Neste episódio do Capscast, o nosso podcast do mercado digital, trouxemos um convidado muito especial, o Gustavo Fetter, e temos como host o Julio. Gustavo é um ex-operador de máquinas de cervejaria, passou por afiliado e hoje é produtor. Desde 2018, no mercado digital, já faturou mais de 10 milhões de Reais.
Sumário
Sobre Gustavo
Julio começa o pedindo a Gustavo para contar um pouco sobre sua história.
De Igrejinha, cidade no interior do Rio Grande do Sul, Gustavo é um ex-operador de máquinas de uma cervejaria, começou neste trabalho quando tinha 17 para 18 anos, durante dois anos ficou neste trabalho.
Aos 20 para 21 anos, Gustavo conheceu o mercado digital e começou vendendo curso como afiliado com um parceiro.
Gustavo conta que a estratégia de vendas era no “X1”, ou seja, vendas diretas, como entrar em contato pelo WhatsApp e direct do Instagram, por exemplo.
Porém, chegou um momento em que a estratégia parou de funcionar porque muitas das vendas eram feitas através do Instagram, que passou por mudanças internas, fazendo com que a estratégia não funcionasse mais.
Sem a estratégia, Gustavo e seu parceiro viraram sócios no dropshipping, ambos conseguiram atingir bons resultados, mas, em determinado momento, os produtos que vendiam pararam de vender.
Contudo, como conseguiram atingir bons resultados de vendas no mercado digital, Gustavo decidiu continuar, e com isso acabou descobrindo a afiliação de produtos físicos.
Gustavo escolheu um produto dos top 5 que haviam na Monetizze e, já no primeiro momento em que colocou 5 dólares no Facebook, fez uma venda com comissão de pouco mais de 100 Reais.
Gustavo destaca que usava um chat para, quando o usuário entrar em contato, o chat o auxiliar.
Com essa ferramenta, Gustavo vendeu bastante, mas chegou um momento que parou de funcionar e foi para outras estratégias de vendas.
Trabalhar como afiliado trouxe proporcionou a Gustavo uma estrutura para se tornar produtor.
Ao decidir que entraria no mercado de suplementos com marca própria, fez uma extensa pesquisa de mercado para aprender como funcionava este negócio.
Atualmente, trabalha com o nicho de ganho de massa muscular.
Gustavo, ao fazer seu produto com a gente, foram encomendados 500 potes, e depois de 12 dias vendeu todos os potes, e detalhe, isso foi em um final de ano.
Com as vendas elevadas, Gustavo ficou alguns dias sem ter o produto em estoque, e por isso que atualmente trabalha com uma margem mais alta de estoque parado.
Gustavo também conta que trabalha com dois tipos de upsell. O primeiro é o mais básico, feito durante a venda online.
Já o segundo funciona da seguinte forma, o cliente compra o produto, caso passe por todos os upsells anteriores (geralmente 4) e não compra de nenhum, geralmente, após uma hora, a empresa de Gustavo liga para o cliente oferecendo-lhe outro produto.
A estratégia agressiva de upsell é para o cliente obter a transformação que ele busca, e a depender do objetivo do cliente, um pote apenas não é o suficiente devido ao tempo, um mês que dura um pote.
Gustavo também se preocupa com o pós-venda, afinal, ele gastou para ter o cliente, e também, se o cliente tem a demanda, é só possuir a solução para a demanda dele.
No marketing, o que vende não é o produto e sim a oferta, se um produto não soluciona nada, então ele não vai vender.
Falsificação de produtos
No podcast, Gustavo também conta que seus produtos já foram falsificados e, para evitar que isso ocorra, ele toma algumas medidas, como deixar informado ao cliente que o produto é vendido apenas no site oficial, realiza denúncias dos produtos falsificados e também faz uso de rótulos especiais.
Produtos
Atualmente Gustavo trabalha com 5 produtos em sua linha, sendo alguns complementares, e busca vender mais para o mesmo cliente.
Isso se chama LTV, “Lifetime Value”, traduzindo, Valor Vitalício. O LTV consiste em uma receita média que o mesmo cliente vai gerar ao seu negócio ao decorrer do tempo, portanto, para ter LTV, é preciso que o cliente volte e compre novamente.
Gustavo destaca que quem não possui LTV, é como se estivesse fora do mercado, pois negócios precisam do retorno do mesmo cliente, afinal, para obter o cliente foi preciso de CAC (custo de aquisição de cliente), e geralmente o CAC é caro.
Gustavo atualmente possui três colaboradores em sua empresa. O processo interno se dá por meio de tráfego, ou seja, anúncios, negociação com fornecedores e logística.
A logística, desde o início do negócio, é terceirizada, possuindo contrato com uma empresa terceirizada e alguns pedidos são entregues pelos Correios.
A utilização de uma empresa terceirizada e dos Correios se deve ao fato de que, para algumas regiões do Brasil, o Correio é a melhor opção, já para outras, uma empresa especializada é o ideal.
Plataformas de anúncios
As plataformas utilizadas para anunciar os produtos pela empresa de Gustavo são o Facebook e o Google. No podcast, Gustavo conta que possui contas de contingência no Facebook, porque quando há bloqueio de conta para anúncio, pode migrar para outra e continuar anunciando.
A copy dos anúncios, ou seja, o texto, é feita por Gustavo, e ele também destaca que, após a entrada do cliente pelo funil, durante um ano e meio são enviadas mensagens para o cliente. Além disso, Gustavo também utiliza o remarketing.
Outro ponto abordado no podcast é trabalhar com campanhas que não possuem o objetivo de conversão, e sim o objetivo de desenvolver a marca do seu negócio.
Claro, as campanhas de conversão são necessárias, mas as de branding também são.
O tráfego com influencer também é uma das estratégias de vendas, inclusive, Gustavo destaca que possuir tráfego com influencer torna as vendas mais baratas, porque o CAC das vendas diretas está ficando muito caro.
Próximos passos da marca para o futuro
Ao ser perguntado por Julio sobre os próximos passos da marca para o futuro, Gustavo responde que atualmente possui forte presença online, mas será importante possuir forte presença no físico.
Também destaca que, juntamente com a Capsexpress, está trabalhando para vender seus produtos no exterior, isso porque o mercado é muito maior, principalmente nos Estados Unidos, e porque favorece o branding.
O LTV também é outro ponto destacado por Gustavo, complementando também que quem não possui LTV está fora do mercado, isso porque vender para o cliente e depois jogá-lo fora depois não vai funcionar.
“O início é muito difícil, e o ideal é que trabalhe certo desde o início”.
E se o Gustavo fosse indicar a Capsexpress?
Gustavo conta que já realizou indicações da Capsexpress e destaca o porquê. Primeiramente pela rapidez e agilidade, confiabilidade do produto, o que está na fórmula desenvolvida também está no produto final, auxílio no desenvolvimento da fórmula.
Encerrado o episódio, convidamos você a se inscrever em nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão. É de graça!