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Aprenda a estruturar um e-commerce de sucesso em alguns passos básicos

Publicado por Joh Panichi em

Investir em um sistema e-commerce de vendas, é uma grande tendência no mercado nacional, que já é uma  prática comum no exterior, porém, nós da Caps Express temos a   obrigação de esclarecer que um modelo de negócio e-commerce  é um negócio como qualquer um outro e que apesar de necessitar de menor valor de investimento inicial, ainda é necessário que este seja feito de forma correta, com um bom planejamento, aproveitando ao máximo todas as possibilidades que este extraordinário mercado oferece! 

 Vamos te apresentar a seguir  todas as etapas que são fundamentais para estruturar um e-commerce com todas as funcionalidades e ferramentas que o mercado oferece para tornar sua marca referência nacional! 

 Quando idealizamos um negócio, uma empresa, ou um investimento é natural, e até diria essencial que tenhamos metas extraordinárias em mente, claro, sempre com os pés no chão e respeitando todas as etapas necessárias, mas  para chegarmos ao patamar desejado, temos que investir nas ferramentas e treinamentos certos, que vão conduzir nosso empreendimento ao sucesso, e no caso do ramo de lojas virtuais,

e-commerces, a principal ferramenta de conexão com o cliente final, e vendas é seu site de vendas, sua plataforma de  e-commerce,  é esta que vai ser a ponte de contato entre você e seu cliente final, por isso ressaltamos aqui a importância de um bom planejamento e boa estrutura para que sua  marca ofereça uma boa experiência de compra para os consumidores, e para isso podemos contar com uma série de plataformas, ferramentas e aplicativos, vamos abordar a seguir algumas das principais e como incorporar no seu negócio! 

É necessário investir e planejar para obter sucesso no seu negócio!

 

Existem alguns mitos na internet de que seja possível abrir um negócio lucrativo sem nenhum investimento , e sim são mitos! É verdade que é muito possível ter um negócio lucrativo e duradouro com baixo investimento, já abordamos este tema aqui no blog, confira no artigo Como ter um negócio digital lucrativo e sustentável com baixo investimento,  porém são necessárias algumas etapas importantes como planejamento, plataformas, ferramentas e os parceiros certos!  

Aqui na Caps Express oferecemos as melhores soluções pro seu negócio de whitelabel, e temos uma equipe especializada para te orientar em cada etapa do processo  de estruturação do seu empreendimento, porém, apesar de ser possível começar com baixo investimento, ele se faz necessário, por isso é essencial um bom planejamento antes de qualquer outro passo, com um planejamento em mãos, você já tem noção de qual público quer alcançar, e qual produto vai desenvolver e comercializar, sem mais delongas, vamos te apresentar um check list com os principais passos para estruturar um e-commerce de sucesso! 

Vamos iniciar do zero a estruturar seu site de vendas de sucesso!   

  • Planejamento 

Não é possível pular esta etapa, mas podemos torná-la simples e eficiente! 

a primeira etapa do planejamento é escolher um nicho de mercado , veja no blog do site e commerce na prática, como escolher o nicho ideal para o seu e commerce, dentro do mercado de encapsulados e nutracêuticos existem muitos nichos lucrativos que podem ser adotados na sua estratégia de negócios.  Ainda no planejamento, antes de escolher seu nicho, você pode fazer uma pesquisa de mercado para avaliar quais as necessidades e preferências do público em questão.

  • Encontre os fornecedores e distribuidores  ideais 

Quando você visualiza um mercado para adentrar, e faz o seu planejamento, é necessário que você busque fornecedores ideais para o seu produto, e esta etapa não  é tão simples como parece, mas é uma das mais importantes, já que deste fornecedor depende a vitalidade e qualidade do seu empreendimento, por isso, é interessante que você escolha um fornecedor com boa reputação, e que já esteja bem posicionado no mercado em questão e te ofereça boas  soluções e facilidades.

