Capscast T03E10 – Social Media: a arte de impulsionar marcas e negócios nas redes sociais

Publicado por Capsexpress em

No episódio 10 da terceira temporada do Capscast, o nosso podcast da salada de frutas do mercado digital, abordamos sobre a profissão de Social Media.

Profissão social media com profissionais da área em nosso Podcast, o Capscast.
Da esquerda para a direita: Liara, Joh, Vinicius Guzzo e Estevão Calheirana.

Os participantes são o Vinicius Guzzo, como host, Estevão Calheirana como co-host, e as convidadas Liara, nossa gestora de redes sociais, e a Joh, dona da empresa Fala Joh, que trabalha como social media para empresas e empreendedores.

Ambas são especialistas em gerir redes sociais de negócios e vão contar tudo sobre essa profissão capaz de alavancar seu negócio.

O uso da inteligência artificial para social media

Joh, da Fala Joh, diz que não usa inteligência artificial para criar conteúdo, pois sua especialidade é escrever e gosta bastante da escrita criativa de uma forma especializada e com essência.

Joh ainda destaca que gosta de adaptar a escrita da empresa ou do produto na qual está escrevendo.

Ela já tentou trabalhar com um parceiro para cuidar da escrita dos negócios que ela faz a gestão das redes sociais, mas não deu muito certo, logo no início seus clientes perceberam que não era a essência que a Joh conseguia passar para o negócio deles.

Porém, Joh diz que a inteligência artificial não ameaça a profissão de social media, e há muitos empreendedores que estão começando e não possuem condições para contratar um gestor, e para estes empreendedores, o uso da inteligência artificial funciona.

Entretanto, para quem possui uma visão de futuro no longo prazo, o uso da inteligência artificial não vai se sustentar por não transmitir a essência do negócio, logo, não ser original.

Liara, nossa gestora, já pensa ao contrário, ela usa a inteligência artificial para criar conteúdo, mas também não acha que é uma ameaça a profissão de social media.

Sempre que precisa de saber de algo bem específico, Liara utiliza o Chat GPT para realizar pesquisas e, a partir disso, criar o conteúdo.

Para criar legendas, por exemplo, Liara faz o uso do Chat GPT.

O começo na profissão de social media

Vinicius pergunta para as convidadas como foi o começo delas na profissão, e destaca que a cidade em que estão, Estrela, Rio Grande do Sul, é uma cidade pequena e por algum tempo as pessoas não tinham o conhecimento da importância do social media.

Joh diz que sempre gostou bastante de tecnologia, e quando era adolescente e morava em Porto Alegre, ia para as lan houses assistir vídeos no YouTube e fazer pesquisas.

Assim que surgiu o smartphone com câmera e internet, Joh já deu um jeito de possuir um.

Com o tempo, Joh percebeu a necessidade de algumas amigas que possuíam pequenos negócios e precisavam vender e divulgar mais.

Um exemplo foi a irmã dela que estava se formando em fotografia e precisava divulgar. A Joh criou um Facebook, Instagram e site para começar as divulgações do trabalho da irmã.

Assim surgiu a ideia de entrar neste mercado de social media por Joh.

Joh relata que trabalhava em um ateliê de noivas e queria mudar de profissão e, após analisar, ficou entre psicologia e marketing.

Decidiu então fazer cursos online de marketing digital e acabou escolhendo o ramo do marketing digital, mais especificamente, a profissão de social media, pois, segundo ela, o mercado a trouxe para essa profissão.

Joh ainda destaca que faz faculdade de publicidade e propaganda.

Para começar a trabalhar com o cliente, Joh o “escuta” para entender qual a demanda que o cliente possui, explica como funciona o trabalho dela, envia um briefing e marca uma reunião.

Este briefing é um documento completo que aborda a missão, visão e valores da empresa, pois, com todas as respostas do cliente, é possível direcionar melhor o rumo do que precisa ser feito.

Após a reunião, Joh mostra para o cliente o que precisa ser feito, como criação de um site, criação de perfis em redes sociais, etc.

