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Use o mapa da empatia para desenvolver o produto certo!

Publicado por Joh Panichi em

Sabemos que investir em um modelo de negócio White Label, que é a terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído, é uma opção sustentável e lucrativa para começar um negócio com baixo investimento, porém este sucesso depende do desenvolvimento do produto certo, e de desenvolvimento, a Caps Express entende, mas além de desenvolver, nosso compromisso é facilitar a sua caminhada empreendedora, então preparamos este  artigo, que mostra  como desenvolver o produto certo para o mercado, através de uma tradicional mas pouco conhecida ferramenta, o mapa da empatia. 

Vamos partir do princípio, que para desenvolver um bom produto é imprescindível que se tenha feito um estudo detalhado do mercado que pretende adentrar, ou mesmo do mercado que já atua, porém, tendo em vista que pretende inserir um novo produto, torna se fundamental fazer uma reavaliação, para que seja desenvolvido um modelo de negócios, e um produto que caia no gosto do seu cliente final, e para isso é necessário uma série de etapas, como branding do próprio produto, as estratégias de alcance e o estudo detalhado da sua persona! 

Aprenda a usar esta ferramenta desenvolvida por especialistas do mercado de marketing e comunicação  que possibilita fazer um estudo profundo de seu cliente ideal, tornando mais fácil criar estratégias de alcance e desenvolver o produto certo!

A primeira etapa que um empresário deve passar ao investir em um negócio, é desenhar junto à equipe um modelo de negócios, conhecido como  business model canvas, e neste modelo é definido o segmento de clientes que a empresa irá atender. Apesar da maior parte dos empreendedores começar pelo produto ou serviço (oferta de valor), esse não é a forma mais adequada de começar o seu negócio, pois, somente com um estudo profundo e detalhado da persona, é uma empresa especializada é possível desenvolver um produto a prova de falhas, e não só isso mas incorporando esta estratégia ao plano de negócios, é possível   definir melhor suas estratégias de oferta de valor, canais, relacionamento e fontes de receitas.

Mapa da empatia, o’que é?

Mapa da Empatia é um material utilizado por profissionais de marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos e estratégias de alcance, para conhecer melhor o seu cliente. 

O mapa de empatia foi criado pela consultoria de design XPLANE, como parte da Metodologia Canvas para modelos de negócios. 

Segundo o fundador da XPLANE, Dave Gray, o instrumento visual foi criado para ajudar as equipes a compreender profundamente seus clientes e aprimorar a experiência do usuário. (fonte blog Neilpatel)

A partir do mapa da empatia é possível detalhar a personalidade do cliente e compreendê-la melhor.

 O mapa da empatia faz 6 perguntas para identificar seu público-alvo e assim conhecer seus sentimentos, dores e necessidades. É uma ferramenta que aprofunda o detalhamento da persona, e assim como no estudo da persona, quanto mais rico em detalhes, melhor será a performance do seu produto desenvolvido!

Imagine adentrar na mente do seu público-alvo, compreender o que ele deseja e, assim, oferecer produtos, serviços e atendimento mais adequados.

Parece improvável, mas, em certa medida, isso já pode ser feito por meio de algumas ferramentas. Uma delas é o mapa da empatia, recurso utilizado para desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele.

O que é o mapa da empatia 

Em tempos conflituosos, você já deve ter ouvido que “o mundo precisa de mais empatia” . Isso porque esse sentimento — que descreve a habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele — permite ver situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma, evitando embates desnecessários. Agora, imagine tirar esses sentimentos do plano das ideias e colocá-los sobre o papel, dividindo-os em categorias como dores, necessidades e sentimentos, em quadrantes que facilitam a visualização. 

É assim que funciona o mapa da empatia. Como o próprio nome diz, a ideia é detalhar a personalidade do cliente para compreendê-la.

“Fazer o uso desta ferramenta que parece tão simples, mas que ao mesmo tempo traz informações riquíssimas para fortalecer a criação da sua marca, desenvolver o produto ideal e ainda tem papel ativo na  divulgação da sua marca e produto, ainda te traz inúmeras vantagens para sua empresa!”

O mapa de empatia pode ser desenhado em uma lousa, flip chart, papel sulfite ou no computador. Quando feito em papel, é comum que seja preenchido com post-its. Qualquer que seja o suporte escolhido, ele deve ser dividido dessa forma: 

Como você pode ver, ele é dividido, na parte de cima, em quatro perguntas relacionadas ao seu cliente — elas serão detalhadas mais adiante:

  • O que pensa e sente? 
  • O que escuta? 
  • O que fala e faz? O que vê?

E na parte de baixo:

  • Quais são as dores dele? 
  • Quais são seus ganhos? 

Como fazer um mapa da empatia em 6 passos

Agora você já tem mais clareza sobre o que é o mapa da empatia. Mas como aplicá-lo na prática? Isso pode ser feito em 6 passos.

          Passo 1

  • 1) O que vê?

Esse primeiro quadrante fala dos estímulos visuais que sua pessoa recebe. Tente responder a perguntas como: Como é o mundo em que a pessoa vive? Como são seus amigos?O que é mais comum no seu cotidiano?

Passo 2

  • 2) O que ouve?

Aqui, pense no que sua pessoa ouve não somente no sentido sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe de fontes diversas, como meios de comunicação. Procure responder perguntas: Quais pessoas e ideias influenciam a pessoa? Quem são seus ídolos? Quais suas marcas favoritas? Quais produtos de comunicação consome?

        Passo 3

  • 3) O que pensa e sente?

São as ideias que seu produto ou serviço desperta na mente dos consumidores. Como a pessoa se sente em relação ao mundo? Quais as suas preocupações? Quais são os seus sonhos?

        Passo 4

  • 4) O que fala e faz?