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  • estrutura empresarial, tire seu negócio do papel 

Legalize sua empresa, comece como microempresa, ou MEI, mas  tenha em mente que MEI tem um limite baixo de faturamento, oque com certeza não é a nossa meta, então indicamos que você já comece como microempresa, confira neste artigo do Sebrae alguns passos para abrir a sua microempresa, tendo seu CNPJ em mãos sua empresa está pronta para operar no mercado, e então o próximo passo é  você  se cadastrar com seus fornecedores escolhidos e começar sua estrutura, uma boa dica é começar com pouco estoque, ou até mesmo nenhum, já que você pode contar com empresas que fazem toda a gestão de produção, gestão e logística do seu estoque.

 Já com sua empresa legalizada, nicho escolhido, produto estruturado é hora de escolher os canais de audiência, que vão te ligar diretamente ao seu cliente final! 

  • Plataforma e-commerce ou site de vendas ! 

É fundamental a boa escolha de uma plataforma que seja funcional e que te possibilite uma boa conexão e experiência de compras com seus clientes, esta é uma das  etapas principais  do seu negócio. Uma boa plataforma precisa ser integrada a ferramentas que vão facilitar o processo na jornada de compra, tanto para empresário quanto para o consumidor final, dentro destas ferramentas estão os gateways de pagamento, que vão permitir que seu cliente efetue seu pagamento da forma que melhor lhe convir e com segurança e facilidade. 

além dos gateways de pagamento, é fundamental uma ferramenta que possibilite que seu cliente tire suas dúvidas de forma prática e rápida, existem aplicativos integrados de chat, e também é conveniente colocar um whatsapp de atendimento ao cliente que esteja disponível dentro do tempo estipulado pelo mercado para atender seus respectivos clientes. 

Além destas ferramentas, uma ferramenta que integra os envios, como o melhor envio, que faz cotações entre as transportadoras locais,  e o próprio site dos correios que tem sistemas de contrato fixo, que proporciona segurança e economia. 

 Confira uma lista com as principais plataformas e algumas de suas particularidades, mas antes de listar, vamos conferir algumas características essenciais a serem avaliadas, antes da escolha final, mas antes se atente a este detalhes a serem considerados antes da contratação. 

Integrações

Por mais completa que a plataforma seja, você ainda precisará de algumas integrações com outros sistemas e outras plataformas.

É necessário pensar em integrações de comunicação, como atendimento via chatbots, por exemplo.

Além disso, o processo de pagamentos de uma loja virtual precisa ser automatizado, com a ajuda de uma plataforma completa, que faça a gestão dos seus recebíveis de forma segura.

Da mesma forma, você também deve pensar nas integrações com antifraude e recursos de segurança, que são fundamentais para proteger os dados dos seus clientes.

 Layout Responsivo 

Sua plataforma precisa rodar com agilidade, tanto no desktop quanto no mobile. Por isso, procure por plataformas que sejam altamente responsivas e que ofereçam uma experiência de compra excelente.

Se um cliente não consegue ver informações sobre seu produto, tem dificuldades para acessar o carrinho e finalizar na página de checkout de pagamento, provavelmente vai abandonar sua loja e procurar um concorrente.

Personalização

Além de tudo o que já falamos aqui, a personalização também precisa ser considerada para quem quer empreender no segmento e-commerce.

Algumas plataformas, principalmente as que oferecem versões gratuitas, são bem limitadas quanto ao uso.

Muitas vezes, os templates oferecidos ajudam em um primeiro momento, mas a longo prazo, você precisa de uma loja que tenha o tom de voz e cara da marca.

Métricas e relatórios

Acessar indicadores para e-commerce e relatórios em tempo real é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Uma plataforma que não oferece esses dados provavelmente vai te deixar no escuro no meio do caminho, e é importante analisar cada uma delas.

Agora que já vimos quais os pontos de atenção principais, vamos conhecer algumas das principais plataformas de e-commerce?

  • Site de vendas do wordpress, Woocommerce

A Woocommerce é um plugin do WordPress para quem quer ter uma loja virtual, ou transformar um blog em e-commerce.

