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Salada de frutas do mercado digital, Capscast

Publicado por Jo Panichi em

Que a Capsexpress está constantemente engajada em oferecer soluções e resultados satisfatórios aos seus parceiros, não é novidade, mas além de todas as soluções que a empresa oferece para os empreendedores que resolveram investir no mercado de suplementos e encapsulados, a empresa tem se comprometido em trazer  informações valiosas sobre o mercado de produtos físicos na internet, informações estas que somente 14 anos de experiência, unidos a uma equipe de profissionais excelentes e bem desenvolvidos podem produzir!   A novidade da semana é o Caps cast, um poadcast produzido pela equipe de especialistas da Capsexpress, trazendo uma salada de frutas do mercado digital, com muitos insights valiosos para quem quer começar a investir neste mercado ! 

Caneta e papel em mãos, vamos fazer um resumo do que foi abordado no primeiro episódio do Caps cast, que foi ao ar no igtv do instagram e está disponível  nas principais plataformas,SpotifySoundcloud e  também no Anchor.fm.  

A primeira edição do podcast  foi apresentada  pelos heads Vinicius  Guzzo, head comercial, Julio Oliveira, especialista na fabricação de produtos naturais,  e Estevão Calheirana, administrador geral da empresa, idealizador da marca Capsexpress, um time de especialistas que  compõem a equipe Capsexpress, eles não se intitulam gurus em uma determinada área, mas sim profissionais que se comprometem em se desenvolver nas áreas de necessidade do empreendimento e do público, com foco maior no impacto positivo que a empresa gera em seus clientes. Eles compartilharam informações úteis e experiências validadas, de um jeito informal e descontraído, sem promessas irreais ou sem a intenção de ofertar nada além de seu  conhecimento , e direto ao ponto! 

Um pouco da história da empresa

A Capsexpress é uma empresa pioneira na indústria de encapsulados, produtos alimentares e terceirização de marca  no mercado digital,  fabricante de suplementos para todo  Brasil e também para fora do país, com 14 anos de experiência no mercado,  14 anos de indústria de alimentos e 8 anos especializados em encapsulados.  

O foco central da empresa é oferecer soluções e resultados  para quem quer investir neste mercado.

sua vasta experiência e constante especialização da equipe resultou em  uma estrutura organizacional sólida e estendida, que tem como missão criar produtos inovadores que proporcionem melhor qualidade de vida aos consumidores e qualidade de distribuição para seus clientes, mas junto com isso, todas as soluções e facilidades necessárias antes de criar um produto, como; pesquisas, registros de marca , desenvolvimento do produto, logistica e muito mais., e dentro da estratégia de facilitar esta caminhada para os empreendedores surgiu a iniciativa de um podcast, que traga informações realmente relevantes e úteis, que façam a diferença na sua jornada empreendedora! 

  O assunto principal foi; Empreendedorismo, experiências, produtos novos…

O que você precisa saber para iniciar no mercado digital de encapsulados?

 Pulando a parte burocrática,  de abertura de empresa que é essencial mas não compete a Caps Express,  se faz necessário ter um propósito claro ao redor da sua ideia principal, ou seja, as razões pelas quais você deseja desenvolver este produto, as soluções que ele trará para o público consumidor e para sua empresa, ou você! Esta etapa tem início fazendo uma boa pesquisa de mercado, para descobrir as principais dores e necessidades de um determinado público, esta pesquisa nem sempre requer grande mobilização, é possível realizar através de ferramentas como o Google Trends, que  é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente, a partir de uma palavra chave, a  ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado, facilitando assim a descoberta das necessidades de um determinado público, uma outra forma é utilizar o  google forms, que  é um aplicativo de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google. Os usuários podem usar o Google Forms para pesquisar e coletar informações sobre outras pessoas e também podem ser usados ​​para questionários e formulários de registro, ou seja fazer pesquisas, que vão te fornecer informações diretamente da fonte interessada, seu público. 

E aí está a parte principal, o centro do seu negócio deve ser sempre o foco no consumidor, é imprescindível conhecer a fundo seu cliente ideal, e isso se dá, definindo primeiramente o nicho de mercado, ou seja, um determinado público,  uma parcela de um mercado consumidor, em que os compradores podem claramente ser identificados por suas necessidades específicas, exemplo; Nicho Fitness: Grupo de pessoas que se interessam por exercícios físicos, alimentação saudável, emagrecimento, boa forma e produtos relacionados a este tema.  Confira no artigo Como identificar nichos de mercado para seu produto físico.

Mas,  definir o nicho  nos dá um panorama mais generalizado, além do nicho é importante   ter uma persona bem definida e  mapeada, ou seja, uma ilustração realística da pessoa ideal para consumir o seu produto, para assim ter a ideia principal de um  produto que atenda as necessidades deste público.

Com a  ideia principal de produto definida, se faz necessário o desenvolvimento da marca, da identidade visual do produto, que fala diretamente com o público alvo, confira estas informações no artigo Como desenvolver uma marca forte no mercado digital.

 E por fim estabelecer os canais de comunicação entre empresa e consumidor, como vai se comunicar, com quais linguagens, de quais formas, tudo isso faz parte de uma única estratégia de criação, desenvolvimento , divulgação e distribuição do seu produto.