Esse item diz respeito ao consumo do produto ou serviço, desde quando a pessoa toma a decisão de comprá-lo. Para entender o que sua pessoa fala e faz, preste atenção ao comportamento dela: ao discurso que faz e ao que pratica. Responder perguntas como essas pode ajudar:

Sobre o que sua persona costuma falar? O que fala e faz? Esse item diz respeito ao consumo do produto ou serviço, desde quando a pessoa toma a decisão de comprá-lo. Para entender o que sua pessoa fala e faz, preste atenção ao comportamento dela: ao discurso que faz e ao que pratica. Responder perguntas como essas pode ajudar: Ao mesmo tempo, como age?Quais seus hobbies?

  Passo 5

  • 5)Dúvidas e obstáculos?

Corresponde às dúvidas e obstáculos que o seu público precisa superar para consumir seu produto.

Do que sua pessoa tem medo? Quais suas frustrações? Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?

      Passo 6

  • 6) Quais suas necessidades?

Tem relação com o que você pode colocar em prática para surpreender seu público-alvo, mostrando possibilidades. Questione-se sobre:

O que é sucesso para sua persona? Onde ela quer chegar? O que acabaria com seus problemas?

O mapa da empatia ajuda a nos colocarmos no lugar dos clientes de um negócio. A ferramenta exercita reflexões sobre o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve para ajudar no desenho do modelo de negócio de uma empresa. Por meio dele é possível se colocar no lugar do público e saber exatamente como ele pensa, o que ele gosta, o que ele faz no seu dia a dia e como ele interage com outras pessoas no seu ambiente.

Quando for preencher o mapa, você não pode levar em conta os seus interesses e gostos pessoais. É preciso pensar como usuário. Portanto, se você julgar necessário, crie uma conversa com um cliente real, para coletar as informações diretamente com ele.

Afinal, o mapa da empatia só funciona se você realmente for empático!

O mapa da empatia ajuda a melhorar seus resultados!

Fazer o uso desta ferramenta que parece tão simples, mas que ao mesmo tempo traz informações riquíssimas para fortalecer a criação da sua marca, desenvolver o produto ideal e ainda tem papel ativo na  divulgação da sua marca e produto, ainda te traz inúmeras vantagens para sua empresa , confira algumas:

É uma ferramenta de fácil leitura

As informações que constituem o mapa da empatia devem, em geral, já ser  conhecidas pela empresa. Afinal, toda estratégia de marketing começa com uma definição de buyer persona. Além disso, as práticas de atendimento buscam superar as expectativas dos clientes, certo?

Porém, o mapa da empatia ajuda a melhorar a leitura dessas informações, já que elas são distribuídas visualmente. Esse tipo de estímulo visual prático pode favorecer bastante os insights de quem analisa o mapa.

Proporciona melhorias no atendimento ao cliente

Com as informações do mapa da empatia, sua empresa pode rever as práticas de atendimento e buscar melhorias, sempre com um objetivo principal: fazer do cliente o centro das atenções e, assim, encantá-lo. Esse conhecimento sobre seus pensamentos e sentimentos é essencial para estabelecer um vínculo mais humano.

Ajuda a compreender o comportamento do usuário

Para os times de planejamento, marketing e vendas, o mapa da empatia também é um excelente recurso para compreensão do comportamento do usuário. Afinal, trata-se de uma análise profunda e detalhada das características da persona, que certamente é válida para alinhar ainda mais as ações da empresa com as expectativas do público e garantir vantagem competitiva.

Tem um baixo custo convidativo

Por fim, vale a pena ressaltar que a elaboração de um mapa da empatia tem baixíssimo custo. Você precisa, basicamente, dispensar certo tempo e alguns post-its para construir essa ferramenta. Já os ganhos nas suas estratégias, pelo contrário, podem ser muito significativos.

Como deu para ver, o mapa da empatia é uma ótima pedida para destrinchar sua persona e, assim, melhorar suas estratégias. Essa ferramenta é útil desde a elaboração de campanhas de marketing e vendas, até o atendimento de clientes. Por isso, vale a pena experimentá-la!

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Trouxemos hoje aos leitores do blog Caps Express, esta ferramenta incrível que possibilita mapear informações importantes a respeito de seus clientes, para assim desenvolver o produto ideal, para complementar esta leitura, confira o artigo como mapear e alcançar sua persona, desta forma você e sua empresa se tornaram especialistas no seu cliente final , tendo muito mais facilidades e insights no momento de criar um modelo de negócio sustentável e lucrativo, campanhas de publicidade e marketing e desenvolver os produtos ideais, a prova de falhas! 

Entre para o time de empresários de sucesso  que mais cresce, acesse nossa calculadora de investimentos e simule o início de uma grande jornada em parceria com a Caps Express!


2 comentários

Como desenvolver uma marca forte no mercado digital – Capsexpress Indústria · 22 de abril de 2021 às 12:08

[…] o artigo : Use o mapa da empatia para desenvolver o produto certo! Conheça esta ferramenta que te permite conhecer melhor sua persona e atender de forma mais ampla […]

O que são personas e como mapear as certas para o seu modelo de negócio ! – Capsexpress Indústria · 23 de junho de 2021 às 13:16

[…] Coletar dados, é como fazer uma pesquisa de mercado, e pode ser feita com seus clientes, e caso ainda não os tenha, clientes da sua concorrência. Você deve criar uma lista de possíveis dores e necessidades, e também coletar dados demográficos, pessoais/profissionais, consumo de conteúdo, hábitos de compra , e tudo o’que for surgindo e possa ser útil  dentro dos processos da empresa, desde a criação da marca, ao desenvolvimento do produto, até a distribuição de conteúdo. Você pode se interessar pelo artigo: Use o mapa da empatia para desenvolver o produto certo! […]

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