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Como promover sua marca através das mídias digitais

Publicado por Jo Panichi em

Se você quer investir em um negócio rentável, já sabe que aqui na Caps Express é possível desenvolver um produto e lucrar muito, porém não basta apenas ter um produto, é necessário criar e fortalecer uma marca, para promover e distribuir seu produto, e ser reconhecido no mercado, só assim seu negócio será sustentável. 

 Vamos abordar neste artigo, alguns passos simples para promover sua marca nas mídias  digitais. 

Primeiramente, você deve passar por um processo de desenvolvimento e criação da sua marca, este processo deve ser feito preferencialmente por um time de marketing juntamente com o idealizador da marca, já que uma marca tem que ter características de seus fundadores, quanto mais pessoal ser sua marca, mais fácil será para você se conectar com seu público.

 Passado o processo de criação da marca, é hora de fazer um planejamento de reconhecimento de mercado, e isso se dá através de estratégias de marketing, e a que abordaremos hoje aqui, serão as estratégias de marketing digital, que são respectivas responsáveis por promover sua marca nas mídias digitais, afinal, nada mais eficaz aos negócios do que ter sua marca presente na rua mais movimentada do mundo, a internet!

É importante ressaltar que é indispensável criar e manter perfis profissionais, que remetem diretamente a sua marca, nas mídias digitais e redes sociais, sejam elas quais forem. Esta ação irá garantir que sua marca transmita credibilidade e profissionalismo . Ao trabalhar em todos os canais como o mesmo perfil comercial, o foco estará em suas realizações e projetos, e na busca de resultados satisfatórios para sua marca e para seus consumidores. 

 Para começar vamos listar os principais canais de distribuição de mídia.

  • Google meu negócio 
  • redes sociais (instagram,facebook, linkedin, tiktok, etc)
  • blog
  • lista de email 
  • whatsapp

Tenha em mente que é importante acessar esses canais de divulgação  com uma estratégia bem traçada, tendo como ponto de partida o estudo detalhado de sua persona, pois não existe uma regra fixa ou estratégia que funcione para todas as marcas, tendo em vista que cada público se comporta de uma maneira diferente, portanto, é indispensável saber qual tipo de conteúdo, em qual formato e em qual parte do funil de vendas está o público que vai receber esse conteúdo no canal certo.

Antes de listar uma a uma e suas vantagens para seu negócio, vamos enfatizar que a  uma etapa  essencial que se faz  necessária  em todas as estratégias da  sua marca;

O branding.

 O Branding é uma forma de gerir as estratégias de marca da sua empresa. Essa gestão de marca inclui um planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual, tom de voz, posicionamento perante o mercado, para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.  

Com uma estratégia de branding bem definida, sua marca vai se posicionar de forma relevante em quaisquer espaços que queira alcançar, seja local,  digital ou mesmo   a  nível mundial. 

“Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. O Branding, ou brand management, envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento.” Paulino Sulz

 Vamos então aos principais canais de divulgação da sua marca!

  • Google meu negócio.

 O que consideramos o primeiro e  fundamental é o Google meu negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos donos de empresa serem encontrados mais facilmente pelos consumidores. A otimização do perfil na plataforma é essencial para garantir bons resultados. Entenda por que e como você deve usar o Google Meu Negócio em sua estratégia! 

 Empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários.

Coloque-se no lugar de um cliente em potencial. Esse cliente está a três quarteirões da sua loja e está em busca exatamente daquilo em que você é o melhor na vizinhança. Talvez ele tenha até visto sua placa ou ouvido falar sobre sua empresa por meio de um amigo. Se ele pesquisar seus serviços no Google, o que encontrará?

A presença da sua empresa no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrir os produtos e serviços que você oferece, além de entrar em contato e encontrar seu local, ou mesmo seu site se seu negócio for somente online. 

E é tudo gratuito. 

Quando as pessoas fazem uma consideração de compra elas vão direto a fonte, vendas ocorrem em outros canais, mas são vendas ocasionais,  por navegação, agora quando a pessoa já tomou a decisão de compra ela vai direto ao google, e se sua empresa não está no google, você praticamente não existe! 

  • redes sociais (instagram,facebook, linkedin, tiktok, etc)

“Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns.”

Uma estratégia de reconhecimento e alcance da sua marca no mercado através das redes sociais se faz necessária , tendo em vista que  os números são grandiosos, por exemplo; a rede social mais usada, o facebook, tem  mais de 2,7 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras, seguida do you tube com dois milhões e mais a frente o queridinho instagram com 1,15 bilhões.

 ( fonte Resultados Digitais).

são muitas pessoas não é mesmo?

Já imaginou, 1 milhão de pessoas visitando sua página e conhecendo o seu produto? Com a internet, unida às estratégias e ferramentas certas, isso é possível. 

Pense que, você pode se conectar com pessoas do mundo inteiro, e os sistemas de anúncios pagos,(google ads , facebook ads) te possibilita escolher exatamente qual tipo de público sua marca vai alcançar nas redes sociais, mas não esqueça que para acertar nestas estratégias é necessário um conhecimento acertivo da sua persona, para estar em conexão constante através do conteúdo, conteúdo este que deve ser planejado em torno dos resultados almejados para as vendas, sempre colocando como parâmetro central, o consumidor final,resumindo; De ao espectador das suas redes sociais, informação, entretenimento e utilidade, e ele se tornará um potencial consumidor da sua marca. 

Para obter sucesso nas estratégias de redes sociais é necessário que se entenda o funcionamento de cada uma, o temível algoritmo, para isso é desejável ter uma equipe especializada na empresa, ou mesmo terceirizar estes serviços. Lembre-se , cada etapa é fundamental e importante para contribuir nos resultados finais da sua estratégia de vendas. 

  •  Blog

Muitas pessoas acreditam  que criar um blog é algo ultrapassado e irrelevante para sua marca, mas  não é bem assim! A produção de conteúdo para blogs impacta positivamente os resultados de sua empresa. E como isso acontece? O blog representa um canal indispensável para qualquer marca que deseja ter presença na internet, porque ali é um espaço seu, redes sociais são um bom canal de conexão, mas elas vêm e vão, e são como um”espaço alugado”, onde você pode sofrer inconstâncias e até perder sua audiencia de uma hora para outra, já no blog da sua empresa, seus conteúdos ficam ali salvos qualquer instabilidade, e tem a vantagem de atrair somente pessoas realmente interessadas em consumir esse conteúdo, o’que o tráfego das redes sociais não garante. 

Através dele, você poderá atrair novos clientes, engajar seu público-alvo e impulsionar a venda de seus serviços ou produtos. Cerca de 77% dos usuários na internet leem artigos de blog regularmente? (Fonte: Impact), ter um blog com conteúdo de qualidade e relacionado a sua marca e produto  traz algumas vantagens, são elas;

  • Ajuda a atingir o público alvo de maneira assertiva através do planejamento de palavras chaves: entendendo o que o seu público está realmente buscando é possível responder suas dúvidas e fazer com que ele chegue ao seu site;
  • Aumenta o tráfego orgânico do seu site: o blog contribui para 3 fatores altamente relevantes na qualificação e no posicionamento do site em mecanismos de busca.
  • Atinge o público indeciso: ao responder as perguntas dos usuários, você tem mais chance de atingir aqueles que ainda estão pesquisando, trazê-los para o seu site e apresentar o produto ou serviço que você oferece;
  • Demonstrar autoridade no nicho de negócio: ao fornecer conteúdo relevante para o usuário você cria uma relação de confiança com o consumidor, gerando autoridade e credibilidade.

Considera  aderir a estratégia de blog para sua empresa depois destas informações? 

Confira o artigo,  Dicas para fazer o seu blog de negócios bombar!

