Capscast, como estruturar um e-commerce.

Publicado por erick em

O Capscast, um podcast produzido pela equipe de especialistas da Capsexpress, traz uma salada de frutas do mercado digital com muitos insights valiosos para quem quer começar a investir neste mercado! 

O resumo desta semana é sobre o segundo episódio do Caps cast, que foi ao ar no igtv do instagram e está disponível  nas principais plataformas,SpotifySoundcloud e  também no Anchor.fm.  

Assim como na primeira edição, foi apresentado pelos heads Vinícius Guzzo, head comercial, Julio Oliveira, especialista na fabricação de produtos naturais, e Estevão Calheirana, administrador geral da empresa, idealizador da marca Capsexpress, um time de especialistas que  compõem a equipe Capsexpress.

Eles não se intitulam gurus em uma determinada área, mas sim profissionais que se comprometem em desenvolver nas áreas de necessidade do empreendimento e do público, com foco maior no impacto positivo que a empresa gera em seus clientes.

Compartilharam informações úteis e experiências validadas de um jeito informal e descontraído, sem promessas irreais ou sem a intenção de ofertar nada além de seus conhecimentos, e direto ao ponto! 

Como estruturar um e-commerce

De forma espontânea e direta, este time de especialistas aborda as principais etapas necessárias para estruturar um ecommerce de sucesso e sanar as principais dúvidas dos investidores iniciantes, tendo em vista que esta etapa é uma das principais na estruturação do seu negócio. 

O  sócio administrador Estevão Calheirana, tem experiência com programações, sites, blogs desde os 16 anos de idade e vem compartilhar esta experiência para facilitar a caminhada dos investidores.

Muitos clientes buscam estratégias para sites e vendas, o que é importante saber, e isso de fato é uma das etapas principais do seu negócio, saber se posicionar na internet, ter um canal de vendas bem estruturado e estar por dentro das tendências e novidades é imprescindível, é isso que trará autoridade no mercado digital.

Começando pela estrutura! 

Domínios e hospedagens

Estar presente na internet e ser encontrado pelo público é fundamental para aqueles que desejam prosperar nos dias de hoje, onde ter um site é praticamente uma obrigação em qualquer ramo de negócio.

Em tempos mais antigos, a única forma de iniciar uma loja, um comércio, era construir ou alugar um ponto para começar ali o seu negócio. Na internet não é diferente, você precisa estar localizado em um determinado lugar, e isso é chamado de domínio, é o local onde sua loja está. 

Existem muitos domínios disponíveis, porém, recomendamos que seja contratado um domínio nacional, que é mais seguro, transmite mais confiança ao consumidor e oferece melhor suporte. 

Além do domínio, é necessária uma hospedagem, que é o servidor que cuida do seu domínio.

A hospedagem é o local que vai armazenar os arquivos do seu site garantindo que ele ficaráno ar, se o domínio é a localização, a hospedagem é a estrutura, como se comparado a uma loja física seria a pintura e a mobília da loja.

Por isso, no momento da escolha, é necessário optar por uma hospedagem com boa estrutura para evitar problemas superiores. Uma dica do especialista é tentar comprar sempre o domínio no mesmo local da hospedagem, geralmente o custo sai mais em conta e ainda obtém vantagens como, por exemplo, ganhar de graça o certificado SSL.

O SSL é um certificado de segurança que deixa seu site seguro para navegação do usuário, algumas plataformas indicadas para compra de domínio e hospedagem são a Hostinger e a Hostgator, entre muitas outras. 

Mas além de ter um domínio e hospedagem, você precisa ter uma plataforma, ou seja, um software que te permite montar um site, que pode ser um site de vendas ou blog, site institucional, ou até mesmo um marketplace

Os marketplaces te permitem vender com menos estrutura e pouco conhecimento. Com pouco conhecimento e alguma pesquisa, é possível montar seu site e comercializar seus produtos com plataformas como Mercado Livre e Mercado Shops, por exemplo.  

Mas para a galera que gosta de uma coisa mais robusta e personalizada, existem algumas principais plataformas de estruturação de sites, mas a mais usada atualmente é a plataforma WordPress, que te possibilita a criação e gestão de diversos formatos de site.

Dentro do WordPress, a indicação do especialista é usar um plugin chamado WooCommerce, este  é um plugin open source de e-commerce para WordPress. Ele é projetado para comerciantes online de pequeno a grande porte que utilizam o WordPress.

Vale ainda acrescentar que hoje já existem plataformas de ecommerce que estão praticamente prontas, basta personalizar e gerenciar, como por exemplo, Shopify, Nuvem Shop e Mercado Shops. 

Plataforma de afiliados

Já temos a estrutura de vendas, é hora de pensar em estratégias de vendas, uma das mais vantajosas são as plataformas de afiliados, um serviço de publicidade prestado por uma empresa que aluga e vende espaços publicitários na internet, onde determinadas pessoas ou vendedores se cadastram e ganham comissões para vender alguns produtos e serviço.

