Capscast T01 E03 – Segredos nunca revelados do mercado digital  

Publicado por erick em

Capscast, um podcast produzido pela equipe de especialistas da Capsexpress, traz uma salada de frutas do mercado digital, com muitos insights valiosos para quem quer começar a investir neste mercado! 

O resumo desta semana é sobre o quinto episódio do Caps cast, que foi ao ar no IGTV do instagram e está disponível nas principais plataformas como Spotify, e também no Anchor.fm.  

As edições são  apresentadas pelo head Vinícius  Guzzo, head comercial Julio Oliveira, especialista na fabricação de produtos naturais, e Estevão Calheirana, administrador geral da empresa, idealizador da marca Capsexpress, e contam com as vivências de alguns players do mercado.

Nesta edição, os fundadores da empresa Nutrifik, Anderson  Schmitz e Eduardo Ficanha, compartilham bastidores de todo o início desta empresa que cresceu de forma promissora no mercado e tem muito conhecimento para compartilhar.

Um time de especialistas compartilhando  informações úteis e experiências validadas, de um jeito informal e descontraído, sem a intenção de ofertar nada além de conhecimento, e direto ao ponto.

O foco hoje foi trazer experiências reais e sacadas para aproveitar as oportunidades a fim de se sobressair no mercado digital.

Os convidados abrem o episódio contando sobre o início da empresa, em torno de 2018, quando Anderson já investia neste mercado com outro sócio.

A primeira tentativa foi frustrada, e após o término da primeira tentativa, o sócio Eduardo percebeu ali uma oportunidade de mudar sua realidade profissional. 

No momento, trabalhava com a família no ramo de limpeza de chiqueiros, um serviço muito requisitado na região do Vale do Taquari, segmento este que proporciona alta lucratividade.

Porém, não estava proporcionando satisfação e crescimento pessoal para o Eduardo, que sentia que precisava ir em busca de novos desafios em busca de realização profissional.

Observando o mercado de suplementos alimentares que seu até então o não sócio Anderson já vinha investindo, resolveu arriscar e entrar neste negócio.  

No inicio do negocio, Eduardo, somente com as instruções do Anderson que já tinha uma experiência anterior, iniciou sua jornada com a ajuda da empresa Capsexpress.

Aqui, os produtores encontram todo o apoio da equipe, desde a criação da marca, desenvolvimento de produto, logística e tudo em que a Capsexpress puder auxiliar na jornada do produtor. 

A empresa tinha inicialmente o nome Much Hair, o mesmo nome do primeiro produto, que foi criado e impulsionado a base de experiências sem muito norte.

Os Sócios Anderson e Eduardo relatam que, na época do lançamento, o tráfego pago (estratégia de anúncios direcionados) não era muito conhecida, e não foi cogitada.

Eles fizeram uso do até então pouco explorado mercado de micro influenciadores, uma estratégia que era pouco usada, o que representava uma manobra arriscada por parte dos produtores.

O início veio acompanhado de erros e acertos, inclusive, as entregas eram feitas com carro próprio.

O investimento foi o mínimo possível, e todos os erros da jornada foram transformados em degraus de experiência e crescimento.

Com um nicho de  mercado até então não explorado na região do Vale do Taquari, e muito pouco explorada no país, os fundadores não poderiam arriscar investimentos altos pela falta de experiência no mercado.

Verdades fortes a seguir

O investimento inicial na Capsexpress foi de apenas R$1.500,00 (Isso é possível na Capsexpress), um investimento baixíssimo para iniciar um negócio que foi altamente lucrativo e transformou a vida deles.

Isso só foi possível pela credibilidade ofertada por parte da Capsexpress, que acreditou e empregou todos seus esforços para a produção de um produto de excelência que atendesse às expectativas dos produtores.

As formas de divulgação e estratégias de marketing dos maiores players do mercado estavam fora do alcance dos heads Anderson e Eduardo, então eles focaram em estratégias pouco exploradas e de baixo investimento. 

Visual – ponto forte dos produtos Nutrifik

Eles fizeram uma pesquisa de mercado à moda antiga, boca a boca, para definir a identidade visual dos seu  produto, e então criaram um produto com forte apelativa visual, o famoso Much Hair.

Um produto voltado para o público feminino no nicho de saúde e beleza. 

Produto desenvolvido, produção de qualidade excelente garantida pela Capsexpress, o próximo passo era desenvolver estratégias de venda deste produto. 