Lista de emails 

 Mais uma estratégia que alguns consideram ultrapassada, porém…vamos aos dados ;

Existem 4 bilhões de usuários de email atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Fonte: Statista

Os dados são animadores, mas vamos esclarecer quais as vantagens desta estratégia, para não restarem dúvidas quanto a sua importância.

 Hoje o email é uma ferramenta essencial a todos os usuários da internet, mesmo que não sejam usuários das redes sociais, qualquer site ou serviço necessita de um login por email, oque o coloca em posição vantajosa.

vamos  aos fatos:

  • Alcance previsível

Ao contrário das redes sociais, que as estratégias dependem do algoritmo, o alcance do email é previsível, número de disparos, número de alcance.

Formato flexível

O email é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o email marketing nas suas estratégias. O email é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa.

Já iniciou sua estratégia de email marketing? 

A propósito, inscreva-se na nossa lista de emails dos empresários que mais crescem no brasil, e fique por dentro de conteúdos  como este em primeira mão!

  •  whatsapp

Estratégias de marketing e divulgação podem ser consideradas sinônimo de comunicação, e qualquer canal de comunicação eminente deve ser considerado, temos uma ferramenta que revolucionou a forma de se comunicar dos usuários, o whatsapp, Com cerca de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês — sendo que 120 milhões deles se encontram no país —, o app se tornou muito essencial para a comunicação, então porque não se valer desta ferramenta na sua estratégia?

Pode parecer improvável, mas gera muito retorno, primeiramente por ser o canal de comunicação mais prático e direto, deve ser utilizado nas estratégias de atendimento ao consumidor, que sem dúvidas é parte essencial no crescimento da marca, já que atendimento é o maior diferencial que uma marca pode obter, e também pode ser utilizado em estratégias de venda e divulgação direta! 

considere os seguintes pontos:

  • Melhora  na experiência do cliente

Oferecer atendimento ao cliente e suporte em tempo real oferece uma melhor experiência para clientes.

  • 2. Use o status do WhatsApp para campanhas relâmpago

Usar o recurso de status do Whatsapp é uma boa ideia para  criar e compartilhar campanhas com validade de 24 horas e divulgar ofertas e conteúdos diversificados para que os clientes que possuem seu número salvo possam acompanhar.

  • 3 Listas de transmissão

Através de listas de transmissão no WhatsApp, você pode enviar uma mensagem para qualquer pessoa na sua lista de contatos que tenha seu número salvo no catálogo de endereços de seus telefones.

A resposta de contatos a uma mensagem em lista é exibida como uma mensagem normal individual.

Use esse recurso para compartilhar mensagens de marketing no Whatsapp como:

  • lançamentos de novos serviços e produtos;
  • ofertas especiais e descontos;
  • informação sobre horários de atendimento e mais
  • Vendas diretas

O Whatsapp também pode ser usado como plataforma de vendas diretas.

Sua empresa pode abrir o canal de comunicação para receber pedidos de clientes e responder questões relacionadas a preço, estoque e outras informações sobre produtos e serviços.

Dentro desse objetivo as redes sociais e o Whatsapp podem atuar juntas.

  •  Pesquisa de satisfação, pós vendas

Pergunte ao público se ele gosta do serviço que você presta, se pode melhorar, as críticas e sugestões.

Não fique acomodado ou espere chegar ao ponto de insatisfação do seu cliente dizer o que está esperando de você e da sua empresa, um cliente só pode ser considerado cliente após a segunda compra então, aproveite este canal para fidelizar e estreitar o relacionamento no pós vendas.

Neste valioso conteúdo, consideramos como divulgar sua marca nas mídias digitais, e quais são os principais canais de distribuição, tal qual suas vantagens e benefícios para suas estratégias de marketing, aproveite estas informações para escolher quais destes canais se adequam melhor a sua marca e quais deles te aproximam mais do seu público alvo! 

 A Caps Express deseja a você  bons negócios! 

Categorias: Marketing

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