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Dropshipping – Como ter sucesso nesse ramo de negócio

Publicado por Joh Panichi em

Sabe o que o Mercado Livre, eBay e Amazon, possuem em comum além de serem plataformas de vendas de produtos pela internet? Possuem vendedores que trabalham utilizando o Dropshipping.

Segundo um estudo feito pela The Global Payment Report, o E Commerce no Brasil deve crescer 57% até o ano de 2024.

Neste artigo, a CapsExpress separou 9 ítens para você ter sucesso no seu Dropshipping.

Trabalhar com Dropshipping é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos que se pode fazer quando a ideia é vender produtos físicos pela internet. Isso pois, o dono da loja, que, suponhamos, seja você, não terá a necessidade de ter o estoque de produtos. 

Após alguém realizar a compra eu sua loja digital, o fornecedor do produto é informado, para então, fazer o envio deste produto. 

Em outras palavras, o cliente entra no site parceiro, realiza a compra e os pedidos vão para o fornecedor, e de lá, são enviados para o cliente.

Vale ressaltar que Dropshipping está dentro da modalidade 

E Commerce, que nada mais é que uma loja virtual.

Os lucros das vendas são divididos, de forma que o fornecedor e o dono da loja saem ganhando. 

Isto se aplica amplamente ao nicho de terceirização de encapsulados, ou nutracêuticos em geral, ou seja, você investe um valor específico e tem sua marca em um produto, realiza a venda destes produtos, sem a necessidade de produzir ele ou estocar, a Capsexpress faz a produção e estoque e envia diretamente ao sistema de logística escolhido por você.

 Confira mais detalhes desta operação no site capsexpress.com.br

Antes de irmos para o tema principal, onde você saberá como ter sucesso neste mercado, confira abaixo algumas vantagens e desvantagens do Dropshipping, dessa forma, você saberá mais a fundo como funciona este ramo de negócios.

Vantagens:

  • Um negócio online mais fácil: Você não precisa de ter um capital muito alto mãos, o que deverá ser feito é o marketing da sua loja.
  • Alcançar e vender para públicos diferentes: Com o Dropshipping, basta conhecer a fundo os públicos que você quer alcançar, dessa forma, você pode possuir mais de uma loja e mais de um fornecedor.
  • Variedade de produtos para um mesmo nicho: Essa vantagem é muito interessante também. Já que não será necessário estoque, caso o fornecedor que você escolha tenha vários produtos para um mesmo nicho, você pode vender vários produtos para o mesmo público em apenas uma loja, atendendo mais pessoas que buscam por produtos daquele nicho.
  • Não importa onde você esteja e o onde seu fornecedor esteja: Isso se chama flexibilidade geográfica. Você pode estar aqui no Brasil e o seu fornecedor na China que o produto chegará para o seu cliente, ou seja, você pode ter fornecedores internacionais. Mas é claro que você pode optar por ter fornecedores nacionais também, fazendo assim, o Dropshipping nacional, onde o seu fornecedor está aqui, no Brasil.
  •  Sem custos para manter estoque: Aqui está a alma do Dropshipping, não é necessário que você possua estoque, sendo assim, o custo de estoque é zero e você é responsável apenas pela venda.

Como todo negócio possui vantagens e desvantagens, confira a seguir algumas desvantagens do Dropshipping:

Desvantagens:

  • Controle e gestão de vários fornecedores: Pode ser um desafio ter vários fornecedores e dar suporte a eles e aos seus clientes, quando necessário, principalmente quando o seu negócio entrar em expansão. A forma mais comum de solucionar isso é possuir um chat onde seus clientes entram em contato diretamente com seu fornecedor.
  • Margem de lucro mais baixa: Claro que depende bastante, e um dos fatores principais é o dos produtos. Porém, como o trabalho é dividido entre você e o fornecedor, o lucro também é dividido, e dessa forma, o lucro é menor, principalmente se seu negócio está no início. É possível ganhar muito dinheiro com Dropshipping? Sim, totalmente possível, mas é um negócio, e não existe dinheiro rápido quando se fala em negócios. 
  • Prejuízos com devoluções de produtos: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 49, onde você pode conferir clicando aqui,  o comprador pode ter o arrependimento da compra no período de 7 dias, ou seja, a partir da entrega do produto no endereço do comprador, ele poderá fazer a devolução caso ele se arrependa da compra, e o responsável pela devolução é você, você arca com os prejuízos da devolução, e muitas das vezes, é mais caro mandar o produto para o fornecedor. Mas claro que isso dificilmente ocorrerá se você escolher criteriosamente o fornecedor e garantir a qualidade do produto. Principalmente quando falamos da fabricação de produtos terceirizados, é imprescindível visitar a fábrica, para comprovar pessoalmente os sistema de trabalho, produção, armazenamento, bem como ter plena confiança na empresa contratada, por isso na Caps Express prezamos por relações reais, e comunicação transparente, oferecendo total suporte e coma as portas sempre abertas aos clientes. 

Agora que você já leu uma introdução sobre o Dropshipping e já tem em mente as vantagens e desvantagens principais, vamos para o tema principal que é “Como ter um Dropshipping de sucesso”!

  1. Escolha um bom nicho:

Pode parecer simples, mas saiba que é fundamental escolher um bom nicho para atuar. E escolher um bom nicho não significa escolher um nicho com o pensamento de “este nicho dá mais dinheiro que esse”, se você possui esse pensamento, pense e repense novamente. Isso pois, a internet é a rua mais movimentada do mundo, é nela que a grande maioria das pessoas buscam resolver seus problemas. Todo nicho no mercado vende, portanto, escolha um nicho que você goste e saiba atuar, dessa forma, você não se frustrará e irá gostar cada vez mais de trabalhar com Dropshipping. 