Mas, até mesmo o próprio produtor vende seus produtos nesta plataforma, facilitando os meios de negociação e comercialização. 

Contudo, não é obrigatório fazer uso do programa de afiliados, podendo funcionar basicamente como uma ferramenta de checkout (fazer o checkout significa finalizar a compra).

Existem inúmeras plataformas de afiliados, é importante fazer pesquisas e procurar uma plataforma que tenha boa reputação e desempenho  no mercado. 

As principais plataformas de afiliados são:

  1. Eduzz
  2. Hotmart
  3. Monetizze
  4. Braip
  5. Lomadee
  6. Amazon Associados
  7. Shopify Affiliates
  8. Programa de Afiliados Hostinger
  9. SemRush
  10. Hubspot’s Affiliate Program
  11. eBay Partner Network

Meios de pagamento

Com o seu site próprio é possível usar gateways de pagamento.

Um gateway de pagamento é um serviço destinado a lojas virtuais, SaaS e empresas de grande porte. 

É mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas online em websites de empresas ou pessoas físicas, como por exemplo, Mercado Pago, PayPal e PagSeguro.

Mas, ainda é possível configurar um checkout de pagamento diretamente no seu site com a sua identidade. 

É imprescindível testar as páginas de checkout e gateways de pagamento e escolher aquelas que melhor se adequam à experiência do seu usuário, se são funcionais, práticas e seguras.

Ao empreender no mercado digital, uma das principais preocupações do lojista deve ser as formas de pagamento disponibilizadas para os clientes. A solução escolhida deve garantir que o processo de compra seja simples e descomplicado.

Integração com logísticas 

Depois de passar pelas principais etapas, criar uma marca,  ter um produto desenvolvido, estruturar um site de vendas seguro e prático, que ofereça uma boa experiência de compra para o consumidor, a Capsexpress já produziu o seu produto e é hora de se atentar a forma como este produto chega ao seu consumidor, chamada de logística.

A logística no e-commerce envolve atividades como transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias. Elaborar um bom planejamento deste setor é fundamental para o bom desempenho e crescimento desse tipo de empresa.

É possível integrar a logística ao seu site de forma automática, assim que o cliente finaliza a compra no site, um email é disparado para a logística que fica responsável por buscar este produto na indústria e entregar para o consumidor, e isso é feito por uma integração de banco de dados.

É importante planejar bem esta etapa e buscar parceria com empresas especializadas. 

Sua inscrição não pode ser salva, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro do que acontece no CapsBlog

Investimento 

É necessário um investimento para estruturar um site de vendas na internet, mas não demanda alto investimento. Depende muito da estrutura que o usuário quer ter. 

 Os custos geralmente iniciam em R$50,00, com a contratação de um domínio (este valor é apenas uma estimativa, pesquise para achar a melhor relação custo benefício para o seu negócio). 

Um domínio nacional registrado diretamente no Registro.br custa R $40 por ano e o período de renovação vai de um a dez anos. Caso o período de renovação escolhido seja maior do que 1 ano, um desconto é aplicado. 

Já o custo de uma hospedagem pode variar bastante dependendo do tipo de site que você pretende ter.

Os preços de hospedagem variam. Ao escolher ciclos mais longos, é possível ganhar descontos.

E ainda é necessário investir na aparência, ou seja, no layout do seu site. 

Quanto ao custo, isso dependerá um pouco do que é oferecido no plano, mas é possível utilizar uma ferramenta de criação de sites desde gratuitamente até R$40 por mês.

Alguns exemplos de plano de criador de sites para comparação:

  • Wix – grátis ou plano pago a partir de R$ 9,90/mês (plano básico anual com anúncios)
  • GoDaddy – a partir de R$ 23,99/mês (o primeiro mês é grátis) 
  • UOL Host – a partir de R$ 29,90/mês
  • HostGator – a partir de R$ 9,99/mês (plano básico trienal)

(Informações retiradas do artigo  Quanto custa ter um site? do blog tudo sobre hospedagens de sites. )

Se optar por contratar uma agência ou freelancer para desenvolver este site, os custos variam muito, mas vão de $5o até $2.000 , dependendo da demanda. 

Algumas sugestões de profissionais podem ser encontradas e plataformas como, 

  • Workana
  • 99Freelas
  • UpWork
  • Freelancer.com
  • GetNinjas.

Fim

Resumindo, cada etapa é importante, e aqui  neste episódio do Capscast, compartilhamos informações importantíssimas para o progresso do seu negócio.

A equipe está comprometida em trazer informações relevantes que agregam valor e facilitem a empreitada dos investidores, de forma objetiva e intuitiva e está motivada com a receptividade do público com esta iniciativa que visa somente agregar . 

Categorias: e-commerce

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *