Peter Drucker: o pai da administração moderna

Publicado por CapsExpress em

Esse indivíduo era um homem que enxergava alguns anos para a frente, seus ensinamentos deixaram um legado de muito respeito e ainda merecem atenção. Considerado o pai da Teoria da Administração, seu legado nesse campo de estudo é incrível.

Quem foi Peter Drucker?

Nascido em Viena, na Áustria, em 1909, Drucker viveu em um ambiente estimulador. Seus pais, considerados cultos e influentes, costumavam reunir em sua casa pessoas importantes do ciclo político e econômico da época. Os motivos dos encontros eram debater assuntos variados – desde política até música – e assim Peter Drucker foi crescendo e aprendendo.

Talvez por viver em uma atmosfera que estimulasse a troca de ideias e conhecimentos, ele conseguiu aprender e aprimorar o poder da observação, formulando ideias simples mas que desencadearam resultados surpreendentes.

Formado em Frankfurt, na Alemanha, em 1932 conquistou o título de PhD em Direito Internacional. Três anos depois, após ter tido dois de seus ensaios queimados pelos nazistas, decidiu mudar-se para Londres, na Inglaterra. Lá, Peter Drucker trabalhou como economista e jornalista. Em 1937 foi para os Estados Unidos para atuar como correspondente para alguns jornais britânicos, dentre eles o The Financial Times. No país norte-americano iniciou sua carreira como professor de economia.

Peter teve uma longa carreira como especialista de negócios. Escreveu 39 livros que desencadearam uma revolução na maneira de pensar a gestão. Suas publicações “The Practice of Management“, de 1954, e “The Effective Executive“, de 1966, são consideradas obras de referência para o entendimento da administração. Aclamado em vida, ele foi conselheiro de verdadeiros titãs dos negócios.

A carreira de Drucker continuou em ascensão e aos 93 anos ele deu sua última aula. Drucker faleceu em 2005, aos 96 anos, na cidade de Claremont, EUA.

Qual foi a importância de Drucker para a administração?

É possível dizer, sem sombra de dúvida, que a organização e a prática da gestão nos dias de hoje derivam, em grande parte, do pensamento de Drucker. Um exemplo é o foco das empresas em compreender suas qualidades únicas, para poder aperfeiçoá-las e servirem-se delas como vantagens competitivas.

Um dos motivos da genialidade de Drucker era a habilidade de interligar disciplinas distintas, extraindo dessa conexão de conhecimentos valiosos. Ele costumava enfatizar a importância da boa comunicação, e dizia que é mais importante ouvir o que não está sendo dito do que o que está sendo dito.

Entre os ensinamentos úteis de Drucker estava o que afirmava a importância de escolher as melhores pessoas para trabalhar em conjunto. Reforçou a necessidade de concentrarmos nas oportunidades que aparecem, e não nos problemas eventuais que surgem. Ensinou aos gestores que a importância do bom negócio é estar do mesmo lado da mesa em que os clientes estão.

Há 60 anos, quando uma companhia saía do controle, o desastre era certo. Foi a partir dos manuais elaborados por Drucker que os gestores passaram a controlar as crises com eficiência. Não é à toa que a ideia de que o fundador da administração moderna foi Drucker é um consenso.

Frases de Peter Drucker

  • “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
  • “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa.”
  • “É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que fazer as coisas como devem ser feitas.”
  • “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”
  • “As pressões sempre favorecem o que se passa dentro da organização.”
  • “Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las, e mais oportunidades do que pessoas para se encarregarem delas.”

Cadastre seu e-mail e seja um cliente da CapsExpress!

A CapsExpress é uma fabricante de encapsulados para “marcas
próprias”. Crie a sua marca e terceirize a industrialização conosco!


1 comentário

Estevão Rui Calheirana · 8 de novembro de 2019 às 11:15

ficou muito bom esse conteúdo. Só podia ser Austríaco mesmo, a frase dele a respeito de marketing é extremamente relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *