Capscast: Dropshipping x encapsulado – Qual é o melhor para quem está começando? – Feat Gabriel Souza

Publicado por Capsexpress em

Foi ao ar mais um episódio do podcast oficial da Capsexpress, o Capscast, no dia 06/02/2023 , com o guest Gabriel Souza, no qual o tema de nossa conversa foi dropshipping x encapsulado – Qual é o melhor para quem está começando? 

O intuito deste episódio é ajudar quem está começando um negócio online a entrar com o pé direito escolhendo o dropshipping ou o encapsulado.

Este episódio marcou o início da terceira temporada do Capscast, e nada melhor que começar com dois ramos totalmente diferentes mas benéficos para quem está começando.

Para decidir qual é o melhor, chamamos o Gabriel Souza, profissional que trabalha há dois anos apenas com dropshipping, para nos ajudar a decidir o melhor para quem está começando.

Afinal, fazer dropshipping ou entrar no mercado de encapsulados? Qual o melhor para quem está começando?

Sobre Gabriel

Gabriel possui 31 anos e uma jornada que não começa no dropshipping, entretanto sempre gostou de fazer negócio.

Já trabalhou como ourives, parou e foi trabalhar como barbeiro antes de começar no dropshipping.

Na barbearia em que trabalhava, Gabriel era remunerado por comissão, ou seja, a cada cliente que realizava um serviço com ele, uma parte do valor ia para a barbearia e a outra ficava para Gabriel.

Foi trabalhando como comissionado nesta barbearia que aprendeu que quanto mais pessoas você serve, mais dinheiro você ganha.

Sobre dropshipping

Gabriel explicou o dropshipping como uma profissão que possui um modelo de funcionamento antigo, mas que funciona muito bem.

Para a exemplificação, utilizou da profissão de corretor de imóveis. O corretor não compra os imóveis para vender, o corretor faz uma ponte entre o dono do imóvel que está à venda e o cliente que deseja comprar o imóvel, cabendo ao corretor levar potenciais clientes para o imóvel do dono.

A mesma essência funciona com o dropshipping. O produto sai do fornecedor e vai para o endereço do comprador, dessa forma, o vendedor fez a ponte com o fornecedor e recebeu um valor pela venda do produto, porém o estoque do produto não está com o vendedor, e sim com o fornecedor.

Para encontrar fornecedores, Gabriel explicou que pode ser em diversos marketplaces, e o que ele usa é o Aliexpress.

Para ter um negócio saudável trabalhando com dropshipping, é necessário verificar se o fornecedor é bom e se o produto é bom.

Para fazer isso é preciso analisar os fornecedores, avaliações que clientes deixaram, e até mesmo entrar em contato com o fornecedor para obter mais informações do produto.

O nicho que Gabriel trabalha é de ferramentas voltadas para atividades domésticas.

Aprofundando na conversa, Gabriel deixou claro que todos conseguem clientes, fazendo uma analogia com um mercado.

Um mercado grande vende assim como um mercado pequeno também vende.

Vendas e retorno

Sobre as vendas e retorno monetário não é como receita de bolo. Se houvesse receita todos venderiam muito.

O que foi ressaltado pelo convidado é que a percepção de compra e a percepção de valor são fundamentais para as vendas.

Em relação às mídias de divulgação, Gabriel trabalha com várias mídias digitais, destacando em sua fala o Instagram, Facebook e até mesmo o Tik Tok.

Portanto, para a surpresa de muitos, é através do Facebook que a maior parte do seu faturamento vem, sendo esta plataforma responsável por 80% do seu faturamento.

Uma pergunta feita para o Gabriel sobre faturamento é se é possível faturar milhões em vendas com dropshipping. 

Gabriel respondeu que sim, é possível, entretanto faturar é diferente de lucrar. É possível faturar 1 milhão de Reais? Mas se para faturar 1 milhão foi gasto 900 mil Reais, então o lucro foi de 100 mil reais.

O co-host Douglas destaca que no dropshipping é possível testar vários produtos, mas para encapsulados isso muda.

Para encapsulados, como é mais nichado e exige um investimento inicial mais alto, previamente é preciso fazer uma pesquisa e uma oferta fria.

A oferta fria é feita através de anúncios que ficam rodando por um período. Caso os resultados sejam bons, os valores são reembolsados para quem adquiriu o produto que fisicamente não existe, e a partir dos resultados o produto é fabricado e anunciado novamente. 

Por outro lado, se os resultados forem ruins, o produto não é fabricado e os valores gastos foram apenas com anúncios.

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Prazos

Sobre os prazos de entrega, para dropshipping, quando internacional, leva uma média de 13 dias úteis para o produto chegar até o comprador, já para encapsulados desenvolvidos na Capsexpress, o prazo para o produto ficar pronto é de 15 dias corridos e a partir daí o produto vai para uma empresa de logística encarregada de realizar os envios para os compradores do produto.

E caso o produtor não possua uma empresa logística parceira, a Capsexpress indica logísticas parceiras para o produtor. Dessa forma, o produtor não precisa possuir o estoque em casa, apenas deixar encarregada a parte de logística por uma empresa especializada.

Para Gabriel isso é uma vantagem. Ao trabalhar no branding, possui-se recorrência e maior margem de lucro.


Nosso Host destaca que, diferente do dropshipping, um produto com sua marca possui menor concorrência, afinal a marca é sua e seu produto, por ser seu, apresenta características exclusivas, o que difere de marketplaces que possuem os mesmos produtos, exatamente os mesmos.

Em relação ao público e anúncios nas mídias digitais, o co-host abre uma observação, o encapsulado é mais nichado, isso significa que o público comprador de determinado suplemento é muito mais seleto do que produtos diversos.

Com isso, quanto mais se nicha, mais fácil são as chances de levar bloqueio em anúncios, e por isso muitos utilizam o marketing de influência.

O marketing de influência é pagar para alguém nas redes sociais que possui uma audiência considerável do público alvo do seu encapsulado para divulgar seu produto nas redes, e assim vender seu produto.

Gabriel possui funcionários em seu negócio e, segundo ele, é para “segurar o rojão”.

Com 3 funcionários no suporte, 2 no WhatsApp, 1 no e-mail, 1 gerente geral da empresa, 1 gestor de Google, 1 vendedor que recupera vendas e 7 para o TikTok e Facebook, Gabriel possui uma equipe essencial para o andamento de seu negócio.

Perguntado para Gabriel qual o valor inicial para investir e trabalhar com Dropshipping, em sua resposta, a cifra estimada é de R$ 2000,00 para criar a loja virtual com profissionais, como um designer gráfico. Também é possível criar uma loja virtual grátis se você fizer tudo, mas em ambos os casos há os anúncios e teste de produtos, o que varia de negócio para negócio.

Para o suplemento há a parte de pesquisa prévia, já com o nicho definido e, em geral, é preciso ter algo pronto antes de começar, bem como valores.

Sobre estratégias de anúncios, Gabriel diz que é essencial possuir um criativo bem feito, agregar valor no criativo e na página de vendas é muito importante, e destaca também que não há receita, porém, o visual é o primeiro contato que o potencial consumidor tem com o produto.

Afinal, dropshipping ou encapsulado? Qual é o melhor para quem está começando?

Para responder esta pergunta, vamos por partes.

  • Teste de produtos: apesar das diferenças, em ambos é possível fazer o teste de produtos, mas para o encapsulado é preciso de uma pesquisa prévia;
  • Fornecedores: buscar fornecedores para fabricar o suplemento é mais fácil que buscar fornecedores de dropshipping, visto que o fornecedor de dropshipping internacional possui outra língua e não sabemos ao certo onde a empresa fica;
  • Questão tributária: para dropshipping nacional há tributos que podem fazer com que o produto fique retido na alfândega por alguns dias, e o benefício de produzir o encapsulado no Brasil e não pagar tributos de importação sobressai nesta avaliação. Comprar de fora é mais barato, porém também é mais burocrático.
  • Risco de não receber o produto: para encapsulados, este risco é menor visto que o produto é desenvolvido no Brasil. Já para dropshipping, este risco é maior, pode acontecer do fornecedor internacional não realizar o envio, enviar um produto diferente, assim como outros fatores. No Brasil, também é possível acontecer imprevistos, porém com menores chances e mais facilidade para resolvê-los.
  • Concorrência e marca: um encapsulado com sua marca é único, diferentemente de um mesmo produto encontrado em diversos marketplaces de uma marca que não é sua.
  • Margem de lucro e recorrência: é possível lucrar mais e possuir mais recorrência com um encapsulado de sua marca do que com o dropshipping, onde uma parte da venda é sua e a outra é do fornecedor.
  • Investimento inicial: trabalhar dropshipping possui um investimento inicial mais baixo que produtos encapsulados porque não é necessário criar um produto do zero, desenvolver sua marca e realizar uma pesquisa prévia.
  • Venda de mais de um produto de uma vez: No dropshipping, ao comprar um produto, é possível vender outro produto junto, entretanto, se o consumidor não estiver precisando de outro produto, pode ser difícil, mas não impossível. Já nos encapsulados, é possível montar um kit de suplementos e vender de uma vez só.

Conclusão

Ambos possuem vantagens e desvantagens, ambos possuem ótimo retorno monetário e ambos são bons para quem está começando.

O que é preciso fazer é identificar em qual você se encaixa mais a partir deste artigo e, principalmente, do comparativo feito acima.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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