiro, mostrou como funcionava, os dois compraram um computador e começaram no dropshipping, o primeiro produto que trabalharam foi um relógio de pulso.
Daniel conta que tiveram muito prejuízo e nenhum resultado com dropshipping, não conseguindo terminar nenhum mês no positivo.
Mas, no final de 2019, no mês de novembro, conheceram o mundo do encapsulado, começaram um curso que começaria em janeiro e em abril começaram as aplicações do curso.
Em fevereiro, Daniel pediu demissão do trabalho e focou totalmente em fazer dar certo o ramo dos encapsulados como afiliado. Os dois primeiros meses foram de prejuízos, mas no terceiro começaram a ter retorno.
Assim foi até setembro de 2020, e em seguida ele e seu parceiro criaram um produto e começaram a ter resultados em dezembro deste mesmo ano.
Os resultados do produto que criaram vieram, mas depois de um tempo, com alguns problemas de logística e outros, o faturamento caiu e decidiram criar outro produto. Para criar este produto, Daniel vendeu o carro que tinha.
Valeu a pena, porque o produto decolou nas vendas, vendendo mais de 5 milhões de Reais.
O produto teve volume de vendas e o de outro parceiro também, com isso a logística foi tomando forma e Daniel decidiu empreender neste ramo.
Finalmentes
Muito obrigado por sua leitura, e queremos bastante que você conclua que entregar o melhor para seu cliente é o essencial e o mínimo que seu cliente espera, mas é o mínimo que faz toda a diferença. Portanto, entregar com agilidade, por exemplo, é fundamental para o bom andamento dos negócios, afinal, tempo é dinheiro.
Também, não se esqueça que dificuldades no empreendimento são normais e muitos passam por elas, então não se sinta azarado ao enfrentar dificuldades.
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