Caso queira, você pode escolher  outros nichos também, mas tenha em mente que o trabalho será maior e, se você está começando, será muito maior ainda. Estruturar um um E Commerce ou qualquer tipo de negócio não é uma tarefa feita do dia para noite, é necessário muita dedicação e muito café para aguentar o tranco.

  1. Escolha bons fornecedores: 

Como o Dropshipping é um modelo de negócio onde possui um fornecedor e um encarregado de vender os produtos deste fornecedor, é necessário que ambas as partes trabalhem de forma correta e idônea. Sendo assim, procure fornecedores que possuam experiência no Dropshipping e também no nicho, que entregue os produtos de forma pontual e que seja 100% transparente com você e com seu cliente (caso sua loja possua a opção do cliente entrar em contato direto com o fornecedor).

  1. Transparência é fundamental: 

Muitas vezes, o cliente compra em uma loja que trabalha com Dropshipping mas não deixa claro para o cliente. Portanto, deixe claro para o seu cliente que sua loja trabalha com Dropshipping, que o produto vem de tal lugar e de tal fornecedor, e que sua loja não possui estoque, e sim que o fornecedor do produto faz a entrega. Isso é muito importante pois, como estamos lidando com consumidores, é necessário que siga várias regras e leis, e o código é claro. De acordo com o artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor, fazer afirmação falsa ou enganosa ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica (em negrito é o caso de ausência de transparência da sua parte), qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços é crime e possui pena. Você pode conferir mais a fundo bem como as penas cabíveis clicando aqui.

  1. Analise a concorrência: 

A concorrência não é ruim quando se sabe lidar com ela. É isso mesmo, mas para isso, é necessário que você analise seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo, não para copiar, mas sim para fazer diferente e fazer melhor. E por que você acabou de ler que a concorrência não é ruim quando se sabe lidar com ela? Pois você quer, acima de tudo, ganhar dinheiro, certo? Mas pense… “Se meu concorrente fizer assim, caso eu também faça, estarei copiando e ninguém irá comprar de mim, pois serei apenas mais um”. Logo, use a concorrência à seu favor e, por conseguinte, tenha o seu diferencial, destaque-se dos demais.

  1. Teste os produtos: 

Mais uma vez vale ressaltar que você está trabalhando com consumidores, portanto, a fim de você não possuir prejuízos em relação aos produtos e entregar o melhor possível para o cliente, e a melhor forma de fazer isso é testar os produtos que seu E Commerce terá. Caso você não possa fazer isso devido ao seu capital de giro (se ele for baixo), tenha certeza na escolha do seu fornecedor, mas saiba que é um risco que você corre mesmo escolhendo o melhor fornecedor do seu nicho.

  1. Ofereça ao seu cliente diversas formas de pagamento:

Apesar de que, quando o assunto é Dropshipping, os meios de pagamentos disponíveis são mais limitados, ofereça ao seu cliente diversos meios de pagamentos possíveis, assim, ele terá mais opções, podendo escolher a melhor para ele e fechar a compra com você.

  1. Marketing e publicidade: 

Você está vendendo produtos de um fornecedor, você não tem estoque, sua tarefa é fazer as vendas acontecerem, portanto, tenha estratégias de marketing e publicidade para que pessoas possam conhecer sua loja e comprar de você. Sem pessoas em uma loja resulta zero vendas. Atraia público, você tem que vender!

  1. Agregue valor à você e sua loja: 

Seja atencioso ao cliente, seja cuidadoso e gere reciprocidade. Dessa forma, esse cliente voltará a comprar de você quando precisar de outro produto. Gere confiança à ele, mostre que você cuidará do pedido dele, afinal, ele comprou de um fornecedor através da sua loja e, consequentemente, de você! 

  1. Analise e otimize: 

Como estão indo as métricas do seu E Commerce? Analise-as e otimize-as. Isso é muito importante para você gerar mais vendas, ou seja, expandir seu negócio. Dessa forma, você terá a certeza de que está fazendo tudo certo, podendo trabalhar em outros nichos no Dropshipping caso você queira. Toda e qualquer mudança que fará você ter mais resultados, e mais importante ainda, melhores resultados, é necessária. Não meça esforços, arregace as mangas e cuide do seu negócio para que ótimos resultados venham para ficar!

Conclusão:

Possuir um E Commerce próprio onde você cuida de tudo pode ser desafiador, e o Dropshipping é uma maneira de ter um E Commerce com mais facilidade, principalmente para pessoas que querem trabalhar com E Commerce mas não possuem um capital muito alto. No entanto, é fundamental conhecer quais as vantagens e desvantagens principais antes de entrar em qualquer ramo de negócio. 

Empreender possui riscos, mas os riscos podem se tornar desafios para aqueles que escolhem trabalhar com foco e dedicação. De qualquer forma, Dropshipping é uma ótima maneira de começar a trabalhar com E Commerce, visto que a tendência de E Commerce no Brasil não é diminuir ou ficar estagnada, e sim, aumentar. 

E para finalizar, seja 100% transparente com seu cliente. A transparência, sem dúvidas, é a principal chave para o sucesso em qualquer negócio/empreendimento. Apesar de ser transparente com seu cliente é lei, ou seja, caso não seja, pode se configurar crime, saiba que a confiança do seu cliente é um dos fatores que irão fazer com que seu negócio expanda e cresça cada vez mais.


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