Ainda compensa trabalhar com tráfego orgânico? Descubra a verdade agora

Publicado por Capsexpress em

Se você é afiliado, produtor ou simplesmente se você vende produtos ou serviços na internet, com certeza sabe o desafio que é trazer novos clientes ao seu negócio, principalmente sem investir em anúncios. E é exatamente sobre isso que vamos abordar neste artigo, se ainda compensa trabalhar com tráfego orgânico.

Sabemos que investir em anúncios quando vendemos produtos online, sejam eles físicos ou digitais, ou serviços, é uma excelente maneira de conseguir clientes.

Porém, há pessoas que, ao iniciarem um negócio online não possuem um bom capital para investir em anúncios logo de início, ou simplesmente possuem medo de anunciar online (recomendamos que você não tenha medo, ao invés de ter medo, estude sobre o assunto, você só possui medo porque não conhece sobre anúncios online).

Em ambas as alternativas, ou outra não citada, se for o seu caso, há sim como vender trabalhando apenas com o tráfego orgânico, ou seja, há como vender online sem investir em anúncios.

Mas, será que ainda vale a pena? Essa pergunta será respondida neste artigo!

Chamamos o ato de investir em anúncios de trabalhar com tráfego pago, justamente porque estamos pagando para que o nosso produto, através de anúncios, apareça para cada vez mais pessoas.

Os anúncios podem ser criados e veiculados em todas as mídias digitais que permitem a veiculação. Exemplos são:

  • Instagram Ads;
  • Facebook Ads;
  • Google Ads (Este engloba o Google rede de pesquisa e rede de display, sites parceiros, YouTube, Gmail e Play Store).

Já o não trabalhar com anúncios, chamados de tráfego orgânico, porque não estamos colocando dinheiro para que nosso produto atinja outras pessoas.

Que tal entendermos mais a fundo sobre tráfego orgânico para que fique melhor compreensível?

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Entendendo mais a fundo sobre tráfego orgânico – como funciona

ainda compensa trabalhar com tráfego orgânico

O que poderia ser melhor se não exemplificar como funciona o tráfego orgânico?
Para a exemplificação, precisamos tomar como exemplo uma mídia digital, e aqui vamos utilizar o Instagram por ser o mais comum e o mais compreensível.

Pense que você possui um negócio de suplementos variados, como suplementos para emagrecer destinado à mulheres, suplementos para o ganho de massa muscular destinado a homens e suplementos para a saúde da visão para homens e mulheres, e você deseja vender um novo suplemento para a saúde da pele.

O público comprador deste suplemento são mulheres de 30 a 45 anos que possuem interesses na internet, ou seja, que consomem os seguintes conteúdos:

  • Saúde;
  • Beleza;
  • Saúde da pele;
  • Beleza da pele;
  • Suplementos;
  • Suplementos para a saúde da pele;
  • Suplementos para a beleza da pele.

Podemos ver que são assuntos relacionados à pele, certo? E o seu suplemento é para a promoção da saúde da pele.

Então, de maneira enxuta e agrupada:

Produto: 

Suplemento para a promoção da saúde da pele.

Público: 

Mulheres de 30 a 45 anos de idade.

Interesses do público:

  • Saúde;
  • Beleza;
  • Saúde da pele;
  • Beleza da pele;
  • Suplementos;
  • Suplementos para a saúde da pele;
  • Suplementos para a beleza da pele.

Com esta visão ampla e unificada do seu produto e do público, você cria uma postagem no Instagram sobre o seu novo produto com um design super chamativo, uma copy excelente e uma legenda concisa e certeira. 

Para alcançar novas pessoas, você utiliza as hashtags relacionadas sobre o seu suplemento, divulga no stories, direct de pessoas e… Bom, até aqui está tudo perfeito.

E ok, você publicou sua novidade no perfil do seu negócio e se passaram 3 dias. Como estão as vendas do seu produto? Fracas, não é mesmo? Ah, e se seu negócio for recente e o perfil não possuir muitos seguidores engajados, talvez não tenha vendido nada ainda.

Mas você vai na publicação e há curtidas. Sim, há curtidas, mas curtidas não significa vendas, e essas curtidas são de pessoas diversas. 