Estratégias de venda

Os sócios fundadores da Nutrifik entregam que não é necessário inventar a roda.

Vivemos em uma realidade onde quase todas as coisas e estratégias já existem, e principalmente quando se trata de um mercado já explorado, basta observar as estratégias utilizadas pelos maiores players do mercado e adaptá-las à realidade da sua marca.

A primeira estratégia utilizada foi a de micro e nanos influenciadores que faziam a divulgação do produto na região determinada.

Foi uma estratégia usada em larga escala, e que ainda é utilizada até hoje pela marca. 

Essa estratégia de marketing foi aplicada principalmente nas redes sociais, Instagram, Facebook, o que gerou muitas vendas diretas e trouxe retorno, mas a marca ainda necessitava de outras estratégias para escalar ainda mais as vendas.

Foi então que fizeram uma parceria com uma empresa terceirizada de gestão de tráfego, o que era totalmente novidade para os investidores, e foi mais uma manobra de risco, tendo em vista que este mercado era muito novo e quase ninguém ouvia falar em tráfego.

Essa estratégia ainda é utilizada pela empresa, porém, a principal fonte de retorno de campanhas ainda é o marketing de influência.

Vale ressaltar aqui que as estratégias se completam, e que só tiveram retorno por um conjunto de fatores determinantes como qualidade e eficácia de produto, design da embalagem que se vende pelo visual, diversos testes e investimentos em marketing, aliados a um bom atendimento e eficiência de entrega. 

A grande lição do mundo digital

Como todas as experiências da vida, as comerciais não são diferentes, devemos extrair de todas elas aprendizado.

Os Heads relatam que o maior aprendizado da jornada ao longo do tempo, é: Não acredite em tudo oque você vê na internet!

No mundo digital, nem tudo que se vê, é real (salientamos quase nada), e é comum pessoas qualificadas e entusiasmadas para iniciar um negócio se frustrar e desistir pelo acúmulo de ilusões que as realidades instagramáveis oferecem todos os dias na sua tela. 

O head Estevão Calheirana contribui com a observação, de que no mundo de faz de conta digital, todo mundo parece ter mansões e carros, somente  individuo atrás da tela que não.

Por isso, é necessário se atentar a ofertas de ganhos extraordinários.

Defina sua trajetória de acordo com sua realidade e faça escolhas de acordo com as necessidades reais do seu negócio, porque no mundo digital, nem tudo o que parece é! 

Concentre esforços em ser, e não parecer. 

Referências válidas para iniciantes 

Toda trajetória de sucesso é baseada em conhecimento e experiência, e com os heads da Nutrifik não foi diferente.

Por isso, eles deixam aqui algumas referências que podem gerar insights de valor para quem está iniciando.

Vale lembrar que conhecimento nunca é demais. é necessário buscar toda fonte possível de informações relevantes, para aplicar a sua vida e seu negócio, e alcançar o próximo passo.

Algumas das indicações são, primeiramente, aprender com quem já sabe, observar as marcas de sucesso no seu nicho que investem em inovação de mercado,suas estratégias e ações.

Também indicam assistir séries e filmes sobre empreendedorismo e negócios, como por exemplo, Suits, Billions, e principalmente investir na leitura de  livros que vão fortalecer seu mindset, alguns deles, Ideias que colam, O homem mais rico da babilônia, Pai rico, pai pobre.

E é claro, consumir os podcasts da Capsexpress, juntamente com os conteúdos do blog Capsexpress.

Por isso, aproveite a deixa e inscreva-se em nossa lista de emails para receber em primeira mão conteúdos de empreendedorismo, negócios, mercado digital, marketing que facilitam a sua jornada empreendedora e te ajudam a abrir a mente para as diversas possibilidades do mercado digital. 

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Conclusão 

Experiências reais nos mostram que arriscar é necessário para alcançar o próximo degrau, e que alianças fortes geram fortalezas.

Tudo nasce com uma ideia, uma tentativa frustrada e uma vontade de se desenvolver, depois disso, depende somente de você investir em seu potencial e procurar os parceiros certos para fazer seus sonhos acontecerem.

Foi o que aconteceu com os sócios fundadores da Nutrifik, eles formaram uma aliança entre si, fundindo experiência, visão, objetivos e ousadia, e formaram aliança com empresas de confiança que contribuíram com a jornada de sucesso da empresa para adentrar em um mercado e jogar para ganhar.


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