  • Tray
Com a Tray, você pode administrar diversos canais através de uma única solução. 
  •  Magento
Outro caso é a plataforma Magento. Atualmente, ela é uma das mais completas open source do mercado, com um nível de personalização e gestão que poucas oferecem.
  • Shopify
Acessibilidade e disponibilidade são marcas registradas da Shopify no Brasil. Além disso, se você se preocupa com a performance dos seus anúncios e campanhas de Marketing, eles têm as melhores soluções de integração.
  • Nuvemshop
Com a Nuvem Shop, você pode ter acesso a vários diferenciais. Além disso, a Nuvem tem dashboards e um painel de aplicativos muito importante para fazer integrações com redes sociais e ferramentas de performance e conversão.
Com essa plataforma, é possível vender inclusive em marketplaces, se essa opção também for considerada pela sua empresa.
  • Loja integrada
A Loja Integrada oferece uma das melhores soluções de integração com plataformas de gestão de pagamentos e de cobrança, de logística e de atendimento.
Com a lista das principais plataformas, faça a escolha que melhor se encaixa dentro do seu modelo de negócios, e  continue otimizando  todos os processos para uma boa estrutura!
  • Controle operacional financeiro

Análise e controle financeiro é muito importante para o sucesso e bom andamento da empresa, ter um planejamento e acompanhamento, com fluxo de caixa, reserva de emergência e todo o processo de entrada e saída do setor financeiro é sem dúvidas um dos braços essenciais na estruturação de um ecommerce de sucesso e de qualquer empreendimento!

Para um bom controle financeiro, é interessante que você contrate empresas ou profissionais liberais especializados em finanças para estruturarem sua gestão, seja por meio de uma gestão fixa ou uma consultoria que te ensina a fazer o processo! 

  • Plano de marketing e impulsão da sua marca

O planejamento de marketing é a principal etapa, que está conjunta aos canais de presença digital, pois não basta estruturar uma ótima loja, com um excelente produto e não ter um plano adequado que divulgue esta loja e faça a impulsão dela  no mercado! 

Para obter um bom planejamento de marketing é necessário um estudo aprofundado de mercado e da concorrência para estabelecer os canais de presença coerentes para a sua marca, em outras palavras, esteja presente onde seu público alvo está, e tenha estratégias para alcançar o maior número de pessoas interessadas,  mas isso é assunto para outro post, então aproveita e já se inscreva na nossa newsletter porque no blog da cap express você encontra conteúdos voltados para todas as etapas da sua jornada 

empreendedora. 

  • O atendimento é a chave da fidelização 

não é de hoje, é de sempre que o atendimento é a chave para a fidelização dos clientes, há quem diga que uma venda só é uma venda após o cliente fazer negócios pela segunda vez, por isso é tão importante uma estrutura de atendimento adequada, de preferência com canais de atendimento práticos, e diversificados, que se alinhem ao tom de voz do cliente, gerando assim relacionamento. 

Responder de forma ágil, facilitar o processo e adotar um atendimento humanizado são itens essenciais em uma estrutura de atendimento para qualquer negócio, seja ele online ou não, afinal, mesmo com a evolução digital, comunicação é comunicação, e os seus clientes continuam sendo seres humanos, incorporar um sistema de atendimento humanizado deveria ser o básico, porém tem se tornado um diferencial competitivo, já que a maioria das companhias parece não se importar de fato com os consumidores, adota esta estratégia no seu negócio e torne seu atendimento a pérola da casa! 

Estas foram as principais etapas e ferramentas para estruturar um e-commerce partindo do zero ao sucesso absoluto do seu plano de negócios, salientamos que todas as etapas são importantes e fundamentais para chegar ao sucesso ! 

 Nós da Caps Express nos preocupamos com o sucesso de nossos parceiros e clientes, e estamos comprometidos em facilitar a sua jornada empreendedora!

Gostou deste conteúdo, confira também o infográfico para empreender para complementar sua estrutura de negócios.

Tem uma ideia de negócios e gostaria de validar? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe, será um prazer te apresentar as melhores soluções  do mercado! 

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2 comentários

Descubra como faturar muito através dos Marketplaces – Capsexpress Indústria · 14 de abril de 2021 às 12:05

[…] você gostou deste conteúdo, pode se interessar pelo artigo Aprenda a estruturar um e-commerce de sucesso em alguns passos básicos, aproveite e se inscreva na lista de emails exclusiva dos empresários que mais crescem no […]

Capscast , como estruturar um e-comerce. – Capsexpress Indústria · 13 de maio de 2021 às 15:12

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