O público que curtiu sua postagem é variado, podem haver mulheres que consomem suplementos para emagrecer, homens que consomem suplementos para o ganho de massa muscular, homens e mulheres que consomem suplementos para a saúde da visão, mas… E as mulheres de 30 a 45 anos de idade que possuem interesses relacionados à saúde da pele?

Pois é, você não atingiu esse público. 

Mas tudo bem, você pode sim atingir este público trabalhando em uma estratégia de conteúdo voltada para este público sem investir em anúncios, o grande problema é que pode demorar para vender e mais ainda, pode demorar para que as vendas sejam constantes.

Por outro lado, se você investisse um determinado capital em anúncio para esta mesma postagem, segmentando seu público, mulheres de 30 a 45 anos que possuem interesse em saúde e suplementos para a pele, você alcançaria apenas este público e poderia realizar vendas constantes muito, muito mas muito mais rapidamente.

Esse é um dos poderes de investir em anúncios.

Vantagens e desvantagens do tráfego orgânico

Vantagens:

  • Não é preciso destinar um capital para anúncios, desta maneira reduz-se o custo do seu negócio;
  • Credibilidade – esta é mais relacionada a artigos de blog. AO encontrar um artigo no Google posicionado de forma orgânico, a credibilidade aumenta, pois na mente do leitor, você não precisou colocar dinheiro naquele artigo para alcançar leitores;
  • Concorrência – Também mais relacionada para artigos, ao posicionar seu artigo de forma orgânica no Google, a concorrência perde visibilidade, visto que seu artigo se posicionou no lugar de outro;
  • Ótimo para longo prazo.

Sim, as vantagens estão mais concentradas nos artigos de blog.

Desvantagens:

De uma maneira geral para todas as mídias digitais (Facebook, Instagram, Google e todas que permitem realizar anúncios):

  • Mais tempo para alcançar seu público;
  • Demora para realizar vendas e principalmente vendas consistentes;
  • Demora para crescer seu negócio;
  • Alcance de pessoas reduzido;
  • A concorrência pode vender mais (em caso de anúncios diretos como vendas de produtos, captação de leads);
  • Demora na solidificação do seu negócio;
  • Quando combinado com o tráfego orgânico, é mais que ótimo para longo prazo.

Mas afinal, ainda compensa trabalhar com tráfego orgânico?

A resposta é: depende.

Se ainda compensa trabalhar com tráfego orgânico depende do que o seu negócio procura ou precisa, e depende se você está disposto a esperar mais para crescer e realizar vendas.

Se seu negócio procura ou precisa de vendas rápidas, então não compensa, principalmente se o por trás destas vendas rápidas for para a construção de vendas consistentes.

Se você está disposto a esperar um tempo (bem) maior para crescer e realizar vendas, então compensa, desde que se tenha no planejamento o fator tempo.

Entretanto, fato é que investir em anúncios online é uma ótima forma de crescer o seu negócio e aumentar a lucratividade.

O ideal é que se combine o tráfego orgânico com o tráfego pago.

Conclusão do artigo

Se ainda compensa trabalhar com tráfego orgânico… Veja, trabalhar com tráfego orgânico é a forma mais barata de começar um negócio, não é preciso capital para investir em anúncios, mas como o próprio termo investir já diz, investir em anúncios é gastar aqui e obter de retorno mais do que gastou.

O tráfego orgânico pode ser muito bom para começar, mas não para tomar como pilar do seu negócio, chega em um momento em que anúncios são necessários, por isso existe o tráfego pago.

O tráfego orgânico é muito bom para o crescimento a longo prazo, entretanto, quando combinado com o tráfego pago o potencial de crescimento é maior ainda.

Através do exemplo citado que se encontra mais para o topo deste artigo, percebe-se que o não investir em anúncios acaba sendo uma ação que possui como consequência a maior espera de tempo para realizar vendas – e não só vendas mas sim atingir um determinado objetivo que com o investimento em anúncios seria alcançado mais rápido – o que, dependendo, pode prejudicar seu negócio.

Portanto, se você não investe em anúncios e não quer esperar para seu negócio obter ótimos resultados, invista em anúncios. Para isso, contrate um gestor de tráfego, este profissional é o responsável por criar e gerir os anúncios do seu negócio!


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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