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As Principais plataformas para vender seu produto

Publicado por Jo Panichi em

Focados em trazer conteúdos de valor e facilitar a jornada do empresário, nosso blog hoje lista as principais plataformas de vendas online e suas características particulares, para vender seu produto físico, e mais dica  bônus de como  atrair vendas de forma orgânica. 

 Confira a seguir as principais plataformas, teste uma a uma, visitando suas políticas de uso, e seus tutoriais, para   escolher a que melhor atende às expectativas do seu negócio. 

A internet tem mudado muitos aspectos na forma como compramos, vendemos e consumimos. E uma destas mudanças mais evidentes é a possibilidade de se comunicar de forma efetiva com milhares de pessoas, de forma prática e instantânea, e ofertar seus produtos em larga escala para um público interessado, ou despertar este interesse no público alvo.   Ou seja, a internet possibilita escalar seu negócio muito mais rápido e com custos muito menores  do que de forma tradicional e ancestral de vendas porta a porta. Não que as vendas diretas não funcionam bem, sim funciona, mas hoje é possível iniciar um negócio digital com um produto físico, vendendo em larga escala com operações que se limitam ao digital, e da mesma forma é possível que representantes adquirem seus produtos para vender de forma física, em drogarias, lojas de produtos naturais e até de porta em porta, afinal,  existe público para tudo, e forma de venda é válida.

Vamos conferir neste artigo

  •  O’Que são plataformas de afiliados, ou de comercialização online
  • O’Que são e qual papel dos  produtores? 
  • O’Que são e qual papel dos afiliados? 
  • Quais são as principais plataformas para vender meu produto físico?
  • Dica bônus de estratégia de  vendas orgânicas.

Quando um empresário decide investir em um produto físico, para comercializar no mercado de forma digital, abre-se um leque imenso de possibilidades, já que a Internet é um vasto canal de comunicação entre vendedores e compradores. 

 E existem diversas formas de vender seus produtos na Internet, porém, quanto mais automatizar os processos, e oferecer praticidade e segurança ao consumidor, maiores as chances de escalar o seu negócio. Por isso a importância de fazer uso de plataformas, que vão fazer o “meio de campo” entre produtor e consumidor.  

Primeiro vamos entender, oque são estas plataformas de vendas, quem são  e que papel têm os produtores e afiliados, e de que forma você pode aplicar no  seu negócio para escalar as vendas e faturar muito! 

Plataformas de afiliados, ou de comercialização online

Plataformas de afiliados, ou de comercialização online são plataformas em que o produtor( pessoa ou empresa que produz um produto) hospeda seu produto para vendas. 

Estas plataformas oferecem soluções de   pagamentos online seguros, cadastro  e checkout, e  ainda ferramentas de métricas e marketing para comercializar produtos na Internet, além de oferecerem treinamentos de experts da área para estimular e facilitar os negócios dentro da plataforma. 

 Além disso, oferecem gerenciamento completo do processo de venda, compra e pagamento. Em outras palavras, uma plataforma de vendas online é, na verdade, um local especializado em guardar produtos  que são comercializados na internet, fazendo uma ponte entre o consumidor e o produtor /vendedor.  O principal propósito dessas plataformas é gerenciar as transações promovidas pelos afiliados e seus respectivos produtores.

As regras variam entre as plataformas, mas, em geral, a automação de marketing trouxe muito mais confiabilidade e precisão a esse tipo de negócio, consequentemente atraindo muito mais pessoas e empresas interessadas em aumentar o alcance dos seus produtos ou fazer renda promovendo outras marcas.

 Vamos entender oque são produtores e afiliados, e qual dessas modalidades se aplica melhor ao seu negócio. 

Um Produtor é aquele que cria um produto. Ou seja, ele é o responsável por fazê-lo, desenvolve o produto, a marca, produz  e hospeda ele nas plataformas para comercialização. 

Para desenvolver o produto ideal, conte com nossa equipe. A Capsexpress é pioneira na produção de suplementos alimentares  e vitamínicos, e tem uma equipe especializada para te auxiliar em todas as etapas da criação e desenvolvimento do seu produto, desde o conceito inicial até a logística que leva o seu produto até o cliente. 

Acesse a nossa calculadora de investimentos e faça uma cotação. 

Também  é o produtor  quem responde todas as dúvidas dos consumidores sobre o conteúdo do produto. O produtor define se vai usar os programas de afiliados para escalar as vendas, ou se vai fazer suas próprias estratégias de vendas. 

O que são os programas de afiliados? 

    Nome
     

     

    Os afiliados são as pessoas responsáveis por vender os itens cadastrados nas plataformas aos consumidores.

     Para isso, eles aplicam estratégias de marketing e divulgação online. 

    Afiliados devem buscar clientes por meio de divulgação em diversas plataformas — algo que demanda atenção, dedicação e estudo do produto oferecido. O trabalho gera comissão para cada venda realizada por meio de links comissionados.

    Lembramos que, não é obrigatório que o produtor faça uso dos programas de afiliados, ele pode opcionalmente somente hospedar seus produtos, e usar a plataforma somente para automatizar os processos de vendas.

    É coerente para o negócio usar, já que o produtor pode se concentrar no desenvolvimento e qualidade do produto, deixando que pessoas especializadas em vender façam a divulgação. Mas fica inteiramente à escolha do produtor. Este modelo de publicidade é extremamente rentável nos dias de hoje e funciona muito bem tanto para anunciantes quanto para vendedores de produtos. 

    O trabalho com afiliados é o único canal de marketing que permite às marcas ajustarem seus gastos com publicidade com base em resultados reais. A tecnologia de comissionamento dinâmico permite que as empresas ofereçam diferentes taxas de pagamento, diretamente vinculadas aos objetivos de negócios. Em outras palavras, é possível definir o peso que aspectos como os tipos de clientes, produtos ou categorias terão na hora de comissionar as vendas.

    Dessa forma, as marcas têm maior controle dos custos, ao mesmo tempo que oferecem total transparência aos envolvidos. Outro benefício desta modalidade é que ela é uma ótima referência para as marcas quando a aquisição de clientes for um KPI estratégico.

    Além das plataformas de afiliados, existem diversas outras formas de comercializar os seus produtos, levando tráfego direto ao site da sua marca, marketplaces, redes sociais, e até representações diretas. Mas, vamos focar nas vantagens das plataformas de vendas. 

     Agora que sabemos o’que são estas plataformas, o’que são produtores e afiliados e como aplicar na estratégia de vendas dos seus produtos, vamos listar as principais plataformas e suas características. 

    • Eduzz
    • Monetizze 
    • Braip
    • Rakuten marketing
    • Lomadee
    • Awin
    • afiliados.com.br

    Vamos entender como cada uma destas plataformas funcionam.

    A Eduzz é uma plataforma de marketing de afiliados.  É especializada na venda de produtos digitais, mas também há itens físicos à venda na plataforma. O produtor disponibiliza o acesso a partir do pagamento do valor determinado. A Eduzz é uma plataforma gratuita, ou seja, não cobra mensalidade pelo seu uso. Contudo, são cobradas taxas administrativas por transações em alguns serviços, como o de antecipação de lucros. Além disso, há uma taxa de venda sobre o produtor e o afiliado.

    A Monetizze é uma plataforma para pagamento online que oferece segurança e ferramentas de métricas e marketing para comercializar produtos na Internet. Voltada para pequenas empresas e autônomos que oferecem produtos físicos e digitais, a Monetizze fornece recursos para intermediar a relação entre consumidores, afiliados e produtores. Por questão de segurança para os consumidores, a plataforma reter pagamentos por até 30 dias e, após o período, os valores são depositados na conta bancária do usuário. A Monetizze cobra dos produtores uma taxa de 9,9% em vendas e mais R $1 sobre o valor do produto. Afiliados recebem seus lucros sem descontos.

    A Braip é uma plataforma de pagamentos para produtos físicos e digitais, entregando solução para produtores e afiliados que desejam facilidade, segurança e sucesso em suas vendas pela internet. 

    A Braip nasceu como uma plataforma exclusiva para produtos físicos. Porém, aos poucos, ela foi migrando para infoprodutos também.

    Como remuneração ao serviço prestado, a BRAIP cobra “Tarifas” sobre os valores recebidos pelo Usuário. Serão cobradas: a) 9.90% do valor da transação mais R $1,00 (um real).

    O Rakuten Shopping é um shopping online que conta com uma ampla seleção de mercadorias e comerciantes onde o consumidor poderá comprar diversos tipos de produtos em um só lugar. Cada lojista é responsável pela entrega dos produtos, e a Rakuten acompanha tudo isso de perto garantindo a segurança da compra.

    Lançada em 2009 com a promessa de revolucionar as formas de monetização na internet, a Lomadee disponibiliza a mais completa ferramenta de publicidade contextualizada da rede. No canal de comunicação escolhido no cadastro, o afiliado exibe um anúncio de uma empresa, produto ou serviço. Este será feito por meio de link direto, e-mail marketing, cupom de desconto, banner ou XML.

    Antes de escolher os anunciantes a que deseja se afiliar, o afiliado deve estar atento a algumas informações: latência do cookie — tempo em que o link estará ativo para potenciais compradores —, regras do anunciante e tipos de canais permitidos para divulgação da publicidade.

    A Awin opera em um modelo de negócios baseado em performance, conhecido como marketing de afiliação. Em parceria com anunciantes e afiliados, a Awin negocia um pagamento de comissão de custo por aquisição que um anunciante paga por uma ação concluída, geralmente uma venda ao cliente.

    A Afiliados.com.br  é a Plataforma com mais análises e formas de divulgação.

    Na última atualização foram incluídos mais dados e análises para melhora das campanhas.Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar do programa Afiliados e divulgar por diversos meios, como: links de ofertas, cupons, campanhas de desconto, banners, email marketing, xml de forma gratuita.

    Usar estas plataformas trás diversas oportunidades para o seu negócios, dentre elas, a possibilidade da escalabilidade das vendas, a facilidade de negociação e processo de venda e suporte, que gera um vínculo de confiança entre produtor e   consumidores. 

    Além das plataformas de afiliados, ainda é possível vender nos marketplaces, confira no artigo Descubra como faturar muito através dos Marketplaces.

    Dica bônus! 

    Existem formas criar campanhas orgânicas levando tráfego direto para a página de vendas do seu produto, ou mesmo para os marketplaces. Lembrando que campanhas orgânicas tendem a gerar menos resultado a curto prazo, porém, se tornam uma fonte contínua, de baixo investimento para o seu  negócio.  A mídia orgânica, de forma simplificada, é a mídia não paga. Ela geralmente é conquistada por meio do Inbound Marketing, que consiste na oferta de conteúdo relevante com objetivo de atrair consumidores, conduzi-los da melhor forma ao longo do processo de compra e fidelizá-los.

    O conteúdo empresarial veiculado em canais digitais oficiais, como blog posts, ou matérias que citam a organização na imprensa tradicional, desde que distribuídos de forma gratuita, são exemplos de mídia orgânica.

    Resumidamente, o espaço e a mídia são conquistados, não comprados.

     ( fonte: kite.digital )

    É possível usar tanto a estratégia de plataformas de vendas, e-commerce, marketplaces, em paralelo com estratégias orgânicas. Uma estratégia não anula a outra, e ambas trazem retorno para a sua marca.

    • Crie campanhas de marketing de conteúdo,  com a estratégia de funil de vendas, com conteúdos que comuniquem os benefícios dos produtos e atraiam a atenção do público, levando tráfego direto para o site. 

    Tais campanhas podem ser aplicadas nas redes sociais, e em blogs .

    Com o tempo, e com estratégia de marketing bem estruturada, sua marca  ganha mais visibilidade,  e se torna autoridade no assunto, levando cada vez mais tráfego gratuito para o site da sua empresa.

    Use esse checklist para estruturar o seu planejamento de negócio online:

    • Planeje bem o seu modelo de negócio
    • Defina os tipos de produtos
    • Procure uma empresa especializada para produzir seu produto
    • Defina qual será a sua plataforma
    • Defina as estratégias de marketing
    • Escolha a melhor rede social para atuar
    • Eleja bons parceiros de negócios
    • Amplie seu leque de ofertas
    • Realize testes.

    Pudemos constatar aqui que é muito prático e relevante para o seu negócio de produtos físicos utilizar as plataformas de vendas e afiliados na sua estratégia de negócios. São plataformas que oferecem diversas oportunidades e facilidades e facilitam a gestão do seu negócio, sem falar na ótima opção de utilizar os programas de afiliados, deixando que vendedores experientes façam a divulgação dos seus produtos, é incrível a percepção de que, você pode apenas ter uma ideia de negócio e investir, terceirizando o desenvolvimento, a produção, logistica e até a divulgação e vendas dos seus produtos! 

    Continue acompanhando o blog e receba em primeira mão, conteúdos relevantes de forma gratuita para fortalecer sua jornada empresarial! 


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