Joh enxerga uma dificuldade no mercado que os empresários não querem investir, pois não entendem a importância deste investimento em um social media.

Inclusive, ela utiliza a Capsexpress como exemplo, mostra o nosso site, como fazemos os vídeos e conteúdos.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, e muitos empresários possuem a ideia de investir um valor hoje e lucrar muito amanhã, isso não existe.

Já o começo de Liara foi diferente. Antes de começar a trabalhar aqui na Capsexpress como social media, ela trabalhava como digital influencer aqui em Estrela, cidade onde mora e onde estamos localizados.

Em seu trabalho como influencer, Liara mostrava sua vida e divulgava marcas de roupas da cidade, mas com o tempo viu que não estava gostando, começou a deixar de lado a profissão de digital influencer e foi procurar emprego.

Em sua procura, Liara encontrou uma vaga aqui na Capsexpress e veio trabalhar como social media.

Desde criança, quando precisava de fazer trabalhos na escola que envolvia apresentações em slides, Liara fazia e fazia muito bem feito, e atualmente, no ciclo de amigos, Liara é a responsável por tirar fotos, gravar vídeos e editá-los.

Ela começou a perceber então que as pessoas a procuram para isso, e com isso começou a trabalhar como social media aqui na Capsexpress.

Inspirações e ideias

Liara diz que suas ideias surgem mais especificamente a noite quando está assistindo reels no Instagram e traz ideias para a Capsexpress.

Para Joh, como trabalha com vários nichos, depende do nicho para ter inspirações e ideias.

Joh conta que a inspiração para ela não vem somente de buscas no Instagram de um nicho que está trabalhando, por vezes, busca inspirações em nichos diferentes para adaptar para outro nicho.

Sua experiência nas diversas empresas que trabalha também ajuda a encontrar inspirações.

Também, às vezes, alguma ideia vem à mente e Joh a salva no celular para utilizar depois.

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Diferença de focar em uma empresa e focar em várias

Apesar de serem profissionais do mesmo ramo, Liara cria conteúdos apenas para a Capsexpress, já Joh cria para diversas empresas.

Para Joh, fazer a mesma coisa sempre traz a sensação de precisar de algo novo para se entusiasmar, e explica que trabalhar com um nicho ou uma empresa somente, seria algo que afetaria negativamente sua personalidade criativa.

Redes sociais que Joh trabalha

Atualmente, Joh trabalha principalmente com Instagram e Facebook, e não possui clientes que possuem blog, por exemplo.

Joh explica que possuir um blog é interessante para uma empresa, pois é a “casa” dela.

Isso porque redes sociais são um local que você aluga, portanto, é de outra pessoa, por isso, de uma hora para outra, é possível que as redes sociais deixem de existir (como o Orkut deixou), ou não funcionem mais para determinada empresa.

Já um blog é seu, é um local que fala da sua empresa e da história, além de compartilhar experiências e conteúdo com os usuários, com isso, é possível atrair clientes e fãs de sua marca.

Outro detalhe muito importante que Joh ressalta é que, o conteúdo do blog é atemporal, pois é um conteúdo buscável, ou seja, as pessoas buscam por ele.

Em redes sociais como Facebook e Instagram, é diferente. Os conteúdos “somem” com o tempo, pois vão para o fundo do perfil e as pessoas não conseguem buscar por eles.

Liara diz que, para as redes sociais, às vezes é preciso criar o mesmo conteúdo novamente para que o pessoal novo que está chegando veja o conteúdo, já que não vão procurar por este conteúdo em meio a tantos no perfil.

Alcance no Facebook

Joh diz que o alcance do Facebook, especificamente o alcance dos stories do Facebook, é muito baixo.

Um cliente apenas utiliza o Facebook e possui retornos, se trata de um corretor de imóveis.

Por possuir um público mais velho que ainda utiliza o Facebook, é possível obter retorno, e isso aliado a, em média, 3 posts por dia na página do Facebook deste corretor de imóveis.

A constância e os horários das postagens também são muito importantes para o bom alcance no Facebook.

Vídeos

Liara possui experiência em criação de vídeos e relata sua parte criativa com isso.

No shorts do YouTube, Liara posta o que faz para o Instagram reels a fim de aproveitar os reels.

Há um tempo, a Capsexpress não postava muitos shorts no YouTube, e quando as postagens começaram, o alcance obteve bons resultados, porém o Instagram continua sendo a principal plataforma para vídeos, como os reels.

Campanhas pagas

Liara não trabalha diretamente com os anúncios pagos aqui na Capsexpress, mas como social media, produz o conteúdo.

Para Joh é diferente, ela faz o tráfego pago de seus clientes e diz que, nem sempre o que ela faz para redes sociais se aplica ao tráfego, e muitas das vezes pesquisa o que os concorrentes estão fazendo para fazer diferente.

Para chamar a atenção do público, Joh pensa no que o cliente quer escutar, pois nem sempre o cliente busca o que precisa.

Primeiro ela faz uma consideração geral do conteúdo, em seguida pensa em três segundos para o cliente ler e continuar assistindo o vídeo.

Precisam ser palavras que o público vai entender e não pode ser um conteúdo técnico, além disso, é necessário que seja algo que ele queira, mas talvez não vá buscar o que quer, e para isso é preciso focar na dor.

Para Liara, os vídeos de reels que possuem boa performance precisam de ter 4 pontos:

1 – Retenção

Fazer com que a pessoa assista o vídeo inteiro;

2 – Os 3 segundos de ouro

Pensar em uma chamada de até 3 segundos que faça com que a pessoa pare para te assistir.

3 – Objetividade

O reels é uma ferramenta do Instagram para consumir o conteúdo de forma rápida, por isso, é preciso ser direto.

4 – Causar emoção

É preciso gerar uma emoção em quem assiste, como curiosidade.

Joh destaca que, para utilizar o sentimento que ela quer passar, é preciso do briefing e pensar o que quer oferecer para o público.

Um exemplo que cita é uma clínica de estética. É possível gerar os sentimentos de autoestima e empoderamento, e fazer o público entender que a clínica vai ajudá-lo a obter autoestima e empoderamento.

É preciso entender o que quer alcançar com a campanha para, aí sim, definir os sentimentos.

O conteúdo tem o poder de causar a necessidade nas pessoas

Estevão destaca que, até que alguém não veja um produto novo, como um carro novo, por exemplo, a pessoa não vai desejar este carro, porque ela não viu, então não sabe que precisa.

Ao mostrar o produto para o público através do conteúdo, é possível criar uma necessidade no público de ter aquele produto.

Canais de conteúdo que a Capsexpress possui

A Capsexpress possui os seguintes canais de publicação de conteúdo:

  • Instagram;
  • YouTube;
  • Podcast;
  • Facebook;
  • Blog.

Profissionais que atuam em cada canal

Estevão destaca os profissionais que a Capsexpress possui em seus canais de publicação de conteúdo.

Blog

Possuímos um redator especializado para criar conteúdos para o nosso blog, o Isac Eugênio.

Seus artigos são feitos com base nos interesses do público do blog, criando conteúdos de valor focados em SEO.

YouTube

No YouTube, nosso videomaker Josué é o responsável pela criação dos vídeos, como os Capscast’s e vídeos internos.

Instagram

No Instagram, nossa social media Liara é a responsável pela criação de conteúdo.

Tráfego Pago

Nosso gestor de tráfego é o Douglas, que cria e gere nossos anúncios nas plataformas.

Além disso, Estevão define o que vai ser abordado nos vídeos.

Conclusão

A profissão de social media possui mercado quando se faz um trabalho bem feito, e neste Capscast, você pôde conferir muitos pontos importantes sobre a profissão de social media.

Portanto, se você se interessa por criação de conteúdo e passa horas nas redes sociais, é hora de utilizar isso para ganhar dinheiro.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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