7 Estratégias infalíveis para fidelizar clientes na loja virtual

A fidelização de clientes é muito importante para uma loja virtual pois, com um e-commerce, é possível atrair cada vez mais compradores, mas também é possível fidelizar clientes na loja virtual justamente por ser uma loja online e, dessa forma, é possível tomar ações de fidelização com mais enfoque ao cliente.

Para o crescimento saudável e sustentável da sua loja virtual, possuir clientes que já compraram como clientes que sempre voltam a comprar, é fundamental, isso porque você sempre vende, aumenta o faturamento e possui um lucro muito maior.

Portanto, fidelizar clientes na loja virtual é uma ação que sempre lhe trará rendimentos monetários, visto que você pode atrair mais pessoas e, como mais pessoas chegam ao seu negócio, quanto mais forem fidelizadas, mais você vende para essas pessoas, e isso, quando se torna um ciclo, é bastante benéfico.

Neste artigo você vai aprender 7 estratégias infalíveis para fidelizar clientes na loja virtual, portanto, se você possui um e-commerce ou quer trabalhar com um e-commerce, não deixe de aplicar as 7 estratégias para fidelizar clientes.

7 Estratégias infalíveis para fidelizar clientes na loja virtual

1 – Ofereça cupom de desconto na primeira compra

Começar oferecendo um cupom de desconto na primeira compra do usuário em sua loja virtual é uma ótima maneira de começar o processo de fidelização deste cliente.

Isto porque, quando o usuário chega em uma loja e recebe um cupom de desconto, as chances deste usuário realizar alguma compra é muito maior, visto que ele vai pagar um valor menor no produto.

cupom de desconto para fidelizar clientes na loja virtual

Todos gostamos de receber descontos, e quando pagamos um valor menor do que iríamos pagar, as chances de comprarmos logo na primeira visita é muito maior.

Diversos e-commerces oferecem um cupom de desconto logo na primeira compra, e isso não é feito à toa, portanto, para começar o processo de fidelização de clientes em sua loja virtual, ofereça um cupom de desconto na primeira compra.

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2 – Tenha um programa de fidelidade para clientes frequentes

Este programa de fidelidade nada mais é que oferecer descontos especiais, brindes únicos nos envios das encomendas, pontos para acumular a cada compra realizada e ganhar um desconto ao atingir uma quantidade de pontos, e, em resumo, ações que estimulem o cliente a voltar e comprar em sua loja virtual.

Quando você possui um programa de fidelidade que proporciona vantagens para seus clientes, estes compradores sempre irão voltar em sua loja virtual e comprar, afinal, estão ganhando vantagens em cada compra que realizam.

Portanto, planeje um programa de fidelidade para clientes frequentes, mas tenha em mente que o programa de fidelidade não pode te levar ao prejuízo, muito pelo contrário, o programa de fidelidade é para fidelizar seus clientes e trazer à sua loja virtual mais lucro.

3 – Foque na experiência do usuário em seu e-commerce

A experiência do usuário em seu e-commerce é fundamental para que ele volte e compre novamente.

É a experiência do usuário a responsável pela satisfação que o mesmo possui em sua loja virtual, portanto, se, ao chegar em seu e-commerce, o usuário possuir uma experiência ruim, ele não retornará, e as chances de não realizar uma compra logo na primeira visita são altas.

Há uma série de ações que você precisa tomar para melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce, e se você não trabalha para otimizar seu e-commerce em relação à experiência do usuário, então é hora de começar a colocar em prática essas ações.

Confira nosso artigo “Como melhorar a experiência do usuário no e-commerce em 8 passos” e o coloque em prática, assim você consegue reter clientes em sua loja virtual e fazer com que sempre comprem de você.

4 – Envie e-mails personalizados

Utilizar o e-mail marketing para fidelizar clientes na loja virtual é altamente benéfico para tal objetivo.

Isso porque, ao enviar e-mails personalizados aos seus clientes, mantém-se uma relação com eles e os instiga a comprar através do conteúdo dos e-mails.

Confira abaixo alguns exemplos de e-mail que você pode enviar aos seus clientes.

  • Recomendações de produtos;
  • Novidades de produtos;
  • Descontos exclusivos para quem comprar através do e-mail;
  • Conteúdos das redes sociais que levam a algum produto.

Os e-mails devem possuir uma copy chamativa e, a estrutura do e-mail deve ser trabalhada para reter o usuário no e-mail e fazer com que ele tome a ação.

Portanto, nada de parágrafos longos, adicione imagens ao e-mail, personalize-o com a cara da sua loja virtual e tenha uma chamada para ação que instigue o lead a tomá-la.

Ao estimular seus leads a abrir os e-mails, você aumenta as chances de sempre comprarem de você, e essa estratégia aliada a todas as outras presentes neste artigo faz com que o processo de fidelizar clientes na loja virtual seja mais eficiente, portanto, utilize o e-mail marketing e envie e-mails personalizados e criativos.

5 – Possua um excelente pós-venda

7 Estratégias infalíveis para fidelizar clientes na loja virtual

O pós-venda é tão importante quanto a venda, isso porque é no pós-venda que o cliente decide se vai manter a relação de compra com você ou se vai para outro concorrente.

Se o cliente comprar em seu e-commerce e possuir alguma dúvida quando o produto chegar, possuir algum problema com o produto ou durante o prazo de entrega do produto, este cliente vai entrar em contato com você.

Você, como um bom empreendedor que se preocupa com seus clientes e quer fidelizá-los ao máximo possível, vai, de prontidão, ajudar o cliente e solucionar o problema que possui, dessa forma, o cliente fica satisfeito, pois você se preocupa com a satisfação dele.

Dessa forma, pelo atendimento impecável no pós-venda, este cliente volta à sua loja virtual e compra novamente.

Por outro lado, se você não se preocupar com o cliente, ele também não vai se preocupar com você, além disso, não vai recomendar sua loja virtual e não vai comprar novamente.

Portanto, preocupe-se com o pós-venda, o contato com o cliente não acaba na venda e muito menos no pós-venda.

6 – Crie conteúdos relevantes nas redes sociais da sua loja virtual

Os conteúdos nas redes sociais da sua loja virtual também servem para fidelizar clientes, e isso se dá pelo motivo de que, quando o conteúdo ajuda o seu cliente, quando agrega em algo positivo, este cliente sente confiança em seu negócio e, por ser ajudado, compra de você.

Isso ocorre porque quando um conteúdo é útil ao cliente, este cliente sente confiança no negócio e, já que o conteúdo serviu de algo para ele, ele consome de quem o ajudou.

Este é um dos motivos de o marketing de conteúdo ser tão importante para os negócios online.

Com o marketing de conteúdo é possível impactar cada vez mais pessoas, trazendo-as assim ao seu negócio e convertendo-as cada vez mais.

Todos gostamos de ser ajudados, e quando isso ocorre através do conteúdo de algum negócio, sentimos confiança e reciprocidade, por isso compramos.

Portanto, utilize as redes sociais do seu negócio para criar conteúdo relevante a fim de ajudar seu público.

7 – Faça promoções exclusivas para clientes que sempre compram

Diferentemente da estratégia 2, voltada para os clientes que mais compram, esta é para os clientes que sempre compram.

Da mesma maneira que é preciso ter um olhar voltado para o cliente inicial e para os que mais compram, é preciso ter um olhar para os clientes que sempre compram, pois estes clientes não se podem perder.

7 Estratégias infalíveis para fidelizar clientes na loja virtual - promoções exclusivas para clientes que mais compram

Realizar promoções exclusivas para os clientes que sempre compram é fundamental para fidelizar clientes na loja virtual cada vez mais, afinal, estão sempre colocando dinheiro em seu negócio.

Portanto, oferecer descontos e benefícios super exclusivos para quem está sempre comprando em sua loja virtual é fundamental.

Perder quem já é comprador corriqueiro é péssimo aos negócios, e se você não prestar atenção a estes clientes, as chances de não comprarem mais de você aumentam.

Logo, não deixe de ter uma atenção especial a essas pessoas que sempre consomem seus produtos, elas são ótimas para aumentar o faturamento e, consequentemente, o lucro.

Conclusão

Fidelizar clientes na loja virtual é de extrema importância para o faturamento e o lucro.

Quando clientes são fidelizados e retornam sempre para comprar em sua loja virtual, você pode captar novos clientes e ainda obter o faturamento que clientes fiéis lhe proporcionam.

Além disso, clientes fidelizados aumentam a visibilidade da sua marca por sempre comprarem, aumentando o volume de vendas.

Neste artigo você aprendeu 7 estratégias infalíveis para fidelizar clientes na loja virtual, portanto, caso não possua um programa de fidelidade de clientes, está na hora de colocar em prática as 7 estratégias aqui aprendidas, fidelizar clientes e aumentar o faturamento de sua loja virtual.

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