“o centro da sua estratégia e planejamento deve ser o consumidor”

 Enfatizamos aqui que, para obter resultados realmente satisfatórios, tanto para sua empresa quanto para os consumidores,  o centro da sua estratégia e planejamento deve ser o consumidor, ter em mente de que forma este produto agrega a vida das pessoas, quais soluções e vantagens ele oferece.

Uma estratégia de negócios voltada somente para os lucros, tende a fracassar com o tempo, e gerar insatisfações tanto para o público quanto insatisfações  pessoais ao idealizador, portanto o foco principal deve ser no valor que o seu produto agrega na vida dos seus clientes. 

 Mas, como fazer para escolher o produto ideal para este público?

Aqui nos aprofundamos na ideia inicial da pesquisa de mercado, e a dica do expert é se espelhar em tendências  internacionais, principalmente dos estados unidos, infelizmente é constatado que os estados unidos estão sempre à frente do nosso mercado em diversas áreas, e uma boa estratégia é pesquisar e descobrir quais produtos são tendência e sucesso nestes países, para trazer em primeira mão aos consumidores nacionais, sempre visando as soluções que pode oferecer. Outra opção, é fazer pesquisas de concorrência, analisar as dores que os produtos concorrentes não resolvem, e também idealizar benefícios além dos já oferecidos pela concorrência. Por exemplo, se você define o nicho fitness, e resolve desenvolver um produto emagrecedor, um adendo a sua fórmula seriam nutrientes que suprissem as perdas dentro do processo de emagrecimento, sempre com foco em oferecer maiores soluções e vantagens, agregando o’que já existe, aprimorando o desenvolvimento e as soluções oferecidas . É necessário ter visão baseada em recursos, ou seja, olhe para o’que você tem na mão, seus conhecimentos, contatos e experiências, um nicho que você já esteja inserido de forma direta ou indireta, não necessariamente profissionalmente, algum hobbie, algo que você de alguma forma se identifique e tenha propriedade e afinidade. 

É importante saber o’que você vende e pra quem, isso facilita sua caminhada de desenvolvimento de produto e estratégias de comunicação com seu público, e  transmite autoridade, o’que já te deixa um passo à frente da sua concorrência. 

Resumindo, se empenhe em descobrir quais produtos podem ser diferenciais no mercado, e que realmente façam sentido

 Para descobrir quais produtos podem ser relevantes no mercado é importante saber oque as pessoas falam sobre assuntos relacionados ao mercado ou produto que você deseja desenvolver. 

Existem sites e plataformas que você pode utilizar para acompanhar o que é tendência e o que os produtores e consumidores falam a respeito destes mercados, alguns exemplos indicados pelos especialistas são:  monetizze, perfect pay, braip, que são todas  plataformas de afiliados e produtores, e nelas é possível coletar dados importantes e relevantes para o desenvolvimento da sua marca. 

uma outra forma é coletar nos marketplaces clássicos, exemplo: mercado livre, amazon, e procura por mais vendidos, observar dados de vendas, criativos, forma de promoção, da mesma forma, buscar estes dados de fora, como citado anteriormente, pode ser uma boa opção de trazer as tendências internacionais, uma boa forma é através do site ebay, que  é um market place pioneiro nos estados unidos. 

Temos ainda uma extensa linha de possibilidades para o empresário obter as informações mais relevantes no momento de idealizar e desenvolver um produto para o mercado . Observamos que é importante sempre se basear em fatos realistas e verdadeiros. 

Ok, já definimos o mercado, nicho, persona, produto que realmente faz a diferença e agrega no mercado,Chegamos então em uma questão importante; preço ! 

Neste momento é importante abordar alguns pontos; Primeiro a abordagem de custeio de absorção, que é você medir todos os custos de operação, traçar um ponto de equilíbrio, e criar um produto que dê a margem de lucro desejada. 

Outra forma seria precificar o seu produto é através do custeio baseado em atividades ou custeio ABC, que  é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos.

Essa metodologia permite mensurar com mais exatidão as despesas e os custos indiretos como produção, logística e  vendas, mas a desvantagem é que se os custos de operação sairem do planejado, a conta não fecha. 

Existe ainda uma outra forma de precificação, que é a disposição de pagar, que consiste em fazer pesquisas e definir quanto o seu consumidor final está disposto a pagar por este produto, ou seja mais uma vez nos deparamos com a importância do consumidor ser o centro da sua estratégia, analisando  estas estratégias, percebemos que  é possível que você faça a precificação com base nas atividades e custos e acabe deixando uma margem de lucro na mesa por falta de informação relevante. 

É fundamental juntar todos os custos, como burocracias do cnpj, produção, logística, marketing, e sempre focar na solução que este produto vai oferecer, e definir um preço condizente com o público e a marca!  

É essencial estar por dentro das necessidades e preferências do seu publico, para desenvolver uma marca e  produto coerente e realmente necessário no mercado em questão! 

Este foi  o resumo do primeiro episódio do podcast , Caps Cast, mais um oferecimento da Capsexpress, um conteúdo de valor, que tem como missão aumentar a sua assertividade dentro do seu empreendimento, indiferente de ser no mercado digital, o conteúdo é relevante a qualquer empreendedor, A Capsexpress acredita que o mercado precisa de pessoas preparadas e bem informadas, e está comprometida e engajada em compartilhar experiências, agregar valor e otimizar a experiência dos nossos clientes empreendedores.

Continue nos acompanhando, e fique por dentro das principais tendências do mercado! 

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