O Capscast, um podcast produzido pela equipe de especialistas da Capsexpress, traz uma salada de frutas do mercado digital, com muitos insights valiosos para quem quer começar a investir neste mercado!
O resumo desta semana é sobre o quinto episódio do Caps cast, que foi ao ar no IGTV do instagram e está disponível nas principais plataformas como Spotify, e também no Anchor.fm.
As edições são apresentadas pelo head Vinícius Guzzo, head comercial Julio Oliveira, especialista na fabricação de produtos naturais, e Estevão Calheirana, administrador geral da empresa, idealizador da marca Capsexpress, e contam com as vivências de alguns players do mercado.
Nesta edição, os fundadores da empresa Nutrifik, Anderson Schmitz e Eduardo Ficanha, compartilham bastidores de todo o início desta empresa que cresceu de forma promissora no mercado e tem muito conhecimento para compartilhar.
Um time de especialistas compartilhando informações úteis e experiências validadas, de um jeito informal e descontraído, sem a intenção de ofertar nada além de conhecimento, e direto ao ponto.
O foco hoje foi trazer experiências reais e sacadas para aproveitar as oportunidades a fim de se sobressair no mercado digital.
Os convidados abrem o episódio contando sobre o início da empresa, em torno de 2018, quando Anderson já investia neste mercado com outro sócio.
A primeira tentativa foi frustrada, e após o término da primeira tentativa, o sócio Eduardo percebeu ali uma oportunidade de mudar sua realidade profissional.
No momento, trabalhava com a família no ramo de limpeza de chiqueiros, um serviço muito requisitado na região do Vale do Taquari, segmento este que proporciona alta lucratividade.
Porém, não estava proporcionando satisfação e crescimento pessoal para o Eduardo, que sentia que precisava ir em busca de novos desafios em busca de realização profissional.
Observando o mercado de suplementos alimentares que seu até então o não sócio Anderson já vinha investindo, resolveu arriscar e entrar neste negócio.
No inicio do negocio, Eduardo, somente com as instruções do Anderson que já tinha uma experiência anterior, iniciou sua jornada com a ajuda da empresa Capsexpress.
Aqui, os produtores encontram todo o apoio da equipe, desde a criação da marca, desenvolvimento de produto, logística e tudo em que a Capsexpress puder auxiliar na jornada do produtor.
A empresa tinha inicialmente o nome Much Hair, o mesmo nome do primeiro produto, que foi criado e impulsionado a base de experiências sem muito norte.
Os Sócios Anderson e Eduardo relatam que, na época do lançamento, o tráfego pago (estratégia de anúncios direcionados) não era muito conhecida, e não foi cogitada.
Eles fizeram uso do até então pouco explorado mercado de micro influenciadores, uma estratégia que era pouco usada, o que representava uma manobra arriscada por parte dos produtores.
O início veio acompanhado de erros e acertos, inclusive, as entregas eram feitas com carro próprio.
O investimento foi o mínimo possível, e todos os erros da jornada foram transformados em degraus de experiência e crescimento.
Com um nicho de mercado até então não explorado na região do Vale do Taquari, e muito pouco explorada no país, os fundadores não poderiam arriscar investimentos altos pela falta de experiência no mercado.
Sumário
Verdades fortes a seguir
O investimento inicial na Capsexpress foi de apenas R$1.500,00 (Isso é possível na Capsexpress), um investimento baixíssimo para iniciar um negócio que foi altamente lucrativo e transformou a vida deles.
Isso só foi possível pela credibilidade ofertada por parte da Capsexpress, que acreditou e empregou todos seus esforços para a produção de um produto de excelência que atendesse às expectativas dos produtores.
As formas de divulgação e estratégias de marketing dos maiores players do mercado estavam fora do alcance dos heads Anderson e Eduardo, então eles focaram em estratégias pouco exploradas e de baixo investimento.
Visual – ponto forte dos produtos Nutrifik
Eles fizeram uma pesquisa de mercado à moda antiga, boca a boca, para definir a identidade visual dos seu produto, e então criaram um produto com forte apelativa visual, o famoso Much Hair.
Um produto voltado para o público feminino no nicho de saúde e beleza.
Produto desenvolvido, produção de qualidade excelente garantida pela Capsexpress, o próximo passo era desenvolver estratégias de venda deste produto.
Estratégias de venda
Os sócios fundadores da Nutrifik entregam que não é necessário inventar a roda.
Vivemos em uma realidade onde quase todas as coisas e estratégias já existem, e principalmente quando se trata de um mercado já explorado, basta observar as estratégias utilizadas pelos maiores players do mercado e adaptá-las à realidade da sua marca.
A primeira estratégia utilizada foi a de micro e nanos influenciadores que faziam a divulgação do produto na região determinada.
Foi uma estratégia usada em larga escala, e que ainda é utilizada até hoje pela marca.
Essa estratégia de marketing foi aplicada principalmente nas redes sociais, Instagram, Facebook, o que gerou muitas vendas diretas e trouxe retorno, mas a marca ainda necessitava de outras estratégias para escalar ainda mais as vendas.
Foi então que fizeram uma parceria com uma empresa terceirizada de gestão de tráfego, o que era totalmente novidade para os investidores, e foi mais uma manobra de risco, tendo em vista que este mercado era muito novo e quase ninguém ouvia falar em tráfego.
Essa estratégia ainda é utilizada pela empresa, porém, a principal fonte de retorno de campanhas ainda é o marketing de influência.
Vale ressaltar aqui que as estratégias se completam, e que só tiveram retorno por um conjunto de fatores determinantes como qualidade e eficácia de produto, design da embalagem que se vende pelo visual, diversos testes e investimentos em marketing, aliados a um bom atendimento e eficiência de entrega.
A grande lição do mundo digital
Como todas as experiências da vida, as comerciais não são diferentes, devemos extrair de todas elas aprendizado.
Os Heads relatam que o maior aprendizado da jornada ao longo do tempo, é: Não acredite em tudo oque você vê na internet!
No mundo digital, nem tudo que se vê, é real (salientamos quase nada), e é comum pessoas qualificadas e entusiasmadas para iniciar um negócio se frustrar e desistir pelo acúmulo de ilusões que as realidades instagramáveis oferecem todos os dias na sua tela.
O head Estevão Calheirana contribui com a observação, de que no mundo de faz de conta digital, todo mundo parece ter mansões e carros, somente individuo atrás da tela que não.
Por isso, é necessário se atentar a ofertas de ganhos extraordinários.
Defina sua trajetória de acordo com sua realidade e faça escolhas de acordo com as necessidades reais do seu negócio, porque no mundo digital, nem tudo o que parece é!
Concentre esforços em ser, e não parecer.
Referências válidas para iniciantes
Toda trajetória de sucesso é baseada em conhecimento e experiência, e com os heads da Nutrifik não foi diferente.
Por isso, eles deixam aqui algumas referências que podem gerar insights de valor para quem está iniciando.
Vale lembrar que conhecimento nunca é demais. é necessário buscar toda fonte possível de informações relevantes, para aplicar a sua vida e seu negócio, e alcançar o próximo passo.
Algumas das indicações são, primeiramente, aprender com quem já sabe, observar as marcas de sucesso no seu nicho que investem em inovação de mercado,suas estratégias e ações.
Também indicam assistir séries e filmes sobre empreendedorismo e negócios, como por exemplo, Suits, Billions, e principalmente investir na leitura de livros que vão fortalecer seu mindset, alguns deles, Ideias que colam, O homem mais rico da babilônia, Pai rico, pai pobre.
E é claro, consumir os podcasts da Capsexpress, juntamente com os conteúdos do blog Capsexpress.
Por isso, aproveite a deixa e inscreva-se em nossa lista de emails para receber em primeira mão conteúdos de empreendedorismo, negócios, mercado digital, marketing que facilitam a sua jornada empreendedora e te ajudam a abrir a mente para as diversas possibilidades do mercado digital.
Conclusão
Experiências reais nos mostram que arriscar é necessário para alcançar o próximo degrau, e que alianças fortes geram fortalezas.
Tudo nasce com uma ideia, uma tentativa frustrada e uma vontade de se desenvolver, depois disso, depende somente de você investir em seu potencial e procurar os parceiros certos para fazer seus sonhos acontecerem.
Foi o que aconteceu com os sócios fundadores da Nutrifik, eles formaram uma aliança entre si, fundindo experiência, visão, objetivos e ousadia, e formaram aliança com empresas de confiança que contribuíram com a jornada de sucesso da empresa para adentrar em um mercado e jogar para ganhar.